2

Flávio Dino: erros e acertos nas escolhas…

Até agora, o governador eleito Flávio Dino (PCdoB) mais acertou que errou na escolha do seu secretário – pelo menos teoricamente, já que, apenas a partir de 2025, se terá o efeito prático destas escolhas.

Os nomes do jornalista Chico Gonçalves, para a pasta dos Direitos humanos, e o do médico Marcos Pacheco para a Saúde são corretos do ponto de vista da atuação de cada um.

Apesar de atuar mais na área da comunicação – sobretudo na academia – Gonçalves é um militante do PT envolvido diretamente nas lides dos movimentos sociais.

Ex-adjunto da Prefeitura de São Luís, Pacheco tem a experiência administrativa necessária e o traquejo político de ex-deputado para comandar a Saúde.

Em síntese, apenas três indicações de Dino parecem equívocos.

O advogado Rodrigo Lago não tem o lastro necessário para ser o responsável pela transparência do novo governo.

O representante comercial Clayton Noleto parece mais um operador político do PCdoB que um coordenador do setor de Infraestrutura.

E o chefe da Empresa de Transporte Urbano, José Arthur Cabral Marques carrega consigo a polêmica do VLT, inventado na gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB) em São Luís.

No mais, Flávio Dino vai construindo seu secretário e submetendo os nomes ao crivo da opinião pública, um por um, de forma gradual.

para que, quando o governo começar, tudo o que tiver de ser dito sobre eles, já terá sido dito.

E e só esperar os resultados…

 

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Rodrigo lago tem competência para assumir a secretaria de transparência, é honesto, qualificado, determinado e leal.
    Sucesso nesse novo desafio meu amigo.
    Parabéns!!

    Resp.: É, né?!?

  2. Marquinho, tu não achas um pouco precipitado criticar escolhas sem a comprovação das performances dos indicados para esses cargos que você aponta como equívocos!?
    Rodrigo Lago tem capacidade para exercer qualquer função ligada ao direito, à advocacia e a administração; Noleto, de quem tenho boas referências, sai do âmbito empresarial ludovicense, o que pode ser muito bom; Zé Artur, se tivesse tido melhor chance, poderia ter desenvolvido um excelente projeto de VLT para São Luís.
    Acredito que devamos dar um crédito de confiança para que tanto o futuro governador quanto seu secretariado, possa dizer a que vieram. Depois de algum tempo, tendo eles sido testados, devemos fazer as criticas necessárias.
    Se Flávio tivesse indicado os políticos que se candidataram para saúde, segurança, e infraestrutura, aí eu iria dizer que cometeria erros graves!

    Resp.: Se você leu o texto, Joaquim, viu que eu falo das escolhas por si só, levantando a condicional da experiência prática no cargo para melhor juízo. A crítica é ao perfil. Rodrigo Lago, filho e Aderson Lago, com o passivo histórico que tem, na transparência? Clayton Noleto, sem nenhuma experiência com infraestuuta, na área de obras? Espero estar errado, meu caro Joaquim. Mas pelo perfil do secretariado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *