11

Ação de Veja é tentativa frustrada de interferir na eleição…

Publicação da editora Abril, antipetista e tucana assumida, criou um factóide contra Lula e Dilma para gerar repercussão e tentar tirar votos da candidata do PT. Acabou pagando caro pelo antijornalismo.

veja

A capa de Veja: clara interferência no processo

O que se viu neste final de semana, nas páginas da revista Veja, da Editora Abril, foi um exemplo acabado de como o Jornalismo age quando se pretende capaz de influenciar nos rumos da história.

A matéria de Veja contra a presidente Dilma e o ex-presidente Lula pensada milimetricamente em todos os seus aspectos.

A capa, as informações e a data de publicação tinham, claramente, o objetivo de mudar os rumos das eleições de amanhã, claramente favoráveis a Dilma Rousseff (PT).

A Veja – assim como a Rede Globo e a Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo – são a parte da imprensa claramente antipetista. A diferença, é que os demais veículos sabem se render aos fatos e à história quando eles se impõem.

A Veja não!

A Veja tenta interferir de todas as formas no processo histórico, delinear fatos, alterar acontecimentos para favorecer sua própria definição de mundo.

Já conseguiu, diversas vezes, mudar os rumos da história do país.

midia

Os atos de Vandalismo: reações à ação…

Mas tem perdido todas, desde que se deixou influenciar pelo “Mercado” e pelo pensamento quatrocentão da elite católica-apostólica paulista – ou influenciá-los na mesma medida.

Não se discute o mérito da matéria de Veja, mas os ses objetivos e os métodos usados para publicá-la.

Não é admissível entender que as denúncias tenham chegado à revista apenas esta semana, para que fosse publicada apenas esta semana.

E A derrocada de Aécio Neves (PSDB) nas pesquisas teve alguma influência na publica?

São estas atitudes que levaram à reação da militância: a exacerbação da manipulação da informação com interesses eleitoreiros.

E deu no que deu…

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. Qual o problema da Veja ser antipetista? O jornal OEMA sempre foi sarneysista. Isto se chama democracia. Simples assim.

  2. Eu tinha assinatura dessa revista. Depois que virou panfletagem de tucano eu cancelei referida assinatura há mais de dez anos. Mas desta vez esse panfleto se deu mau, pois a Dilma já entrou com processo por calúnia e difamação. E ainda conseguiu direito de resposta.

  3. Qauem és tu pra criticar esta prática? me compre um Bode jornalista fracassado, maior criador de FACTOIDES DO MARANHÃO.

  4. Marco, admiro vc pelas suas opiniões , mas defender a ideologia petista, atrasada, demagógica. Nesse aspecto nao concordo com vc meu caro, estamos no século XXI. Bolivarismo, Marxixismo disfarçado nunca mais….

  5. Revista veja segue tradição e planta mais uma semente do mal.

    Como já é tradição, alguma horas antes da eleição presidencial decisiva entre PT e psdb, a revista veja produz lixo e tenta empurrar de garganta abaixo como matéria jornalística.
    Só que a veja subestima a sabedoria do povo; o resultado desse factoide será contrario aos interesses político/eleitoreiro da revista e de seu candidato tucano.
    É só aguardar e ver.
    Em tempo, o TSE já ordenou a retirada da “matéria” da capa da veja.

  6. Afirmar que VEJA “criou um factóide contra Lula e Dilma para gerar repercussão e tentar tirar votos da candidata do PT”, mostra exatamente a que veio a impensa cooptada pelos milhões de reais saqueados pela quadrilha que há 12 anos se instalou no Planalto. Todos no Marahão sabem a quem a imprensa que o senhor pratica, serve. Ora, VEJA não “criou factóide” (seja lá o que diabos isso signifique). VEJA apenas divulgou a verdade trazida pelos depoimentos do doleiro operador do banco clandestino do PT. Como o senhor chamaria a matéria de VEJA se ela fosse divulgada apenas após as eleições?

  7. Frustrado quem esta é o povo com o roubo que essa Dilma e aquele cachaceiro do Lula fizeram com o Brasil. Mais amanha o povo vai dá o troco nessa cambada de ladrão.

  8. Para os sem memória façam uma pesquisa do que essa revista foi capaz de fazer em novembro de 1993 com o então presidente da Câmara dos Deputados Ibsen Pinheiro, o que resultou na sua cassação em 1994. Pura irresponsabilidade de um veículo de comunicação formador de opinião que se diz sério. Não deixem de pesquisar esse caso, vale a pena seber, virou assunto de monografias defendidas por estudantes de vários cursos.

  9. Marco quem diria você falar de manipular informação, pois passaste a campanha inteira tenta do criar factóides de forma até irresponsável, pois até pouco tempo lhe admira a quanto a sua opinião sobre política, economia, bem sobre vários pontos porem lhe desconheço durante a eleição e logo você vem levantar essa questão contra a veja, é realmente, se Dilma não ganhar essa eleição você estará em maus lençóis pois estas assessorias que você assumi sem trabalhar se tornarão coisa do passado, e você tem motivo de sobra para se preocupar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *