31

Censura nas eleições de São Luís…

“A liberdade de expressão e de crítica, cujo fundamento reside no texto da Constituição, assegura ao jornalista o direito de expender crítica, ainda que desfavorável e exposta em tom contundente e sarcástico, contra quaisquer pessoas e autoridades. É preciso advertir, notadamente quando se busca promover a repressão penal à crítica jornalística, que o Estado não dispõe de poder algum sobre a palavra, sobre as idéias e sobre as convicções manifestadas pelos profissionais dos meios de comunicação”

Celso de Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal

Blog de Cardoso: censura age mais uma vez nas eleições

Os candidatos a prefeito de São Luís precisam ter a capacidade de conviver com a crítica – ainda que em tom duro. Só assim, estarão mostrando que têm condições de conduzir os destinos de 1 milhão de ludovicenses, mesmo que muitos não os tenham escolhidos.

Os juízes eleitorais precisam ter o bom senso e deixar de agir pela lei do menor esforço.

Juiz bom, juiz preparado, não é aquele que atende qualquer pedido em tempos eleitorais apenas para se livrar da missão. Juiz bom analisa cada pedido, estuda sua viabilidade e age com bom censo.

A retirada do blog de Luís Cardoso do ar foi um ato absurdo de censura – tanto do candidato Washington Luiz (PT), que fez o pleito – quanto da juíza Maria Nepomucena, que parece nem ter se dado ao trabalho de ler as postagens reclamadas.

Os blogs são hoje os principais instrumentos de mídia para mostrar ao cidadão os fatos que acabam escondidos dos meios tradicionais, como jornais, rádios – sobretudo pela hierarquia ainda existente na seleção de fatos nestes veículos, o que já não existe nos blogs.

Por isso mesmo, os blogs acabam perseguidos por aqueles que querem se “vender” ao eleitor apenas com os bônus da candidatura, sem assumir os ônus da exposição pública.

E se os juízes e promotores eleitorais não se derem ao trabalho de ler o que é pedido – e continuar agindo movidos pelo rancor e antipatia pessoal contra este tipo de mídia – a censura estará imposta neste pleito.

É assim que ensina o ex-ministro Celso de Melo.

Pena que os alunos tupiniquins ignoram esta aula…

Marco Aurélio D'Eça

31 Comments

  1. Rapaz o caso é sério…o Luis é um excelente jornalista e foi censurado injustamente . É a lei da mordaça dos poderosos. Mas o povo dará a resposta a essas covardias no dia 15 de outubro. Marco vc é dez,mesmo sendo VASCAÍNDO ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK …

  2. ESSA ALTITUDE TEM QUE ACABA MESMO ESTA SENDO O JUDICIÁRIO MARANHENSE PQ ESSE CERTO BLOGUEIROS OU SIM FOFOQUEIROS Q GANHAM DINHEIRO DE UM E DE OUTRO PRA BOTA O Q ELES MANDAM ISSO SE CHAMA COVARDIA TEM QUE TER CORAGEM PRA ASSUMIR OS SEUS ATOS NÃO SÃO TODOS OS BLOGUEIROS MAIS TEM VÁRIOS NESSE MEIO MEU CARO MARCO NÃO E PQ ESTOU SEU BLOG MAIS DE MUITOS VC E DOS MAIS CORRETOS ABRAÇO.

  3. É isso mesmo: quem já foi do pt sabe que esse WO recebeu do Nacional e nao pagou a agência. É 171 o artigo em que se enquadra e dá cadeia… Mas será que aqui no MA isso vai acontecer? De um lado o judiciário podre esubserviente, sem coragem de agir contra os interesses dos poderosos; de outro, o povo, que não recebe um alento para voltar a crer que têm nos promotores e juízes os guardiões da lei, homens e mulheres incorruptíveis, a defender o interesse da Justiça, das minorias; a proteger a sociedade dos bandidos, corruptos, estelionatários, assassinos e outros tipos de criminosos, que destroem a sociedade e a tornam cada vez mais desigual.
    Talvez dessa vez, talvez um(a) corajoso(a) faça valer a letra da lei e enquadre o dito cujo Wo, para estirpar, de uma vez por todas, esta macaxeira podre da cena política maranhense! Nada é impossível aos justos!

  4. aqui no Ma o que manda e o dindin…pagou a coisa anda … blogueiros, juizes,… tds se vendendo.

  5. Abaixo à Censura. Que as coisas podres apareçam. Nesse mundo o que mais tem é gente que sempre quer posar de bom moço(a), mas vai ver por detrás dos panos, é um tremendo de um 171.

  6. Eçe papo de liberdade de espreção, é coisa de bloguero dezocupado, xantageiam para despois eztorqui, são um bando de dezocupado, só tem dezinformassão. Aliáz sô leitô de blog, ezímio escritô, e falo bem Purtuguêz. Ora me compre um bode!

    Resp.: Você escreveu assim de propósito, foi???

  7. fala ai da sensura que fernando sarney, seu CHEFE, impôs ao jornal paulista. a hora dos blogues ainda vai chegar, é bom essas pessoas que vivem de estorquir procurarem outros afazeres

  8. Caloteiro, deve não nega, pagar nunca. Quem assessora essa campanha?? Wo acaba de ganhar uma repercussão pessima mais uma vez envolvendo o seu nome. Era melhor ter ficado quieto! Oportunamente, assistir esse estelionatário durante 12 minutos mentindo na televisão é indigesto.

  9. Tá se tornando uma prática comum no nosso país e principalmente no nosso Estado. Basta ser amigo, ou ter prestado algum serviço para algum magistrado para numa hora como essa ter esse benefício. O grupo Sarney é useiro e vezeiro dessa prática nada republicana. Só para lembrar: o Jornal O Estado de São Paulo encontra-se até hoje censurado a pedido do Sr. Fernando Sarney porque publicou o que ele não queria que o povo brasileiro soubesse. Tenho nojo do judiciário brasileiro e principalmente desses amestrados daqui da nossa província..

  10. Tive o desprazer de um dia trabalhar com esse sujeito, Washington, e aí conheci de perto sua verdadeira personalidade: autoritário, traiçoeiro e egoista. Aliás, sendo amigo de Zé Diceu, esperar o quê?
    Candidato a deputado federal, nunca foi bom pagador. Dra. Helena Heluy saiu da política justamente por estar decepcionada com os rumos que o PT do Maranhão tomou, nos últimos anos. Essa conta dessa campanha, que o Luís Pablo denunciou, todo mundo, dentro do PT, sabe que WO recebeu o dinheiro do comando nacional, mas não pagou. Quem já foi petista, sabe que a briga dele com Dutra praticamente inviabilizou surgimento de novas estrelas dentro do partido, porque eles não deixam, principalmente Washington.
    E, com esse mau caráter, ainda quer ser prefeito de São Luís…

  11. Isso é coisa de Petistas; já tentaram e tentam há muito tempo, calar a imprensa brasileira. Quanto a atitude dessa Juíza, é de uma mediocridade sem limites! Concordo com o seu comentário, ao dizer que ela aplicou “a lei do menor esforço” na sua sentença… Lamentável.

  12. IMAGINE SE ESSE CIDADÃO MACAXEIRA UM DIA ADMINISTRASSE ESSA CIDADE, MANDARIA MATAR E SEQUESTRAR QUEM CRITICASSE SUA ADMINISTRAÇÃO!! POR ISSO ELE NÃO VAI GANHAR COISA NENHUMA!!
    FORA MACAXEIRA PODRE!!

  13. É PRECISO ANALISAR O CASO CONCRETO PARA SABER SE O BLOGUEIRO COMETEU ALGUM CRIME CONTRA A HONRA OU APENAS QUIS INFORMAR OU DENUNCIAR A SERVIÇO DO BEM DA SOCIEDADE .

    POIS O FATO DE SER JORNALISTA NÃO LHE DÁ IMUNIDADE PARA FALAR O QUE QUISER AO PONTO DE DENEGRIR A CONDUTA O U A IMAGEM DE ALGUÉM.

    NÃO GOSTOU RECORRE! AGORA NÃO DÁ PRA COLOCAR A IMPRENSA NUM ESTATUS DE ESTAR ACIMA DO BEM E DO MAL OU DE TODA A SOCIEDADE. IMPRENSA QUANDO QUER, SACANEIA, DESINFORMA E DESTRÓI VIDAS. (O QUE NÃO É O CASO DO BLOGUEIRO).
    NO MAIS, MARCO AURÉLIO É QUASE SEMPRE VOTO VENCIDO NO STF.NEM É PARÂMETRO….

  14. Sinceramnete, sempre achei que a hora dos blogs ia acabar chegando. Em sua grande maioria o que está ocorrendo é denuncismo a soldo, buscando primeiro criar uma situação para depois solucioná-la. Repito, a grande maioria. Não é justificada também a posição dos corruptos achacados, mas o que não podemos é, a título de “liberdade de imprensa”, deixar que se instale uma milícia de saqueadores dentro do quarto poder. Que todos os três poderes estejam entupidos de corruptos é notório e claro, mas quando a imprensa livre passa a servir como meio de vida a qualquer desocupado que passa a se autodenominar blogueiro, isso preocupa muito.

  15. É por isso que estou indo embora deste estado. prefeitos corruptos protegidos, bandidos atuando em política sendo aplaudido por politicos sem escrúpulos, jornalista sendo amordaçados, emendas sendo enviadas para favorecer aliados, as obras sequer são iniciadas, o judiciário omisso e subserviente do executivo, onde vai parar o meu Maranhão. A mídia Nacional seque posta alguma coisa pois sabe que não vai dar em nada. população maranhense unamo-nos.

  16. É UMA ATENTADO CONTRA O DIREITO A INFORMAÇÃO. O ERRO NA ESTÁ LEI E SIM NO APLICADOR DA LEI. E, PRINCIPALMENTE NO POSTULANTE QUE NÃO GOSTA DE SABER DA VERDADE. ATO CARACTERÍSTICO DE DITADOR.
    MEUS REPÚDIOS A AMBOS: JUÍZA E REQUERENTE.
    E QUE O POVO PENSA NESSA PÉSSIMA ATITUDE DO CANDIDATO.

    Resp.; Questiono exatamente quem deu a decisão. Se se desse ao trabalho de ler e examinar no blog o que foi publicado, certamente não daria esta decisão. mas é a lei do menor esforço, de decidir de uma vez, de forma padronizada.

  17. Marco,nem sempre concordo com o q falas mas essa postagem foi digna de aplausos. Isso sim,é compromisso e humildade livres de rancores.Parabéns!!!! Qto á Washington e á Juiza melhor nem comentar…

  18. OLHA PISOU NA BOLA O CANDIDATO DO PT EM COM
    ESSE FATO..LOGO DO PT O PARTIDO DA LIBERDADE
    DA DEMOCRACIA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO MAIS
    UM TIRO NO PÉ…

    resp.: Mas você se equivoca, meu caro. O PT nunca foi partido das liberdades. Aliás, a esquerda tem esta característica: a de tentar controlar as liberdades individuais. E o controle da imprensa sempre foi o sonho do PT.

  19. Concordo com você, apenas não citou que os blogs, na sua maioria, foram criados para extorquir, chantagear, amedrontar, ameaçar políticos corrúptos e empresários bandidos.

    Resp.; Que o extorquido, chantageado, amedontrado e ameaçado faça a denúncia, com provas, à Justiça. É simples assim.

  20. Isso é um absurdo Washington Luiz querer agir como se ainda tivéssemos nos tempos da ditadura, onde ninguém podia falar nada. até onde eu saiba vivemos em uma democracia onde todos tem o direito de expressar suas, ideias e indignações. Candidatos desse tipo não merecem o voto de povo.

  21. Pagar as contas dele WO não quer, isso é incrivel!

    Resp.; Mas foi exatamente por causa deste assunto que ele tirou o blog de Cardoso do ar.

  22. É verdade, isso mostra claramente o compromisso desse candidatozinho aí, sem condições de ganhar nada agora persegue quem não faz parte do seu grupo.

  23. Se eu fosse voce, com a legitimidade de quem faz parte da estrutura de campanha de WO, parava por uma semana de postar a seu favor, em protesto.

    Resp.; Você está enganado. BNão faço parte de estrutura de campanha alguma. Nem de Washington, nem de nenhum candidato. Sou livre pensador nestas eleições. Goste vocês ou não. É simples assim.

  24. Marcos isso é o reflexo do que é judiciário maranhense. Um judiciario podre, por dentro e por fora, juízes corruptos, preguiçosos. Ninguém acha comum tirar um prefeito(ladrão) em um dias e um desembargador voltar no dia seguinte. Aqui no Maranhão tem até frase (PTL – pagou ta livre) Tirar o site do ar no momento de hoje é um a afronte a democracia, nós estamos em 2012 não em 1978

  25. Por isso as pessoas tem que aceitar tudo o que vcs escrevem é? E muitas das vezes são mentiras criadas por falsos jornalistas que criam esses blogs para ficar estorquindo esses prejudicados. Quer falar a verdade tudo bem! Agora aumentar e inventar NÃO! Tem que ter limites mesmo!! Chega de jornalismo criminoso!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *