7

Sarney em ação no xadrez da crise política…

sarney 3

Sarney atua como conselheiro de Dilma Rousseff

Da coluna Repórter Tempo

Quem apostou que com o fim do seu mandato senatorial o ex-presidente José Sarney mergulharia no anonimato dos “sem prestígio” e, angustiado, se dedicaria apenas à literatura, perdeu. Ao contrário do que lhe foi prognosticado por muitos, inclusive por cultuados analistas políticos da chamada grande imprensa, Sarney está politicamente vivo e, agora sem as obrigações do mandato na Câmara Alta, se movimenta com desenvoltura nos bastidores da política nacional, transformado que está numa espécie de conselheiro máster da presidente Dilma Rousseff, com o objetivo de tirar o governo da enrascada política em que se meteu por causa do cenário econômico de crise.

Ao mesmo tempo, Sarney se mantém ativo nas searas políticas do Maranhão e do Amapá, onde continua como principal referência dos grupos que seguem a sua orientação.

Aos 85 anos, Sarney está fisicamente bem e com a lucidez na plenitude, resultado de uma vida quase monástica e intelectualmente dedicada à política e à literatura.

Leia também

Dilma destaca o legado de Sarney…

O prestígio de Sarney…

Agora sem mandato, ele cultiva, mais do que nunca, a sua máxima preferida, segundo a qual a política só tem porta de entrada, daí sua movimentação no circuito Brasília-São Luís-Macapá.

No plano nacional, o ex-presidente da República está atuando intensamente como interlocutor da presidente Dilma, com quem conversou pelo menos três vezes nas últimas duas semanas, e oráculo do PMDB, que o mantém em posição de proa, principalmente nos momentos de crise.

Nos bastidores de Brasília, é corrente que a cúpula do PMDB não dá um passo sem ouvi-lo, a começar pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Sarney mantém um frequente canal de conversas com o ex-presidente Lula, que também o consulta, independente de o momento ser ou não de crise. Continue lendo aqui…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Ei babao de roseana deixa eu te dizer uma coisa sobre o elevado da cohama acho q vc sabe e finge que nao sabe.mais que construiu o elevado da cohama seu marcos foi tua roseana e pq botar a culpa no prefeito se a obra do governo do estado.

    rESP.: Ôh babão de Holandinha, a responsabilidade pela drenagem da cidade é da prefeitura, entendeu Idiota? PRE-FEI-TU-RA. Aprende, imbecil, antes de vir defender seu prefeito incompetente aqui.

  2. Dilma que já está numa carrumbamba, vá ela ouvir esse cidadão que ela vai descer de vez o despenhadeiro. Esse homem afundou a nação quando governou o pais. Que boa orientação ele pode dar a quem tá no planalto com a corda no pescoço. Só sendo mesmo…

  3. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!
    Esse é o nosso Sarney, nosso grande líder. O Maranhão se orgulha de vc mestre!

  4. Sr. Marcos, se o Sarney indicar para a Dilma um caminho para saída da crise, com certeza ela seguirá outro!

  5. Este cenário é a reprise da época do Vitorino Freire,Renato Archer, Newton Belo,Eugênio Barros.Quem leu o livro de Benedito Buzar ” O vitorinismo” lembra das manobras das raposas velhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *