A carta de Júnior Bolinha e a errada postura de Aluísio Mendes…

Aluísio: rigor com Cutrim que não teve em outros pontos do inquérito

Dos muitos erros e atropelos do secretário de Segurança Pública Aluísio Mendes, e sua equipe, na condução do caso Décio Sá – deliberados ou por incompetência – a manutenção em sigilo da carta que recebeu de Júnior Bolinha é um dos mais graves.

Como gestor da segurança no Maranhão e como investigador do caso Décio, Mendes tinha obrigação de oficializar o documento, fosse como parte do relatório policial, fosse como prova da tentativa dos acusados de se safar.

O que ele não podia era esconder evidência tão importante, sem ao menos investigar a veracidade das informações.

Aluísio Mendes não tem autoridade para decidir quem é inocente ou culpado apenas baseado nas relações de amizade dos citados em investigações.

E no caso Décio, o que ele fez foi decidir por si só o que merecia ou não investigação.

A carta de Júnior Bolinha é só um exemplo, mas há muitos outros neste caso, que a cada dia parece mais nebuloso aos olhos da sociedade maranhense.

Aluísio Mendes esnobou informações, deu de ombros para detalhes importantes e agiu, ao que parece, movido pelas questões pessoais alheias à investigação.

Um exemplo são as ligações de Bolinha para o empresario Pedro Teles, no dia do assassinato e no dia seguinte. Outro exemplo é a carta em que Bolinha fala da reunião do Grand Cru, citando nominalmente o empresário marcos Regadas – detalhe que, aliás, já havia surgido nas investigações.

O desleixo com que o secretário tratou as duas questões não foi o mesmo em relação ao deputado Raimundo Cutrim (sem partido), por exemplo. Nesta questão, Aluísio Mendes agiu com um rigor desproporcional à importância da citação do parlamentar no caso.

Teria sido por que Cutrim não é seu amigo – ou amigo dos seus amigos, como parecem ser os outros dois citados?

Lamentável que o caso ganhe toda esta nebulosidade por que o comandante da investigação não tenha conseguido separar suas relações pessoais do trabalho que deveria fazer.

Espera-se agora que o Ministério Público assuma o caso e destrinche todos os pontos nebulosos.

Fazendo aquilo que a polícia já deveria ter feito…

Décio Sá

21 comentários para "A carta de Júnior Bolinha e a errada postura de Aluísio Mendes…"


  1. Marcos

    Prezado D’Eça, estamos simplesmente nas mãos de bandidos, no Governo, na Policia e na Justiça, é claro que NADA vai acontecer com este MegaEmpresário, estes corruptos apenas irão arrancar bastante do dinheiro roubado dele, o quanto puderem, e Décio vai continuar fedendo lá onde ele estar.

  2. Mutcho Stranho

    Por essas e por outras que a PEC 37 deveria ser esquecida. Deixar a polícia agir sozinha é muito arriscado, como mostram os exemplos citados.

  3. Jorge

    Mais uma prova que a PEC 37 não podia passar, pois geralmente há “falhas” nas investigações da Polícia Civil

  4. Patatipatat

    Agora o consorcio de empresários aparece.
    Agiota tem interesse em matar ambientalista e promotor do meio ambiente ?
    Quem teria esse interesse ?
    Glaucio e Miranda, nao trabalhavam com construção….

  5. Esse cara sou eu

    A verdade era que glaucio não tinha apadrinhamento político, e apara aluisio era muito conveniente prejudicar Cutrim também.
    Como poderia aluisio envolver o nome de Marcao o maior patrocinador de campanhas políticas do estado?
    Como poderia Aluísio, envolver o nome de Pedro Teles, mebro da família mandachuva da região interiorana do Estado, e seu amigo pessoal?
    Poderia sim Aluísio Mendes, desvincular a Policial Federal do caso, pois esta sim DESCOBRIU e iria revelar o verdadeiros consorcio que vitimo o jornalista.
    O que não fez a policia Civil, que provavelmente descobriu a verdadeira versao, mas preferiu encobrir com uma farsa de que agiotas mandaram matar o jornalista.
    No blog do Decio tem postagens contra essas pessoas que estão presas como mandante?
    Não tem! So tolos acreditaram nessa versao.

  6. fagner

    caro derça e agora cade a governadora tudo partiU da casa do governo tanto que cobrou a verdade apareceu ela agora tem que se manifestar agora ela protege o sec de insegurança nao tem como cobrar do mesmo… a casa caiu a verdade demorou mais apareceu agora a eleiçao do luis fernando foi a baixo nao acredito que o povo vai querer ele como vice governador tudo partiu dos leoes que vergonha onde rosengana vai botar a cara tanto que cobrou eita maranhaaoo

  7. maranhao

    Amigo derça agora sim tem sentido estar desvendado tudo mandante figurao quem intermediou tudo foi o segurança primo dele chamado nenem o sec sempre soube da verdade o pistoleiro falou tudo no primeiro depoimento e ate quem ainda iria matar tinha um promotor marcado pra morrer e o sec passou por cima desse grande detalhe fora aluisio…

  8. juiz

    amigo derça cobre a verdade te admiro muito isso pode ate nao dar em nada porq no maranhao quem manda é os leoes… cobre na tribuna dr cutrim esse papagaio ensaiado tava querendo tomar o seu lugar jogou seu nome na lama e colocou inocentes na cadeia mande ele prender os verdadeiros culpados ele sempre soube da verdade e guadou tudo so pra ele passou por cima de todo mundo e nao pensou nas familias desses laranjas que estao a mais de um ano na cadeia sem dever nada abraço

  9. Joaninha

    Valha-me Deus!
    caso nebuloso demais da conta!
    Pasmem, no primeiro depoimento do Jhonatan, o MP nao estava presente.
    Porque será ein?
    Porque será que a PF foi afastada do Caso?
    Algo vai acontecer com o Marcao?
    Du-vi-de-o-do.
    Espero que ninguem se “venda” para poder tira-lo do barco, já que como Bolinha resolver falar, Marcao deve sim ser investigado!
    simples assim.

  10. ACORDA MARANHÃO!

    POVO DO MARANHÃO E DESSA LINDA SÃO LUIS! DE ONDE SURGIU A IDEIA DA PEC 37, DAQUI EXCLUSIVAMENTE DAQUI! POR QUE SERÁ? SERÁ QUE,
    ESSE CRIMES E OUTROS SERIA ESCONDIDOS E COLOCADO DEBAIXO DE 7 CHAVES, CHAVEIROS, CHUVEIROS, TERRENOS ARENOSOS, E COM VISTAS PARA O MAR E PRONTO? POIS BEM A CASA CAIU! SÓ QUEM ERA TOLO QUE NÃO VIA QUE TINHA COISA OCULTA POR TRAZ DISSO! VEREMOS NO VAI DAR, NÓS CIDADÃO LUDOVICENSE, QUEREMOS RESPOSTAS CONCRETA DISSO, POIS O GIGANTE ACORDOU E VÓZ DO POVO AGORA VÃO PRA S RUAS!

  11. ACORDA MARANHÃO!

    POVO DO MARANHÃO E DESSA LINDA SÃO LUIS! DE ONDE SURGIU A

    IDEIA DA PEC 37, DAQUI EXCLUSIVAMENTE DAQUI! POR QUE SERÁ? SERÁ QUE,
    ESSE CRIMES E OUTROS SERIA ESCONDIDOS E COLOCADO DEBAIXO DE 7 CHAVES, CHAVEIROS, CHUVEIROS, TERRENOS ARENOSOS, E COM VISTAS PARA O MAR E PRONTO? POIS BEM A CASA CAIU! SÓ QUEM ERA TOLO QUE NÃO VIA QUE TINHA COISA OCULTA POR TRAZ DISSO! VEREMOS NO VAI DAR, NÓS CIDADÃO LUDOVICENSE, QUEREMOS RESPOSTAS CONCRETA DISSO, POIS O GIGANTE ACORDOU E VÓZ DO POVO AGORA VÃO PRA S RUAS!

  12. Antonio Lima

    Marcos, é verdade que o “agenciador de pistoleiro”, o “Junho Bolinha” vai ser incluído no programa de proteção de testemunha?
    Fica aqui registrado o meu apreço e respeito pelo seu Trabalho e pela Coragem de tratar esses e tantos outros casos vergonhosos do meio político do nosso pobre, digo, rico Maranhão.
    Meu respeito e parabéns!

    Resp.: Mas o preço é alto, meu amigo. Hoje, sou persona non grata na cúpula da polícia. E tenho medo disso.

  13. joão

    Quero ver agora se no Maranhão existe mesmo justiça, o assassino já tinha relatado tudo e a policia foi para o lado mais fácil, agora quero ver até aonde a promotoria vai ou vão mudar o promotor também do caso!!!

  14. OBSERVATÓRIO

    AMIGO DERÇA VC ESTÁ DE PARABÉNS VC SEMPRE PUBLICAVA QUE TINHA ALGO DE ERRADO MAIS REALMENTE É ESTA A VER DADE AGORA ESSES QUE ESTÃO PRESOS SÃO INOCENTE. ALUIZIO DESVIOU TUDO PARA ATINGIR O DEP. CUTRIM , MAS AGORA O ALUIZIO QUE SE SEGURE.

  15. marcão

    marco derça esse marcos regardas acredita muito na impunidade por ser milionário nunca acreditei que jr. bolinha tivesse envolvimento nisso além de não ter motivo jamais iria ficar devendo pistoleiro, tendo casa,família, empresa, tudo aqui em são luís fizeram de laranja.

  16. A VERDADE TARDA , MAS NÃO FALHA.

    derça a verdade ,
    apareceu o aluizio se vendeu para marcos regadas , tudo para se eleger a dep federal e prejudicar o cutrim esse pessoal preso, todos tem famílias sofrendo por eles. Todo inquérito foi forjado para prender inocentes, fora aluizio, basta de tanto desgate.

  17. Salve Jorge

    Boa tarde, caro Deça!

    Vamos tentar resumir de forma breve o caso em voga, isso de acordo com o conhecimento que temos através da imprensa local e com os atos que se desenrolaram durante as fases de audiências realizadas !
    Mandantes, intermediários e executores presos, e diga-se de passagem, com provas técnicas bem produzidas, isso de tal ponto, que não se verifica qualquer medida de constestação em relaçãoa a tais provas (laudos técnicos, interceptações telefônicas, acareações etc…) por parte dos advogados de defesa!
    Não atacam as referidas provas, e a pergunata a ser feita e “Por qual motivo?”
    A resposta é óbvia, e ela também serve para entendermos a razão de que, na falta de capacidade jurídica consistente para trabalharem na defesa de seus constituídos, atacando os argumerntos da acusação, resolvem tirar o foco do centro do processo e exteriorizar a batalha para fora, com ilações que tendem tão somente a tumultuar a marcha processual, até aqui muito bem conduzida pelo judiciário local, não podendo falarmos o mesmo sobre o MP!

    Agora vamos lá….

    LINHA 1 -BARRA DO CORDA!
    Baseada apenas na plausibilidade, sem nada de concreto que leve para sua real efetivação! Dinate da plausibilidade, podemos esperar que outro meteoro atinja nosso planeta, como ocorreu a cerca de 65.000.000 de anos, extinguindo a vida dos gigantes dinossauros em nosso mundo!

    LINHA 2 – MARCOS REGADA!
    Olha, nesse aspecto tenho algo a confidenciar em seu blog, e espero que tanto a Polícia, como o MP façam uma investigaçãozinha rápida e básica sobre como seu deu a negociação da venda do apt. 900, do Edifício New York, situado na Rua Turiaçu, na Ponta do Farol. Salvo engano, o morador daquele endereço mudou-se para uma ala especial no CPMMA, e fora comprado diretamente da FRANERE! Vejam como foi feito esse negócio, quanto foi pago, em que datas e de que forma, e se havia saldo devedor e como ficou a situação depois que o inquilino mudou-se para o MANELÃO ! Investiguem também as ações do morador, que se faz acompanhar de seu pai em sua nova moradia, sobre a compra de terrenos, suas ligações com os projetos do PAC entre eles especificamente o Minha Casa Minha Vida! Tem coisas que irão descobrir que levanta até cabelo de defunto ! E lembre-se de perguntar se tal carta chegou nas mãos de qualquer representante do poder público local, pois tenho quase que certezaq que tal carta nunca sequer saíra das mãos de JUNIOR BOLINHA! TAMBÉM SERIA INTERESSANTE, JÁ QUE A CARTA DATA DE FEVEREIRO/2013, O MOTIVO DELE NÃO TER EXPLANADO ESSE TESE ELOQUENTE DE DEFESA DURANTRE SEU INTERROGATÓRIO, POIOS SE O P… TA DENTRO E LHE INCOMODANDO, ACHO QUE A MELHOR HORA DE TIRAR ELE SERIA ESSA ….

    Finalizando, gostaria de deixar registrado que diante da sucumbência das duas primeiras linhas levantadas, que se cuidem para a terceira que com certeza já está em andamento, e olhem, que pode ser algo como…

    A MORTE DO DÉCIO FOI TRAMADA POR AMIGOS JORNALISTAS COM INVEJA DA POSIÇÃO QUE ELE TINHA DENTRO DO SISTEMA MIRANTE E DA ACESSIBILIDADE MASSACRANTE DE SEU BLOG EM RELAÇÃO AOS SEUS COLEGAS.

    E não duvidem, JUNIOR BOLINHA será sim capaz de levantar tal hipotése escabruloso, só não sei se terá o mesmo alarde das duas primeiras….

    Resp.: Não questiono seu argumento, nobre delegado (só pode ser um, né? Ou seria o próprio Aluísio?).
    O que questiono, e questiono desde o início das investigações, é qual o critério usado pela polícia para rejeitar indício tal investigar apenas indício qual. E por que a polícia não apresentou dados das investigações que deveria ter feito para desprezar tais indícios.
    Um exemplo: Jr. Bolinha conversou com Pedro Teles uma vez no dia da morte de Décio e duas vezes no dia seguinte. Como a polícia – e foi Aluísio quem declarou isso – pôde afirmar que os dois não trataram da morte de Décio se eles ainda não haviam sido grampeados?
    Outro exemplo: O nome dos construtores surgiram desde o início das investigações. Por que, contestada, a polícia simplesmente não mostra que, depois de investigada, não viu consistência na tese barra do Corda?
    vEJA BEM: EM NENHUM MOMENTO ESTE BLOG ESTÀ DIZENDO QUE FULANO DE TAL É CULPADO SICRANO INOCENTE. O que este blog questiona é por que a polícia se mantém impávida, acima do bem e do mal, achando que fez o melhor trabalho do mundo, mesmo com todos os furos mostrados ao longo do processo – e se recuse a mostrar para a sociedade que investigou todas as linhas.
    Com relação à linha envolvendo nos blogs, com toda sicneridade, se eu fosse um delegado, investigaria esta possibilidade sem dúvida. E só sossegava quando tivesse a certeza de que esta linha era uma tolice. Mas a polícia parece não ter feito isso. O que fez Aluísio Mendes – e os delegados? ameaçaram blogueiros, intimidando com ameaça de prisão, por causa da divulgação de fatos que contestavam a ação policial. E isso é um crime, meu caro. Aliás, não só Júnior Bolinha pode criar esta hipótese. A polícia também é capaz disso, e você sabe muito bem do que falo. E só o fato de você citar este dado aqui (como um policial que, acredito, você seja), mostra que qualquer uma das linhas poderia ser usada como solução do crime.Escolheram uma. Será que não escolheram a mais fácil, por não envolver figurões conhecidos na sociedade? É só um questionamento, plausível.
    Aliás, quanto à questão do exemplo do meteoro ara citar plausibilidade, meu caro delegado (?), considero um deboche. Até por que, o bom policial não despreza informações, seja ela a mais improvável possível – ou até absurda.
    É assim que se ensina na escola de polícia.
    Meu caro…

  18. Quem tava na reunião do GRAN CRU???

    E o neném primo do marcão será que vai ser preso??? Tava no gran cru e participou de tudo…e o capita quanto custou a saída dele? Quem pagou? Foi 1 milhão a liminar? Capitão tem esse dinheiro? Ou será que veio do figurão? Vixe…

  19. José Pinto Bandeira

    Não esquenta não, Marco D´eça que logo logo o Aluisio vai dizer que não sabia da carta…

    resp.: Já disse! Está no jorge Aragão. Mas ele não vai poder negar que foi o primeiro a divulgar que havia um promotor e um ambientalista na lista de marcados para morrer. Também não vai poder dizer que não leu este blog, ainda em julho do ano passado, mostrar que Bolinha tinha qu falar. Afinal, sua equipe tinha obrigação de ler os blogs, até como aspecto da investigação.

  20. Antonio Martins

    Agora me parece ainda mais complicado a solução para o assassinato do querido Décio. Quanto mais gente graúda entra mais complicado fica. Pior que nem podemos chamar a federal, pois já estão envolvidos até o pescoço. ABSURDO.

  21. Um elogio a quem merece. Vc Deça!

    Quando você falou um ano atrás sobre o junior bolinha, você de fato foi muito feliz por fazer a análise fria e correta dos fatos, vc observou que a investigação veio certo até um determinado ponto e da lá pra cima nao conseguiu provar nada, e que por mais que os delegados e Aluísio dessem explicaçoes ou se desdobrassem para tentar convencer não conseguiam ou seja, mudaram os mandantes e por isso ficou toda essa confusão. Porque tiraram nomes, ou melhor substituiram por outros e por isso ficou sem consistência e só o bolinha poderia desfazer o nó, que jamais seria desfeito se o Marcão não tivesse sido burro de ter tirado o capitão de tudo e abandonado o bolinha, o que deixou o bolinha furioso. Mas Deça você entendeu o caso como ninguém, cobrou como ninguém e acertou o principal, o junior é a chave…Parabéns Deça! Ps. Só uma pergunta: Será que Aluísio e os delegados queriam ouvir a verdade??? Será que eles ja sabiam e preferiram fazer o errado e preservar assim os aliados?

deixe seu comentário