18

O primeiro dia da propaganda…

O horário eleitoral exibido hoje à tarde deu mostras do caminho que cada publicitário irá percorrer para vender a imagem do seu candidato até 28 de setembro.

Abaixo, a avaliação dos filmes dos três principais candidatos:

Jackson Lago (PDT): não mentiu apenas com relação à presença da atriz Aline Pereira e do dinheiro para construção dos hospitais. Ele também faltou com a verdade ao afirmar ter construído a estrada Joselândia/Pedreiras. Só agora a Secretaria de Infra-estrutura iniciou a construção desta estrada.

Conclusão: a campanha jackista na TV será uma espécie de prestação de contas, uma tentativa de justificar o fracasso do governo. Mas parece que a verdade dos fatos não está entre as suas preocupações.

Roseana Sarney (PMDB): A propaganda da governadora optou por desmistificá-la, intensificando uma faceta cidadã-comum. Ela apareceu fazendo comida, cantando com amigos e reunida com a família, ao mesmo tempo em que falou de projetos de governo e para o Maranhão.

Conclusão: a idéia da propaganda roseanista é mostrá-la preparada, mas sem arrogância; pronta para cuidar do governo e dos interesses do estado sem perder a porção família e a alegria entre amigos.

Flávio Dino (PCdoB): A propaganda comunista, assim como a de Roseana, também foi emocional. Mas errou no tom ao tentar mostrar um Flávio Dino distanciado, como se, chegasse agora,percebendo os problemas do Maranhão e ficado estarecido com eles. Força a barra também ao vender a idéia de salvador da pátria, o que soa arrogante.

Conclusão: O candidato do PCdoB tem todo o direito de indignar-se com os problemas do Maranhão – e deve fazê-lo em seu programa. Mas precisa ser transparente ao mostrar onde esteve todo este tempo em que o estado ficou nas mãos de quem ele considera inabilitado para comandá-lo.

E certamente não foi nas lutas pela mudança…

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. grande analista político. ou seria cientista político?!
    me diz ai onde tu estudou (ou seria, onde tu comprou teu diploma?!)
    triste da universidade (se é que algum dia tu sentou em um banco de universidade) e de seus professores que veem um ex-aluno faz tal papel.

  2. Mais parcial impossível, não é possível que tu gostou até daquele migué de Roseana fazendo carne moída com quiabo. HHehehe. Você foi péssimo nessa. Estava até gostando de algumas análises suas.

  3. Nunca posta meus comentários. Grato. Sempre acompanhava teu blog, agora não acompanharei mais. Falar da vice não pode, né? ah, compre-me um boode!

  4. Vc não tem Etica nenhuma qnd se trata de fazer jornalismo. ÉS ridiculo e INCOMPETENTE, pq além de não investigar o que diz, faz suas avaliações tendenciosas e sem fundamento nenhum e ainda escreve MUITO MAL.

    resp.: Nada trem a ver incompetência com tendeciosismo, minha cara. Incompetente não se estabelece no jornalismo por mais de 15 anos. Incompetente não tem mais de 5 mil acessos únicos diários em seu blog. Portanto, minha cara, não rumine suas frustrações neste blog.

  5. serai muita infantilidade nossa pensar q vc fosse falar bem da propaganda de flavio e de jackson agora essa de inaltecer a propaganda de roseana dizer q comoveu isso e´ mais q ridiculo isso e´um exemplo dessas pesquisa pagas por ela tem mesmo e´q puxar saco mesmo afinal ela q paga vcs e se nao lerem na carilha dela ja sabe e´ ra re ri ro rua

  6. Marco, por que vc não falou dos outros 3? E a edição noturna foi igual a da tarde ou houve diferenças? Quais? E por que vc ainda não postou nada a respeito dos programas para Dep. Federal/Estadual e Senador? Por fim, o que vc acha da exclusão da Profa. Socorro do programa de Senador do PSOL, como divulgado pelo teu colega Décio?

    Resp.: Os outros três simplesmente não existem. O progrmaanoturno de Roaseana foi ainda melhor. Jackson e Flávio repetiram os deles. A propaganda de deputado federal e estadual não tem muita importância midiática. A de senador será analisada ao seu tempo. A exlcusão da professora Socorro é uma questão interna corporis do PSOL, que certamente terá repercussão midática forte nas próximas semanas.

  7. Marco, você já escreveu comentários melhores… Sua análise sobre a governadora está boa, mas faltou informar que utilizar o chavão de “fazer mais” para quem não conseguiu acompanhar os índices de desenvolvimento do país quando da sua gestão, torna-se muito perigoso para ser usado numa campanha. Pura faceta. A governadora tem condições de fazer melhor sim, mas para isto vocês devem deixá-la mostrar a realidade, a competência de sua equipe em executar suas ordens, a agilidade que o poder público tem com seu comando. Ficar escondendo o sol com a peneira não ajuda, já te disse isso antes.

    Quanto às mentiras do ex-governador Jackson, seria interessante você verificar que, para cada projeto existente no governo atual, existe um processo administrativo que estava em andamento no governo Jackson, muitos deles com obras já iniciadas (como é o caso da estrada citada), que foram cancelados e refeitos para dizer que iniciaram no governo de Roseana. Neste caso, um caminho para sua desconstrução seria dizer que ele continua com sua lenga lenga de governo interrompido, de vítima da justiça, sem tomar atitudes reais que demonstrem sua vontade e capacidade para tirar o Maranhão da miséria.

    Quanto a Flávio Dino, acho que só você achou que seu tom pareceu distante (ele falou o tempo todo de suas andanças pelo Estado) e arrogante (expressar seus sentimentos nunca foi arrogância). Você pode fazer melhor. Uma coisa concordo com você sobre Flávio Dino, apenas se mostrar sonhador com relaçao ao Estado não ajuda, ele deve partir para propostas mais consolidadas e mostrar mais ímpeto em corrigir o que está errado para poder pleitar aquela cadeira.

    Ficamos aqui na leitura de seus comentários, torcendo para o dia em que eles serão mais imparciais, como você já os fez algumas vezes. Mas quando chega a época de campanha política… seu coração bate mais forte.

  8. Você beira o rídiculo, sr. Jornalista. Como você ia falar diferente de Roseana? Amor ao emprego, acima de tudo!

  9. Depois do dia 30 de outubro eu quero ver qual será esxplicação depois que dino ganhar..Qual será sua justificativa??
    Roseana preparando comida!! Há!!!

  10. Marco,
    Esta informação já está circulando pela net, mas, visitando os blogs de jornalistas de São Luís, não a vi em nenhum. Seria possível veiculá-la em seu blog? É uma pergunta para a qual o governo Lula certamente não tem resposta…
    Grato,
    Zaradan Korakian

    FW: Repassando
    Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010 20:05
    De:

    Exibir informações de contato
    Para: [email protected], “Andre” , “Carol bot” , [email protected], [email protected], [email protected], “Papi” <[email protected], [email protected], "Rodrigo Saldanha" , “Thiago Carvalho” , “Suzana Rocha” , “Victor Carvalho” , “[email protected]” , [email protected]… mais

    *PERGUNTA É A SEGUINTE:

    No caso da Srª Dilma ser eleita presidente do Brasil, quem será a pessoa que irá aos Estados Unidos para a fala habitual na Assembléia Geral da ONU, ou para discutir com o presidente americano sobre questões de comércio, por
    exemplo?
    Resp.: A presidente não irá, com 100% de certeza.
    Então, repete-se a pergunta: *Quem irá aos Estados Unidos no lugar dela?*
    Bem, você deve estar intrigado com esta pergunta meio sem sentido, não é?
    *Aqui vai a explicação: Dilma Roussef foi condenada nos Estados Unidos pelo sequestro do embaixador
    norte-americano, na década de 60 (Charles Burke Elbrick). Lembram-se?
    Juntamente com outras pessoas, tais como Fernando Gabeira.
    A pena é bem grande e não há como pensar em liberdade condicional.
    Lá o crime não prescreve !
    A questão secundária é que isto vale para outros 11 países.
    Muitos governantes de países periféricos já foram apanhados nesta armadilha e a maioria perdeu o cargo que ocupava, para satisfação da oposição local.
    Nós temos uma solução ideal para resolver esta questão: Não elegê-la presidente! Desta maneira, ela poderá escolher lugares muito confortáveis para viver o resto da vida como, por exemplo, Havana, em Cuba, ou La Paz, na
    Bolívia, ou Caracas, na Venezuela, ou em Teerã, Irã, o que resolverá vários problemas: os dela e os nossos.
    Portanto, pare de imaginar que é implicância quando se coloca na Internet a folha corrida policial dessa senhora, cheia de crimes. Esqueça estes documentos e (se for o seu caso) continue com a sua fé inabalável nas
    qualidades dessa mulher, legítima porta-voz do Sr. Lula da Silva.
    Mas……. se eu fosse você, começava a me preocupar com essa possibilidade.
    Já pensou se ela resolve fazer uma visitinha àquele cara simpático e ultrademocrático da Venezuela, o Huguinho Chávez, e, de repente, uma tempestade no Caribe obriga o avião a descer em Miami, que fica ali perto?!…
    Imagine a encrenca monumental que nem o presidente americano vai poder desfazer?
    Bem… talvez você seja um sábio e tenha uma boa idéia para resolver a situação. Por isso, volto a perguntar:
    – Quem vai representar o Brasil nas viagens internacionais aos Estados Unidos e aos 11 países onde ela pode ser presa no próprio aeroporto onde desembarcar?
    *TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE ESTA, VOCE DESCONHECIA !*

    P.S. – Só fico intrigado com uma coisa !
    POR QUE A IMPRENSA NÃO DIVULGA ISSO PARA TODOS OS BRASILEIROS?

    • Ilustre comentarista, em caso de vitória Dilmista, e, em razão dessa pendenga judicial na Justiça Estadunidense, quem representará o Brasil é o Vice-Presidente, o Sr. Michel Temer, aliás grande Constitucionalista!!! Logo, sem trocadilho, não há o que temer com a presença de Temer ao representar a Dilma!!!

    • Simpliemente graças a essas e outras Mulher e Homem que tu estas podendo enviar esses email contra Dilma .Forma Mulheres e Homem que perderam a vida paria um inutil como esse zaradan korakian esta podendo falar o que pensa nao so aqui mais nas esquinas,bares etc Acorda rapaz

    • Meu caro… como é mesmo teu nome? acho que pessoas iguais a voce sem informação e sem o minimo de carater (afinal nem assume o proprio nome) deviam pensar duas vezes antes de flar asneiras. acho que nos nem devemos perder tempo com pessoas desse tipo, mas infelizmente as memorias de um povo que sofreu nas mãos de ditadores (com o apoio de Sarney, por exemplo) não deve ser desmerecida, muito menos a memorias de pessoas que tiveram coragem de ir a luta e mostrar a cara, como Dilma, dentre outras pessoas. infelizmente a roda da historia não para de rodar, e o poder corrompe. mas a memoria não deve ser pedida.
      de so uma olha nessa notica veiculada no Jornal do Brasil On-line, se não tiver satisfeito, visite o link e cofirme:

      http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/05/21/e210516344.asp

      Dilma nos EUA: Brasil crescerá e permanecerá estável

      Agência AFP

      NOVA YORK – Dilma Rousseff assegurou a continuidade da política de Luis Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira em Nova York se ganhar a eleição presidencial de outubro, prometendo crescimento e estabilidade macroeconômica.

      “O Brasil vai continuar crescendo, com inclusão e mobilidade social ascendente”, disse Rousseff à imprensa após uma conferência em um hotel de Manhattan, onde conversou com empresários e políticos dos Estados Unidos.

      Segundo a candidata de Lula, em seu governo o Brasil “manterá a estabilidade macroeconômica por meio do controle da inflação com uma política de metas, do controle fiscal através da redução do endividamento, e com uma política cambial flexível”.

      Em relação às privatizações, Dilma Rousseff disse claramente que “não se deve privatizar Petrobras, Eletrobrás nem outras empresas do setor elétrico”.

      No entanto, indicou, “somos favoráveis a conceder à iniciativa privada novas centrais hidrelétricas e estradas, quando for mais barato fazê-las por meio de concessões do que com obras públicas”.

      Em resposta a outra pergunta, Dilma assegurou que seu eventual governo “manterá a autonomia operacional do Banco Central”.

      A candidata insistiu no legado de Lula — principalmente pelo fato de ter tirado vários milhões de brasileiros da pobreza– e na necessidade de preservá-lo.

      Segundo ela, uma das principais diferenças em relação ao atual presidente é o fato de ser mulher. “O Brasil está preparado para ser dirigido por uma mulher”, acrescentou a candidata.

      JB – ON LINE.
      18:23 – 21/05/2010

      qualquer duvida visite o link abaixo:

      http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/05/21/e210516344.asp

  11. Marco,
    Quando se avalia desempenho, levam-se em conta os aspectos positivos e negativos; na tua avaliação nem Jackson nem Flávio tiveram pontuações positivas; Roseana não teve ponto negativo? E a coerência fica atrás da porta junto a cozinheira de Roseana?Onde estavas quando foi inaugurado o hospital de Presidente Dutra e quando foram bloqueados os recursos de Convenio dos Socorrões de Imperatriz e Pinheiro?Fecharam as portas dos hospitais do Maranhão por falta de médicos e equipamentos; e os médicos para os 65 hospitais estão aonde? Quantas escolas foram construídas nos 10 anos de governo Roseana?Que prevaleça o espírito crítico.

  12. Roseana só fala que vai criar emprego com refinaria e agora gás de Capinzal. Senão tivéssemos esses projetos o que seria do governo dela???

  13. Duda mendonça já vai começar com essa história de que Flávio é arrogante? Afff

  14. Carne moída com quiabo é fim!. Duvido que ela coma esse tipo de comida. Apelação total.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *