5

Fernando Fialho terá Ribamar como modelo de inclusão produtiva…

Com Cutrim, Fialho conhece pólo agrícola em Ribamar

O secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, vai utilizar projetos bem sucedidos da Prefeitura de São José de Ribamar como modelo para as ãções de sua pasta no interior maranhense.

Fialho voltou ontem ao município para conhecer as ações implantadas na gestão de Luís Fernando Silva e Gil Cutrim.

Ele já havia visitado a cidade no final de abril.

Refeição de qualidade em escola municipal

O secretário conheceu o funcionamento da Cozinha Escola Municipal; da Escola Municipal Liceu Ribamarense; da Fábrica de Beneficiamento de Pescados e Mariscos e do Centro Municipal de Aprendizagem Rural.

São todos projetos implantados pela prefeitura e que tornaram São José de Ribamar referência nos setores da educação pública de qualidade, produção de alimentos, geração de trabalho e renda e combate as desigualdades sociais.

Liceu Ribamarense: referência em ensino de qualidade

– Nós pretendemos levar as experiências exitosas de Ribamar para o interior. Aqui é uma prova de que  é possível mudar a realidade dos municípios mais pobres, com políticas que promovam a distribuição de renda – afirmou Fialho.

Tanto o ex-prefeito Luís Fernando – hoje chefe da Casa Civil do governo Roseana Sarney (PMDB) – quanto no prefeito Gil Cutrim (PMDB), acompanharam o secretário na visita. 

A Secretaria vai criar vídeos institucionais para serem exibidos em todos os municípios onde os pólos de inclusão porodutiva forem implantados.

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Caro Marco Aurélio,
    Percorri várias regiões do estado e vi muitos projetos parados, inacabados e abandonados. São prédios, máquinas, áreas desmatadas, poços artesianos, tubulação, trabalhadores endividados e produção agrícola abaixo do esperado. Com base nisso faço um questionamento: Quais ou quantos engenheiros agrônomos do Maranhão, possuem um sistema integrado de produção agrícola? Tenho visto muitos profissionais dentro de instituições (nos escritórios) e quase ninguém, verdadeiramente no campo.
    NAO PODEMOS CONTINUAR LEVANDO PROJETOS PRONTOS.
    Enquanto não entendermos que as DIMENSÕES TANGÍVEIS são necessárias, mas que as DIMENSÕES INTANGÍVEIS são ESSENCIAIS neste processo, não conseguiremos avançar ( PARA O MARANHENSE A ROÇA É O FIM DO MUNDO, PARA O GAÚCHO, CATARINENSE, É A GARANTIA DE RENDA PARA A FAMÍLIA).
    Portanto não adianta investir milhoes de reais e não termos continuidade. Temos que mudar o MODELO ATUAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA com a implantação de um sistema parecido com o agente comunitário de saúde, ou seja: criar o AGENTE COMUNITÁRIO DE AGRICULTURA, pois teremos a certeza que vai ter alguém capacitado, lá na base, acompanhando o processo.
    OS NOSSOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS NÃO ENTENDEM A LINGUAGEM DO POVO E VICE-VERSA.
    Espero estar contribuindo com esse novo processo.
    Há 20 anos trabalho com comunidades rurais do Maranhão e sinto-me triste diante das nossas potencialidades e da realidade em que o nosso povo vive.

    contato: 98-9121-7009

  2. Espero em Deus naõ estar enganado.Apenas quero lembrar que as realidades da maioria das cidades do interior e bem diferente da cidade de Ribamar que está a vinte minutos de Saõ Luis.Acho que Sr. Fialho tem que viajar bastante para essas cidades,principalmente as mais “pobres”antes de fazer qualquer prognostico.A realidade e deixar o gabinete com ar condicionado e “cair” no campo.

  3. Tá certo o Fernando. O que é bom e dá certo tem que ser copiado mesmo. Conheci esta Cozinha Escola e o Liceu e fiquei impressionado com a qualidade dos serviços prestados. É coisa de primeiro mundo, até parece que não estamos no Maranhão. Parabéns Luis Fernando, o Maranhão precisa dos seus serviços cada vez mais. Parabéns Gil, você está realizando um ótimo trabalho, mostrando total comprometimento. Parabéns povo de São José de Ribamar

  4. Marcos, os projetos do município de Ribamar, além das cidades do interior, precisam ser levados para São Luís, Paço do Lumiar e Raposa. Os prefeitos destes municípios precisam aprender com Luis Fernando e Gil Cutrim como se administra de verdade uma cidade, com competência investindo na geração de emprego e renda, educação de qualidade e incentivo à atividade produtiva. Moro em São Luís, mas admiro muito o povo de Ribamar. Lá, diferente daqui, eles souberam escolher bem seus representantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *