4

Sem greve, motoristas terão 8,5% de reajuste em São Luís…

Índice foi estabelecido em reunião da categoria com os empresários do Transporte Coletivo, no Ministério Público do Trabalho; cabe agora à prefeitura fazer sua parte, garantindo o equilíbrio do sistema, para que todos ganhem: população, trabalhadores e empresas

 

Pela primeira vez em muitos anos os trabalhadores do setor de Transporte Coletivo de São Luís conseguiram um reajuste salarial sem a necessidade das famigeradas greves.

Motoristas podem comemorar reajuste

Motoristas podem comemorar reajuste

Pelo menos é o que ficou garantido, ontem, em reunião dos sindicatos dos trabalhadores e das empresas de Transporte Coletivo de São Luís, na sede do Ministério Público do Trabalho.

O SET ofereceu 5% de reajuste; os trabalhadores queriam 10%. O MPT estabeleceu 8,5%, que deverá ser homologado pela Justiça do Trabalho antes mesmo da data-base da categoria, que ocorre em maio.

Mas a serenidade nas negociações deverá implicar em um custo, que inevitavelmente, precisa ser repassado às tarifas.

O reajuste aumentará em cerca de R$ 1,5 milhão a folha das empresas, que já tiveram aumento de quase R$ 4 milhões com os novos ônibus e combustível para abastecê-los.

Caberá à prefeitura garantir o equilíbrio do sistema, o que implica, necessariamente, em um reajuste de tarifa – ou formas de compensação, como combate à pirataria e fraudes

E com o equilíbrio, todos ganham: 1) – empresas, com faturamento equilibrado; 2) – trabalhadores, o salários atualizados, e 30 – a população, com ônibus novos rodando no sistema.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. PARABENS PARA O PREFEITO, GRAÇAS A ELE A POPULAÇÃO DE SÃO LUIS NÃO HOUVE PARALIZAÇÕES E A POPULAÇÃO VAI ANDAR EM ÔNIBUS NOVOS E ARTICULADOS, SE TODOS PREFEITO DO MARANHÃO FOSSE IGUAL AO DE SÃO LUIS O COM CERTEZA O ESTADO ESTARIA EM UM PATAMAR MUITO SUPERIOR AO ATUAL.

    Resp.: mas haverá aumento de passagem. Aliás, já houve (escrito ás 18h30)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *