17

2018 em jogo…

Embora o governo Flávio Dino (PCcdoB) só esteja em seu início, com apenas dois meses de mandato, já é grande a movimentação de bastidores com vistas aos próximos pleitos a partir deste, sobretudo nas eleições majoritárias de 2016, 2018 e 2020, que se interligam entre si para o projeto dos dinistas.

E o primeiro passo são as eleições em São Luís e Imperatriz, em 2016.

Dino e alguns dos aliados: tudo vai girar em torno dele

Dino e alguns dos aliados: tudo vai girar em torno dele

Em Imperatriz, Flávio Dino conseguiu garantias do prefeito Sebastião Madeira (PSDB) de apoiar um candidato do seu grupo para sucedê-lo. Madeira já demonstrou preferência pelo agora secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto (PcdoB), mas o deputado Professor Marco Aurélio e a suplente Rosângela Curado (PDT) também se movimentam.

O projeto de Curado envolve ainda o deputado federal Weverton Rocha (PDT), que tem projeto de estar em uma chapa majoritária em 2018.

Em São Luís o jogo é mais complicado.

O governador quer garantir que todos os aliados abram mão das candidaturas em favor do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que tem dificuldades de apoio popular e precisa do “guarda-chuva” governamental para se viabilizar.

Principal adversária do prefeito, a deputada federal Eliziane Gama (PPS) tem sido assediada com ofertas de secretaria e a vaga de vice do próprio Edivaldo, com a garantia de que ele deixaria a prefeitura em 2018, para ser candidato a senador ou a vice na chapa à reeleição do governador.

A vaga de candidato a senador tem sido almejada também pelos deputados federais José Reinaldo Tavares (PSB) e Rubens Júnior (PCdoB), e pelo presidente da Assembleia, Humberto Coutinho (PDT).

Mais fraco entre os três, Rubens Júnior tenta viabilizar-se também como alternativa ao mesmo projeto oferecido a Eliziane, garantindo pelo menos dois anos de mandato em caso de reeleição de Edivaldo.

Sem falar no grande jogo de bastidores pela indicação do vice em São Luís, que mobiliza não só o PDT, mas lideranças do PSDB, do PCdoB, do PSB e até do PT, que, em breve, deve se alinhar ao projeto de Dino.

E assim está montado o tabuleiro de 2016, 2018 e 2020…

Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão, com ilustração do blog

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. Ta sabendo bem blogueiro, Rubens JR. nem idade para ser senador em 2018 tem. Faça as contas.

  2. O BRASIL TEM QUE ACABAR COM ELEIÇÕES DE 2 EM 2 ANOS. ISSO É UM ATRASO PARA O NOSSO PAÍS. O PREFEITO TRABALHA PARA ELEGER O GOVERNADOR E DEPOIS O GOV. SE ARTICULA PARA ELEGER O PREFEITO. ISSO TEM QUE ACABAR.

  3. com certeza o RUBENS JUNIOR formaria junto com o FLAVIO,a dupla dos sonhos,inteligentes,carismaticos,honestos,advogados,e brilhantes

  4. Eliziane Gama, se for candidata, e deverá ser, ganha tranquilamente as eleições para prefeita. Chega de prefeitos inoperantes.

  5. Não acho o governo de Edvaldo ruim, só agente não v em noticiários nenhum ato de corrupção no governo já é muito bom… Creio que o prefeito tem boas intenções, e tenho certeza que agora com ajuda do governador ele terá um governo cheio de realizações.

  6. O melhor deputado que temos e mais atuante, com certeza merece nos representar em um cargo majoritário, conte conosco meu amigo, que o povo saberá reconhecer quem muito tem feito pelo nosso estado. Sei que seu futuro na politica será brilhante.

  7. MADEIRA DEVERIA FICAR COM O RABO ENTRE AS PERNAS CALADINHO, JA NÃO É UM BOM PREFEITO E AINDA BOTA BANCA NA GESTÃO DO GOVERNADOR.

  8. Rosângela Curado será uma ótima prefeita para Imperatriz, queira Madeira ou não, o PDT tem mais é que lançar candidatura própria mesmo e não ficar esperando decisões de terceiros.

  9. Edivaldo tem o meu apoio por que nao se vê o nome dele metido em nenhum escandalo. Não existe administração perfeita, mas sei que ele tem feito um bom trabalho e vai seguir em frente com a parceria junto a Flavio Dino.

  10. Eu nem considero a ideia de votar em Eliziane… esse tal de Rubens aí eu nem sei quem é. …

  11. Marco, com a pressão que o PMDB vem fazendo com relação à reforma politica, será que realmente haverá eleições municipais em 2016?

  12. Meu amigo entao tu nao foi na Vila Janina quando o Edivaldo esteve por lá. Todo o povo abraçando ele, tirando foto. As pessoas cosncientes sabem que ele não é um salvador da patria, é um prefeito fazendo o seu trabalho apesar das adversidades.

  13. Flávio Dino e Holanda Júnior só pesam em governar bem. Quem está preocupado com futuras eleições é o CARCOMIDO GRUPO SARNEY.

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  14. Vejam bem se vocês vão atrás dessa pseudo independencia de Eliziane… ate os Sarneys ja se colocam como futuros patrocinadores dela.. .crente do pau oco…

  15. marcio jerry ja articulou sua candidatura a vice do prefeito edivaldo, Jerry quer assumir a prefeitura no inicio de abril de 2018,essa é unica de forma pra ele chagar ao poder e flavio dino ter supremacia do poder no maranhão, essa proposta foi feita a sua principal concorrente mas ela negou interesse, o governo flavio hoje está empenhado pelo prefeito mas não há nada de gratidão ou afinidade politica…ja imaginou jerry prefeito de sao luis e flavio governador!!!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *