8

Desgastado, Flávio Dino divulga pesquisa quase todo dia…

Os institutos de pesquisa DataM e Exata divulgaram, juntos, nada menos que seis pesquisas de intenção de votos sobre a corrida eleitoral no Maranhão em cerca de 10 dias.

Dá uma pesquisa a cada menos de 2 dias, um absurdo formal, de infraestrutura e, sobretudo, de logística.

Institutos sérios gastam pelo menos R$ 20 mil com comida, hospedagem e transporte de seus pesquisadores no interior, a cada rodada de levantamento.

Flávio Dino às gargalhadas na TV Guará: relação familiar e tapete vermelho

Flávio Dino às gargalhadas na TV Guará: relação familiar e tapete vermelho

Ou seja, é impossível para os dois institutos realizarem pesquisas com intervalo de tempo tão curto com custo tão baixo das pesquisas que registram.

Mas o comunista Flávio Dino tem um objetivo com a divulgação em massa destes levantamentos: tentar abafar os números do Ibope, que apontaram queda em sua diferença para Lobão Filho (PMDB) e abriu possibilidades de um 2º turno no Maranhão.

Como Dino quer forçar a ideia de que vence em 1º Turno, utiliza-se dos dois institutos para gerar fatos positivos à sua campanha, já desgastada, também, pela descoberta de que ele não é o gestor probo e eficiente que diz ser na propaganda.

O problema para o comunista é que nem a Exata e muito menos o DataM tem a credibilidade necessária para realização de pesquisas.

printA Exata é contratada pela TV Guará, que pertence a Roberto Albuquerque, dono da Dalcar Veículos e financiador da campanha do próprio Flávio Dino. Além disso, Albuquerque é cunhado do irmão de Dino, o procurador Nicolau Dino.

A relação das pesquisas divulgadas em sua televisão, portanto, não deixa de ter um viés familiar.

O caso do DataM é pior ainda.

Instituto de propriedade do jornalista José Machado, o Machadinho, funcionário do vice-prefeito de São Luís e candidato a senador, Roberto Rocha (PSB) – não por caso sempre à frente em seus levantamentos –  o DataM já foi pego em várias irregularidades na realização de pesquisas, com multas que superam os R$ 250 mil.

Recentemente, teve um de seus pesquisadores flagrados preenchendo ele próprio os questionários que deveria usar para entrevistar eleitores. Sem credibilidade alguma – e recorrente como alvo de denúncias – o DataM corre até o risco até de ser fechado pela Justiça Eleitoral. (Assista ao vídeo aqui)

Mas para Flávio Dino as duas fontes de pesquisa atendem aos propósitos de iludir o eleitor.

Aliás, o que tem se tornado rotina na vida do comunista…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Com pesquisa ou sem pesquisa, ninguém muda a vontade do Povo. Flávio espera apenas a confirmação no dia 05 de outubro. Prof. Silva de Vargem Grande. Não sou o Silva acima. Obrigado.

  2. assim como o maranhão está se livrando da familia sarney, o segundo passo é acordar e deixar de ser manipulado pelo sistema mirante, mas isso é uma outra história…

  3. e vcs só vivem da maracutaia do IBOPE alto para eles manipularem com a mirante a pesquisa pra dar sobrevida ao morto. as pesquisas do lado de Flávio são só pra acompanhar a evolução dele e continua muito bem. pode chorar

  4. a outras empresas de pesquisa são idôneas á bom, já perderam, não tem jeito.

  5. O programaeleitoral do Lobao Filho está horrível, repetitivo e superficial. Tem que falar para as pessoas, para os que precisam.
    O marqueteiro do 15 tem que ser mudado e lembrar que ainda existem 20% de indecisos !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *