8

Os médicos e o “Mais Médicos”…

Os médicos maranhenses teriam milhares de razões para defender o voto contra Dilma.

Mas optaram apenas pelo interesse próprio, elitista, divisionista e pessoal.

Os médicos poderiam defender melhores condições de trabalho em hospitais, melhores equipamentos, “mais médicos” no interior e nos grotões, com o perdão do trocadilho.

Mas preferem defender interesses pessoais.

Passeata-MédicosA antipatia da classe médica a Dilma tem um só fator: o programa “Mais Médicos”.

Podem usar o argumento que quiserem, envergonhados com a postura corporativista – aliás, já característica da classe – mas o pomo da discórdia é um só.

A antipatia da classe médica a Dilma perpassou a própria classe e atingiu familiares: mulher de médico, filho de médico, irmão de médico, pai de médico e até quem sonha ser médico, todos hoje, em sua maioria, odeiam Dilma.

Mas qual a razão de tanto ódio?!?

A questão é simples: o governo Dilma simplesmente decidiu chamar “mais médicos” – brasileiros e estrangeiros – para que eles fossem ao interior, aos grotões, às comunidades mais afastadas, prestar um serviço de saúde que os médicos já em atuação só queriam fazer, e olhe lá como, por verdadeiras fortunas.

E quando os “mais médicos” aceitaram o trabalho por um valor mais dentro da realidade, aí os médicos em atuação passaram a odiar esses colegas.

O argumento oficial é a questão do Revalida, do teste de capacidade para os médicos estrangeiros – sobretudo os de Cuba, que 1cooptreinados para isso, aceitam receber menos que as fortunas recebidas pelos brasileiros.

E o ódio se transferiu para Dilma e seu governo.

Por isso os médicos defendem o tucano Aécio Neves. Não por que o tucano Aécio Neves seja um exemplo de político, mas por que eles querem derrotar Dilma.

Pouco importa se, num governo tucano, as ações se voltem para favorecer apenas os empresários paulistas, a elite quatrocentona do Sul do país ou para agradar ao “mercado”, esta entidade tão poderosa.

Mas isso não tem a menor importância para os médicos.

O que eles querem é o fim do “mais médicos”, para que possam voltar a negociar melhor os honorários das visitas aos grotões, ao interior, às comunidades mais afastadas.

A eleição está acabando, e pelo que se desenha nas pesquisas, a petista Dilma Rousseff deve se reeleger, com margem apertadíssima. Muito por causa da mobilização das elites quatrocentonas, não só do eixo Sul/Sudeste, mas de todo o país.

E os médicos, mais do que todos os profissionais, acabaram por incorporar esta postura elitista, já característica da própria carreira.

E serão eles o símbolo maior desta campanha.

Que acabou por dividir o país…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Classe corporativista, preconceituosa e arrogante. Estão perdendo uma grande oportunidade de não se queimarem ainda mais com a sociedade.
    Às exceções, minhas desculpas…

  2. Comentario que ao generalizar comete um grave equivoco. Nada nessa vida deveria ser generalizado. Concordo com o leitor anterior.

  3. É muito fácil fazer esse tipo de crítica a nós médicos, chamando-nos de corporativistas, elitistas, divisionistas, egoístas e toda sorte de injúrias com as quais temos sido agredidos ultimamente, quando se olha a situação do lado de fora, do ponto de vista do leigo. Expondo as coisas da forma como o senhor Marco D’Eça expôs, até parece que nossa vida é fácil, que ganhamos rios de dinheiro sem esforço algum. Mas vc diz isso senhor D’Eça, pq vc não tem que percorrer mais de 700 km toda semana arriscando a vida nas estradas esburacadas do nosso estado, se deslocando da capital para o interior, muitas vezes com sono após plantões noturnos cansativos, em hospitais sucateados onde vc sozinho é o clínico, o pediatra, o obstetra e o cirurgião, tudo isso para conseguir uma remuneração que seja suficiente (no meu caso) para pagar as prestações do apartamento (onde só tenho a oportunidade de dormir 2 vezes por semana), as prestações do carro, a faculdade dos meus irmãos e ajudar os meus pais e outros entes da minha família; e isso tudo sem direito a férias, 13 salário e demais direitos trabalhistas. E o governo, o que faz por nós? Em vez de nos oferecer um salário digno e condições dignas de trabalho para que não precisemos ficar correndo de uma cidade para outra, arriscando nossas vidas nas estradas, resolve criar um programa para trazer colegas cubanos, contra os quais não temos nenhum sentimento de ódio, como muitos têm dito, muito pelo contrário, sentimos muito pesar pelas condições nas quais são OBRIGADOS a trabalhar, ganhando uma remuneração indigna, muito inferior à que os demais médicos estrangeiros ganham, enquanto a ditadura cubana recebe a maior parte (70%) do que o governo brasileiro paga por cada médico daquele país.
    E para finalizar senhor D’Eça, quero dizer que não somos corporativistas, nós Médicos somos na verdade irmãos, somos uma familia, porque só um médico sabe das dificuldades pelas quais um colega passa para salvar vidas e ao mesmo tempo garantir o seu sustento e o de sua família, sendo ainda demonizado pelo governo do PT e por muitos leigos.

  4. Caro Marcos D’ eça eu não costumo concordar com você, mas dessa vez está com toda razão, isto porque a classe não explica quais são as suas reivindicações, apenas se reportam ao programa mais médico, que de fato feriu o ego dos referidos profissionais, que estão acostumados com bajulações. Mais ao meu ver nã justificar esse ódio imenso, que só traz discórdia e destruição o que não é salutar para nenhum ser humano.

  5. Sou médico e concordo plenamante com você e voto DILMA 13 não acho certo a comunidade ficar sem assistência médica devido os altos salários cobrados pela classe o Programa Mais Médico apenas procura resolver a ausência do médico em municípios pequenos em todos os sentidos e onde os nossos médicos só querem ir por muito dinheiro o que muitos municípios não podem pagar e por sua situação geográfica .

  6. Concordo em gênero, número e grau. A ampla maioria que critica os “mais médicos” é porque se sente incomodado em perder a “boquinha” de altos salários em municípios em que o médico vai uma vez por semana e às vezes uma vez por mês. Sou a favor do “Revalida”, inclusive para os médicos daqui. Afinal, é bom saber como anda a qualidade dos profissionais brasileiros, considerando que eles criticam tanto os estrangeiros que se dispõem a receber bem menos e em lugares que não atraem os olho$ dos médico$ tupiniquins.

  7. Primeiro Marco falas com uma absurda falta de conhecimento sobre o tema. Mas vamos lá, vamos enumerar os motivos pelos quais os médicos não devem votar em dilma
    1- Condições de trabalho no SUS: Hospitais sucateados, emergências lotadas, falta de condiçoes minimas de trabalho na maioria dos estados Brasileiros
    2- Fechamento de 42 000 leitos de hospitas nos ultimos anos
    3-Falta de um plano de carreira para o médico brasileiro (medida vetada pela dilma)
    4-Mais médicos como solução para todos os problemas do Brasil, uma medida paliativa que na verdade não modifica o cenário da saúde já que n aumentou o investimento na atenção básica e nem modificou a precariedade das unidades basicas nos rincões desse Brasil
    5- Lula em uma entrevista afirma que o SUS é perfeito que iria sugerir para Obama a criação de um sus no Usa, mostrando realmente que o pt n entende de saude.
    Os cubanos caro Deça são meros peões em um jogo muito maior, um jogo que esta em xeque a saúde dos brasileiros.
    Tive oportunidade de trabalhar como medico na baixada maranhense antes e depois do mais medicos e vi que a situação permace a mesma com os cubanos. Não tenho raiva deles, não são nossos adversários e caro Marco eles foram mandados pra ca, n vieram de livre vontade, n aceitaram ganhar menos. Nutro até uma certa pena deles, pois foram enviados arbitrariamente pelo um regime ditatorial para um país que não conhecem, sem falar o portugues, sem poder trazer suas familias, vigiados como se fossem escravos por militares cubanos(denuncia das ultimas semanas) e sem conhecer absolutamente nada do SUS e completamente abandonados, pois inicialmente teriam tutores brasileiros, fato que não ocorreu, pelo menos no maranhão. Na verdade os grandes tutores e professores dos médicos cubanos, foram os enfermeiros das unidades básicas de saude.
    Por esses motivos listados voto em Aecio para presidente do Brasil, não que eu acredite que ele é o salvador da pátria, porem ja assinalou com algumas medidas que creio que beneficiará o sistema de saude brasileiro

  8. É uma das poucas vezes que concordo com você. Este é o principal motivo da “fúria” deles. Conheço alguns (incluindo familiares, como você falou) que disparam ódio noite e dia contra Dilma e o PT. Porém conheço também algumas exceções entre as regras. Minha mãe, por exemplo, é médica, vota Aécio, mas concorda com o programa mais médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *