6

Licitação do transporte: banco dado como garantia pelo consórcio “Nova Ilha” está sob investigação do BC…

Pottencial sofre “acompanhamento especial” por “perdas recorrentes” e “risco reputacional”, mas foi usado na sociedade entre Edeconvias e Cisne Branco como “carta de fiança” na concorrência da qual foi desclassificada

 

Umas das exigências da licitação é a compra de ônibus novos

Umas das exigências da licitação é a compra de ônibus novos

Principal fiador do consórcio “Nova Ilha”, que foi desclassificado na licitação do Transporte em São Luís – e tenta voltar por pressão ao prefeito Edivaldo Júnior (PDT) – o banco Pottencial sofre, desde maio, “acompanhamento especial” do Banco Central.

Os acompanhamentos especiais – um tipo de intervenção – ocorrem quando o BC entende que a instituição financeira não tem lastro para bancar suas atividades.

Neste processo específico – que além do Pottencial envolve outros oito bancos – o Banco Central entende que as instituições apresentam perdas recorrentes e risco em sua reputação.

As instituições sob acompanhamento especial têm pouca ou nenhuma presença no varejo bancário e têm atuação concentrada em nichos como financiamento imobiliário, crédito consignado e voltado a pequenas e médias empresas – diz reportagem da Agência Reuters sobre o assunto. (Leia aqui a informação completa)

Formado pela empresas Edeconvias e Cisne Branco – sem tradição no setor de transporte coletivo urbano – o Consórcio Nova Ilha foi desclassificado pela Comissão Central de Licitação exatamente por apresentar como fiador o banco Pottencial, que não está nem entre as 30 instituições bancárias brasileiras, uma das exigências do Edital.

Agora, as empresas tentam forçar a CCL e o próprio prefeito Edivaldo Júnior a anular o processo e reincluí-la como uma das vencedoras.

Para isso, tentam anular exatamente o item do edital que trata das garantias de instituições bancárias, sob a alegação de que não existe mais o ranking do Banco Central, assunto, inclusive, já desqualificado neste blog. (Relembre aqui)

O consórcio Nova Ilha tenta recurso na própria CCL, que deve ser julgado ainda esta semana.

Mas não descarta recorrer à Justiça comum para ser incluído no rol de vencedoras do certame.

Ainda que a fórceps…

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. Impressionante como esses empresários já tentaram de tudo pra tentar barrar o processo de licitação, não sei mais o que eles ainda são capazes de fazer.

  2. Tudo vai se resolver de maneira licita e que não desagregue em nada ás clausulas do contrato, para que nós que usamos o transporte não saiemos prejudicados.

  3. Tenho certeza que o Prefeito não irá ceder a essas pressões desses empresário, pois só ele sabe o quanto batalhou para que a licitação se tornasse realidade.

  4. Nao acredito que isso foi feito sem qualquer precaucao. Muito menos que há irregularidades. A licitacao foi publica e feitas as clarasA prefeitura certamente encontra uma forma de resolver a questao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *