24

Um papa nascido na corrupção…

Odilo Scherer: papável, mas com padrinho ruim

A comunidade católica brasileira está exultante com a possibilidade de o cardeal Odilo Scherer vir a ser eleito papa.

O brasileiro é um dos cotados para o cargo e tem chances de ser o escolhido.

Mas Odilo Scherer só é um papabilli por ser afilhado do cardeal Tarcísio Bertone, reponsável por todas as mazelas da igreja católica e o pai de todos os corruptos das religiões mundiais.

Bertone deixa no chinelo gente como Silas Malafaia, Valdomiro Santiago, Estevan Ernandez ou Edir Macêdo, próceres do que ha´de pior na religião evangélica. 

O capo católico quer um papa que seja amestrado por ele, que possa atuar para manter debaixo do tapete todas as sujeiras do Vaticano.

Exatamente por isso – apesar da festa que a Rede Globo faz pela sua condição de candidato, manipulando a massa de católicos alienados – Odilo Scherer pode ter dificuldades para se eleger.

Bertone, chamado de “capo” pelos colegas cardeais

Cardeais italianos e americanos trabalham para sufocar o poder de Tarcísio Bertone na cúria. E uma das formas de conseguir êxito é impedindo que alguém ligado a ele seja eleito papa ou secretário de Estado noVaticano.

Bertoni está envolvido com a corrupção e desvio de milhões de dólares no Banco do Vaticano e protege claramente padres, bispos e cardeais pedófilos, sob a alegação de “proteger a imagem da igreja”

A cúpula da Igreja Católica tenta vender ao mundo a imagem de pureza e santificação no conclave que escolherá “Sua Santidade”, exaltando a arte e a beleza da Capela Sistina.

Mas a movimentação de bastidores dentro da cúria tem os mesmos ingredientes de disputa política que envolve qualquer disputa de poder – dentro ou fora das igrejas, seja qual for a religião ou o interesse.

Os  papabilli, como os políticos,  estão interessados mesmo em assuntos bem mais mundanos…

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. olá D´eça.
    Li teus comenatarios em relação a eleição do Papa. sou catolico. quero que voce me diga qual seguimento da sociedade nao tem suas mazelas. até mesmo na classe de jornalistas como voce existe podridao. ninguem banha uma criança e joga fora a criança e agua, mas somente a agua suja.
    se a oração é uma tolice certamente vc é uma tolice, que anda desnortedo neste mundo. se Deus é uma tolice teus genitores sao o que?
    ter posicionmento critico sobre uma determinada realidade, é tua missao de jornalista e formador de opiniao. Mas mexer no que é sagrado na vida das pessoas isto sim é tolice. Imagine se alguem chegasse defamando tua mae falando coisas absurdas sobre ela, será que tu irias dar gargalhadas de alegria? pense nisso irmao. voce que se diz ser ateu, entao nao precisa mais nem comer, nem dormir, nem ter relações sexuai, nem ter amigos. alias um ateu nem poderia ser jornalista, pois ate os jornalistas tem uma fé que surge e nasce da razao.
    valeu ateu de faixada.

    Resp.: Em primeiro lugar, onde foi que eu disse que sou ateu? Atísmo é uma religião, tão inútil q1uanto todas as outras, meu caro. Em segundo lugar, é clro que se ofenderem a minha mãe e o meu pai, vou reagir. Afinal, eu os vej todos os dias. Estão aí, vivos e reais. Deus não. Deus é só um conceito. Um tolo conceito – uma esperança, uma idéia, nada mais. Outra coisa: faixada, é um movimento de faixas. Fachada é o termo certo.

  2. Marco, não apoio o posionamento político de seu blog, mas tenho que parabenizá-lo por essa análise sobre o Conclave. Infelizmente, a grande maioria dos seus fiéis desconhecem o jogo sujo e asqueroso que se esconde por trás dos muros do Vaticano. Mas, como você bem coloca, a ICAR é também uma organização política, muito influente, aliás. E como toda organização política tem disputas internas. Suspeita-se, por exemplo, que o papa João Paulo I tenha sido uma das vítima dessa disputa e foi envenenado após descobrir a “poeira” escondida embaixo dos tapetes e claro, mais recentemente, a “opção” do Bento XVI em renunciar ao cargo após o escândalo do Vatileaks.

    Acredito que esse post foi um ato de coragem primeiramente por tocar num assunto tão delicado como este, principalmente aqui no Maranhão em que a influência da Igreja Católica na vida das pessoas é tanto quanto aquele que ela detinha na Idade Média. E segundo, por ter fugido do lugar comum das demais coberturas que vi nos blogs locais e na própria TV Globo que possui relações póximas com o alto clero brasileiro há muito tempo (e isso não é segredo pra ninguém).

  3. Diante de tantas palavras perdidas pelos demias leitores enraivecidos, envaidecidos e olhos obliterados por religião,
    elogio a análise e pretendo retornar para ler outros artigos quando possível.

  4. MARCOS, TU FALTAS COM A VERDADE. TU NÃO ÉS DONO DA VERDADE. NÃO ACREDITO NAS MENTIRAS QUE TU PROFERES NESSE ESPAÇO.

    resp.: fique à vontade.

  5. Pra quê escrever sobre a escolha do Papa neste blog??
    Esse assunto não tem importância nenhuma.

    resp.: crie um blog e escreva o que você achar interessante.

  6. Fico feliz, o sábio afirmou, e, se Bertone tem tanto poder assim, então podemos considerar 100% de certeza que o papa será Brasileiro.

  7. A culpa dele ser tao idiota é nossa que o lemos!
    Quando fala de Deus, apenas quer chamar atenção, sao os recalques aflorando!
    Mas mesmo com tanta tolice deveria respeitar a quem lhe sustenta, posto que alguém só lhe patrocina por saber que tem quem o lê.
    Sem leitores nao ha blog, sem blog nao tem instrumento coação, sem este ultimo não sustento.

    resp.: Só me lê quem, de alguma forma, sabe o que vai encontrar aqui. Contra ou a favor do que pensa. Até por que, tem tanto blog por aí…Isto é credibilidade, meu caro. Quanto a tolice que você fala sobre recalques, continuo com a mesma opinião: Deus é só uma bobagem católica. Nada mais.

  8. Sou católico mais na nossa igreja o que tem de PADRE VIADO e PEDÓFILO não esta escrito e se tirar esses caras vai fechar todas as Igrejas do mundo.

  9. Vamos entender a tua lógica. Se o apadrinhado (é vc quem diz que ele é apadrinhado) é também culpado pelas mazelas dos padrinhos, então, tu carregas nas costas as mazelas dos teus padrinhos????? Pára de querer inovar, ser precursor de uma nova teoria, furo jornalístico. Viu o que ninguém viu. Acaba falando merda d+!

    resp.; Aí você não está sendo só tolo, mas também imbecil. Não disse nada do que você especula. O que dise é que, com um padrinho como o capo Bertone, o Brasiliero não tem chance de vencer, por que todos sabem que ele será manipulado pelo pai de todos os corruptos das religiões.

  10. Tudo bem que você não acredite em Deus……Mas por que você escreve essa palavra com letra maiúscula????? Os cristãos assim escrevem, em sinal de respeito…..e você???? Isso não é um ATO FALHO??????? Tudo bem que você é ateu, mas por que tanta revolta????? Parece que o fato que você comenta está lhe revoltando e muito……..Não deveria nem comentar, mas se percebe que você está muito incomodado……….

    Resp.; Revolta??? A única revolta que vejo aqui são a de voc~es, toda vez que ouso tocar neste assuno. E quem disse que sou ateu??? Ateu também é religioso, meu caro. E, para mim, as religiões são todas desncessárias. Sou um pesquisador, um estudante da história da humanidade. Não há como deixar de escrever sobre estes assuntos. Infelizmente, eles ainda dominam o incosnciente coletivo. è só ver a cobertura da escolha do papa. Que importância isso tem para a vida das pessoas? Mesmo assim, estão todos vidrados – e alguns ate´, vejam só, em oração pela espera de “Sua Santidade”, quanta bobagem! – É por isso que este assunto merece reflexões aqui neste blog. Quando a religião deixar de ter a importância que os inclutos, alienados e espetalhões dão a ela, aí sim, não terá mais por que ser assunto neste blog.

  11. OU MARCO, MANDA ESTE SEU POST PARA O VATICANO, ACHO QUE ELES LÁ NÃO ESTÃO SABENDO DISSO E TU VAI FAZER UM GRANDE FAVOR PARA A IGREJA E A COMUNIDADE CATÓLICA DO MUNDO INTEIRO, TALVEZ TU CONSIGA UMA VAGA DE SANTO PARA O SARNEY E UMA DE ARCEBISPO PARA O RICARDO MURAD E UMA DE BISPO PARA O FABIOCANALHA.

    Resp.: É claro que eles sabem, meu caro. É por isso que fazem tudo a portas fechadas.

  12. “Blogueiro” pau mandado de Ricardo Murad, organizador do fã clube de Fábio Câmara. Bertone perto de você é um santo homem. Respeite a Igreja Católica e deixe de conversa fiada. Quem mandou você escrever essas asneiras?

  13. Impressionante como a Kelma confunde Deus, fé e religião. Precisa ler mais um pouco, né?!

  14. Só peço a Deus que tenha misericórdia de você Marcos,tu não sabes o que diz.Deus não precisa de te para ser Deus . Ele é Deus sem você e você não é nada sem Deus.Tome cuidado quando se referir a Deus e a fé.Você tem todo direito de de de expor a sua visão a respeito do homem natural , agora meu amado quando se trata de Deus a coisa é diferente. Não se deixe levar pela ignorância carnal . Que Deus te abenções dan-lhes sabedoria,conhecimento e discernimento. E não esqueça que você é muito importante parab Deus.

    Resp.: garanto a você que sou muita coisa para quem importa que eu seja, minha cara. E tenho direito de expor minha visão sobre qualquer coisa, inclusive sobr e esta tolice que você chama Deus. Se sou muito importante para Ele, a questão é dele, não minha. E se Ele é Deus, pode fazer o que quiser em mim,não? Eis-me aqui. O que ele espera???

  15. Concordo que como em toda instituição composta por homens, a Igreja esteja enfrentando problemas éticos e morais. Mas discordo que caso o Odilo Scherer seja eleito, isso se deva ao fato de ser “afilhado” de Bertone, ele tem a qualidade que a Igreja está buscando: torna-la mais acessível ao diversificado mundo moderno e principalmente aos jovens.

    Resp.; Não é isso que o Bertone quer, meu caro. Bertone quer alguém que ele manipule. E o Scherer se encaixa neste perfil, pela ligação umbilical com o capo. Torná-la mais acessível ao diversificado mundo moderno só será possível longe das garras do Bertone. E, infelizmente, o candidato brasileiro não tem esta característica. Quanto a idéia de que tudo será guiado pelo Espírito Santo, por favor, né meu caro?!? Nem eles acreditam mais nisso…

  16. Tu só estás na posição ridícula que está por isso. Castigo de Deus. Ou tu acha que alguem fora teus filhos te admira ?
    Tu é apenas um pau mandado do grupo Sarney. Tenho pena de ti e dessa profissão: “blogueiro”. Seus vermes que vivem de extorquir empresarios e politicos.. Cuidado pra nao ter o mesmo destino daquele infeliz que era teu colega de trabalho….
    UM BEIJO!
    PS: se for homem com H, responda. Pena de voce!

    resp.; Você acha mesmo nque estou numa posição ridícula??? Engraçado, eu acho que não. E a admiração da minha filha família, meu caro, é o que me basta. É para ela que vivo. Simples assim.

  17. Verdade o seu comentário, embora discorde do seu ateísmo. Realmente é lamentável que o cardeal Bertone – um corrupto dentro da igreja católica, infelizmente -, seja o “cabo-eleitoral” de Dom Odilo o que, provavelmente o tirará da disputa. Temos que banir a corrupção, mail maior em todas as instâncias, no mundo inteiro.

  18. Todo mundo sabe que o Papa renunciou porque os bispos que encobrem os pedófilos na igreja católica não quiseram entregá-los para a polícia. Depois, meu caro Deça, quem foi que disse que “religioso é representante de Deus”? Em qual cartório Deus passou essa procuração? E quem inventou a história de que dar dinheiro para a Igreja é o mesmo que dar para Deus? Religião é instituição humana, cheia de vícios e de pecados hediondos, feita pelos humanos presunçosos que se julgam “representantes de Deus na Terra”. Quem não tem o que fazer devería ir “pentear macaco”, como se diz na minha terra aquí na Baixada.

  19. Infelizmente a corrupção é adesgraça do mundo. Em todas as instâncias somos agredidos por ela. E o nosso futuro não é nada promissor vendo a educação que temos hoje. Com relação à igreja, sou católica, mas gostaria que não tivessemos um papa brasileiro, afinal de contas o Brasil é um dos países mais corruptos do mundo e isso se alastra como fogo..

  20. Marco Aurélio, tenha cuidado como você fala das autoridades religiosas, lembre-se que um dia você prestará conta com Deus, e as palavras que você usa hoje, servirá contra você no juízo final! Tais autoridades que podem até ser corruptos, mas nao lhe dá o direito de jugá-los, pois tu tbm és um pecador como todos nós! #ficadica

    resp.; Não dou a mínima para as autoridades reiligosas, meu caro anônimo (e, portanto, covarde). E muito menos me preocupa este tal encontro com Deus. O tal juizo final é só uma invenção católica, meu caro, para manter estes cardeias corruptos cada vez mais ricos, usando a tolice da fé em Deus.

  21. Estou orando por ti Marcos…você vai passar ser incomodado por Jesus quando ele começará bater mais forte no seu coração…
    Apocalipse – 3:20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

    Marcos D~e uma oportunidade pra Jesus…

    Resp.: Ele vai mesmo bater forte em meu coraçãoo, meu c aro? É mesmo?! E o que ele espera??? Oração é só uma tolice, meu caro. Prefiro uma mão trabalhando. Se Jesus é Jesus como dito naquilo que os cristãos chamam de Bíblia, então eu não preciso dar oportunidade a ele. basta que ele entre e pronto. Afinal, não é a Bíblia que diz que “agindo Deus, quem impadirá??”. Pra você ver como o próprio versívuloi que você cita já mostra a contradição bíblica. Se há Deus, eu não tenho como impedi-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *