11

O que mudou, Flávio Dino?!?

“Além de não fazer parte do governo, ninguém da minha família terá negócios com o dinheiro público”

frase de Flávio Dino, publicada no blog de Raimundo Garrone, no dia 29 de junho de 2014, logo no início da campanha pelo governo

zangadoAlgo mudou nas concepções ideológicas e doutrinárias de Flávio Dino (PCdoB) após ele assumir o poder. Só isso explicaria o fato de ele ter feito tantas coisas diferentes do que prometia em campanha.

Em 29 de junho de 2014, por exemplo, ao iniciar sua campanha pelo governo, com o discurso de que fundaria a “República no Maranhão”, Dino garantiu que nenhum membro de sua família faria negócios com o seu governo.

A declaração, na íntegra, pode ser lida aqui.

Perceba que a declaração de Dino não limita a restrição apenas ao seu governo, mas a qualquer tipo de “dinheiro público” – federal, estadual ou municipal, é o que s entende.

Mas o irmão e Flávio Dino, Saulo Dino, recebeu uma nomeação na Prefeitura de Imperatriz exatamente logo depois que o comunista assumiu o governo.

E ontem, revelou-se que a Secretaria de Planejamento decidiu revogar um contrato e prestação de serviço para fazer outro, com uma empresa que tem como proprietária a cunhado procurador da República Nicolao Dino, outro irmão do governador Flávio Dino. (Leia a íntegra aqui)

O que mudou, governador?!?

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. v.t. Procurar conseguir; experimentar ter êxito; arriscar: veio para tentar fortuna.
    Mostrar intenção de, pretender: tentou, em vão, regenerar-se.
    Empregar, usar de: tentei todos os meios para convencê-lo.
    Exercer tentação sobre: aquela mulher o tentava.

  2. O que é Ilação:

    Ilação significa dedução, suposição, inferência. É o ato de chegar a uma conclusão final, sobre determinados fatos ou princípios. É formular uma hipótese através de seguidos raciocínios.

    Ilação, gramaticalmente, é um substantivo feminino. Do latim “illatione”, que significa ilação, dedução, conclusão.

    Fazer uma ilação é estabelecer uma conclusão final baseada em alguns dados observados por suposições, é fazer uma dedução de algum fato sem estar diante de provas concretas, de fatos comprovados.

    Ilação é o ato de fazer conjecturas baseadas em hipóteses, em suposições, em dados baseados em presunções.

    “São só ilações” é uma expressão usada quando queremos afirmar que um dado não é de todo preciso, que é baseado apenas em vagas deduções.

    A palavra ilação é bastante utilizada na área jurídica. Ex.: “O julgamento do réu não pode ser feito baseado em ilações ou suposições. A condenação criminal exige provas”.

    Resp.: Sei o que é ilação, eu caro. O que quero saber é o que diabos significa “Tentativa de ilação”. E você não respondeu.

  3. O fato de ser legal não quer dizer que não seja imoral pois há parentesco com o irmão do governador e se trata de um certame de dispensa de licitação ! Há no mínimo a suspeição de tráfico de influência nesse caso.

  4. Gostaria que indicasse, precisamente, onde estão os familiares do governador, nessa tentativa de ilação descabida?

    Resp.: Primeiro me explique, precisamente, o que diabos é uma “tentativa de ilação”…

  5. MACACOS ME MORDAM!

    Confesso que estou perplexo com tantas denúncias contra o governo – de nepotismo, de contratação de fichas sujas, de apadrinhamento, patrimonialismo, dispensa de licitação, etc. etc.

    Não consigo acreditar que tudo isso de errado esteja acontecendo num governo que mal começou…

    Por outro lado, o que me causa estranheza é que, raramente, aparece alguém do governo para prestar esclarecimentos. Será que a opinião popular não está sendo levada em consideração pelo atual governo?

    Essa explicação sobre a dispensa de licitação justifica o procedimento? Convence a opinião pública? Está de acordo com a Lei de Licitações?

    O governo, no meu entendimento, não pode deixar passar essa enxurrada de denúncias sem explicar nada ao povo. Afinal, todos esperam por um governo de reais mudanças, contra tudo de errado que vinha sendo praticado no governo anterior…

    Mas para espanto geral do povo, o que parece é uma repetição de práticas condenáveis pela lelisgação em vigor… Não estou entendendo mesmo. Não quero me transformar num crítico ferrenho do governo estadual do Maranhão, como sou contra o governo do PT, por razões mais do que óbvias.

    De uma coisa tenho certeza: o povo não espera que este novo governo seja um governo de desmandos…

    FRED TORREMOLINOS

  6. faz o que eu mando mas não faz o que faço. ESSE É O LEMA DO COMUNISTA ATUALMENTE NO COMANDO DO NOSSO ESTADO. A COMISSÃO CENTRAL DE LICITAÇÃO – CCL DELIBERADAMENTE DECIDIU DAR MAIS AUTONOMIA ÀS COMISSÕES SETORIAIS DE LICITAÇÃO DANDO UM LIMITE MUITO ALTO PARA QUE ELAS POSSAM REALIZAR OS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS SEM PASSAR PELA CCL. MEUS AMIGOS, ISTO PROVA O DESPREPARO QUE RONDA HOJE A CCL. QUANTO MENOS PROCESSO FOR ENCAMINHADO A ELA MELHOR PARA TODOS. OS SECRETÁRIOS ESTÃO SATISFEITOS PORQUE ELES MESMO RESOLVEM SUAS LICITAÇÕES SEM A INTERVENIÊNCIA DA CCL. QUE MARANHÃO É ESSE QUE ESSE COMUNISTA PROMETEU ACABAR COM AS MAZELAS DO GOVERNO PASSADO?

  7. Segundo o art. 9° da Lei 8.666/1993 (lei de licitações e contratos), fica impedido de participar da licitação o autor do projeto básico ou executivo, o que não se enquadra no presente caso, tendo em vista que o irmão do governador não deve ter elaborado o termo de referência que ensejou a contratação, por duas questões: primeiro a formação dele é jurídica, segundo por não ser servidor da Seplan.
    Ademais, o entendimento do TCU em julgados semelhantes é que a legislação federal não impede a participação dos parentes de agentes politicos, porém devendo observar os princípios da isonomia e moralidade, que deve ser objeto de análise peloTCE/Ma.

    Ressalto ainda, que o nosso ordenamento jurídico não existe grau de parentesco entre a cunhada do irmão do agente político.

    Desta forma, a matéria veiculada apenas quis criar fato político sem ter no mínimo o zelo de consultar os vários julgados nas diversas cortes de contas do nosso país, apenas teve a intenção de equiparar o governo atual com o anterior, que até a presente data não vejo qualquer semelhança em suas praticas.

  8. Vc tem alguns lampejos geniais e muitos outros muares. Quer dizer que irmã de cunhada é parente???
    Então estes abdalas, murads, dualibes, lobões, lagos, cutrins, braides, etc nunca deveriam ter feito negócios com a Maria do Baralho e o Boneco de Olinda, pois são múltiplos os elos e parentescos entre eles!!!!

  9. Fico extarrecido ao deparar com a falsa honestidade.O caro jornalista sabe que a Caema contratou, sem licitação, um escritório de advocacia pela bagatela de R$ 400.000,00 reais mes, de uma amiga da namorada do presidente/e só esse é o curriculum da ‘amiga advogada’?Pesquise e comprove a veracidade do fato

  10. O problema é da cadeira, quando eles sentam em uma que já tá quente pega todo o vício. Não tem um bom que não se vicie. Sentou pegou!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *