11

Polícia grampeou blogueiros e agiotas durante o caso Décio…

Décio Sá: quase um ano após sua morte, verdades começam a aparecer

A comissão que apurou o assassinato do jornalista Décio Sá grampeou telefones de pelo menos cinco blogueiros durante as investigações, entre maio e junho do ano passado.

Foram grampeados os blogueiros Luis Cardoso, Luis Pablo, Neto Ferreira, Marcelo Veiria e Marcelo Minardi.

Também estiveram sob grampo entre os dias 29 de maio e 30 de junho de 2012 os agiotas Pedro Teles e Pacovan, além de Gláucio Alencar, seu pai, José Miranda, e os demais presos como mandantes da morte do jornalista.

Os dados fazem parte do relatório reservado da Secretaria de Segurança Pública, concluído em 19 de julho de 2012, ao qual este blog teve acesso.

Outros investigados foram o suplente de vereador Paulo Roberto Pinto, o Carioca (PRTB), o ex-vice-prefeito de Barra do Corda, Aristides Milhomem, e um homem identificado por Joab – que deduz-se ser Joab Jeremias, do PT, pelo fato de, em um dos interrogatórios, o delegado Jeffrey Furtado perguntara ao titular deste blog se ele conhecia “Joab do PT”.

No total, apenas neste grupo de investigados, a polícia catalogou 4.678 áudios, separando 429 deles, que foram considerados “relevantes” para o caso.

Além de Gláucio Alencar e os demais envolvidos presos, nenhum dos outros grampeados foi indiciado no processo da morte de Décio, uma vez que a polícia não encontrou qualquer ligação entre eles e o crime.

Mas estes grampos estão sendo usados pela defesa dos acusados para tentar anular o processo.

Motivo: a lei só permite 15 dias de interceptação telefônica.

No caso Décio, foram 34 dias…

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. vC DIZIA SER TAO AMIGO ,NEM LA APARECEUU

    Resp.: Não apareceu aonde, meu caro?

  2. Ate quando vao manter essas Pessoas presas sem provas?
    Ate quando a situacao de ridicularizacao do secretario vai continuar e ninguem vai tomar uma atitude? Estamos cansados ja!
    Fora aluisio!!!!

  3. para Ronaldo Ribeiro que está solto, adiar audiencias é excelete!!!
    Mas em compensacao para os que estao presos não é nda bom!
    Tem acusado que vai sair pela porta da frente do forum!!!

  4. A policia estava desesperada para dar uma satisfação urgente a sociedade e com isso manipulou provas, cantou depoimentos, forjou degravacoes…
    Tudo feito de forma irresponsável e sem medir as consequências….
    Mas em quem podemos confiar agora se a policia é funciona dessa forma?

  5. deça, o fato é que provar que é bom, até agora nada. A policia diz que fez isso e aquilo, mas não tem um argumento inconteste. Só se diz que fez e quem quiser que engula. Desacreditado como está Aluisio, fica difícil manter a versão dada.

  6. KKKKK. ATE ACHEI GRAÇA ESSES DELEGADOS MANDAREM GRAMPEAR O TELEFONE DA ESPOSA GRAVIDA DE DÉCIO.SÓ UM DELEGADO DE PRIMEIRA VIAGEM PARA SUGERIR OU ARGUIR TAL SUSPEITA E O QUE LEVOU ESSES INCIPIENTES DELEGADOS DE PRIMEIRA VIAGEM CONSEGUIRAM COM TAL GRAMPO.PORQUE NAO GRAMPEARAM UM CERTO CUTRECO,UM CERTO DEPUTADINHO PLAYBOSTA?

    E PORQUE TAMBEM ESSES DELEGADOS NAO ESCOVARAM A MEMÓRIA DOS NOTBOOKS,DO IPHONE DE DÉCIO. E POR FIM QUEM ESTÁ POR TRAS DESSA TRAMA TODA QUE TEM UM CAPETÃO CAPITA FÁBIO, QUE EMPRESTA ARMAS A VENDEDORES DE CARROS, MANTEM FIRMAS DE SEGURANÇA ARMADA, PRESTA SERVIÇOS PARA DONOS DAS MAIORES CONSTRUTORAS DO MARANHÃO, E AINDA SABE MUITO E NAO QUER FALAR…..POIS É UM ARQUIVO VIVO ESSE FABETE CAPETA DA PMMA.

    E PORQUE O COMPETENTE COMANDANTE DA PM FRANKLIM PACHECO NAO DÁ UMA LINHA DE NOTA NA IMPRENSA EXPLICANDO A SITUAÇÃO DESSE CAPITAO PROTEGIDO DA ALTA CÚPULA DO PT-MA.

  7. para alguns acusados não é interessante que sejam adiadas essas audiencias, pois tem acusado que vai sair pela porta da frente do fórum!
    As interceptacoes estavam ilegais sim, e esse secretário está cometendo um crime quando indiciou pessoas que não tinham haver com o crime!
    Proteger assassino é ser cúmpice dele!
    o povo da BDC que o diga ein LULU?

  8. ESSA SEGURANÇA PUBLICA DO NOSSO ESTADO PASSA A SER UMA PIADA, POIS AQUI TUDO ESTA AVACALHADO AO EXTREMO:AMANHECEMOS COM 5 PRESOS E CUSTODIADOS PELO ESTADO FORAM DECAPITADOS EM PEDRINHAS,PARA COMPLETAR VAZA UMA INFORMAÇÃO SIGILOSA DE UM INQUERITO FEITO NAS COCHAS POR UMA COMISSÃO DE DELEGADOS,QUE FOI ESFACELADA PARA COMPLICAR AINDA MAIS AS INVESTIGAÇÕES DO CASO DÉCIO SÁ.

    AGORA EU QUERIA VER O DR. ALUIZIO MENDES EXPLICAR ESSE INQUERITO MONTADO NA DEIC, E AS INSINUAÇÕES DE POLITICOS E BLOGUEIROS SOBRE A FEITURA DESSE INQUERITO EMPRENHADO NAS COCHAS DE UMA INCIPIENTE DELEGADA GERAL.

  9. Tinham conversas irrelevantes ao processo!
    Mas o que é relevante mesmo são as escutas de Pedro Teles…
    Sao de cair o queixo!

  10. Sei de sua posição sobre o trabalho da polícia neste caso. Concordo com boa parte delas, mas agora o que você relata a linha entregue blogueiros e banditismo é muito tênue. Caso você tenha tido acesso ao inquérito, existem nos próprios depoimentos dessas pessoas muitas contradições e informações dando conta um dos outros sobre as relações que essas pessoas mantinham com os acusados de assassinarem Décio Sá. O mais velho dos blogueiros chegou a afirmar em entrevistas e em textos no seu blog que viu motoqueiros em atitude estranha, que ligou pro Décio várias vezes na noite em que o jornalista foi assassinado. Marcos se você leu o depoimento dessa turma, deve ter visto que o que separa a bandidagem e o que está escrito nesses blogues, andam lado a lado. É possível, que haja alguma irregularidade no monitoiramento, mas não acredito que a equipe do Aluisio faria mais essa besteira. Você sabia que seu nome e de outro jornalista aparecem numa outra interceptação telefônica? Os caras liam vocês dois e depois detonavam o Aluisio.

    Resp.: Eu praticamente não duvido de que os mandantes do crime sejam estes. Mas também não tenho dúvidas de que Aluísio Mendes manipulou o inquérito – tentando proiteger ou incriminar outros. E digo isso com o testemunho vivo do que o próprio Aluísio disse amim sobre alguns dos envolvidos – Dizia nos bastidores, mas não afirmava oficialmente, como se quisesse apenas plantar informações. E tenho testemunhas das declarações dele.

  11. Não se sabe porque, mas a comissão de delegados achou interessante destacar uma conversa entre um dos denunciados e uma prostituta, onde estava sendo marcado um encontro para tao somente satisfazer sua lascivia, coisa que nada tem com a morte do jornalista ou do empresario no piaui.
    A verdade é que a comissao investigatoria mais uma vez buscou apenas desqualificar um dos denunciados, pouco importando a elucidacao do caso.
    Essa comissao é uma vergonha. A grande maioria de seus membros ja era desacreditada, mas um ou dois ainda gozavam de alguma credibilidade, coisa que nao se mantem.
    Parafraseando um conhecido jornalista, isso é uma vergonha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *