13

Candidatos disputam apoio de Roseana Sarney no interior…

Chico Gomes e seu grupo: recebido por Roseana…

A governadora Roseana Sarney (PMDB) sempre foi um fenômeno eleitoral. Carismática e boa de voto, ela é um dos principais trunfos de prefeitos e candidatos a prefeito no interior do Maranhão.

Em 2012, este fenômeno tem ampliado uma situação histórica: em muitos municípios, Roseana aparece na campanha de todas as alas na disputa, situação nunca experimentada por nenhum outro líder político maranhense.

…E Rilva foi recebido por Hildo Rocha

No município de Viana, por exemplo, os dois principais candidatos se anunciam como aliados de Roseana.

Há três semanas, o prefeito Rilva Luiz esteve no Palácio dos Leões com seu candidato e aliados. Conseguiu reunir-se com o secretário de Articulação Política, Hildo Rocha e uma foto para ser mostrada no município.

Dias depois, no entanto, o deputado Chico Gomes (PSD), também candidato a prefeito, foi recebido pela própria governadora, em audiência no Palácio.

Em Codó, a situação é parecida.

Fazem parte da base roseanista o prefeito Zito Rolim (PV) e o candidato Francisco Nagib (PSD). Mas até o  pedetista Biné Figueiredo sinaliza com apoio a Roseana – tanto que o filho, Camilo Figueiredo, está no PSD desde o ano passado.

Em Codó Roseana tem ainda o apoio da família Archer, que tem o deputado federal Ricardo Archer Filho (PMDB) e o candidato a vice na chapa de Zito Rolim, Guilherme Archer (PMDB).

Em Imperatriz, a governadora sinaliza com apoio ao prefeito Sebastião Madeira (PSDB), mas seu grupo torce também pela democrata Rosangela Curado. O dois candidatos juntos alcançam nada menos que 3/4 dos votos do município.

Aristides, Leandro Roseana, Eric, Milhorem e Antônio Pereira

Roseana com aliados de B. Corda e o candidato Erick

Em Barra do Corda, a disputa pelo apoio de Roseana é a mais acirrada.

O grupo do deputado estadual Carlos Alberto Milhomem (PSD) apoia o candidato Dr. Erick Costa, que lidera as pesquisas – e garante ter o apoio da governadora.

Chiquinho articulou o apoio de Sarney para o candidato de Nenzim e Rigo

Carlito com Rigo, Sarney e Chiquinho, em Brasília

Na semana passada, no entanto, o deputado Rigo Teles (PV) e o seu candidato, Carlito Santos (PTdoB), estiveram em Brasíla, acompanhado do deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB).

E foram recebidos pelo presidente do Senado, José Sarney.

Entre os grandes colégios eleitorais, outro em que Roseana tem ligação com pelo menos duas alas na disputa é Timon.

Lá, o deputado Alexandre Almeida (PSD) tenta conseguir a polarização com o também deputado Luciano Leitoa, mas sem o apoio do PMDB, da prefeita Socorro Waquin, que preferiu apoiar Edivar Ribeiro.

Os exemplos acima mostram que, enquanto neófitos na articulação política se desgastam tentando viabilizar um candidato no interior – se indispondo com as outras alas – a carismática Roseana Sarney consegue pairar acima das diputas paroquiais.

Preservando a histórica liderança estadual…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. Chico Gomes é um importante candidato a prefeito para qualquer município maranhense pois conhece os problemas cruciais de cada localidade e região maranhense. Ele é uma pessoa empreendedora e estudiosa das possibilidades de superar as dificuldades de cada lugarejo, de cada recanto do Maranhão. Ele é candidato ficha limpa, respeitoso no trato com as pessoas e nas relações políticas inter partidárias. Vianenses! comparem os programas de todos os candidatos e analisem, sem paixões, as propostas de cada um deles antes de definir o seu voto. Longe de minha terra, com saudades, Filomeno.

  2. Esse prefeito de viana é um sem noçao. acabou com a cidade e agora quer botar alguem no seu lugar. pra q pra fazer mais merda?

  3. O CHICO GOMES CANDIDATO A PREFEITO DE VIANA,ELE É DO (DEM ) E NAO DO PSD COMO INFORMADO NO BLOG

  4. Meu amigo,o CHIGO GOMES candidato a prefeito de VIANA É DO (DEM) E NAO DO (PSD)COMO FOI INFORMADO NO BLOG.

  5. A Governadora recebeu o prefeito Rilva Luis também e foi antes de receber a comitiva do candidato Chico Gomes,a primeira visita foi ao secretário Hildo Rocha,e na semana seguinte foi recebido pela governadora e o dep. também trouxe sua comitiva pra mostrar força. A verdade é que Roseana não vai se meter em fogo cruzado,local que os 3 candidatos que disputam,votaram nela como em Viana.

  6. Em Vitória do Mearim Roseana também dispara em relação a Flávio Dino. Aqui a situação é a seguinte, conforme as pesquisas vem sinalizando: Doris (atual prefeita e candidata a reeleição) disparada em primeiro; Zé Mário (ex-prefeito) em segundo e Didima (esposa do sub-secretário de Educação do Estado Almir Coelho) em terceiro. Doris e Didima tem o apoio de Roseana. Zé Mário é apoiado por Flávio Dino. Assim, somando os votos de Doris e Didima, Roseana ganha de lavagem Flávio Dino, que só tem mesmo o apoio de Zé Mário.

  7. Marco,

    Eu só tenho uma conclusão sobre essa postagem óbvia (é óbvia pq todo candidato quer aparecer bem com o governo, seja quem for o governador (a) – Outra coisa, Roseana não é candidata ao governo em 2.014):

    FLÁVIO DINO TÁ INCOMODANDO VCS.

    Vc não para de tentar diminuir o talento de Flávio Dino, que no auge de sua juventude, já conquistou muita coisa que tenho certeza que eu nem vc conquistaria.

    E mais: ameaça o poder do último coronel do Brasil.

    Está claro que o ciclo de poder de Sarney estar acabando por inúmeros fatores.

    Só mais uma coisa: Sarney sabe que vai perder no voto e não vai poder tomar na Justiça o mandato de Flávio Dino.

    Ah, só mais uma coisa: Não faço parte da patota de Flávio Dino para fazer este comentário, apenas expresso minha “singela opinião” daquilo que vejo patente hoje. Falo hoje, pq o amanhã a história pode ser diferente.

    Minha “singela opinião” pode não valer nada pra vc, mas, o simples fato de vc publicá-la, pode valer para outras pessoas.

    Att.

    Antenor

  8. Sou eleitor codoense e lá em Codó a Roseana tá em cima do muro, não pede voto pra ninguém pra não contrariar os outros grupos. A velha tática…Ela aparece na foto de quem ganhar, como sendo responsável pelos louros da vitória. Esse filme já conheço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *