36

Ibope confirma blog: Castelo 31%; Holanda 27…

Este blog trabalha com as mais rigorosas técnicas de checagem e de análise de dados e informações. Por isso, tem alto índice de acertos, mesmo irritando aqueles que querem ver uma realidade só deles.

A pesquisa Ibope/TV Mirante divulgada hoje revela que o prefeito João Castelo mantém dianteira na corrida sucessória em São Luís, com 31% dos votos. Edivaldo Holanda Júnior (PTC) tem 27%.

A diferença numérica pró-Castelo já está acimada margem de erro, de 3 pontos percentuais.

Quando o Ibope tabula apenas os votos válidos (como é feito na Justiça Eleitoral), Castelo vai a 36% contra 31% de Holandinha.

Para quem nao lembra: no texto “Tendência: Castelo vence o primeiro turno, Hoandinha o segundo…”, este blog já mostrava, em 28 de setembro, que a tendência é Castelo vencer o 1º turno.

Com relação ao 2º Turno, há uma mudança significativa no novo levantamento do Ibope.

Holandinha ainda mantém liderança hipotética na simulação, mas agora a distância é menor em relação a João Castelo: 43% X 37.

São apenas 6 pontos de diferença entre os dois, o que leva a interpretação de que estao no limite de do empate técnico.

E tudo pode acontecer daqui pra lá…

Marco Aurélio D'Eça

36 Comments

  1. Vieira, vou te dizer o que o prefeito do povo fez e quando os ricos querem saquear a prefeitura, como Holanda pai e outros como Othelino, eh colocado para fora, sem medo de falarem alguma coisa, pois não tem o que falar. Fez avenidas como Mário Andreaza, Santos Dumont, todas as grandes avenidas recuperadas e com qualidade, como nunca tinham feito antes, 45 unidades de saude reformadas, Hospital da crianca reformado e equipado, mais de 60 km de ruas novas asfaltadas na zona rural, mais de 800 ruas asfaltadas, fardamento escolar, programa do leite, programa dopeixeRoberto Rocha, Flávio e Weverton

  2. Apesar de não ser eleitor de nenhum dos dois candidatos, acho engraçado ficarem falando que o candidato 45 tem muito o que falar do 36 pelo fato de terem ficado 3 anos do mesmo lado, já pararam para pensar o tamanho da munição do 36 contra o 45, sim, pois se estavam juntos o 36 também deve ter conhecimento de muita coisa errada da gestão atual. Quanto a essas caminhadas, elas não servem de termômetro para o 45 porque soube que muitos dos que lá estão só vão porque tem medo de perder o emprego, então não são pessoas da comunidade, mas sim cargos comissionados e pessoas contratadas pra carregar bandeira. Também não sei se a pulada será pro lado do 45 não, até porque os eleitores da candidata 23 não tem pensamento de quem vota no 45. Vamos esperar pra ver, esse 2º turno vai dar o que falar, até porque será que o candidato 45, que não cansa de falar que não pôde trabalhar desde o 1º ano da gestão porque pegou uma prefeitura falida será capaz de, na ânsia de angariar votos, se juntar ao candidato 11, apontado pelo 45 como o responsável por essa falência? Aguardemos, a verdade está próxima.

  3. Nossa, castelo é tão bom prefeito que numa rua perto da minha casa, ele tapou uns oito buracos, mandou a equipe de asfaltamento uns dois dias essa semana pra trabalhar na recuperação da rua e foram embora, deixando o resto da rua que é bem grande e com mais pelo menos uns 80 buracos lá, certamente, vai dar esse serviço como feito, sendo que não foi feito, não foi realizado nem um terço da recuperação da rua, aí eu pergunto, o que castelo fez nesses 4 anos ? Quem vai continuar a votar nele e mantê-lo na prefeitura, pelo amor de Deus, votem em qualquer um dos outros candidatos, mas o nosso atual prefeito já teve sua chance de fazer alguma coisa pela cidade, e na minha opinião ele não fez, pra mim, qualquer outro candidato é muito melhor do que manter a situação como está hoje, um caos total. Não seja alienado, não seja egoísta, pense no coletivo, pense nos mais pobres, pense nas crianças que não tem uma educação básica de qualidade, nos mais pobres que andam de ônibus, nas pessoas que tem que ir para os socorrões ou para o hospital da criança. Dia 7 de outubro vote diferente.

  4. Vixe gente, o Weverton “Costa Rodrigues” Rocha tá desesperado com os prognósticos para das eleições. Ele ta correndo um sério risco de ver o sol nascer quadrado caso Holandinha “Bel” e sua gang percam as eleições; e tudo leva a crer que a derrota já está muito próxima. Corre Weverton, corre Wedverton que o Bope vai te pegar.

  5. No segundo turno a candidatura de holandinha va virar sonrisal, so vai dar Castelo, 45, 45, 45 nele!

  6. GUARDEM OS LENÇOS CASTELISTAS, QUE VCS VÃO TER QUE VOLTAR A TRABALHAR DEPOIS DO DIA 1 DE JANEIRO DE 2013!!

  7. Castelo que só continuar se dando bem
    Loja Richards
    Familia com empresa no porto do itaqui e muitas outras,nao é Castelo que esta milionario e sim seus parentes mais proximos.
    O enteado da Gardeninha e o manda chuva na secretaria de saude

  8. O velhin tá doido comprando votos nos bairros carentes, mas a galera tá pegando o dinheiro, mas vai votar em Edivaldo!!!!!!!!!Otários!!!!EH 36!!!!!!!!!!!!!!

  9. Vamos aguardar amanha pra ver realmente como estão os numeros? Esse povo fica especulando… Não vai mudar a realidade não. IBOPE não é 100% confiavel. Lembro muito bem da eleição que mostrava Roseana com 70% dos votos e jackson foi eleito governador. O mais certo é esperar os numero amanhã, falta apenas um pouqinho mais do que 24h.

  10. Cara, ontem tive a certeza que castelo vai ser reeleito. a resposta do povo nas ruas, as mensagens de apoio, as caminhadas. Não acredito numa virada do Holandinha, mas num up na campanha de Castelo. Várias juventudes de outros partidos estão nos procurando para se unir e nos ajudar nesse segundo turno, enquanto a juventude dos cristão comunistas não passam de marginais agressores, que tentaram agredir todas as outras juventudes que estavam presentes no dia do debate. A campanha de Castelo pro segundo turno, isso se tiver, será movida a muita pulada pro lado de cá, e muita gente vai se surpreender! VAMOS QUE VAMOS, 45 NELES!

  11. OLHA SÓ O DESESPERO. A VANTAGEM ERA MAIS DE 10 PONTOS NUM EVENTUAL SEGUNDO TURNO E AGORA TÁ EM 6. E ELES ESTÃO DESCONTROLADOS, QUEREM BATER NO BLOGUEIRO KKKKKKKKKKKKKK. CASTELO 45!!! A VITÓRIA É NOSSA!!!

  12. Olha só o desespero da turma do 36 vendo o barco afundar. Eles achavam que Castelo iria sucumbir e ele tá é forte. O desespero tá geral no comitê central do 36. Candidato fabricado dá isso. Não tem expressão, perdeu a eleição! E não adianta DATA3M mentir que o povo já tá vacinado

  13. Castelo 45!! É o povo que quer não adianta os burgueses disfarçados de comunistas chiarem

  14. Olha o IBOPE errando novamente!!! Holanda vai para o segundo turno na frente? Apostam?
    E vc Marco trata de começar a falar BEM do NOVO prefeito de Sao Luis. Esqueça o velho!!!!

  15. Acho que Castelo vai acabar com Holanda nos debates e isso vai fazer uma diferença incrível,fora o que Castelo terá para falar de Holanda Jr.,afinal foram 3 anos juntos.

  16. olhei esse video do desespero de holandinha coitadinho recebendo resposta de roberto rocha via sms kkkkkkkk

  17. Castelo não cresceu, continua na casa dos trinta e poucos por cento, os outros que tiraram votos de Holandinha.

  18. A vitória de Castelo se desenha pelom simples motivo de Holandinha ter se juntado com o que há de pior na política maranhanse, infelizmente esse rapaz tem a seu lado bandidos da mais alta periculosidade como: Weverton “Costa Rodrigues” Rocha, Roberto “Das passagens áereas” Rocha, Lupi “Ongs”, Flávio “Hitler ” Dino e Othelino “Traíra”.

  19. Bicho tu ea muito ridiculo e tendencioso! A diferença no 1 turno eh de 4 pontos (31 x 27) e vc afirma (erroniamente) que esta acima da margem de erro e depois no segundo turno que q diferença em favor de edivaldo jr é de 6 pontos vc fala que ta no limite do empate tecnico! Putz! Credibilidade zero! E nem cai ser homem pra publicar meu comentario! Entenda elea estao empatados tecnicamente no 1 turno, tire 3 pontos de castelo (margem de erro) e coloque 3 pontos pra edivaldo (margem de erro) e me diga quem ta na frente??? Ou vc eh muito burro ou acha que seus leitores sao!

  20. É Castelo 45 no primeiro turno, e novamente, no segundo turno. Vitória!!!!

  21. Gente!!!me recuso acreditar que Castelo pode continuar prefeito de SLZ. Ele vai gastar horrores para não deixar Gardeninha fora do páreo , pois ela quem realmente manda e só perde para Tadeu Palácio e Ricardo Murad na robalheira…. E dessa vez não é a serpente Encantada que vai afundar SL e sim CAOSTELO . Vamos continuar na mesma…Todos o Brasil tá mudando menos aqui.

  22. Olha só Marco o flagra que deram em Roberto Rocha passando mensagens de texto para Holandinha durante debate. O sujeito é realmente uma marionete. Isso burla as regras de qualquer debate, é uma fraude em todos os sentidos, pois a intenção do debate não é apenas expor projetos e ideias dos candidatos, mas, também, avalia-los quanto a sua capacidade e conhecimento sobre os principais temas que envolvem o governo municipal. Se esse rapaz não é capaz disso, como prefeito será um teleguiado como o é agora… vai comer pelas mãos dos outros. Quanta incapacidade e despreparo. O que querem fazer com a nossa ilha quadricentenária?

  23. Concordo plenamente com a pesquisa para o 1º turno.
    Mas no 2º turno Castelo vai levar uma surra histórica, posto que o velho político já está no limite dos votos que pode apurar, enquanto o jovem Holandinha ainda tem muito voto a conquistar.
    É só esperar para ver.

  24. Com a proximidade da eleição as pesquisas vão chegando a realidade. Castelo já aparece com vantagem maior, porém a diferença pode ser mais ampla. Segundo turno é um outro prognóstico, pois é uma outra eleição. Tudo vai depender do desempenho dos candidatos no primeiro turno. Castelo confirmando uma boa vantagem sobre Edivaldo no primeiro turno, a tendência do eleitorado é manter a vantagem de Castelo sobre o outro candidato.

  25. OLha o prefeitão de Codó Chamando o povo (eleitores dele) de miserável:
    Coloca ai marco

  26. O que mais me surpreende é a vontade do Marco D´eça em querer derrubar o Edivaldo Jr a todo custo. O ibope confirma o que o blog dele havia dito, pois “trabalha com as mais rigorosas técnicas de checagem”, ou seja, o blog dele é da NASA. Essa foi boa, rigor onde? Não vejo imparcialidade em nenhum post, o que vejo é o ‘jornalista’ o tempo inteiro tender para derrubar edivaldo, antes era pra alavancar o WO, como não deu certo, agora estão indo com tudo pro lado de Castelo. A vantagem do Edivaldo pro Castelo é grande no segundo turno, tendo em vista que o inidice de rejeição do castelo é enorme. N eleição passada, Castelo tinha apenas 15% de rejeição. Agora e outra história…

  27. no segundo turno não existe empate tecnico, ganha quem estiver com pelo menos 1 voto a mais do que outro…

  28. quer dizer blogueiro castelista que 27 contar 31 não é empate, mas 43 a 37 é empate tecnico… kkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa!!!! Pq não dizer que no segundo turno Castelo aumenta apenas 6% e o Edivaldo aumenta 16%?

  29. Era 42×32 no 2º turno, agora é 43×37

    Seis pontos de diferença, com 7% indecisos… hoje ouvi na rua que o “véio” vai comer o fígado do Holandinha kkkkkkk

  30. Só confirmou Escutec, Econométrica, Constat, DataM….
    Nenhuma novidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *