0

Novembro Azul – “Dia D” mobiliza centenas de homens para o exame da próstata…

626998O “Dia D” da campanha Novembro Azul, em Paço do Lumiar, mobilizou centenas de homens para a palestra de conscientização sobre a prevenção doenças do trato masculino e consultas ao Urologista. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação de Saúde do Homem e da Mulher, aconteceu nesta quinta-feira, 27, no prédio da secretaria.

O médico Urologista, Amarildo Nobre, falou do câncer de próstata, como uma das doenças que mais matou homens, nos últimos 10 anos.

Por ser uma doença silenciosa, não se registra sintomas evidentes, daí a necessidade de o homem consultar um especialista e realizar exames periodicamente – alertou.

De acordo com informações da SEMUS, foram realizados, em novembro, 113 exames de PSA, 56 atendimentos ambulatoriais, com 3 casos positivos para o câncer de próstata e 1, de câncer de pênis.

A coordenadora da Saúde do Homem, Bianca Mendes disse que este ano, a adesão de homens superou as expectativas, levando em consideração os números de consultas e exames.

A intenção do Novembro Azul é, além de promover a conscientização desses homens, fazer com que eles sejam mais vigilantes com a sua saúde, não só referente ao câncer de próstata, mas pela infinidade de doenças que se, diagnosticadas no início, pode-se chegar a cura – afirmou.

O ambulatório de Urologia funciona na SEMUS, e as consultas são realizadas duas vezes na semana. O agendamento deve ser feito na Central de Marcação – CEMARC, no CSU, do conjunto Maiobão, de segunda a sexta-feira.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *