16

Assembleia vai discutir situação do jornalista no estado…

Jornalistas vão discutir condições de trabalho

Assembleia Legislativa realiza, dia 28,  audiência pública para debater a realidade do trabalho do “jornalista no Estado Democrático de Direito” e apontar soluções. A proposta é da deputada Eliziane Gama (PPS), também jornalista.

De acordo com a parlamentar, o debate abrirá uma ampla discussão acerca dos diretos, deveres e da realidade dos jornalistas no contexto social do estado.

A audiência é parte das manifestações públicas dos parlamentares e do Comitê de Imprensa da Assembleia resultantes do assassinato do jornalista Décio Sá, há duas semanas – que incluem ainda a possível instalação de uma CPI para apuração dos crimes de pistolagem no Maranhão.

Serão convidados para a audiência pública os seguintes representantes:

Celso Augusto Schröder – presidente da Federação Nacional dos Jornalsitas;

Marcelo Moreira – presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo;

Benoit Hevieu – representante no Brasil da ONG “Repórteres Sem Fronteiras”;

Francisco Gonçalves da Conceição – Diretor do programa de Pós-Graduação  em Comunciação Social da Ufma;

Sérgio Macêdo – secretário de Comunicação Governo do Maranhão;

Luiza Oliveira – Secretária de Direitos Humanos.

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Marcao, essa Luiza ai não era aquela que tava no Canadá? Pq ela não ficou por lá?! Quem teve essa idéia mirabolante pra convidar essa desequilibrada? Será que vão resolver mesmo alguma coisa ou servira apenas pra dar holofote pra alguém? Outra coisa, se nem a Governadora quer trabalhar pra dar uma resposta pro povo, essa preguiçosa vai trabalhar? Ah Marcao, vamos largar essa droga de politicamente correto e politicagem e vamos partir pra ação e cobrar com mais veemência do Governo! Fraterno abraço meu amigo, que Deus te ilumine e proteja.

  2. E POR AI MOBILIZANDO AS ENTIDADES LOCAIS E NACIONAIS, PARA DAR PRESSÃO NA APURAÇÃO DOS
    FATOS O MAIS BREVE E CONVIDAR A POPULAÇÃO A
    SE FAZER PRESENTE

  3. O Otoniel deveria ler mais jornais, ouvir rádio AM e acompanhar os noticiosos. O Maranhão tem bons e sérios jornalistas. Mas sobre essa audiência estão equivocados no convite a algumas pessoas. O Sérgio Macedo, sec. de Estado de Comunicação, por exemplo, não tem moral para falar sobre jornalismo sério. Lembram o caso Reis Pacheco que ele inventou?

  4. Bonito isso, chamar logo ela que nunca deu um piu pela morte trágica de décio, que tanto fez o seu trabalho batendo nela que não quer trabalhar e nunca fez nada, na verdade ela não sabe de nada mesmo!! Não conseguimos entender pq o Governadora continua a insistir com esta “come e dorme” no cargo?? São coisas que só aqui neste Estado podem e acontecem!! Será que o maridinho dela tem tanta força assim que ninguém consegue fazer o Governo ver que é um desserviço à população a manutenção dessa pessoa no cargo!! Assim como deve ser sem noção também quem a convocou… olha que ela não vai, deve mandar o adjunto pq ela mesma não sabe de nada, nem viu, devia estar no Canadá! VOLTA CAMARÃO!!!

  5. Prezados,

    A intenção do debate não é ensinar aos jornalistas como fazer jornalismo, mas discutir a situação dos profissionais da comunicação no Maranhão hoje. Como uma das organizadoras do evento, entendo que é preciso que se esclareçam algumas situações:

    A ideia de chamar pessoas de fora, de três entidades diferentes, surgiu para que eles nos demonstrem o que tem sido feito fora do Maranhão em casos semelhantes ao de Décio, já que em outros estados jornalistas foram mortos também. Ouvir a opinião de outros nos ajuda a refletir.

    O convite aos secretários também não é pedido de ensinamento nenhum. São pessoas que devem ter dados relacionados à agressão dos Direitos Humanos no Maranhão (no caso da Luíza Oliveira) e que possam nos mostrar a ‘saúde’ do estado, falando-nos também sobre o exercício da liberdade de expressão, direito fundamental de todo ser humano na sociedade atual.

    Quanto ao Sérgio Macedo, ele enquanto secretário deve ter dados sobre a situação dos órgãos de imprensa no estado, sobre os comunicadores ligados ao governo e tantas outras coisas. Deve também nos manter informados sobre as medidas tomadas pela secretaria quanto à audiência pública que houve em 2010, com participação da então secretária Carla Georgina, que ficou de trazer-nos dados sobre a situação da imprensa no Maranhão. Afinal de contas, Secretaria de Comunicação não é Assessoria de Imprensa.

    Sobre os jornalistas militantes, TODOS serão convidados tão logo a audiência pública seja aprovada pela Mesa Diretora (que deve acontecer na próxima terça). Os componentes citados no requerimento da deputada Eliziane Gama são apenas os convidados oficiais, para os quais é necessário um rito burocrático maior dentro da Assembleia.

    Na Assembleia, TODOS poderão (e devem) falar. Ouvir os depoimentos de cada um, as análises de cada comunicador é imprescindível nesse momento.

    Grata!

  6. Que bom…Será que eles irão trazer jornalistas para o Maranhão???Porque aré agora não conheço um….

  7. Marco a Dep. Eliziane tomou iniciativa correta. Vão participar representantes da sociedade em suas diversas esferas. O primeiro momento depois da morte de Décio foi de medo, esse segundo momento é de apreensão em saber se o Estado delata o mandante e o tercero momento é ter a certeza que esses assassinos covardes ficarão presos (espero que sim, ainda que seja preciso a casa da familia ADMANS na cadeia).Um abraço

  8. Acho que um dos representantes convidados é do mesmo time do Presidente da Comissaõ dos Direitos Humanos da OAB,trata-se da Senhora Luiza Oliveira da Secretaria de Direitos Humanos que até agora naõ disse o que fez nem o que faz, sabemos que ela praticou recentemente” Direitos Humanos”com oFelipe Camaraõ do Procon quando o demitiu porque ele estava trabalhando e ela naõ.Já houve varios casos de violação de Direitos Humanos,como:perseguiçaõ a lavradores,lideres rurais,quilombolas entre outros e a senhora Luiza naõ disse quais as suas responsabilidades e soluções para os casos.Portanto,só vendo pra crer.

  9. Desencessário convite para essa Luiza. A mulher não faz nada. Essa Secretaria dela é a mais inoperante do governo e ela nem sabe o que vai dizer. É capaz de nem ir, pois nem se manifestou sobre a morte do jornalista Décio. Alias, nao se manifesta e nao faz nada.

  10. Marco, o que essa Secretaria de Direitos Humanos vai fazer nessa audiência??? Essa incompetente não dá conta do trabalho dela, não se manifestou sobre a morte do Décio e pelo que dizem nem dele gostava. Não vai contribuir com nada…

  11. O que tem que ser discutido ė a forma irresponsavel como os que fazem “jornalismo” usam as informaçoes em beneficio proprio ou/e de terceiros com fins lucrativos !!!! Isso ė o um absurdo e desencadeia atitudes revoltantes e brutais como as que ja ocorreram aqui no MA e em outros estados !!!!!!!!

    Resp.; Já que quem sabe é você, dê um exemplo, com provas, do uso de informações em benefício próprio ou de terceiros? Não vale ilação. Tem que mostrar o fato claramente.

  12. Como se discute a situação de jornalistas, se entre os convidados palsetrantes não existe nenhum jornalista militante na imprensa local? Querem ensinar os jornalistas locais a fazerem jornalismo. Menos, deputada.

    Resp.: Não se vai ensinar jornalistas a fazer nada. O que se vai é mostrar a estas entiddes nacionais, o ambinete me que o jornalista maranhense trabalha. E todos os jornalistas que cobrem a atividade política estarão lá.

  13. O Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA será convidado?

    Resp.: Ele se auto-excluiu de qualquer debate sobre direitos humanos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *