0

Câmara Federal vai homenagear bumba-boi…

Iniciativa é do deputado federal maranhense Hildo Rocha

 

Bumba boi é destaque na cultura maranhense

Bumba boi é destaque na cultura maranhense

A Câmara Federal vai realizar sessão solene na próxima terça-feira, 13, para homenagear o auto do Bumba-meu-boi, manifestação característica do folclore maranhense.

O parlamentar disse que a manifestação possui inestimável valor artístico, cultural e social.

– Além do aspecto lúdico o Bumba-meu-boi exerce influência na economia, gera empregos para inúmeras categorias profissionais envolvidas nas apresentações – argumentou.

– Por tudo isso, em 2011, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) elevou o Bumba-meu-boi ao status de Patrimônio Cultural do Brasil – enfatizou.

Hldo Rochaé autor da proposta de homenagem ao folclore maranhense

Hldo Rocha é autor da proposta de homenagem ao folclore maranhense

A manifestação agrega elementos culturais de origem africana, europeia, e indígena. A presença de valores religiosos, a devoção a São João, São Pedro e São Marçal e elementos de cultos religiosos afro-brasileiros fazem do Bumba-meu-boi do Maranhão uma manifestação rica em ritmos, cores, indumentárias, e adereços.

– A fusão de tantos ingredientes dá origem a uma das mais espetaculares manifestações da cultura popular do Maranhão – destacou Rocha.

A brincadeira existe nos estados do Norte, do Nordeste do Centro-Oeste e Sudeste. Porém, a manifestação incorpora características e denominações diferentes. Alguns exemplos: Boi-calemba, boi-bumbá, boi de reis, boi-zumbi, folguedo-do-boi, dança-do-boi, boi-de-mourão ou boi-mamão.

No Maranhão o Bumba-meu-boi possui cinco estilos de “sotaques”: matraca; orquestra; zabumba; baixada; e costa de mão.

As apresentações têm como enredo a morte e a ressurreição de um boi especial. Pai Francisco, escravo de confiança do patrão, mata o boi e arranca a língua do animal para satisfazer os desejos da sua esposa grávida, Mãe Catirina.

Revoltado, o dono do boi ordena aos vaqueiros, caboclos guerreiros e índios que prendam Pai Francisco e o levem de volta para a fazenda. Para não morrer em decorrência dos castigos aplicados pelo patrão e se redimir do crime, Pai Francisco se vê forçado a ressuscitar o animal. Com a ajuda de um doutor e muita reza o precioso boi ressuscita e volta a urrar. Dai em diante tudo é festa.

Com o objetivo de homenagear essa importante manifestação da cultura maranhense, o deputado Hildo Rocha propôs a realização de Sessão Solene que será realizada no próximo dia 13, às 11 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara Federal, em Brasília.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *