19

Roberto Rocha e Flávio Dino oito anos depois…

Transporte-se para o ano de 2022.

Se tudo seguir o curso normal da história, o Maranhão terá, daqui oito anos, o governador Flávio Dino (PCdoB) já reeleito e seguindo para deixar o cargo.

Se tudo seguir o curso natural, repita-se, ele poderá estar se desincompatibilizando para concorrer ao primeiro mandato de senador pelo Maranhão.

Ocorre que, na mesma época, o agora senador eleito Roberto Rocha (PSB) estará concluindo o seu primeiro mandato de senador.

Dino e Rocha: o que será o manhã?

Dino e Rocha: o que será o amanhã?

E terá dois caminhos: disputar a reeleição ou concorrer ao governo.

É justamente esta a chave do projeto de poder envolvendo o comunista Flávio Dino, o tucano-socialista Roberto Rocha e seus aliados.

Este blog já mostrou que o projeto de poder de Flávio Dino é para, nó mínimo, 20 anos. (Releia aqui)

Também mostrou que este projeto inclui outros personagens, como o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PTC); o de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), os comunistas Rubens Pereira Júnior e Othelino Neto; o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e outros aliados, como Bira do Pindaré (PCdoB) e Eliziane Gama (PPS) para citar apenas os políticos com trajetória mais reluzente até agora.

O que fazer com Robert Rocha, oito anos depois de eleito senador?, é o que deve passar, já hoje, pela cabeça do governador comunista.

Para muitos, pode parecer um tempo longo demais. Mas em política, não há tempos longos ou curtos. Tudo é planejado em anos, e pode ocorrer em dias.

Mesmo porque, entre a posse e a conclusão do mandato de Rocha no Senado, haverá mais uma eleição de governador e duas de prefeito de São Luís e Imperatriz.

Os dois eleitos em 2014: oito anos depois, trocarão de posto?

Os dois eleitos em 2014: oito anos depois, trocarão de posto?

Não se descarta, inclusive, a possibilidade de Dino estar na cotação de uma disputa nacional. É uma hipótese.

Em 2018, Roberto Rocha será candidato a governador ou se manterá no Senado por mais quatro anos, mantendo o apoio à candidatura de Dino até 2022 ? E quem disputará por este grupo as duas vagas abertas no Senado? O vice Carlos Brandão? O ainda prefeito Sebastião Madeira? Bira do Pindaré terá idade para concorrer a uma das vagas? José Reinaldo ainda sonha chegar ao Senado?

Se tudo seguir o curso normal, é bom repetir, Holandinha pode se reeleger prefeito de São Luís em 2016. Ficaria no posto até 2020, fazendo algum destes aliados de sucessor – isso se tudo seguir o curso normal.

Neste caso, o próprio prefeito se credencia à sucessão de Dino em 2022.

Não só ele, mas Rubens Pereira Júnior, Bira do Pindaré, Eliziane Gama e o tucano Neto Evangelista.

E o que fazer de Roberto Rocha oito anos depois de eleito senador?

É uma questão que os mortais comuns pouco se importam em responder agora, por que ainda muito distante no cenário.

Mas para os que vivem a política e constroem a história, oito anos depois é logo ali…

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. Acho melhor aproveitar o momento e torcer para que o governo que vem aí dê um melhoradinha no estado, em vez de ficarmos tentando adivinhar o que vem num futuro que ninguém sabe o que poderá acontecer. Na política tudo é possível acontecer. Vamos esperar pra ver…

  2. Acho essa matéria de uma pobreza sem tamanho. Se você postasse a oração de São Francisco seria mais útil.

  3. MARCO VC ESTÁ FLUTUANDO NA MAIONESE! AONDE JÁ SE VIU UM PILANTRA PSEUDO COMUNISTA DO MATO QUERER SER PRESIDENTE? NAO ABUSE.O POVO IRÁ EM BREVE DAR O TROCO A ESSA CANALHICE DE PROJETO DE PICARETAGEM PCdosBESTAS.

  4. Meu preto, o Roberto Rocha daqui a três anos, depois de reeleger(se) seu irmão em Balsas, se lançará é a candidato a GOVERNADOR, já para 2018! E digo mais, ele vai dar um jeito de deixar ou ser expulso do PSB se o Aécio ganhar a eleição, e vai para o PSDB onde comandará o partido no Maranhão, como único representante no Senado do PSDB do estado.
    Roberto Rocha é traidor desde criancinha e nao segue outro projeto de poder que nao dele mesmo. E todos sabemos disso.

  5. ESTAS ENGANADO, DAQUI A OITOS ANOS FLÁVIO DINO VAI SE CANDIDATAR A PRESIDENCIA DO PAIS.

  6. Só o que faltava agora, os blogueiros ressentidos com a derrota do seu grupo, querendo adivinhar o futuro, meu amigo o futuro a Deus pertence, não tente criar especulações, não cai bem a quem não tem mais credibilidade alguma no mercado.

  7. Essa futurologia está meio capenga. Não dou um ano para esse governo comunista estar completamente desacreditado, com insanável sensação de inoperância, e perdido em meios às intrigas e solapas dos próprios membros do grupo comandando por Márcio Jerry, de quem Flávio Dino é emocionalmente dependente. Aguardemos para ver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *