6

O novo Demóstenes?: nepotismo e o fim da refinaria no MA…

adovagoPor Ítalo Gomes*

Temos apenas um mês de governo do comunista Flávio Dino e as denúncias em nível nacional já começam a aparecer.

Depois de dois longos imbróglios que causaram pequenos arranhões na imagem do novo governador maranhense – um envolvendo a licitação de frutos do mar no cardápio do Palácio dos Leões; o outro, o museu do Convento das Mercês, em que o Governo passou uma má impressão ao provar que não sabe que destino dar àquilo – agora a figura do nepotismo assombra o Palácio dos Leões.

O que antes era visto apenas como picuinha da oposição sarneysista se tornou um terremoto com a matéria da Folha de S. Paulo dando conta das nomeações de parentes de secretários de primeiro escalão para os mais variados cargos – denúncias que já vinham sendo amplamente divulgadas no noticiário maranhense, em particular, na blogosfera – do Governo de Todos Nós (ou seria o Governo Só Deles?).

Pregando em sua campanha a defesa da moralidade administrativa absoluta, o que incluía dizer que o Governo de Roseana Sarney estava à disposição para apenas três famílias, Flávio Dino caiu na armadilha – assim como o já folclórico ex-senador Demóstenes Torres, que era uma metralhadora de denúncias contra seus pares, antes de ser descoberto como um mero lobbysta do bicheiro Carlinhos Cachoeira – de se vender nas eleições como o paladino da moral e dos bons costumes, mesmo sabendo que quem o apoiou na campanha iria cobrar o preço depois da vitória.

Como já avisava no post anterior (http://www.blogdosergiomatias.com.br/2015/01/italo-gomes-posse-do-governador-flavio.html), suas alianças seriam seu ponto fraco.

É bom ressaltar que todas as nomeações privilegiando partidários e aliados feitas até agora, em nada, ferem a legalidade, pois não afrontam tecnicamente a Súmula Vinculante 13 do STF. Mas assim também eram as nomeações feitas no Governo Roseana, atacadas sem cerimônia pelos asseclas do então candidato Flávio Dino, e geralmente são assim em quase todas as prefeituras do país: as brechas da Súmula são muitas e visíveis.

Não é ilegal, mas é ético?

Com tanta gente qualificada no Estado, privilegiar umas poucas famílias não seria já uma concentração de renda, para quem defende com tamanho afinco a diminuição da desigualdade?

Para tirar a matéria da Folha do foco político, os dinistas vêm tentando dar relevância a um absurdo bem maior, este cometido pelo governo federal do PT e sua incompetência gerencial que vem destruindo a maior empresa brasileira, a Petrobras: o anúncio da descontinuidade da Refinaria de Bacabeira, jogando fora mais de R$ 2 bilhões que já haviam sido “investidos”.

Para os dinistas, tudo foi um grande embuste eleitoreiro: desde sempre se sabia que a obra não ia sair do papel, mas serviu para alimentar as ilusões do povo maranhense para angariar votos, e como um afago do então presidente Lula a Sarney.

Não é uma teoria furada, de maneira alguma, tendo em vista o escândalo do Petrolão e como a empresa foi usada pelo PT, financeiramente, para suas campanhas eleitorais.

Camilo Santana, governador PTista do Ceará, não aceitou o comunicado da Petrobrás e exigiu a continuidade da Refinaria de lá, justamente para não ficar essa impressão de estelionato eleitoral do seu partido.

*Advogado (OAB/MA 11.702-A)

[email protected]

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. Esqueceram o filho de Dutra foi??? ele ta pianinho, emplacou o filho no ITERMA

  2. Marco, vai informar melhor e deixa de tentar passar inverdades.
    Foi pra isso que passaste 4 anos na faculdade?
    Cadê o juramento que fiseste?
    Aliás, chegaste a fazer?
    Sou independente só dou valor a fatos verdadeiros.
    Pq não publicas o nome do parente do GGovernador, que dizem foi nomeado?

  3. Caro Marcos, não encontro mais espaço em blogs que outrora eram independentes, mas agora estão blindando o atual governo de muitas práticas antes reprovadas. Aqui em Rosário aliados do governo estão negociando cargos na gerência regional em troca de apoio político para 2016. Trata-Se de Willame Anceles que diz que será o gerente regional de saúde, o mesmo já emplacou dois irmãos no novo governo. E do vereador Carlos do Remédio aliado do deputado Otelino Neto. Como esperar mudanças se as práticas são as mesmas?

  4. IMPRESSIONANTE! A que ponto chega o inconformismo “dos” antes “confortáveis”. Estava transitando pelo Centro Histórico sexta-feira próximo-passada, quando parou um CARRÃO “em cima de mim”- baixou o vidro, e lá estava o professor NONATO CHOCOLATE, que foi logo me perguntando: “ TAI MARCO, O QUE TU ACHAS DE FLÁVIO TÁ NOMEANDO PARENTES DE ALIADOS”. Fiquei perplexo.
    Agora pergunto, A TODOS, vai ( Flávio) nomear quem (?): JORGE MURAD ??

    O QUEM TEM DE PETISTAS arrependidos de terem comido os petiscos na hora errada. Pior, Flávio Dino sentenciou que quer relações políticas com “certas pessoas” do PT maranhense-, descartando, assim, ESSES OPORTUNISTAS.

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  5. Voce vai ficar doido. Flavio Dino so tem um mes de governo, e ficara 47 meses e depois mais 48 meses.

  6. tem secretario adjunto já negociando contratos em hotel de são luis !!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *