5

Ainda sobre o Dino “servo do Senhor”…

O blog publica abaixo trechos do texto do jornalista Carlos Pompe, que é colunista do portal Vermelho, órgão de divulgação do PCdoB, partido do comunista Flávio Dino, que se declarou “servo do Senhor” na tentativa de obter votos dos evangélicos – e ontem desmentiu a si próprio. Na análise, baseada em questionamentos históricos, o jornalista aliado de Dino faz um verdadeiro exercício para tentar encontrar relação entre os postulados pregados por Karl Marx e as pregações religiosas, mas fica claro o choque dialético entre religião e Comunismo, o que Flávio Dino tenta esconder do povo maranhense no interior

 

 Alguém pode ser Marxista e religioso?

Por Carlos Pompe*

O debate é recorrente. Apesar de Marx, Engels, Lenin e todos os marxistas que são referência para o debate ideológico se afirmarem materialistas, ateus, a dúvida persiste entre os que lutam pelo socialismo e querem uma sociedade justa e solidária. Dias atrás, o questionamento foi colocado numa página do Facebook e apresentou algumas das ideias que circulam sobre o assunto.

Uma internauta respondeu: “É possível, mas há aí uma contradição que um dia terá que ser resolvida…”. Outro participante afirmou que, se a pessoa for católica e se afirmar marxista, poderá ser excomungada. Existem encíclicas, lembrou, de vários papas condenando a participação de católicos em associações que são ateias, niilistas, maçônicas etc. Devido às posições da Igreja Católica, seu discípulo seria impossibilitado de ser marxista – portanto, seria um problema dos adeptos do catolicismo e não da concepção marxista da natureza e da sociedade.

Houve quem considerasse que os religiosos são pessoas que precisam “encher de sentido uma vida sem sentido”, têm uma necessidade primitiva por crer em uma divindade que explica a existência das coisas. Um dos debatedores foi contundente: 

– É impossível dizer-se marxista sem entender Marx; e é impossível entender Marx e o materialismo histórico-dialético e, ainda assim, permanecer religioso.

(…)

Teve um que foi ácido ao considerar que “os caros amigos defendem que uma sociedade marxista deve ser toda ateia, sem haver respeito às individualidades ou coletividades que querem perpetrar a prática religiosa? Se partirmos desse pressuposto, a Venezuela não é socialista, pois o próprio Chávez era declaradamente católico fazendo até muitas citações de Jesus”. Opinião mais pragmática apareceu: “Se for religioso e lutar pelo socialismo… bola pra frente, no futuro e com o andar da carruagem as melancias se ajeitam…”

Um adepto do marxismo testemunhou:

– Recentemente fui duas vezes ao Dr. Fritz, em Sabará, uma médium que dá passividade para este espírito e tive meus dois problemas de saúde resolvidos, assim como N casos.

http://www.marcelovieira.blog.br/wp-content/uploads/2013/12/flavio-dino.jpeg

O Dino “comunista-cristão”

 – A própria ciência já falou sobre a efetividade do efeito placebo, que as pessoas adquirem a cura por acreditarem que estão se tratando da melhor forma que existe.

Expressei também meu pensamento:

– Como concepção filosófica que norteia setores do movimento popular e social, o marxismo não tem dono. É ciência e método, portanto precisa ser estudado, mas uma pessoa pode dizer-se marxista e filiar-se ao Partido Comunista ou qualquer outra organização que considere marxista, sem que tenha lido Marx e os clássicos ou domine e defenda a teoria materialista-dialética. Todo marxista é socialista, mas nem todo socialista é marxista (vide Chávez), e a sociedade socialista deve ser laica e garantir a mais ampla liberdade de opinião e de crença.

(…)

 Ciência e religião se repelem porque uma apega-se à realidade, outra ao além – e a religião, ou o idealismo filosófico, para usar o termo mais correto, não consegue demonstrar a existência do além, a não ser pela fé. A religião tem seus dogmas; a ciência, suas hipóteses e descobertas – e o critério da verdade, no dizer de Marx, é a prática.

Concordo com várias das opiniões expressas no debate (aqui só coloquei algumas) e, como escreveu um dos opinantes, na luta pelo socialismo, estejamos todos unidos que, “com o andar da carruagem, as melancias se ajeitam…”

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. D’Eça, Flávio Dino é mais temente a Deus e tem mais fé no Criador do que vc e muita gente que se diz muito religioso. Lembra dos fariseus?

  2. Primeiro, considerar Marxismo uma ciência é o fim da picada. Segundo, não dá para ser ao mesmo tempo religioso cristão e marxista. Como um católico como eu que defende a família como a instituição base de qualquer sociedade, que é contra as drogas, contra o aborto, contra a instituição do casamento gay, pode ser marxista ou socialista que defende a destruição da família, o coletivo sobrepondo ao individualismo, legalização das drogas, do abordo e do casamento gay? Ou se é uma coisa ou outra, não dá para ser cristão e marxista ao mesmo tempo.

  3. Marx era moda nos anos 70. O comunismo não deu certo nem na Rússia, a Coréia do Norte é um país do passado, em Cuba não existe liberdade de expressão e de ir e vir, Chaves e agora Kiko devastaram a Venezuela e a China está migrando aos poucos para o sistema democrático. Os companheiros se apegam a esse discursso do passado para enganar a população desinformada. Mudança para o comunismo é mudança para o passado.
    FLÁVIO DINO MUDANÇAS já era.
    MUDA FLÁVIO DINO, MUDA PRA CUBA !!!!

  4. Se eu colocar aqui a relação de marxistas religiosos que eu conheço, incluindo aí padres e freiras, alguns já assassinados pelo latifúndio, a internet ia cair por congestionamento…
    Só citar que a metodologia ver-julgar-agir, usada desde sempre nas Comunidades Eclesiais de Base, é uma metodologia marxista… o qual não implica necessariamente concordar com cada palavra que o Marx escreveu. Aliás, nem ele concordava com tudo que escreveu.
    Assim como na Bíblia, há versões radicalmente distintas dos mesmos fatos…

  5. ESSES COMUNISTAS QUEREM É O PODER. FIDEL CASTRO SÓ LARGOU O PODER PORQUE FICOU CAQUÉTICO. NÃO ACREDITO QUE EXISTA OUTRO TIPO DE GOVERNO MELHOR QUE A DEMOCRACIA. ESSA HISTORIA DE MARX, LENIN, ETC… SE FOSSE BOM O MUNDO SERIA SOCIALISTA. ESSE DINO NÃO É UMA COISA NEM OUTRA ELE QUER É O PODER A QUALQUER CUSTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *