8

PMDB entra com força nos movimentos sociais…

 

Gustavo: do PCdoB ao PMDB

A filiação de Gustavo Santos, presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Maranhão, ao PMDB, representa a coroação de um movimento partidário iniciado desde meados da década de 90 e que começou a apresentar frutos já no início dos anos 2000.

O PMDB trabalhou estes anos todos para ter espaço nos movimentos estudantis e sociais de São Luís, antes dominado por partidos de esquerda e pelo PDT.  Primeiro, conseguimnos chegar no movimento secundarista. Hoje, estamos também no movimento universitário – frisou o deputado estadual Roberto Costa, presidente municipal do PMDB e um dos artífices do projeto peemedebista.

Roberto: socialismo peemedebista

O resultado foi o bom desempenho do então candidato roseanista, José Reinaldo Tavares,  nas eleições de 2002, e a vitória da própria Roseana nas eleições de 2010 na capital maranhense.

O próximo passo é ocupar espaço também nas entidades classistas e nos sindicatos, ainda reservas  da esquerda e da ultra-esquerda.

O PMDB precisa trabalhar também nestes sindicatos. Por que não entrar no debate dos bancários, da CUT, dos Comerciários? Por que não participar das discussões no Simproessema, por exemplo? – pergunta Costa.

Oriundo ele próprio da esquerda, como ex-militante do PSB, Costa chegou ao PMDB no início dos anos 90 – e levou para o partido a inquietação da juventude socialista, alcançando as entidades secundaristas, os movimentos populares da periferia e, agora, os universitários.

É com este grupo que ele pretende embalar a campanha do agora candidato pemeedebista Max Barros à Prefeitura de São Luís.

Um detalhe em relação ao líder estudantil Gustavo Santos: ele entrou no PMDB vindo exatamente do PCdoB…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Só pra rir né FEJMA?
    PMDB nos movimentos sociais é um retrocesso! Que contribuição o partido dos Sarney tem a dar na luta?
    Só pode ser piada…

  2. Na verdade ele nunca teria chegado à presidência do DCE se já estivesse no PMDB. Não me decepciona, pois não o conheço. Mas posso dizer que conheci muitos que, ao chegarem no DCE receberam propostas e não sucumbiram. Espero que a garantia de um futuro político pro Gustavo, não morra junto com o fim de seu mandato. (descartável)

  3. Isso mesmo: O MOVIMENTO ESTUDANTIL, A CLASSE DE ESTUDANTES DA UFMA NÃO APOIA O PMDB MUITO MENOS GUSTAVO QUE COMO BEM JÁ FOI AFIRMADO JÁ CARREGA NA TESTA A ETIQUETA DE PREÇO!

  4. Pobre UJS, os cara passam a vida universitária com uma formação politica combatendo a direita da política brasileira, os grandes oligarcas, contra a corrupção e depois os caras se vendem para essas quadrilhas. Lembrando que o movimento estudantil da UFMA não apóia o PMDB muito menos a oligarquia que age no Maranhão, trata-se apenas de um membro vendido e ele não tem mais representação estudantil na UFMA.

  5. Vendido!!! Tão jovem e já com etiqueta de preço… uma possível candidatura a vereador no próximo ano e o amargor de uma derrota… vergonha de líderes estudantis com essa postura!!!

  6. O jovem Gustavo Santos, é livre para vivenciar outro partido, se ele não gostar vai sair e se filiar em outro. Espero, que ele tenha espaço, para expor suas opniões e que seja respeitado. Temos certeza, que fará os combates necessários, quer sejam na juventude, educação…Não abaixe a cabeça, só por que decidiu se filiar em outro partido. Direita ou Esquerda no Governo, faz diferença, quando existe um quadro qualificado e compromissado, com os interesses públicos. Vivemos em um país democrático, temos que respeitar a decisão, que ele tomou, e desejar sucesso!

  7. …E ainda que Gustavo não fosse ”Dinista”, sua filiação ao PMDB nao representa muita coisa na campanha para obtençao de votos, já que, convenhamos, o DCE não anda lá com essa bola toda no que toca a UFMA.
    Vale ressaltar também que , ao menos no que se espera de uma UNIVERSIDADE, berço de ideologias, a escolha pelo PMDB foi uma péssima e estranha escolha, dado que o partido tende sempre para a ”situação” e , convenhamos novamente, a situação do jeito que está não é o que a classe estudantil quer.

  8. GUSTAVO É DINISTA ATÉ DEBAIXO DA TERRA… ENTROU AO PMDB PARA TER ALGUMA VANTAGEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *