19

A eleição de Flávio Dino e a ameaça às liberdades democráticas…

flavio carrancudo

O chefão Flávio Dino: tudo é por ele e para ele

Em 2006, com a eleição do governador Jackson Lago (PDT), iniciou-se um ciclo de abolutismo e perseguição à imprensa nunca antes  visto na história do Maranhão.

Qualquer um que ousasse se posicionar contrário aos interesses do governo estabelecido sofria, imediatamente, perseguição jurídica, midiática e  desmoralização com claro objetivo de intimidar novas ameaças ao establishment.

É preciso deixar claro que Jackson, desde os tempos de prefeito, sempre foi um democrata, que convivia perfeitamente com as críticas, apesar do jeito turrã0 de ser.

O problema é que, junto com Jackson, chegaram ao governo uma penca de gente sem qualquer escrúpulo, sedentos de poder e dinheiro – e não admitiam perder o que achavam ter conquistado.

O titular deste blog, assim como os jornalistas Décio Sá e Caio Hostílio sofreram com a perseguição dos jackistas. Foram processos e mais processos – todos, felizmente, arquivados – notas em jornais, blogs e provocações em rádios.

E o crime que estes jornalistas cometeram? Fazer oposição ao governo.

Felizmente este período absolutista e obscuro passou com a retomada do poder por Roseana Sarney (PMDB), em 2009.

Mas o mesmo obscurantismo perseguidor daqueles tempos voltou agora na gestão de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) em São Luís. Voltou com boa parte daqueles que tocaram o terror entre 2006 e 2009, mas também com outros, ainda mais sedentos de poder e dinheiro.

http://blogdoandrefmartins.com.br/wp-content/uploads/2012/08/Holandinha-deve-desvincular-se-mais-de-flavio-dino.jpg

Holandinha com o chefão: prefeitura usada para 2014

Hoje, qualquer um que ousa discordar do governo Holandinha é massacrado por uma turba que gravita em torno de sua gestão e que quer impor o pensamento a qualquer custo.

Não importa que seja político –  aliado ou adversário – jornalista, servidor da prefeitura ou cidadão… quem ousa discordar é perseguido, atacado, achincalhado e acusado de todo tipo de crime, numa tentativa de desmoralização intimidatória.

Em 20 anos de trajetória e militância no jornalismo político do Maranhão – vitoriosa, diga-se de passagem – o titular deste blog nunca viu um jornalista ser tão violentamente atacado pelo simples fato de não acreditar no gestão que aí está.

O mesmo Caio Hostílio, além do titular deste blog, e mais Robert Lobato e Roberto Kenard são trucidados a cada crítica em que mostram que a situação em São Luís pode ser melhor.

Como pode setores da imprensa atacar um membro da própria imprensa apenas por que ele critica um político?

E se querem defender este político por que simplesmente não usam argumentos políticos, ao invés de agredir a honra, a família e o trabalho deste jornalista?

Mas tudo isso só ocorre como cortina de fumaça para um objetivo maior: o projeto de poder de Flávio Dino (PCdoB) em 2014.

Dino é assim, intolerante, não afeito a críticas e perseguidor de contrários.

Tipos como o Dino têm terreno fértil para encontrar qualquer canalha que se submeta a fazer o que fazem hoje um grupo infiltrado na imprensa. Grupo este que fracassou na própria carreira que escolheu e agora usa as facilidades da Internet para atacar profissionais por que nutrem doentia inveja.

Mas assusta o fato de que pessoas como Edivaldo Holanda e Edivaldo Holanda Júnior, afeito às liberdades democráticas, aceitem que o seu governo seja usado por gente intolerante e incapaz de conviver com a crítica.

Se Flávio Dino e sua turma conseguem usar a prefeitura para perseguir quem não reza em sua cartilha – políticos, jornalistas, servidores públicos – o que não podem fazer se tiverem nas mãos o controle do poder central no Maranhão?

É uma questão para reflexão…

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. (…)

    Resp.: quando vc se identificar corretamente. Com nome completo, dados pessoais, endereço e telefone pra checagem, publico o que vc quiser, pois assim poderemos debater de igua pra igual.
    De outro modo, pode escrever o que quiser: jamais será publicado.

  2. O pior do governo jackson foi o episódio da prisão de Chiquinho Escórcio, eu nunca imaginei que eles tivessem coragem de cometer tamanha covardia. Já imaginou Dino mandando na polícia? Ditadura certa.

  3. ELE VAI PODER ATE PERSEGUIR UM OU OUTRO, MAS A POPULAÇÃO ELE JAMAIS VAI PODER PERSEGUIR, ELE QUE SE LEMBRE BEM DESTE ANO, DAS MANIFESTAÇÕES E QUE EU, PARTICULARMENTE, ACHO QUE AINDA VEM MUITAS POR AI.
    ISTO É, SE ELE CHEGAR LA.
    KKKK ACHO MEIO DIFICIL.
    A ARROGANCIA DESSE HOMEM, NÃO É NADA PARA UM POVO ENGANADO, SOFRIDO. O BRASIL ACORDOU.
    SE ELE GANHAR ESSA, ELE QUE ANDE NOS TRILHOS.
    KKKKK

  4. nunca votei contra o grupo sarney mas luis fernando o que eu o vir fazer la no angelica cal boca motora.

  5. É por isso que ele nunca vai ganhar eleição pois lugar de arrogantes é o ostracismo político

  6. Do jeito q essa prprefeitura está, sem resolver os mais urgentes problemas da cidade, como o transito caótico, esse Dino vai é se queimar e num se elege nem como síndico de condomínio e EdeH cai e esse num tem q uem levante mais!

  7. muito contraditório tais argumentos virem diretamente do maquinista do trem fantasma que assola as mentes leigas da grande maioria da população maranhense, através da mídia manipuladora dos fatos e realidades existentes no estado onde falta tudo, sobre tudo caratér e compromisso de políticos que ao longo de anos enchergaram somente o proprío umbigo. de forma que a lavagem cerebral é feita através da TV que alcança a casa dos mais desavisados e dão creditos a fatos inveridicos. sei de uma coisa somente quando se concretizar que há muito precisa-se de mudanças. para que se tente reverter o quadro onde o maranhão aparece com piores indicadores sociais do pais.

  8. A questão Marcos é que A Calúnia, a Difamção a fabricação de fatos sempre foram as armas do grupo político que está no Governo do Estado ao qual você não cometeu o “crime de fazer oposição” sempre utilizou para se manter no poder. Você mesmo e “o|Finado” eram a ponta-de-lança desse jogo sujo, via blogs o EMA. Não estou dizendo que a oposição é useira das mesmas práticas,se é deve ter aprendido à duras penas.

    Resp.: vc me conhece há 20 anos e minha posição sempre foi essa, nao é verdade? Tenho posição clara e nao escondo isso. E nao mudo de acordo com minhas conveniencias pessoais. Esta é a diferença

    • Então vou entender que se lastimar também é do jogo político. Afinal quem não lembra do que fizeram com o ex-governador José Reinaldo em blogs e jornais alinhados ao grupo político do qual você pertence? Durante muito tempo vocês passaram para as pessoas que ele havia traído o grupo.Somente a pouco soube-se que o rompimento foi fruto de uma péssima avaliação política do senador Sarney que desagradou profundamente a governadora e ao que tudo indica era verdade mesmo pois, Sarney nunca desmentiu a história.

      • O que você está querendo é “imunidade para as peças de artilharia”.

  9. Não sabia que jornalistas fazem oposição! Os bons jornalistas narram os fatos sem viés ideológico ou interesses políticos, mas vc realmente não se enquadra nesse conceito

    Resp. Isso mostra que você conhece jornalismo pela ótica destes que estão aí citados no blog. Para estes, jornalista só é bom se faz oposição a Sarney. isto vale. Oposição ao adversário de Sarney não vale, é crime. Eta ótica é torta. Jornalista é ser humano como qualquer outro, com seus valores e idiossincrasias. E é a partir dela que forma sua opinião.

  10. Às vezes chego a não acreditar que sejas capaz de escrever tanta besteira até que me vem o fato de que O DESESPERO afeta e desequilibra o raciocínio.

  11. Admiro o seu jornalismo imparcial. Conta outra piada!

    Resp.: Nunca disse que m eu jornalismo é imparcial. Pelo contrário, aé critico esta teoria boba, que só prospera na mente dos ratos e jerrys da vida. Mas a imparcialidade,para eles, se for para o lado deles. Imparcialidade é uma bobagem, meu caro. Tenho posição, tomo posição e dou opinião, de acordo com o que penso das coisas. E abro para o debate de idéias. Se tiver argumentos, persuada-me. É simples assim…

  12. Ah! Roseana Sarney é muito democrática…(sqn).
    Precisa de um babador, D’Éça?

    Resp.; Vocês insistem em tentar justificar os erros de Flávio Dino com o de Roseana, né? Não é ele que se arvora de diferente, de correto, de democrático? Esta tática ´de quem não tem argumento, meu caro.

  13. FLÁVIO DINO É UMA AMEAÇA Á DEMOCRACIA, ELE POR SER EX-JUIZ SE ARVORA DE SER O DONO DA VERDADE. ISSO VAI TIRÁ-LO DA CONQUISTA DE ENTRAR PELA PORTA DA FRENDE DO PALÁCIO DOS LEÕES.

  14. Adorei a matéria, é isto mesmo. Os colegas de vocês que comungam com este desastre de administração É de H, não estão querendo saber de liberdade de imprensa e liberdade de opinião não, eles querem saber que estão agradando o Chefão do comunista Flávio Dino e só podem fazer isto mesmo. Continue realizando o seu ótimo trabalho, pois o tempo é o senhor de todas as coisas.

  15. “Mas assusta o fato de que pessoas como Edivaldo Holanda e Edivaldo Holanda Júnior, afeito às liberdades democráticas, aceitem que o seu governo seja usado por gente intolerante e incapaz de conviver com a crítica”. Isso é o que mais assusta de fato.

    • O que percebe-se nitidamente é que jornalismo imparcial não existe. Alguém sempre pra defender seus interesses pessoais, ideológicos ou mesmo financeiros tende a debandar-se para um dos lados. Mas acredito que independentemente da linha a que se destina as notícias temos que visualizá-las e absolvermos de forma democrática. Ataques e insultos, principalmente em se tratando de jornalistas não é bom para o “bom jornalismo”. Esse julgamento quem tem que fazer é a população. Postem notícias seja ela tendenciosa ou não e deixem que as interpretações o povo faz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *