34

Gás no Maranhão: mais um fruto do pioneirismo visionário…

As reservas de gás natural no município de Capinzal do Norte, cuja descoberta foi anunciada ontem pela governadora Roseana Sarney (PMDB) e pelo empresário Eike Batista, presidente do grupo EBX, é uma das maiores do país.

A descoberta é um marco para a economia do Maranhão e revela que tanto o então governador José Sarney quanto a governadora Roseana, em seu primeiro mandato, estavam certos na visão que mostraram ter do estado.

Eleito governador em 1965 – há 45 anos, portanto – Sarney já demosntrava, na época, a convicção de que o Maranhão guardava reservas importantes de petróleo e gás.

Visionário, cobrou do então governo central investimentos em pesquisas no estado.

Já como presidente da República, a partir de 1985, Sarney passou a ampliar os projetos de prospecção de gás e petróleo da Petrobras, mapeando novas áreas do Brasil – Maranhão incluído.

Em seu primeiro mandato como governadora – cuja posse se deu, exatamente, 30 anos após a de seu pai – Roseana criou a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar).

Na época, 15 anos atrás, pouco setnido fazia tal companhia.

Apenas para visionários a Gasmar se mostrou fundamental – a empresa foi responsável por atrair e influenciar as pesquisas sísmicas no Maranhão, em busca do gás e do petróleo que Sarney tinha convicção existirem no Maranhão.

Quando tudo parecia perdido – O Maranhão jazia nas mãos de gente sem visão e sem vontade – o senador Edison Lobão assume o Ministério de Minas e Energia.

Em meio a críticas e pressão política da imprensa sulista, ele mostrou preparo e voltou a investir em projetos para o Maranhão.

A refinaria da petrobras é um deles. As usinas do grupo EBX são outro exemplo. E as pesquisas de gás também.

Mesmo com o descaso, o despreparo e a falta de visão dos governos que se seguiram a Roseana, a semente já estava plantada.

Germinaria com ou sem a presença dos pioneiros, mas só daria frutos com o perfil visionários inerente apenas a algumas pessoas.

Agora, o Maranhão colhe mais um fruto deste pioneirismo visionário…

Marco Aurélio D'Eça

34 Comments

  1. No Aurélio: Visionário – Adjetivo 1- relativo a visões.
    2- que tem idéias extravagantes; excêntrico.
    – Substantivo masculino 3 – Aquele que tem visões e acredita ver
    fantasma.
    4- Devaneador; utopista.
    No Marco AURÉLIO : – Visiômetro- Instrumento para avaliar as características do globo
    ocular dum indivíduo e determinar as lentes que
    lhe convêm.

  2. pelo que vejo essa governadora esta se promovendo, ao divulgar esse gás, cad o tal TRE ou ate mesmo o TSE?

  3. Sou de Capinzal do Norte e a notícia que está sendo veiculada a nível nacional suscita alegria e preocupação ao mesmo tempo para nós. Desde quando a Petrobrás passou por nossa Cidade, então Povoado Capinzal – pertencente a Santo Antonio dos Lopes, Codó e Lima Campos – a população já tinha uma expectativa de que em havendo algo a ser descoberto nós teríamos novas perspectivas de vida no campo do trabalho e desenvolvimento.
    Agora, 30 anos depois, a expectativa se concretiza e o gás é descoberto!!!
    Minha preocupação é de que a população de nossa cidade não seja beneficiada como merece. Com a classe política que Capinzal do Norte tem no momento, vejo que não temos um futuro brilhante como se imagina. O que move grande parte dos políticos, como o prefeito e o atual presidente da câmara são interesse PESSOAIS sem levar em conta que são pagos para buscar o bem de todos. O povo precisa ficar vigilante e atento para fiscalizar os recursos públicos que já aumentam o numerário presente nas contas da Prefeitura Municipal. Vamos denunciar desvios e agir para que essa descoberta traga realmente benefícios e qualidade de vida para o Povo de Capinzal do Norte que é trabalhador e merecedor de diginidade.

  4. MARCO, MEU COMENTÁRIO FOGE UM POUCO DO POST MAS ESTAVA LENDO O DIÁRIO DO PARÁ ON LINE E O NELSON JOBIM DESMARCOU DE ÚLTIMA HORA VISITA A CONVITE DA OAB LOCAL E DEMAIS ENTIDADES CUJO INTERESSE É LEVAR A ESQUADRA DA MARNHA PARA O PARÁ. NOS COMENTÁRIOS TODOS JÁ SE DAO POR VENCIDOS ALEGANDO QUE O MARANHAO VENCEU MAIS UMA VEZ
    E ATENÇAO PARA ESSA: DE ACORDO COM OS COMENTÁRIOS OS PARAENSES ESTAAO INDIGNADOS COM OS POLÍTICOS DE LÁ DIZENDO QUE OS NOSSOS SAO MELHORES QUE OS DELES O QUE NOS MOSTRA QUE O GRUPO DE ROSEANA É FORTE NO PLANO NACIONAL AO PONTO DE INTERVIR POLITICAMENTE A FAVOR DO MARANHÃO.
    AGORA, ME RESPONDE: ZÉ REINALDO E JACKSON E SEUS DEPUTADOS FEDERAIS FIZERAM ALGUMA COISA PARA TRAZER EMPRESAS E INDÚSTRIAS PARA O MARANHAO?? AH! ELES VAO DIZER QUE SARNEY NAO DEIXOU. FALAR É O QUE ELES SABEM FAZER DE MELHOR E NEM É ESSAS COISAS TODAS!!

    • Meu Amigo Sergio, todos que o Ex governador Jackson lago saiu do poder por armação dos Sarney’s… Uma Oligarquia que em quase cinquenta anos só levou o maranhão pro fundo do poço.
      Marcos meu velho, você deveria parar de babar um grupo que só levou o nosso estado pra miséria, a fome, ao desemprego. Me responde, me fala uma bem que o Sarney e sua filha trouxerão pro maranhão? Olha bem,uma vez que sua ideia sobre nosso estado estã uma merda, e outra porque q o Sarney já que tinha essa visão de petroleo no maranhão nao descobriu antes?
      espero resposta… Abraços.

  5. é riduculo como esse jornalismo serio e competente gosta de puchar saco.
    no estado mais pobre da nação devido anos de imcompetencia administrativa!
    e não é perfil visionario da grande apenas em periodos de eleição que vai salvar esse estado.
    quantas fabricas e “novo tempo” ocorreram ao longo desses quarenta e tantos anos?
    deu em alguma coisa? so bons lucros para a familia que esta ai mandando até no TRE.
    alias, não é eike batista um dos maiores patrocinadores da campanha de roseana sarney? coincidencia estranha não é mesmo?!

  6. Gente!!!O Maranhão precisa acabar de vez,com essa história que o sucesso da iniciativa privada são os políticos.Então em São Paulo,que é o Pai/Mãe da:Wolks,Ford,GM,Votorantin etc.,etc.,Muito pelo contrario,os políticos só atrapalham,pedindo(exigindo)um participação(%)(como num shopping do Grupo Claudino).Dizer que o pres.Sarney em 1965,”sentiu”que o Ma.tinha gás,então não era um visionário,e,sim,um “paranormal”.Os políticos,TODOS,inclusive Dr.Jackson,só conhecem o gás de botijão(butano).Já pensou,se essa moda pega no Brasil?Os governadores do RJ/ES,eram “pais”do pre´-sal…affff!!!

    • ESSAS EMPRESAS QUE TU CITASTE MEU CARO, SÓ SE ASSENTARAM EM SOLO PAULISTANO POR ARTICULAÇAO E VONTADE POLÍTICA. É ASSIM EM TODO O PAÍS. E É VERDADE, SARNEY MUNIDO DE PESQUISAS GEOFÍSICAS TINHA SOLICITADO À PETROBRÁS QUE FIZESSEM INVESTIGAÇAO EM SOLO MARANHENSE PARA CONFIRMAR OU NAO TAIS PESQUISAS. O POÇO QUE SARNEY MANDOU ABRIR À ÉPOCA ESTÁ A 100 MT DO QUE FOI ABERTO PELA EBX

  7. Mas é claro que o Sarney é o visionario do petroleo no Maranhao, basta que se veja a quantidade de terras que ele comprou na região de Santo Amaro quando ele obteve a informação previlegiada que ali tinha petroleo. Será que tambem foi visionario quando retirou o dinheiro dele do Banco de Santos um dia antes do mesmo falir?

    Ora Marco me compre um bode!

  8. Patético, simplesmente patético. Tudo… a matéria, bem redigida por sinal…. mas o engodo chega a dar nojo. Arghhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

  9. PARA REFLETIR UM POUCO:
    Texto retirado do blog sakamoto.
    http://blogdosakamoto.uol.com.br/2010/08/13/gas-no-maranhao-vai-gerar-desenvolvimento-social/

    Perfil do blogueiro:
    Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Já foi professor de jornalismo na USP e, hoje, ministra aulas na pós-graduação da PUC-SP. Trabalhou em diversos veículos de comunicação, cobrindo os problemas sociais brasileiros. É coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.

    Gás no Maranhão vai gerar desenvolvimento social?

    “É meia Bolívia. É metade do que o país entrega para o Brasil pelo gasoduto Brasil-Bolívia”, afirmou o empresário Eike Batista, nesta quinta, ao estimar as reservas de gás descobertas no Maranhão por empresas sob seu controle. Uma produção estimada em 15 milhões de metros cúbicos por dia (um quarto de tudo o que é produzido hoje no país).
    Um colega do Maranhão comemorou o fato, dizendo que isso poderia financiar o desenvolvimento através de recursos pagos na forma de royalties para o Estado e municípios. Eu tenho minhas dúvidas, para não dizer certezas. O Maranhão não é pobre. Parte de suas elites política e econômica é que fez com que as riquezas estejam na mão de poucos – a ponto de ostentar o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano entre as unidades da federação brasileira. O que garante que, agora, os recursos irão para a população?
    Um exemplo de dinheiro pago e mal utilizado? Vou dar um do qual já tratei aqui. No coração do Amazonas, banhado pelo rio Solimões, Coari era igual a qualquer outro município no meio da maior floresta tropical do planeta, com uma pequena população. A realidade local começou a mudar quando foram descobertos petróleo, de excelente qualidade, e uma imensa jazida de gás natural cerca de três mil metros abaixo do solo. A partir daí, a Petrobras implantou em suas terras a Província Petrolífera do Rio Urucu, tornando possível a prospecção, o transporte e o escoamento do material até o Solimões e, de lá, para a Refinaria de Manaus.
    Dezenas de milhões foram pagos em royalties à cidade. Contudo, a compensação financeira pela exploração do subsolo não foi sentida pela população mais vulnerável. “Não houve mudança significativa com a vinda da Petrobras. Nas comunidades por onde passa o gasoduto, as pessoas não sabem para quem vão os benefícios”, afirmou Joércio Golçalves Pereira, bispo da Prelazia de Coari.Há reclamações sobre a falta de saneamento básico, de água potável e o acúmulo de lixo nas vias. Diante do quadro de precarização da saúde, cresce o número de casos de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, além da violência. A prostituição infantil é mais uma das faces de um desafio à espera de solução em Coari.
    Em maio de 2008, uma grande ação da Polícia Federal investigou uma quadrilha acusada de participação num suposto esquema de desvio de verbas públicas na prefeitura local. Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa se apropriava de recursos repassados pelo governo federal e pela Petrobras referentes à exploração de petróleo e gás no município.
    Os lucros advindos da implantação de grandes empreendimentos de exploracap mineral permanecem na mão de poucos, enquanto o prejuízo social e ambiental decorrente da extração é dividido por todos. E isso se reproduz em outros lugares, do Recôncavo Baiano, ao Sertão nordestino e às cidades que se beneficiam da exploração marítima, ricos em royalties do petróleo e derivados, mas com baixo índice de desenvolvimento humano. Para o Maranhão, não basta ficar na torcida para que a riqueza do gás seja sentida por todos. A população deve cobrar transparência desde já – enquanto o produto ainda está lá embaixo, no subsolo.

    Resp.; Não se pode esperar de uma pessoa com perfil socialista (mais grave: sociaista da luta armada) que jogue loas em um projeto de desenvolvimento econômico. Sociaista defende mesmo é famílias sentadas na b eira da estrada vendendo bacuri, pesca artesanala, aghricultura de subsistência, essas coais… Crescimento econômico, valorização profissional e teconológica? Pura tolice capitalista. É assim que eles pensam. Fazer o quê?…

  10. fabio pode se acostumar nesse periodo de eleiçao os sarneys vao descobrir ate ´ a forma de fazer chover

  11. poxa marco nunca penesei q tu era babaca desse jeito,dar meritos a familia feudal pela descoberta do gas é d+.tu devia era dizer que essa familia de honoraveis que manda no maranhao ha decadas é responsavel pelo atrazo do nosso estado

  12. quando começei a ler a materia pensi que a roseana mais o sarney tinha descoberto o gas, mais nao né, foi uma empresa privada que gastou muito para fazer pesquisas e finalmente emcontrou o gas, agora voces vem dizer que tudo foi gracas a roseana e sarney, rapaz vamos ter o senso do ridiculo e babá de uma forma que nao se perceba , ta muito na cara a forma que tu puxa o saco de roseana, resumindo, roseana e sarney nao tem porra nenhuma com esta descoberta. pare de tentar promover a tua patroa ladrona.

  13. o que tem haver com esses mafiosos sarneys.

    Resp.; Não fosse Sarney, como governador e como presidente,inciiar e exigir pesquisas da petrobras, e não fosse Roseana estimualr a atração da empresas, nada dissso teria sido descoberto ainda. Simples assim. Acho que você não é tão consciente assim, Fábio. Consciente não é posicionado.

    • Brincadeira você.”Eleitor conciente, você é um babão conciente isso sim.

  14. Sarney após 45 anos agora será o Oligarca do Petróleo do MA… Por isso que ele disse que iria se aposentar da Política…
    Teve muitas chances de descobrir as riquezas do Maranhão inclusive como Presidente da República, mas o Honorável Presidente aguardou sua aposentadoria. Quantas criancinhas não morreram de fome no “estado considerado o mais pobre do país”, para manter seus interesses politicos…

  15. Resta saber se esse empreendimento vai gerar algum benefício para a população maranhense mais carente. Provavelmente os lucros e royalities, serão divididos entre os magnatas da exploração e os políticos magnatas. Estou errado?!?

  16. Marcos,
    Não é novidade para as pessoas minimamente informada que no Maranhão existem muitas riquezas, como esta que agora estão fazendo o maior estardalhaço, o que não é novidade, pois a Petrobras já tinhas essas informações, que agora vem à tona com a abertura desse Poço, que fora aberto com recursos públicos, garantidos pelo BNDES que é a vaca leiteira de uma meia dúzia de espertos, como este que pega dinheiro subsidiado para fazer “investimentos” como este que se divulga aos quatro ventos.
    Da forma como as coisas estão sendo colocadas, até parece que o Maranhão foi descoberto pelo Sr. Midas, digo Eike Batista. Devemos tomar muito cuidado com esse tipo “descoberta”, pois estamos em pleno período eleitoral, e tem muita gente querendo se fazer passar por herói e tirar vantagem da situação, como neste caso, em que se divulga com pompas a tal “descoberta”. É do conhecimento de todos que este, o Mídas, digo Eike Batista tem um histórico de ações dessa natureza, que o diga aquela ferrovia lá do Norte, que o Ministério Público, o TCU e a Polícia Federal descobriram muitas irregularidade e até hoje não se sabe o desfecho daquele Projeto.
    O povo deve ficar atento, pois o nosso Estado tem um histórico macabro desses “projetos”, que o diga aquele de Rosário que foi divulgado, inclusive com a presença do FHC na inauguração, e todos nós conhecemos bem no que resultou.
    Torço para que essa riqueza seja bem aproveitada e que o povo seja o beneficiário da sua exploração, que não sejam só uns poucos os favorecidos, como tem se mostrado até o presente momento.
    Ah! Só para não esquecer, foi noticiado que as empresas desse Eike estavam no vermelho e com grandes perdas, nunca é demais tomar cautela, pois quem sabe isso não seja uma jogada daquelas, que só vai garantir a valorização das ações e a facilidade para tomada de recursos junto ao Erário, digo BNDES.

  17. larga de ser babão seu mané!…tú é ridicularizado na cidade toda!!

    resp.; Pode ter certeza que não!

    • pode ter certeza que sim!
      jornalismo serio… quanto tu ganha mesmo? da pra comprar oleo de peroba o suficiente pra lustrar tua cara?
      pifio

  18. Meu querido,

    A refinaria da Petrobrás, por enquanto, é só promessa.
    As usinas do grupo EBX não são exemplos de investimento de Lobão no Maranhão, como você diz no seu texto. São empresas privadíssimas.
    Se realmente existiu essa “visão” de Sarney e Roseana, posso dizer que o Maranhão está com o relógio atrasado graças a eles há, pelo menos, 25 anos, pois Sarney foi Presidente da República e nada foi feito a esse respeito, sem contar que a família administrou o Maranhão por, no mínimo, 40 anos e agora que aparece alguma coisa e ainda proveniente de empresa de capital privado.
    Visionário mesmo foi o Eike Batista!!!!

    • Se Jackson ainda tivesse no poder, o visionário seria ele, mas como é Roseana que tá lá, é o Eike Batista o visionário… dois pesos, duas medidas.

  19. Prezado D´Eça,

    Que Sarney tenha sempre buscado a existência de reserva de petróleo no Maranhão, nós admitimos damos a ele este mérito. Que a procura de gás pelo Grupo do Eike Batista seja por intermédio do Governo Estadual, isto é querer transformar as vitórias privadas em ganhos políticos pela pior forma. Para relembrar, o Grupo do Eike já havia investido no direito de exploração nas bacias pará-maranhão e parnaíba bem antes da governadora voltar ao poder. A refinaria não é extração de petróleo, e foi acordada também bem antes da governadora retornar ao poder. Agora, quanto ao mérito de não atrapalhar processos que podem realmente auxiliar o Maranhão a tirar o pé da lama, tudo bem.
    A governadora tem méritos que, pelo seu entusiasmo exarcebado, podem parecer pequenos frente a chacota que suas atitudes estão gerando.

    DÊ A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR!!!

    Parabéns Eike Batista, por seu conhecimento privilegiado e a capacidade de criar fatos favoráveis ao aumento de sua fortuna pessoal!!! Que o Maranhão aproveite esta oportunidade e que esta riqueza seja compartilhada, pelo menos em parte, com o povo de nosso Estado!!!

    • eike batista é um tipico especulador.
      uma pessoa que investe em empresas poluentes que não são mais aceitas em paises desenvolvido e que são instaladas em paises de terceiro mundo (aqui a definição ainda cabe), devido estado e governantes fracos de mente pequena que se contentam com migalhas e abram as pernas dos cofres publicos para financiar aventuras e empresas ultrapassadas.
      comemorem ccom pouco! daqui a alguns anos paguem pelas despesas de despoluição e em serviços de saude para a população afetada.
      lebrem-se da regiaão de cubatão no abc paulista na decada de 1980: empresas desse tipo eram festejadas, hoje são rejeitas. investe-se em tecnologia de ponta.
      em outras regiões com menos potencial turistico natural, criam-se um turismo mais rentavel que toda a economia maranhese com suas empreas atrasadas que empregam pouco mais de 15 mil pessoas em mar de milhões de famintos que vivem com bolsa familia e aposentadurias no interior e capital do estado mais pobre do pais.
      boas vindas eike batista, voce ao lugar certo para engoradar sua poupança.
      roseana esta de braços abertos.

  20. Bom dia,

    Quero saber, por favor, porque no Estado do Maranhão não haverá debates entre os candidatos a governo? Queria ver as propostas e as posições diante do cenário político e econômico dos candidatos. Gostaria de ver a candidata Roseana Sarney enfrentando o articulado Flávio Dino, seria um confronto interessante.

    Resp.; Não se deixe influenciar pelo que dizem os desinformados da oposição meu caro. leia quem faz jornalsimo de verdade. A Mirante já tem definido até a data do debate do primeiro turno: 28 de setembro.

    • ou seja, poucos dias antes da eleição.
      qual seria o objetivo de uma data tão atrasada enquanto outras emissoras ja fazem debates? seria para evitar o desgaste?!
      quem faz jornalismo serio nesse estado?! a mirante, cujos donos são os Sarney?
      quem teria da casa teria coragem de questionar com mais enfase a cadidata?
      infelizmente não existe jornalismo serio nesse estado.
      esse é um fato!

      • Prezado Carlos Gomes, voce foi curto e grosso.
        Prezado Marco, Jornalismo de Verdade? Onde? Voce pelo menos deveria assumir que é pau mandado, e ficar calado. Aceitar as críticas é importante para o crescimento. Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *