17

Laudo de Ricardo Molina questiona degravação da polícia na conversa de Gláucio Alencar e Júnior Bolinha…

Perito contratado por agiota aponta falhas na transcrição do Icrim e afirma que a polícia interpretou de forma errada trechos da conversa, levando à incriminação de Gláucio Alencar

 

Gláucio e Bolinha: conversa questionada

Contratado por Gláucio Alencar para transcrever, na íntegra, o áudio de uma gravação que o agiota fez de uma conversa com Júnior Bolinha, o perito criminal aposentado Ricardo Molina – considerado um dos mais importantes do país – afirmou em seu relatório que a degravação do mesmo áudio, feita pela polícia, apontou sentido oposto do real em alguns trechos da gravação.

– Há algumas palavras e expressões que foram incorretamente transcritas [no laudo da polícia]. A transcrição aqui apresentada corrige alguns desses erros – afirmou Molina.

Um dos trechos destacados no laudo do perito, a que este blog teve acesso, questiona exatamente a parte da transcrição que a polícia tem como uma espécie de confirmação de Gláucio para Bolinha de sua participação no assassinato do empresário Fábio Brasil.

Na transcrição da polícia, a que esse blog também teve acesso, a afirmação do agiota ficou assim:

– Isso aqui, só que vai ter que acontecer, eu já tô me movimentando com o advogado [ininteligível] na delegacia que fui eu que fiz isso aqui, porra. 

Em sua transcrição, além de corrigir os trechos que considerou mal transcritos, Molina afirma ter conseguido decifrar a parte considerada ininteligível pela polícia maranhense.

Todo o trecho, segundo o seu laudo, ficou assim:

– isso aqui, sabe o quê que vai acontecer?…já tou me movimentando com o advogado, por que essa mulher, com certeza, vai falar na delegacia que fui eu que fiz isso aqui, porra…

Molina: áudios contestados

Para Ricardo Molina, o erro da polícia pode levar a uma interpretação equivocada sobre a participação de Gláucio Alencar no assassinato.

– A interpretação pode, na verdade, ser a oposta ao sentido intencionado pelo falante, o qual não afirma algo como “fui eu que fiz”, mas sim que “a mulher vai dizer na delegacia que fui eu que fiz”.

O perito chega a questionar o fato de a polícia ter transcrito trechos mais difíceis e não ter se atentado justamente neste. E completa:

– Sob esta ótica, é lícito afirmar que o contexto da conversação não permite inferir, em nenhum momento, que o interlocutor citado no quesito afirma ou admita ter ordenado alguma execução. Seus comentários, na verdade, vão na direção oposta, significando uma crítica ao ato supostamente praticado e frisando que teria dito por ele para que não se fizesse o que foi feito. (Grifo do documento).

É preciso dizer que o laudo de Ricardo Molina foi contratado pelo próprio Gláucio.

Que não se conformou com o laudo da polícia maranhense…

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. Molina tem respaudo, enfim, podemos confiar na sua tecnica.
    O que nao podemos confiar é nessa elucidacao da
    Morte de decio sa

  2. Deça tu quando ajuda o governo tu é bom, mas quando tu bati de frente tu é melhor ainda, tu é fodaaa!!! Parabéns!

  3. Parabéns nobre blogueiro,a verdade é dura mas tem que ter alguem de coragem pra falar enfim alguém que de verdade se importa com a real elucidação do caso. Deça te parabenizo porque vc colocou na integra todo o conteúdo original do laudo, sem manipular, pois tudo que se coloca na mídia é algo manipulado, editado, aduterado. Colocar na integra só vc mesmo. Peço que coloquem coisas contra glaucio, aluísio ou delegados , desde que seja assim na integra sem cortes e sem comentários parciais. Acho que nós ja estamos cansado de aduterações , precisamos de jornalistas e blogueiros comprometidos com a verdade imparcial dos fatos…O décio era louco mas era duro. Deça deixo uma pergunta e um desafio, de todas as testemunhas ouvidas nenhuma falou nada contra os acusados e todas as de aluísio cairam em todos os depoimentos,coisas escabrosas mesmo, gente que foi induzida a mentir, gente que assinou depoimento no meio da rua(tiririu)Parabéns pela postagem muito bem feita e transcrita. Isso mostra seu caráter. Parabéns!

  4. A nossa democracia, tem na sua essência o valor do individo, entretanto, ela é sustentada no valor do equilíbrio coletivo. Portanto, sacrificar alguém ou subjulgar um pequeno grupo, pode ser eficaz para manutenção da paz terrena. Mas a vida é uma criação Divina e a Liberdade, que emana dela deveria transcender a qlq sistema criado pelo homem. Daí a minha opinião…
    Caso Décio, um possível quebra cabeça montado.

    Voltemos no tempo… a fome por verdade da sociedade vinha apaixonadamente namorando a necessidade de comer da Secretaria. A fome que vinha do estômago- que não pensa, apenas come. Ainda acredito na possibilidade de desdobramentos surpresas, afinal, como ficou dito, na época, que este havia sido apenas “o ponto inicial”, a porta de entrada para uma “série de irregularidades”… O que não me impressionaria, seria, se de repente, os próximos coelhos da manga, a “morrerem” com um tiro só, sejam alguns outros “indefesos”? (falo indefesos, qdo comparados a tamanha estrutura)- Desafetos da Secretaria. Pois já diziam alguns “bons” (maus) conselheiros:

    – “Quando fores o martelo, apenas bata”.

    Acredito perfeitamente na participação de atividades ilegais do “diz que” empresário Glaucio, do seu pai e dos outros envolvidos. Mas também acredito na possibilidade da fabricação de uma satisfação à opinião pública, como forma de readquirir níveis de popularidade e de sensações de “segurança” até então perdidas.

    Vejam bem:
    Seria um Q.I. muito baixo pra uma tamanha Inteligência demorar 51 dias, para elucidar o que já estava explicitamente escrito no próprio Blog da vítima. E depois de mais de dois meses, que a Polícia veio a achar uma Arma de médio porte no local mais provável possível.

    – “Professor, quem foi que manchou o quadro?”
    – “Diretora, eu não sei. Mas pode, muito bem, ter sido o Joãozinho…”

    Muito cruel, mas pode ser simples assim. Às vezes, o “bem comum” deve prevalecer em detrimento de um bem isolado.

    Nesta apresentação de acusados, muito provavelmente, não existam coitados… Mas talvez existam frutos podres, colocados no cesto, embaixo de uma outra árvore envenenada…

    Pois o que começou sendo apresentado como algo feito por “profissionais”, acabou tendo um desfecho de amadores…
    E no mínimo, é um pouco incongruente um “cidadão” que chega a ganhar milhões, que é apresentado como “um dos homens mais ricos do Maranhão”, vizinho da Governadora do Estado, um homem que transitava entre tantos poderosos, não tivesse a mínima consciência do resultado que seria mexer com um Pupilo do Governo, sem ter o “manto do poder”.

    Não afirmo que sejam inocentes, afinal, tudo que nos foi apresentado foi pra nos fazer crer o contrário. Inclusive a forma taxativa em tom de ponto final- e o pior, como todos sabem, uma mentira dita mil vezes, depois de um tempo, vira verdade.
    Apenas acredito que, no mínimo, teria sido válido se fosse apresentada de forma consistente uma ligação dos acusados, não com o crime, mas sim, com este crime- ainda não vi. O que olhei, foi uma infinidade de atividades ilegais praticadas pelos suspeitos, mas isso não tem foco.

    Pois é… O Sistema, as vezes, reúne uma equipe; cria-se e monta-se um quebra cabeça e o apresenta pra Sociedade, que com sede de “novas” noticias, aceita, pois o quebra-cabeça “fechou” e pq, pra nossa “tranquilidade”, torna-se mais cômodo aceitar.

    Não são questionamentos, são pontuações de um cidadão, pois concluindo a estória do martelo:
    Os pregos ficam enterrados, mas o martelo segue em frente…

  5. O certo eh que esses bandidos do bando Glauciete, Bolete, Mirandete, buchechete,Jonhatasete e outros canalhoes irao passa muitos anos na cadeia,isto, e, se conseguirem sobreviver com aquela bandidagem de pedrinhas.E Aluizio esta eh de parabens e ja pode se candidatar a deputado federal.Cutrim ja esta eh fora da politica!!! Joao Carcara esta eh feliz,pois seu pupilo vai tomar vaga ……….kkkkkk

  6. Eu sempre acreditei que muita coisa foi distorcida sim. Esse perito é um dos melhores do país.

  7. Esse perito Molina não tem a menor credibilidade nos meios jurídicos. A própria Policía Federal já contestou os seus laudos em varias ocasiões isso para não falar do caso PC Farias. Faça uma pesquisa no google sobre esse senhor e vc saberá quem é…

  8. Estão cobrando e ameaçando prefeitos e ex-prefeitos Marco D`eça, seria bom que a secretaria de segurança adotasse providências, pois existem comparsas de Glaúcio soltos na cidade e andando pelo Estado fazendo esse tipo de serviço. Um inclusive tem nome de País, Alemão.

  9. A verdade uma hora aparece, não adianta tentarem contornar, distorcer, manipular.
    E os verdadeiros culpados terão que aparecer, a justica terá que ser feita!

  10. A justiça precisa ser feita doa a quem doer, mas, fundamentada em “fatos verdadeiros” e não em suposição ou em inversão de conteúdo.

  11. D’eça você me enche de orgulho! Nao pq esta defendendo Glaucio, mas pq ta mostrando a verdade, doa a quem doer.

  12. Seu ótimo texto me fez lembrar do que aconteceu com os laudos periciais (questionamentos acerca do trabalho de peritos criminais) no caso do assassinato do PC Farias. Faz também a gente pensar em como deve ser complexo o trabalho de um perito criminal tendo em vista sua fundamental importância para a ação policial e judicial, como nestes casos – Décio e PC Farias. Importa termos resultados justos em ambos. E eu tomara que no mais recente tenhamos mais celeridade.

  13. Em momento nenhum nesta devagracao Jr bolinha disse que Glaucio mandou fazer.
    Glaucio em todo momento chama Jr de louco!
    Porque tantos trechos ineteligiveis aparece para ps competentes peritos de aluisio?
    Ai ai
    Esse caso ta muito desacreditado cruzes

  14. O depoimento do pistoleiro por doutrina é o q tem menos peso, pois ele faz questão de não saber de quem é o mandante pois também corre risco de vida, entao , como elee pode saber de tudo. Quem deu armarma,quem agenciou,quem mandou,quem ia pw
    Egar o dinheiro na mão de gláucio e cutrim supostos mandantes ?obvio q a polícia ensaiou o papagaio. Quem faz sua casa em alicerce de areias a casa cai como está caindo agora. Me compre um bode aluísio.

  15. Eita aluísio,não tem jeito. Como o des. Zé luis a polícia se baseou no
    Depoimento de jonantan é o q tem menos valor,pois ele deu cinco depiomentos para arren
    d

  16. Marco, tenho um amigo que teve o pneu de estepe do carro dele furtado antes de ontem em plena avenida litoranea, isso por volta das 17:30, um movimento louco na avenida e com alguns policiais rondando e correndo na litorânea… imagine se esta avenida não fosse movimentada como seria? será que o serviço de monitoramento da avenida não identificou esses bandidos, eles estavam num punto cinza e o furto ocorreu por volta das 17:40, próximo ao posto dos bombeiros na praia de são marcos. vamos denunciar, não suportamos mais esta onda de assalto e violência em nossa cidade, já não podemos nem mesmo sair na porta de nossa casa que somos assaltados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *