7

Nem as férias salvam o turismo em São Luís..

Comerciantes instalados nos pontos turísticos e redes hoteleiras apontam que o fluxo de visitantes continua baixo na capital maranhense

 

A movimentação no Centro Histórico se resume à própria população local

A movimentação no Centro Histórico se resume à própria população local

São Luís entrou na chamada alta temporada do turismo, com a chegada das f´rias de julho. E nada.

A capital maranhense continua sendo ignorada pelo visitante, mesmo nesta época do ano – fato que já sido registrado no carnaval e no São João.

Comerciantes da área da Praia Grande, que sempre experimentaram aumento do movimento de turistas neste período, reclamam que tem sido reduzidíssimo a frequência de gente de fora de São Luís.

– Eu vendo artesanato na Praia Grande há quase 20 anos, e nem sempre foi assim. Nos quatro cantos deste Centro Histórico havia uma programação, tinha um atrativo – reclama o comerciante Álvaro de Alencar.

A crise é a mesma nos hotéis, que registraram a maior baixa de ocupação neste período junino.

E a única ação do setor de turismo governamental foi fechar os postos de informação turística da Praia Grande e do Terminal da Integração.

Como é que funciona desse jeito?!?

Com informações de O EstadoMaranhão

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. A lógica é simples: se a cidade não for boa para seus habitantes, como há de ser boa para quem vem de fora? E, que com certeza, este é muito mais exigente. São Luís está destruída e o resto do Maranhão, só se visita uma vez e nunca mais volta.

  2. Não há como discordar da opinião do leitor Antonio Lima, logo abaixo, mais do que coerente com a realidade do turismo em São Luís e em todo o Maranhão. O que se vê é uma estado de desolação total, até mesmo nos polos considerados de maior interesse pelos visitantes de outros estados, como é o caso de Barreirinhas e Carolina.

    A área da Praia Grande, antes muito badalada, hoje parece viver um clima de desânimo total, quer de dia ou de noite. As ruas desse logradouro parecem quase desertas, sem movimentação comercial, a não ser mesmo a de rotina dos habitantes da Ilha. Turista que é bom, nada! Movimentação do comércio por turistas, nada!

    São Luís não mais tem atrativos, como bem o diz o internauta Antonio Lima – com praias poluídas que podem causar sérias doenças de pele, comidas típicas com preços pela hora da morte, serviço de má qualidade, ruas sujas e esburacadas por todos os lados, especialmente na zona periférica, não há turista, que bem informado sobre a realidade de São Luís, venha gastar seu dinheiro aqui, quando em outros estados do Nordeste o turismo está muito mais bem estruturado e com pontos turísticos muito mais bonitos, como são o caso do CE, RN, AL, SE, BA, etc.

    Em matéria de turismo, garanto que São Luís não tem nada para encantar o turista, especialmente se for turista europeu…
    São Luís só teve um período melhor de turismo: no governo Zé Reinaldo, que investiu na área e divulgou o Maranhão junto aos centros emissores. Delá pra cá, nada expressivo.
    Jesus dos Santos

  3. Do que adianta ter um atrativo, se nos outros estados temos a fama ter ter o pior atendimento do Brasil?

  4. Mas também, como a má gestão desses empresários (que a maioria não investe nem em infra estrutura, nem em capacitação dos funcionários, nem na estrutura administrativa) qualquer investimento do governo vai ser em vão.

    Resp.: Mas nenhum investimento do governo é mais em vão ainda…

  5. Esse turismo de São Luís assim como o do Maranhão todo sempre foi péssimo, todo mundo sabe que isso não é coisa de agora, mesmo nosso estado que já teve um Ministro do Turismo e que nada fez pra melhorar isso, se tivesse feito hoje estariamos colhendo os frutos.

  6. Marcos, quem em sã consciência vai sair das suas casas para visitar um local onde a violência impera, as ruas fétidas, esburacadas, tomadas por lama e esgoto correndo a céu aberto; a beleza deslumbrante, que são as lindas praias estão todas poluídas e impróprias para o banho; as manifestações tradicionais da rica e diversificada cultura local sofrem perseguição, retaliação, e sendo retiradas das grades bancadas pelo poder público para dar lugar às bandas de outras paragens, os preços são elevadíssimos (exorbitantes) com serviços de péssima qualidade, …
    Com um cenário desses, quem vai querer fazer turismo num lugar desses? só mesmo os apaixonados por serem filhos da terra, os aventureiros e os desinformados ou louco de pedra.
    Ah! nem falei dos casarões do Centro Histórico, que estão em sua maioria em estado de ruínas e os que ainda resistem à ação do tempo, ao abandono e ao descaso das autoridades não dispõe de conservação que garanta segurança e conforto aos visitantes.
    Só tenho que lamentar o pouco caso das nossas autoridades com uma área tão importante para o desenvolvimento econômico da nossa Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *