4

Presença de Roseana impede leitura ampla da pesquisa Exata…

Ex-governadora já declarou que não é candidata e o PMDB tem um nome já posto à disputa; insistir com ela acaba por deixar quase 10% do eleitorado sem saber pra onde seguir

 

Roseana: ela não é candidata e já tem candidato declarado

Roseana: ela não é candidata e já tem candidato declarado

A pesquisa do Instituto Exata poderia ser o grande destaque sobre a corrida eleitoral em São Luís neste final de ano pré-eleitoral.

Mas o levantamento cometeu um equívoco que comprometeu todo o processo de aferição da preferência do eleitorado: incluiu entre os candidatos a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

Fábio Câmara: ele é o nome posto no PMDB; esteja ou não oficalizado

Fábio Câmara: ele é o nome posto no PMDB; esteja ou não oficializado

E ela já deixou claro que não é candidata.

A presença de Roseana tira da medição real quase 10% do eleitorado. E sem 10% do eleitorado, é impossível medir a tendência deste eleitorado.

Torna-se, portanto, impossível dizer qual o real desempenho do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) neste momento: ele passou de Eliziane? Quantos pontos? Está atrás?

Torna-se igualmente impossível saber se a deputada federal Eliziane Gama (Rede) mantém-se 2 pontos, 5 pontos ou 10 pontos à frente.

E não há justificativa alguma para a inclusão de Roseana na lista.

O PMDB tem um pré-candidato a prefeito – ou pelo menos alguém que já pôs seu nome à disposição do partido, o vereador Fábio Câmara – desde o início de dezembro.

Ele lançou sua candidatura no dia 1º, ou seja, exatos oito dias antes de a Exata iniciar sua pesquisa. (Relembre aqui)

Tanto que o vereador até aparece na pesquisa espontânea do instituto, mas é ignorado na estimulada.

Detalhe: a própria Roseana manifestou-se, apenas um dia depois, em favor de Câmara, cujo nome foi definido por ela como “excelente para o PMDB”. (Leia aqui)

Não havia por que incluir o nome de Roseana, mas sim o de Fábio Câmara.

Por este aspecto, portanto, a pesquisa Exata perdeu a condição de ser avaliada como o grande fato da virada do ano.

E que, a partir de janeiro, os números sejam mais exatos…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Espero que Rose sales e Fábio câmara sejam candidatos, pois só assim ficam sem mandatos nenhum e que possa desaparecer da política.

  2. nobre jornalista muito claro . em qualquer dos cenarios . se excluisse a roseana . a pre candidata elizianne estaria na frente. colocar o jogo em igualdade faz parte da estrategia . aumentar ainda mais o leque a base de partido . afinal e um projeto politico que aparente vitoria todo mundo se empolga. elizianne esta se deixa levar e tutelar esse sera o seu pecado capital. e se continuar assim ela pode vir a abortar um possivel projeto para uma vaga de senado . ai e outra historia como voce fala … !

  3. So quem vota ne fabio câmara e roseana e tu marco pq o povo quer distância eesse muleke mentiroso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *