14

Após denúncia do blog, MP vai questionar concurso dos Bombeiros…

Bombeiros maranhenses em forma

A promotora especializada Márcia Buhatem vai se reunir, amanhã, com o comando da Polícia Militar e do Corpos de Bombeiros – e com a reitoria da Universidade Estadual do Maranhão. O MP quer explicações das duas corporações para as exigências do edital do concurso para o CFO, que acontece em setembro.

O blog denunciou sábado que o edital do concurso dos Bombeiros exigia um exame toxicológico que não é feito no Maranhão, sem que os candidatos tenham o prazo garantido para a entrega. (Releia aqui)

O exame detecta uso de substâncias tóxicas se ingeridas até seis meses antes da coleta do material, mas o único laboratório de São Luís que aceitou coletar as amostras, as encaminha para os Estados Unidos, sem prazo para devolução.

De acordo com o que apurou o blog, a promotoria especializada já recebeu várias denúncias sobre o caso – que envolve também o concurso da PM, e pretende encontrar uma saída.

O mais provável é que o Ministério Público proponha uma Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), por meio do qual as duas corporações se comprometeriam em retificar o Edital.

E o blog se orgulha de contribuir com mais esta ação social…

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. Há mtos dias o edital saiu, e c certeza, todos teriam tempo de fazer o exame se houvesse mais interesse. Se fosse outro tipo de concursos, todos se inscreveriam sem denunciar nada, pois mtos dos denunciantes costumam se deslocar a outros estados para fazerem vários concursos, e pq não se deslocam para fazer exame q servirá para o concurso de seu Estado???

  2. Esses dois concursos não possuem credibilidade nenhuma, pois já foram palco de muitos exemplos de fraldes. O certo deveria ser uma instituição tipo Cespe, Carlos Chagas fazerem o concurso (seleção), em relação ao treinamento ficaria a cargo da UEMA. Em outros estados acontecem isso. Porque aqui não? Existe algum interesse?

  3. irei fazer o cfo, também encontrei dificuldades no exame, consegui faze-lo, não só eu como mais duas pessoas fizeram o exame a tempo de entrega-lo, falta interesse das pessoas, posso falar disso pois sou filho de zeladora e trabalho ganhando 240 reais por mês, juntei meu dinheiro e fiz o exame, porque me planejei para esse concurso.

  4. Regina Célia,Quer dizer só por que fiz exatamente o que o edital pediu, sou arrogante!!! Você é comédia mesmo!
    não sabe nem o que está falando!!!
    Aí quem fez o exame,fez em vão…fala sério!

  5. Sinceramente você deveria escolher outra profissão, pois para salvar vidas a criatura deve ser solidária em primeiro lugar, coisa que você demonstra não ser. Não vou me manisfestar com você a esse respeito. Acho que você arrogante na corporação vai ser mais um prejuízo para nossa sociedade.

  6. Regina Célia, e vc reclama de que? afinal!
    é um exame que vai ser generalizado,no país todo!
    e veja bem,tenho que me preocupar comigo sim,senhorita,e seu filho deveria ter se preocupado tbm,agora querem retificar o edital devido a esse exame? Minha opnião é negativa qunto a isso!jáé 4 vez que faço o CFO,e fiquei uma vez reprovado por causa de exame que não fiz a tempo…a prendi com o erro,e espero que vcs tbm apredam.

  7. Gostei muito Marco do seu empenho neste caso.
    Agora que só tem você mesmo para falar por quem precisa ser ouvido.
    Como mãe agradeço muito. Continuo apostando nas autoridades e corporações como polícia militar e bombeiros se não fosse assim não apoiaria meu filho para essa carreira.

  8. Esdras, não estou reclamando dos exames em si, e quero que fique bem claro. Não se trata de abraçar o concurso meu caro, até porque creio que todos que inscreveram não foram para brincar de fazer provas. Ótimo que você conseguiu. Mas não existe só o teu umbigo e nariz no mundo.
    Bandidos, viciados em substâncias ilícitas podem existir em todas as áreas de profissão. por isso seu comentário chega a ser ridículo.

  9. Marco,
    Ligue para o 193 e peça uma viatura! Todas estão “baixadas”, ou seja, no “prego” até as ambulâncias! Pedi o auxílio deles hj, mas eles não podem se deslocar por falta de viaturas.
    É lamentável! Infelizmente a Coorporação possui um comandante omisso e negligente!!!

    POVO DE SÃO LUÍS, FAÇAM DE TUDO PARA NÃO PRECISAR DO CORPO DE BOMBEIROS HOJE E AMANHÃ, POIS FICARÃO ESPERANDO EM VÃO!! Só estão fazendo o registro da ocorrência!! Não é novidade! Já é uma constante isso acontecer!!!! QUE DEUS NOS PROTEJA!!

  10. Parabéns Marcos!
    Gostaria de aproveitar a oportunidade e pedi que alguém explicasse, se ´é que existem explicação para o valor da taxa de inscrição para o processo seletivo de acesso à educação superior (PAES / 2013), da UEMA ser tão elevado para os padrões do nosso Estado?
    Pasmem! mais a UEMA cobra R$ 75,00 para aqueles que desejam concorrer às vagas oferecidas. É um valor que certamente inibe a participação de muito gente. Só para se ter uma ideia: a inscrição do ENEM, do governo federal custa R$ 35,00.
    Esse é mais um assunto que merece ser levado ao conhecimento das autoridades, para que se justifique tamanha discrepância nos valores cobrados para se concorrer à uma vaga numa universidade bancada com o suor do contribuinte.
    Obrigado e mais uma vez parabéns pela iniciativa de denunciar esses abusos praticados por quem deveria dar bons exemplos e cumprir com o que determinam as leis.

  11. consegui fazer o exame a tempo!o edital é bem claro,foi publicado com tempo suficiente para fazer todos os exames,não sou rico,mas fiz um sacrificio para com este exame toxicológico.Então,tive muita consciencia deste exame,e os outros candidatos deveriam ter também.Todo concurso militar deveria pedir esse exame, o CFO-PA tbm pediu…QUEM NÃO FEZ O EXAME MOSTRA QUE NÃO ESTAVA COMPLETAMENTE “ABRAÇADO” COM O CONCURSO…DESCUPEM QUALQUER COISA.GOSTO MUITO DO BLOG,TODOS OS DIAS ACESSO ESSA PÁGINA…

  12. Parabéns! a solução seria somente quem passar no vestibular faria o exame em tela! são apenas 14 vagas.

  13. Caro Marcos muito obrigado pela ajuda e pelas informações, rezaremos para q tudo seja resolvido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *