15

A verdade que a oposição prefere esconder: Maranhão teve o 2º maior crescimento do IDHM no Nordeste…

(Foto: GI Portal)

Gráfico: GI Portal

O Maranhão teve o segundo melhor desempenho dentre todos os estados do Nordeste na avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), atrás apenas do Piauí.

O estado, que tinha IDHM de 0,476 em 2000, aparece agora com 0,639.

Em relação a 1991, quando o índice foi criado, o crescimento é ainda maior, chegando a 0,282 pontos. Para efeito de comparação, neste mesmo período, o Brasil cresceu 0,234 pontos.

São dados oficiais que a oposição maranhense prefere esconder. E prefere esconder por que prefere continuar dizendo que o Maranhão é miserável, que é pobre lascado e que não tem futuro.

Por que a oposição maranhense se alimenta do quanto pior, melhor. Para ela, não interessa mostrar o crescimento do estado, mas seus pontos vulneráveis.

De ontem pra cá, todos os telejornais, jornais e sites sérios do país, abordaram o IDHM de forma positiva.

Mostraram que todos cresceram. Ao invés de apontar vilões e heróis, os jornais sérios optaram por mostrar que, em alguns casos, apesar do crescimento, a situação ainda é muito difícil por que estava muito ruim em 1991.

Mas avançou e avançou muito.

O fato é que o Maranhão ainda é um estado muito pobre, por conta de fatores históricos antigos. Precisa melhorar – e muito – mas já melhorou, e muito, nos últimos vinte anos.

E este blog não está apontando autores únicos deste crescimento.

O crescimento é fruto de ações importantes, de todos os entes federativos e de todos os gestores.

Uns com mais ênfase, outros com menos, mas com a contribuição de todos – de Cafeteira (1987/1990) e João Alberto (1990) a Lobão (1991/1994) e Roseana (1995/2002 e 2009 até hoje).

Incluindo entre eles os ex-governadores José Reinaldo Tavares (2002/2006) e Jackson Lago (2007/2009), ambos da oposição.

Mas a oposição esconde até isso por que prefere continuar dizendo que o Maranhão é miserável.

Afinal, é com isso que ela alimenta a sua máquina política…

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. esconder o que que estamos desde 1991 entre os 3 últimos kkkk tu é um brincante que dizer que isso é pra comemorar esse tempo todo só saímos de ultimo pra penúltimo sem falar que das 10 ultimas cidades 7 são do Maranhão brincadeira kkkkk vcs tem muita cara de pau

  2. Voê como jornalista é um razoável publicitário, Marco Deça. Sem ofensas, mas você deveria ser nomeado oficialmente Secretário de Comunicação do Governo Roseana Sarney, pelo esforço que você faz em manipular informações. Claro que os IDH/IDHM do MA melhoraram, melhorou em todo o Brasil, graças ao governo petista, que está focado no crescimento e no desenvolvimento de país. Essas suas matérias só enganam os desinformados.

  3. Só em um governo inerte, que saltar de último para penúltimo. em uma tabela é uma grande feito, algo esplendido. sublime. affs. digamos que saimos da posição -1 para 0.. grande coisa…

  4. Nesse ritmo de crescimento, talvez no ano de 2099 (com muita reza e sorte), o Maranhao figure entre os primeiros colocados em IDHM. Realmente vc é um imbecil em comemorar uma vergonha dessa!!!!

  5. Marco, olha o que o blogueiro do Flávio Dino escreveu:
    “Um leitor postou comentário no blog – e faz todo sentido – fazendo observação importante: prefeitos da oposição, como Deoclides Macedo (Porto Franco), Hilton Gonçalo (Santa Rita), Humberto Coutinho (Caxias), Suely Pereira (Matões) entre outros tiveram administrações tão boas quanto falam em relação ao ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, hoje secretario do governo Roseana e pré-candidato ao governo do estado pelo grupo Sarney. “Com essa propaganda toda em cima do Luis Fernando como se ele fosse o bonzão, eles acabam diminuindo e menosprezando os outros prefeitos aliados do grupo”, disse o leitor.
    A minha resposta pra ele: Ok, leitor. Pois então olha aí o IDHM desses municípios. São José de Ribamar: 0,708; Porto Franco: 0,684; Caxias, dos Coutinho e Dino: 0,624; Santa Rita: 0,609 e Matões, da mãe do Démostenes Torres, ou melhor Rubens Júnior: 0,550.

    Resp.: Mas o Demóstenes Torres do Maranhão não é o Rubem Júnior. É Bira do Pindaré, o condenado.
    É cada uma que a gente tem de aguentar!

  6. No mundo todo, em todas as nações que não estão em guerra o IDH subiu ! A diferença é que aqui continua muito baixo. E sim o Maranhão é um estado miserável.

  7. A quem vc que enganar com esse numeros se em 20 anos o maranhao saiu de ultimo pra penultimo,e pra comemorar? Flavio Dino, pode nao ser o melhor, mas e um dos unicos que pode nos direcionar ha um futuro novo.#sou FLAVIO GOVERNADOR

  8. Era melhor nem ter tocado nesse assunto. Só serve para complicar ainda mais a candidatura de Luis Fernando e envergonhar muito mais as pessoas que governan este estado, e deixar mais triste a população.

  9. Se o estado está em penúltimo do País é por que estava muito mal no período das primeiras aferições e, quando estas aconteceram, o grupo que está no poder já se encontrava encastelado há pelo menos uns 20 anos. A conclusão é que, como tinha nos anos 60 uns 08 estados mais atrasados que o nosso, esse grupo só o atrasou.

  10. Marco, você esqueceu de citar o ex-governador Ribamar Fiquene (1994). Ele teve uma participação significativa nas melhorias dos indicadores educacionais do estado. Foi um educador por essência.

    Rsp.: Perdão pelo lapso. Farei a justa correção.

  11. Claro, se vc considerar , que ir de péssimo para muito ruim for grande coisa.Ótimo.

  12. Quem diabos está escondendo? A notícia acabou de sair e nem você tinha visto ainda. A quem você quer enganar?

  13. Caro Deça, logico que ao longo desses 20 anos, os numeros do Maranhão não poderiam permanecer os mesmos sobre pena de uma intervenção. O crescimento que vôce mentaliza é como cresce o rabo do cavalo, ora dizer que o maranhão cresceu e ainda amarga a penultima colocação no ranjing, oMranhão que teve presidente, senador, deputado feral, com a maior bancada ao longo dos anos ao dominio da familia Sarney já mais poderia esta amargando essa posição, ganhando apenas do estado dos seus maiores amigos e corregilioanários politicos que é Alagoas, onde encontram-se os piores politicos, Collor de Melo, Renan Calheiros e outros, alias o povo desses dois estados tem que se livrar desees politicos para que possam se libertar dessa miseria que atinge as camadas menos favorecidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *