7

A herança da pobreza no Maranhão…

miseriaPor Fábio Macêdo*

O nosso Estado tem sido destaque não pelas suas riquezas naturais ou pelo seu povo lutador que todos os dias busca o pão para pôr na mesa, mas pela pobreza, a miséria que assola boa parte da população. Essa que foi esquecida por anos, sem acesso às políticas públicas de saúde, educação, segurança, transporte, entre outras que garantam-lhes condições dignas de vida.

O Maranhão é o estado brasileiro com maior percentual de miseráveis com 12,9%. Pioramos de posição no ranking da pobreza extrema na última década.

Em 2002, o Piauí é que detinha o maior percentual de miseráveis (22,5%), seguido por Alagoas (19,04%). O Maranhão aparecia em terceiro lugar, com 18,97%.

Além disso, temos a segunda maior taxa de analfabetismo de jovens e adultos, com 20,8% da população de 15 anos ou mais sem saber ler e escrever e  também o segundo mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país.

Diante desse quadro, constatamos o pior.

O Estado está doente, os anos de descaso e abandono à nossa população quase nos levou a um estado vegetativo, sem desenvolvimento e crescimento.  As medicações e medidas devem ser drásticas, o nosso povo não merece agonizar na miséria,  só muito trabalho e empenho para nos tirar dessa situação.

Trabalho árduo, pautado na honestidade e vontade de trabalhar a serviço do povo, de fortalecimento das politicas públicas e aplicação correta dos recursos.

Esse é o desafio dessa nova gestão, do Governo Flávio Dino e da Assembléia Legislativa também em fiscalizar as ações e garantir a elaboração e execução de projetos e leis que beneficiem a população.

* Deputado estadual do PDT

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. falar por falar,é muito fácil, o difícil é ter alguém capaz de tomar as dores de quem precisa de atenção, vamos ter fé, as mudanças vão ter acontecer.

  2. conheço alguns estados, afinal já trabalhei em algumas construtoras, estados com certeza bem mais pobres que o maranhão.mais nenhum destes vim um povo que gostase tanto de se diminuir

  3. MEUS AMIGOS A CULPA DESSA SITUAÇÃO EM VÁRIOS MUNICÍPIOS NÃO É DE GOVERNADORES E SIM DAS DAS AUTORIDADES FISCALIZADORAS COMO O MINISTÉRIO PÚBLICO, AS CÂMERAS DE VEREADORES DE CADA MUNICÍPIO E A PRÓPRIA POPULAÇÃO. NÃO ADIANTA CULPARMOS GOVERNADORES POIS OS PREFEITOS RECEBEM SUAS VERBAS INDEPENDENTE DE VONTADE DO GOVERNO. TEM O EXEMPLO DE UM MUNICÍPIO QUE NÃO LEMBRO AGORA, QUE O PREFEITO FOI TIRADO PELOS VEREADORES E QUANDO O TRIBUNAL RETORNOU O MESMO PARA A PREFEITURA ELE ALUGOU UM HELICÓPTERO E FOI A MAIOR FESTA NO MUNICÍPIO. ENTÃO PODEMOS CONCLUIR QUE A CULPA TAMBÉM É DO POVO.

  4. Será que podes me lembrar quem estava no governo do Maranhão? É muita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *