7

Suspeitos de matar preso em Pedrinhas revelam: é questão de tempo até estourar nova rebelião

Quatro suspeitos de matarem um preso na Penitenciária de Pedrinhas, no último dia 02, revelaram à reportagem da TV Cidade, em matéria que foi ao ar na noite do mesmo dia, como está a situação dentro do complexo.

Segundo os suspeitos, conhecidos como Berruga e Jhony, que resolveram se pronunciar, eles nada tem a ver com a morte de Josivaldo Pinheiro.

Eles relataram ainda como é viver na penitenciária e quantas facções existem.

A revelação é de que é questão de tempo até estourar uma rebelião, pois a própria direção da CDP (Centro de Detenção Provisória) estaria colocando presos de facções rivais próximos para que se confrontem.

Um dos suspeitos conta que o provável responsável pela morte de Josivaldo vem do Bonde dos 40, rival da facção do preso assassinado, a PCM (Primeiro Comando do Maranhão).

Além da PCM, existem mais cinco facções enumeradas pelo suspeito: Bonde dos 40, PCI (Primeiro Comando da Ilha), Bonde dos 300 (Os refugiados do PCM) e ADM (Anjos da Morte).

Sobre a iminência de uma rebelião, ele comenta:

Ali tá um barril de pólvora, qualquer hora é a hora de explodir. E o Bonde dos 40 quer morte. Não existe mais rebelião de faca, mas sim de arma.

Estas medidas, além de gerar uma possível rebelião, causaram um tumulto iniciado na noite de ontem, por integrantes de facções em resposta às supostas medidas da CDP no Complexo.

O resultado foi um cenário se repetindo: três ônibus queimados e uma delegacia alvejada.

E o sistema de Segurança, vai fazer o quê???

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. ÊH HORA DE TOLERÂNCIA ZERO CONTRA ESSES INFELIZES MARGINAIS.A PM TEM QUE MANDAR LENHA NO COURO DESSA BANDIDAGEM. TACA ,TACA..”………..”

  2. Concordo que é uma questão de tempo a explosão de uma nova rebelião no Presidio de Pedrinhas não estou aqui para dizer de quem é a culpa por este cenário, pois esta culpa não se restringe apenas aos agentes públicos e políticos envolvidos neste cenário de caos institucional que vive o Sistema Penitenciário do Maranhão.
    Entendo que a chegada da Polícia Militar a Pedrinhas foi bom mais criar Diretorias Paralelas foi um final que não vai dar certo como já disse onde tem muito chefe as coisas não dão certo.
    Sobre uma possível rebelião como relata o post acho que pode acontecer e espero sinceramente que não acontece uma tragédia naquele lugar, pois a Polícia terá que responder a injustas agressões da parte dos presos.
    Em São Paulo vimos o que aconteceu, lide case para muitos estudantes de direito sobre a Execução Penal.
    Espero que nossos PMs que estão dando uma maior segurança aos presídios tenham tranquilidade para sair deste lugar e voltar as ruas, pois quando se descobre um lado acontece este caos nas ruas.
    E só para lembrar que estes mesmo Policiais são os que estão com seus salários defasados, porém quando são chamados a dar apoio a sociedade estão lá e não questionam ordens para sanar a regularidade social.

  3. Caro Blogueiro,
    A Segurança Púclica do Maranhão tá passando por uma grave crise. A Administração penitenciária não tem controle. No meu entendimento, o Governo Federal precisa intervir urgentemente. A população não aguenta mais. O Governo do Maranhão não demonstra competência para resolver esse problema.
    Esperamos dias melhores.

  4. Kd essa governadora que não faz nada, será que ela não tá vendo que o Maranhão está em pânico? Ser incompetente é uma cousa, agora permanecer no erro é uma burrice. Quando ligamos a tv só fala no Maranhão e o que? Morte ,morte ,morte. Eita governo Imcompetente esse de ter que segurar um secretario porque o Sarney quer .

  5. Marcos, tudo isso é resultado da falta de disciplina e postura das autoridades… onde já se viu autoridade fazendo acordo com bandido – ” … tivemos que negociar…”.
    Tanto fizeram, que agora o monstro começa colocar as unhas para fora.
    Lamentável!

  6. Guerra, é uma sucessão de batalhas; umas a gente perde, outras ganha…

    Lembrem-se: o novo Comando da PM, chegou “fazendo gols, numa partida que estávamos perdendo de capote…”. É natural que aqueles que estavam se achando os únicos donos de São Luis, queiram também mostrar a força que (ainda) tem.
    Não se muda um cenário catastrófico, como o que estava (e ainda está), da noite pro dia.
    Ainda estou otimista com o novo comando. O que na minha opinião deveria ser mudado, seriam outras
    peças deste tabuleiro. Por exemplo, pq não colocam o João Alberto na Secretaria, ou qualquer outro que saiba “dançar” melhor esta “musica”??

    Mas voltando, guerra é como novela, esperemos o próximo capítulo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *