23

Uma eleição em turno único…

Pela primeira vez desde que foi implantado o segundo turno, as eleições brasileiras devem ter a maioria absoluta dos seus governadores eleita no primeiro turno. A eleição presidencial também deve se decidir em turno único.

Dilma Rousseff (PT) tem algo em torno de 55% dos votos válidos, levando-se em consideração a média dos institutos. Deve ser eleita em 3 de outubro.

No Maranhão, a governadora Roseana Sarney (PMDB) também caminha para a vitória no primeiro turno. Roseana tem mais de 50% dos votos válidos, o que garante a vitória em turno único.

E a força do primeiro turno se espalha pelo país inteiro. Poucos estados – três ou quatro, no máximo – terão que repetir as eleições depois de 3 de outubro.

Para reverter o quadro favorável a Roseana, Flávio Dino (PCdoB) e Jackson Lago (PDT) terão que se manter com votações acima de 25% dos votos válidos.

Traduzindo: Flávio tem que crescer sem que Jackson caia.

Marco Aurélio D'Eça

23 Comments

  1. O Povo não deve perder a oportunidade de ter a 1ª mulher presidente do país, juntamente com uma governadora, que muito já fez pelo Maranhão, queiram ou não, ainda não apareceu ninguem melhor… vejam os contrários em São Luís ou nos municípios, são sempre piores do que os do grupo da Roseana. Acredito que com a dilma e Lula na fiscalização, poderá o Maranhão ter uma boa oportuniade de progresso…

  2. o eleitor de roseana sabe que flavio está crescendo, até porque esse eleitor não sabe mais o que dizer de roseana sarney, quem abriu o estadão deste domingo se deparou com outra manchete da familia sarney, reproduzida no jornal pequeno, é desonestidade pra todo lado e o time todo já é conhecido com as mesmas praticas, lobão, joão laberto, cutrim, sarney filho,manoel ribeiro, cesar pires, gastão vieira,fernando sarney, chiquinho doido escorcio, e.t.c, e do lado de jackson é o lenga lenga de honestidade, mais o pessoal que o acompanha não perde para o de roseana. em suma, a elição está na mão dos indecisos que não vota em nehum dos dois, logo roseana e sua trupe pode se preparar para enfrentar flavio no 2º turno, simples assim.

  3. em 2006 o jornalista kennar dizia no orgrama cidade aberta da tv cidade o seguinte eu falei com diretor da pesquisa ibop e ele disse q o maranhao e o unico estado em q a eleiçao vai ser decidida no 1 turno segundo suas pesquisa pq roseana bera a casa dos 70% e deu no q deu entao la vem vcs com essa de novo de ganhar no 1 turno muda esse discurso ieeo ai nao cola mais aqui no maranhao nao

  4. Colega Marco,
    Parece que há mais internautas desacreditando nessas pesquisas que apontam Dilma e Roseana vencendo no primeiro turno do que o contrário. Ainda bem que não foi a Escutec, que não sabe escutar nem interpretar corretamente o resultado de suas pesquisas.
    Hoje venho solicitar-lhe a gentileza de divulgar um comentário do Joelmir Beting sobre as incontáveis viagens do Lula ao exterior e pelo Brasil inteiro.
    Antecipo agradecimentos,
    ZARADAN KORAKIAN

    Joelmir Beting merece o OSCAR!
    Beting
    O Viajante
    texto de Joelmir Beting

    Se beber não dirija. Nem governe.
    Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102 viagens ao mundo. Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não. Sem contar, ora pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil…

    Hoje, dia 15/07, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília.

    Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na História: Exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência. Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete.
    Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto.

    Governar ou despachar, nem pensar. A ordem é circular. A qualquer pretexto.

    E sendo aqui deselegante, digo que o presidente não é (nem nunca foi) chegado ao batente, ao despacho, ao expediente.

    Jamais poderá mourejar no gabinete, dez horas por dia, um simpático mandatário que tem na biografia o nunca ter se sentado à mesa nem para estudar, que dirá para trabalhar.

    SEM CONTAR AS DESPESAS:
    FHC, EM 8 ANOS DE GOVERNO, GASTOU R$ 58 MILHÕES, CRITICADOS PELO PT.
    LULA ATÉ AGORA, EM MENOS DE 7 ANOS, GASTOU R$ 584 MILHÕES! E SÓ AS IDENTIFICADAS PELA IMPRENSA

    E o povão ainda aplaude… e vota!

    ——————————————————————————–

  5. Se Serra levar pro 2º turno, haverá choro e ranger de dentes entre os petistas e seus aliados… kkkk
    Estão loucos para ganhar no 1º turno, porque num 2º turno, cara a cara, olho no olho, o Serra detona o avatar de Lula

  6. nao aguento mais tantas mentiras de vcs,como posso comparar 9 anos de mandato da dama do carteado com 2 anos do velhinho..é injusto e mesmo assim ele ainda foi melhor que ela. so pra lembar ela quando eleita nao recebe nem deputado imgina um simples eleitor ,ela é arrogante, leia honoraveis bandidos.

  7. NA ELEIÇÃO PASSADA ELA TINHA 70 % E PERDEU !HASHSAHUSAHUSAHUUHSAHUSA ESSE ANO ELA SO TEM 50 !!! EH DESESPERO !

  8. FALANDO EM ELEIÇÃO, ROSE SARNEY DISSE EM SEU HORÁRIO ELEITORAL QUE A EDUCAÇÃO NUNCA MAIS SERÁ VERGONHA PARA O MA. SE A EDUCAÇÃO FOI VERGONHA NOS 10 ANOS QUE ELA GOVERNOU E A PROPRIA NUNCA FEZ NADA PRA ACABAR COM ESSA VERGONHA. AGORA VEM COM ESSA DE QUE EM 4 ANOS VAI REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO. TÁ BOM, ACREDITO, ME ENGANA QUE EU GOSTO.

  9. É como aconteceu em 1986 quando Sarney com grandes índices de popularidade comandou a vitória de 23 governadores do PMDB. Não havia segundo turno, mas o sentido é o mesmo, ou seja, Lula respalda a maioria destes governadores que serão eleitos em primeiro turno.
    E o horário eleitoral ta mostrando uma lavada de Dilma. É no primeiro turno !

  10. Traduzindo: O que realmente está acotecendo. Flávio subindo. Jackson estável. Roseana caindo. Não adianta fazer beicinho.

    • Tu não sabe ler números ou estava bebado quando plotou este comentário.
      Zé os números tanto na pesquisa realizado pelo sistema mirante e o jornal pequeno a Rose esta no mesmo patamar quem esta ocilanddo para baixo o Dr Jackson.

    • Boa Dilamar Filho. E olha que o beiço dele é grande. Vai ser é beição.
      Dessa vez quem vota é o POVO.

  11. Marco, com o aumento significativo da participação de Lula nos programas dos aliados de fé, no caso, Roseana, a tendência é que tais candidatos subam , e muito, na aceitação do eleitor.
    Dilma se elegerá em primeiro turno com larga folga, da mesma forma que Roseana se elegerá em primeiro turno com uma boa margem de votos.
    No Brasil inteiro será assim, evidenciando o enorme carisma de Lula, que queiram ou não os seus detratores, foi e está sendo o melhor presidente da República que o Brasil já teve.

  12. Flávio vai crescer, pois ele em conteúdo enquanto que a candidata jogadora de baralho diz que está tudo bem.

  13. Prezado Marco,
    O fato das vitórias no 1º turno, em praticamente todo o país é, segundo análise do jornalista Fernando Rodrigues, da Folha, uma tendência do eleitor em votar na continuidade para quem está governando. Portanto, aqui no Maranhão estamos constatando essa direção, diante das pesquisas até aqui publicadas. E o caso específico da Dilma é o respaldo do apoio do Presidente Lula, e a Roseana também tem o privilégio de ser apoiada por Lula, seguramente o melhor Presidente de todos os tempos.

  14. Marco,
    O ibope e data folha ainda não publicaram nenhuma pesquisa sobre as eleições do Maranhão porquê? Estranho, em eleições anteriores ela já contabilizava 70%!Hoje a interventora Roseana não atinge 50% , será porque o governo da propaganda está com a popularidade em queda?A indignação do povo é maior pelo sentimento do voto roubado?

  15. QUE ANÁLISE PIFIA. ENTÃO EM TUA VISÃO OS VOTOS DE ROSEANA JÁ ESTÃO NA URNA?
    VCS TERÃO UMA GRANDE SURPRESA!!
    VAI SONHANDO QUE NO FINAL VCS TERÃO PESADELO!!

  16. Nunca que as eleições aqui no Maranhão será decidida no primeiro turno.
    Não entendo porque você e esse sistema maltido de comunicação para o qual vc trabalha, tenta passar a imagem de já ganhou da candidata de vocês.
    Como ela pode ganhar se o proprio jornal de vocês mostrou ela em queda na ultima pesquisa e Flavio sendo o único a pontuar?

  17. Hei isso que tu fumou ou bebeu estava estragado, pra tua patroa ganhar essa eleição só no tapetão, se um raio cair no mesmo lugar duas vezes esse lugar é o Maranhão.

  18. sinceramente nao acredito nesses numero dizendo que rosengana ganha logo no primeiro turno pois toda vez e isso dizem que ela ganha no primeiro turno e acaba é perdendo as eleiçoes acredito eu que o bom velhinho vai dar outra surra nela podem acreditar

    • A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY VAI SIM GANHA NO PRIMEIRO TURNO, COM CERTEZA AMIGOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *