22

O que diz a pesquisa Escutec???

O jornal O EstadoMaranhão divulgou em sua edição hoje a primeira de uma série de pesquisas sobre a sucessão municipal em São Luís.

Polarizada entre o prefeito João Castelo (PSDB), com 26,3% , e o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), a pesquisa diz muito mais do momento que da campanha em si.

Abaixo, uma análise da situação de cada um:

João Castelo (PSDB): O prefeito mantém a dianteira da disputa, mas em condição de rigoroso empate técnico com Tadeu Palácio. Os números desmentem, no entanto, pesquisas divulgadas pelo PCdoB na pré-campanha, que mostravam Castelo bem abaixo dos principais candidatos do extinto consórcio. Mas seu índice de rejeição, acima dos 40%, é perigosíssimo.

Tadeu Palácio (PP): Muita gente vem dizendo há meses que Palácio não sustentará índices acima de 20%. E ele vem mantendo a média pesquisa após pesquisa. Ainda se mostra o candidato mais competitivo contra o prefeito João Castelo e os números da Escutec sugerem que foi o ex-prefeito quem herdou os eleitores de Flávio Dino (PCdoB).

Edivaldo Holanda Júnior (PTC): O candidato de Flávio Dino parece estagnado nas pesquisas, com os mesmos índices na casa dos 17% que registrsa desde que se lançou, e mesmo tendo sido disseminado como “o candidato de Flávio”. O índices de Flávio Dino na pesquisa espontânea (na casa dos 5%), mostram que seus eleitores já migraram, mas não foram para Holanda Júnior.

Eliziane Gama (PPS): Com 8,8%, a deputada mantém sua força eleitoral mesmo diante do bombardeio que vem sofrendo para abandonar a candidatura. Com baixa rejeição, Eliziane mostra competitividade para crescer, sobretudo se souber aproveitar o tempo na propaganda eleitoral. Seu ponto fraco é a falta de estrutura para a campanha de rua, o que pode minar seus índices.

Haroldo Saboia (PSOL): o ex-vereador já demonstra desempenho melhor que toda a história do PSOL na capital maranhense, mas seus índices de 3,5% – à frente de Washington Luiz – refletem apenas a realidade momentânea. Além disso, ele apresenta o terceiro maior índice de rejeição entre os candidatos. Como já é conhecido do eleitor, a tendência é manter a rejeição.

Washington Oliveira (PT): É ilusório o baixo índice de Washington na primeira pesquisa Ecutec (3,4%). Ele detém a maior estrutura de campanha, o maior número de partidos e o maior tempo na propaganda. Essa soma leva, naturalmente, a um esperado crescimento nas próximas pesquisas. Seu desafio é superar Holanda Júnior e brigar pela vaga no segundo turno.

Marcos Silva (PSTU) e Edinaldo Neves (PRTB): O candidato do PSTU mantém a média de sempre nas disputas eleitorais em São Luís, e dificilmente passará disso. É o representante de um grupo posicionado contra tudo o que está aí em matéria de política. A candidatura de Neves foi apenas uma tentativa de forçar a desistência de Eliziane Gama e certamente ficará onde está.

Legenda:

Tabela 1 – Intenção de votos
Tabela 2 – ìndices de rejeioção

Marco Aurélio D'Eça

22 Comments

  1. meu povo vamos apostar na renovaçao ednaldo neves para prefeito e martins teteu pARA VEREADOR NUM 28110

  2. Marco,
    Tu acreditas na possibilidade de um segundo turno sem Castelo e Washington?

    Resp.: Acho remota, mas pode ser. Tá mais pro Tadeu ou pro Edivaldo.

  3. Ufa! Ainda bem que existe o voto nulo. É só digitar 99, não precisa nem assistir a debates.

  4. esse WO e um ingodo ñ passa disso ai quem diabos quer esse povo…e piada dizer q ele vai crescer rssssss..vai crescer igual rabo de cavalo…rssssss

  5. Um fato chama atenção na pesquisa. A baixa pontuação de Washington que, na próxima dará um grande salto. Podem anotar.

  6. Sem a menor dúvida, Tadeu Palácio tem vaga garantida no segundo turno, as pesquisas comprovam. holanda filho, não cresce, a se tu soubesse não entrava nessa fria, nem Flavio nem ninguem transfere votos, só se for, os voto dos tios tias irmãos, sobrinhos, esposas, cunhadas, rapaz é pouco né. Castelo pensa numa taca de cipó de tamarindo q ta esperando.

  7. Eu acho que WO, tem que primeiro vencer a barreira chamada Haroldo Saboia…Depois…
    Quanto ao Holandinha, claro que ira crescer..e naturalmente, o restante da rapaziada (TP e EG, menos o WO claro), estarão no palanque de Holanda Junior. Ou vc acha que eles ficaram se dividendos politicos no fim disso tudo. É esperar para ver. O caso CASTELO, é mais dramatico, ele acha que ASFALTO, irá garantir sua reeleição…esta muito engando com isso.

  8. Não sei o que é pior,não aceitar perseguição como diz a Luana ou aceitar uma administração caótica como essa que são luis está vivendo: sem asfalto,sem escola,sem material de expediente nas secretarias,uma tremenda desorganização.

  9. Um prefeito que ta com a maquina e só tem isso, e com uma rej. Deste tamanho mostra sua incompetencia adm. E sua total falta de compromisso com nossa cidade. Forrrrrrra castelo.

  10. Se depender do empenho dos companheiros de chapa, a candidatura de Ednaldo Neves irá surpreender a muita gente, nós vamos pra cima pedir que as pessoas acreditem na possibilidade de mudança, de transformação!!!!
    Ednaldo Neves representará uma oposição responsável, com propostas viáveis sem agredir os outros candidatos, sempre na busca de discutir os problemas e encontrar soluções .
    VAMOS QUE VAMOS MEU PREFEITO!!
    EDNALDO NEVES 28

  11. Esse candidato de ultima hora Ednaldo Neves já aparecendo na pesquisa será laranja de Flávio Dino? O que vc acha Deca?

  12. Deça,

    Sinceramente, não acredito nesse povo em véspera de eleição. Como pode Tadeu Palácio estar com esse percentual? Tadeu saqueou os cofres da Prefeitura, enriqueceu, tem hoje mais de 100 imóveis… E ainda se uniu ao PP – partido da proprina de Waldir Enrolado Maranhão…
    Povo de São Luis, um APELO….Não votem no TADEU NÃO VOLTA PRO PALACIO.

  13. é washington tem a maior coligação, estrutura, mas não tem voto. de que adianta?

  14. É… Pela sua análise é melhor então Edvaldo desistir da candidatura, pois não tem chances… Tsc, tsc,tsc… Me compre um bode… Análise totalmente descabida e norteada visando denegrir Edivaldo… Afirmar que Eliziane “mantém sua força eleitoral” é brincadeira de mau gosto, o que leva a crer o que todos sabem, ela mantém sua candidatura em função de interesses da Oligarquia!!!!!!!!

  15. Meu caro Marco,
    Na analise q faço, dessa primeira pesquisa, considera dois fatores que na minha avaliação são preponderantes nessa fase inicial da campanha: 1º. O programa do TRE, dos partidos, permitiu que Castelo e Tadeu permanecesse na mídia, pelo menos dois meses, (agora recente em maio e junho). Permitiu até que os dois fizessem propaganda antecipada. O programa do PTC , de Edivaldo Holanda Junior, ao contrário, foi ao ar no inicio do ano sem que ainda houvesse definição de sua candidatura.De lá até até aqui teve pouca exposição. 2º. O lançamento da candidatura de Junior, nas ruas, foi agora dia 6, justamente no encerramento das pesquisas, logo, é natural que ele permaneça com os mesmos números das pesquisas anteriores. O que vai valer é daqui pra frente. `´E necessário, contudo, a analise das pesquisas qualitativas. Edivaldo Junior tem uma linha de crescimento ascendente e permanente. A rejeição, cujos indicies, no caso dele, é normal, ao contrario dos outros dois, tende a baixar. Por isso, avalio que essa pesquisa pouco revela da realidade das preferencias dos eleitores de Edivaldo Holanda Junior. Um abç do Milton Calado

    Resp.: Mesmo sem ainda a canddiatura, meu caro Milton, o programa do PTC também foi todo ocupado por Holanda Júnior, que já se preparava para a campanha. Ele também está na mídia desde março, primeiro por lançar a campanha; depois, como membro do consórcio dinista, com reuniões quase semanais – e, mais tarde, como candidato de Dino. Portanto, não há como diferenciar a exposição pública dos três, que foi igual. Não é verdade que Júnior só lançou campanha agora. Esta campanha foi lançada em março, depois, no início de junho, quando Dino se definiu por ele. E, mais tarde, na convenção do partido, dia 28. E novamente dia 5, quando registrou no TRE. Todas devidamente documentadas pela imprensa. É óbvia a expectativa de crescimento do candidato. E se isso não ocorrer a responsabilidade é toda dele, que não conseguiu se comunicar com o eleitor de forma eficiente. É simples assim…

  16. MEU IRMÃO, NINGUÉM TIRA ESSA DE CASTELO! O POVO NUNCA ACEITOU A PERSEGUIÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *