31

Jackson Lago e Flávio Dino no limite do empate técnico pelo segundo lugar

A disputa pelo governo gira em torno destes três candidatos (imagem: imirante.com)

A margem de erro de três pontos percentuais da pesquisa Escutec/O Estado do Maranhão, divulgada na edição de domingo do jornal, já permite afirmar que o ex-governador Jackson Lago (PDT) e o deputado federal Flávio Dino (PCdoB) podem estar empatados no segundo lugar da disputa pelo Governo do Estado.

Jackson Lago registra 23,7%, contra 18,2% de Flávio Dino.

Aplicando-se a margem de erro, o pedetista pode estar em qualquer patamar entre 20,7% e 26,7%. Flávio, por sua vez, estaria com índices entre 15,2% e 21,2%.

Aplicando-se todas as variações das hipóteses da margem de erro, em pelo menos uma delas os dois se cruzariam com o comunista um ponto à frente do ex-governador.

Roseana Sarney (PMDB) continua consolidada em primeiro lugar, com 49,6%, pelo menos três pontos à frente da soma dos demais candidatos.

Todos os demais candidatos – Marcos Silva (PSTU), Saulo Arcangeli (PSOL) e Marcos Igreja (PCB) – mantiveram índices abaixo de 1%, como na pesquisa anterior.

Os números confirmaram a impressão do blog, de que a variação seria mínima, comparando-se as duas pesquisas Escutec.

Sinal de que a disputa esquentará mesmo durante o horáriuo eleitoral, que começa na terça-feira.

Quando, de fato, começa a batalha…

Marco Aurélio D'Eça

31 Comments

  1. hospital ela ta fazendo vamo ver se vai funcionar ai é outra coisa
    ela quer inaugurar antes da eleiçao so pra ganhar voto,mas nao se enganem nao meus amigos ela vai pintar ajeitar bonitinho pela frente mas podem entrar lá, isso se ela deixar, pra ver se por dentro tem alguma coisa ….a roseana é so farça nao se enganem
    sempre foi e sempre será….e é flavio dino na cabeça é 65…..

  2. conde dracula me diga uma coisa como q a roseana pode ser reeleita se ela nao foi eleita, ela se entrou de exirida q ela é,,,,lembre-se q na ultima eleiçao ela perdeu pro jackson lago…….
    E agora meu amigo naum é nem Roseana e nem jakson,sabe quem é,é flavio dino na cabeça
    pode irem se preparando
    é flavio dino é 65……….

  3. chegou a hora de flavio dino gorvena o maranhao sou de santa ines e quero quer flvio ganhei e acabem com roseana o maranhao presica de um novo gorveno muda maranhao sou 65 pra saude melhora vamos vota em flvio dino vamos votas pra ver o quer ele vai fazer vamos tira de nosso caminho jackson e roseana sao tudo uma quadrinha so

  4. Por Um Novo Maranhão Vote FLÁVIO DINO 65
    Concordo com o Amigo Gilberto.
    Flavio começou com 7%, passou para 10%, depois 13%, 16% e agora 18,2%, na minha cidade com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Flávio Dino vai Ganhado Lugar e o povo Tem uma Nova Esperança.

  5. Sou do interior do maranhão, votei nela na eleição passada, tenho muitos amigos, e vivo entre 3 cidades, estamos vendo que a Roseana está ficando para trás, quando ela visitou varias cidades, Capinzal do Norte, Santo Antonio dos Lopes, Gonçalves Dias… eu mesmo a vi, poucas pessoas para recepcionar-la, prefeitos que estão p*** da vida, pois ela retornou todas as verbas, e o dinheiro, os prefeitos ficaram a ver návios, e que estão todos esperado a hora certa para derrubar esse governo( ditadura), pois ela sabe que vai ter que gastar muito, em Presidente Dutra tem o Socorrão que ele trouxe e que são inúmeros casos de pessoas atendidas de várias cidades circuvizinhas, e que estão gratos a ele, e a estrada de Barra do Corda, que ele já deixou quase finalizada, e muito mais, dentro de 2 anos, e não é por acaso que somos o 1º no ranking do estado mais miséravel, basta pesquisar no google, e andar no maranhão, internet, somente pagando a provedores que cobram um absurdo por um link miséravel, se tivesse mais internet no maranhão e educação a familia SARNEY, não estaria mais mandando no Maranhão e sim políticos como Jackson Lago e Flavio Dino e outros que não estão nem aí para o Maranhão, Roseana agora está muito preocupada, pois em Capinzal do Norte, foi descoberta super reserva de gás natural, e que eu mesmo vi com meus proprios olhos e ouvi com ouvi Roseana dizer que vai trazer escolas para capacitar os jovens de Capinzal, para que não seja justo pessoas de fora tomar o emprego delas, e que foi ela que junto com Lobão que investiram nas pesquisas, todos sabemos que foi o grupo EBX, do bilionário Eike Batista, e que a 30 anos a Petrobras pesquisou a existência de petróleo e gás na região. Fez escavações em Santo Antonio dos Lopes e Dom Pedro, sem sucesso, o lucro vai ser grande…vocês decidem???

  6. NO SEGUDO TUNO A ROSINHA NAO GUETA PRECAO VOCE SABE GUETA SENO TUNO VOCE NA QUELE PRIMEIRO TUNO ROSINHA TINHA 75% E PEDEL VOCE VE DEPUTADO BIJU PULA SEGUDO TUNO PARA LADO FLAVIO DINO

  7. O segunda turno começa a aparecer no horizonte. Acho melhor vocês começarem a preparar o processo para derrubar o próximo governador.

  8. A rejeição da atual governadora na capital do Estado ainda é grande. Já o Jackson em São Luís perdeu popularidade por conta do governo pífio que vinha fazendo. Este só tem mesmo o voto de Imperatriz, já que fez a ponte por lá. Com relação ao Dino, o qual cresceu muito na última eleição para prefeito da ilha deve ser a grande surpresa e ultrapassar o candidato do PDT. É hora do novo. O segundo turno se anuncia. Que Roseana trate logo de procurar bons aliados! (apague o comentário anterior!)

  9. A rejeição da atual governadora na capital do Estado é ainda é grande. Já o Jackson em São Luís perdeu popularidade na ilha por conta do governo pífio que vinha fazendo. Este só tem mesmo o voto de Imperatriz, já que fez a ponte por lá. Com relação ao Dino, o qual cresceu muito na última eleição para prefeito de São Luís deve ser a grande surpresa e ultrapassar o candidato do PDT. É hora do novo. O segundo turno se anuncia. Que Roseana trate logo de procurar bons aliados!

  10. Mais um sindicalista decidiu revelar os porões do PT. A VEJA desta semana traz uma reportagem de Policarpo Junior e Otávio Cabral sobre a atuação de um grupo de sindicalistas que produzia dossiês para a campanha do PT em 2002. Um de seus expoentes era Wagner Cinchetto, que concedeu uma entrevista estarrecedora à revista. O mais espantoso é que Cinchetto não se diz santo, não. Ele confessa, por exemplo: “Eu e o Medeiros (Luiz Antônio de Medeiros, ex-dirigente da Força Sindical) trabalhávamos para o Collor e participamos da produção daquele depoimento fajuto da ex-namorada do Lula.” Isso foi em 1989.

    Em 2002, ele já estava trabalhando para o PT. O mais surpreendente de sua confissão: o objetivo era atingir todos os inimigos de Lula naquela ano e jogar a culpa nas costas do tucano José Serra. E assim se fez. E assim noticiou a imprensa! A ação mais vistosa, revela o sindicalista, foi o caso Lunus, a operação da Polícia Federal que recolheu na sede da empresa do marido de Roseana Sarney a bolada de R$ 1,34 milhão em dinheiro vivo. José Sarney sempre acusou Serra de estar metido na operação, e isso foi determinante na sua aliança com… Lula — que era, na prática, o chefão dogrupo que havia destruído a chance de a filha se candidatar à Presidência. Outro alvo dos petistas foi Ciro Gomes — na verdade, seu então candidato a vice, Paulo Pereira da Silva, que também tinha a certeza de que estava sendo alvo de… Serra!

    Segundo Cinchetto, Lula sempre soube de tudo. No comando da operação, ele informa, estavam Ricardo Berzoini e Luiz Marinho, hoje presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. Leiam a entrevista:

    Qual era o objetivo do grupo?
    A idéia era atacar primeiro. Eu lembro do momento em que o Ciro Gomes começou a avançar nas pesquisas. Despontava como um dos favoritos. Decidimos, então, fazer um trabalho em cima dele, centrado em seu ponto mais fraco, que era o candidato a vice da sua chapa, o Paulinho da Força. Eu trabalhava para a CUT e já tinha feito um imenso dossiê sobre o deputado. Já tinha levantado documentos que mostravam desvios de dinheiro público, convênios ilegais assinados entre a Força Sindical e o governo e indícios de que ele tinha um patrimônio incompatível com sua renda. O dossiê era trabalho de profissional.

    Os dossiês que vocês produziam serviam para quê?
    Fotografamos até uma fazenda que o Paulinho comprou no interior de São Paulo, os documentos de cartório, a história verdadeira da transação. Foi preparada uma armadilha para “vender” o dossiê ao Paulinho e registrar o momento da compra, mas ele não caiu. Simultaneamente, ligávamos para o Ciro para ameaçá-lo, tentar desestabilizá-lo emocionalmente. O pessoal dizia que ele perderia o controle. Por fim, fizemos as denúncias chegarem à imprensa. A candidatura Ciro foi sendo minada aos poucos. O mais curioso é que ele achava que isso era coisa dos tucanos, do pessoal do Serra.

    Isso também fazia parte do plano?
    Como os documentos que a gente tinha vinham de processos internos do governo, a relação era mais ou menos óbvia. Também se dizia que o Ciro tirava votos do Serra. Portanto, a conclusão era lógica: o material vinha do governo, os tucanos seriam os mais interessados em detonar o Ciro, logo… No caso da invasão da Lunus, que fulminou a candidatura da Roseana, aconteceu a mesma coisa.

    Vocês se envolveram no caso Lunus?
    A Roseana saiu do páreo depois de urna operação sobre a qual até hoje existe muito mistério. Mas de uma coisa eu posso te dar certeza: o nosso grupo sabia da operação, sabia dos prováveis resultados, torcia por eles e interveio diretamente para que aparecessem no caso apenas as impressões digitais dos tucanos. Havia alguém do nosso grupo dentro da operação. Não sei quem era a pessoa, mas posso assegurar: soubemos que a candidatura da Roseana seria destruída com uns três dias de antecedência. Houve muita festa quando isso aconteceu.

    Nunca se falou antes da participação do PT nesse caso…
    O grupo sabia que o golpe final iria acontecer, e houve uma grande comemoração quando aconteceu. Aquela situação da Roseana caiu como uma luva. Ao mesmo tempo em que o PT se livrava de uma adversária de peso, agia para rachar a base aliada dos adversários… Até hoje todo mundo acha que os tucanos planejaram tudo. Mas o PT estava nessa.

    Quem traçava essas estratégias?
    O grupo era formado por pessoas que têm uma longa militância política. Todas com experiência nesse submundo sindical, principalmente dos bancários e metalúrgicos. Não havia um chefe propriamente dito. Quem dava a palavra final às vezes eram o Berzoini e o Luiz Marinho (atual prefeito de São Bernardo do Campo). Basicamente, nos reuníamos e discutíamos estratégias com a premissa de que era preciso sempre atacar antes.

    O então candidato Lula sabia alguma coisa sobre a atividade de vocês?
    Lula sabia de tudo e deu autorização para o trabalho. Talvez desconhecesse os detalhes, mas sabia do funcionamento do grupo. O Bargas funcionava como elo entre nós e o candidato. Eu ajudei a minar a campanha do Lula em 1989, com aquela história da Lurian. Eu e o Medeiros (Luiz Antônio de Medeiros, ex-dirigente da Força Sindical) trabalhávamos para o Collor e participamos da produção daquele depoimento fajuto da ex-namorada do Lula. O grupo se preparou para evitar que ações como aquelas pudessem se repetir – e fomos bem-sucedidos.

    De onde vinham os recursos para financiar os dossiês?
    Posso te responder, sem sombra de dúvida, que vinham do movimento sindical, principalmente da CUT. Se precisava de carro, tinha carro. Se precisava de viagem, tinha viagem. Se precisava deslocar… Não faltavam recursos para as operações. Quando eu precisava de dinheiro, entrava em contato com o Carlos Alberto Grana (ex-tesoureiro da CUT), o Bargas ou o Marinho.

    Quem mais foi alvo do seu grupo?
    O plano era gerar uma polarização entre o Serra e o Lula. Por isso se trabalhou intensamente para inviabilizar a candidatura do Garotinho, que também podia atrapalhar. Não sei se o documento do SNI que ligava o vice de Garotinho à ditadura saiu do nosso grupo, mas posso afirmar que a estratégia de potencializar a notícia foi executada. O Garotinho deixou de ser um estorvo. E teve o dossiê contra o próprio Serra. Um funcionário do Banco do Brasil nos entregou documentos de um empréstimo supostamente irregular que beneficiaria uma pessoa ligada ao tucano. Tudo isso foi divulgado com muito estardalhaço, sem que ninguém desconfiasse que o PT estava por trás.

  11. Roseana em DISPARADA!!!! Essa é a mulher de força e competência q irá governar nosso estado.

    • governar eu ñ sei mais robar isso sim mais ñ vai dar né pq quem vai ganhar vai ser o 65

    • jackson lago ou flavio dino estando em segundo turno tá bom de mais o que não dá mais pra auguentar e essa Roseana no poder do estado. Chega de tanto atraso no maranhão.. È 12 ou 65…

  12. Com o dia da eleição ficando próximo, os Institutos de pesquisa já começam a mostrar a realidade da eleição, ou seja, a Roseana caindo nas pesquisas e Flávio Dino subindo, isso é para depois eles falarem que acertaram.

  13. Bom dia Marcos,
    Por falar em pesquisas, você saberia dizer algo sobre o programa de governos dos concorrente ao Palácio do Leões? Faço essa indagação parque recebi um cartaz de Roseana, onde são apontadas algumas premissas das suas ações futuras, e muito do que já vem sendo realizado, e confesso que fiquei um pouco preocupado com o que ali se apresenta, pois são quinze itens, onde em muitos casos um é apenas a repetição daquilo que se afirma no outro. Por exemplo: no item um (1) – “Mais Hospitais” trata das ações que estão sendo feitas para se construir setenta e dois hospitais e dez UPAs; logo no item dois (2) – “Mais Saúde” faz alusão a “ampliar e interiorizar a oferta de serviços…”. Assim é nos itens três (3) e quatro (4) que trata da segurança e assim por diante.
    Fico preocupado com isto, pois se isto representa um plano de governo, realmente a oposição vai ter muito do que se abastecer para fala dos que governam sem uma proposta para tirar o Maranhão do fosso em que sempre esteve figurando sempre entre os estados mais atrasados da federação. Na verdade, se for considerar as ações ali enumeradas (15) analisando de forma pragmática são em verdade apenas umas seis ou sete, talvez , pois o que se observa é uma sucessão, e superposição daquilo que seria ações focadas para sanar as nossas carências, cito uma: Qualificação profissiona. Ora, qualificação passa invariavelmente por educação.

  14. e a rose ta caindo e vai caindo e vai caindo e vai caindo e vai caindo na proxima ela vai ta em terceiro o orario eleitoral ja vai começar os outros agora terao vez de ta na midia obs o candidato flavi dino entao desconhecido ja tem 20% imagina qd ele aparecer na tv

  15. hum, mais o bom disso tudo e que roseana esta caindo, e detalhe nem comecou ainda os debates e as propagandas eleitorais na tv, e olha só esta pesquisa foi encomendada por ela ou seja quem emcomenda pede o resultado que quiser, quem me garante que roseana esta realmente com 49,6 pode muito bem estar com 38, pq eu acredito que esta eleicao vai para o 2º turno e no segundo turno o jackson ganha ai dr. eu vou cantar aquela musica pra voce e para o decio (arruma a ma aÊ) rsrrssrss – e vamos juntos para a vitoria da opocisao com jackson ou flavio no 2º turno – segurrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaa marco.

  16. ESSA DE QUE ROSE ESTÁ NA FRENTE EM SÃO LUIS É MUITA MENTIRA MESMO.
    ESSE POVO QUER DE QUALQUER JEITO METER NA CABEÇA DO POVO ESSA HISTÓRIA DE QUE ROSEANA VENCE EM SÃO LUIS. COITADOS.
    PELO MENOS O POVO QUE CONHEÇO E QUE NÃO VOTAM MAIS NO JACKSON, VÃO TODOS VOTAR NO DINO. OS VOTOS DA ROSEANA SÃO OS MESMOS DA ÚLTIMA ELEIÇÃO. QUEM VOTOU NO JACKSON E NÃO VOTA MAIS, VAI VOTAR NO DINO.

    • é isso mesmo cara agora é flavio dino vai vencer no segundo turno é 65 pode esperar essas pesquisas são fajutas.

  17. todo mundo sabe que roseana e jackson estão no limite do seu eleitorado, então o unico candidato que cresce é flavio e pode esperar que quando começar a propaganda eleitoral a coisa vai piorar para os dois, se roseana se mantiver com o discurso do senado é tarde e inês é morta, só um detalhe no debate duda nao vai poder interferir e roseana não vai poder usar o ponto, é cara a cara, AI NINGÚEM SEGURA MEU PROFESSOR, É DINO, É 65. só pra recordar, flavio começou com 7%, passou para 10%, depois 13%, 16% e agora 18,2%, de junho pra cá. até outubro estaremos pronto para o 2º turno, mandem fazer mais pesquisa.

  18. A alguns meses atras eu te falei isso. Vc desdenhou de mim, agora meu amigo isso é fato.
    Flávio Dino vai chegar com 35 por cento pode anotar ai!!

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!! sem noçãoooo !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *