17

Cúpula da PM recua e tira das ruas policiais que abordaram promotor surtado

A cúpula da Polícia Militar anunciou hoje à tarde o afastamento das ruas dos policiais que abordaram o promotor Zanony Passos em uma churrascaria do Vinhais, na madrugada de sábado.

A decisão teve o aval da secretaria de Segurança, mas não deixa de ser um recuo, como se admitissem não ter convicção de nada do que aconteceu.

Sobretudo após a publicação desta foto no blog de Daniel Matos, em que Passos aparece com o rosto desfigurado. Ele alega ter sido agredido pelos PMs.

O histórico do promotor não gera expectativas de que ele esteja certo. Ele é conhecido na cidade como “promotor” de confusões em ambientes públicos e até no condomínio onde mora.

Além disso, segundo o programa Abrindo o Verbo, da Mirante AM, ele teria um tio no Estado Maior da PM.

E a própria PM diz que só em caso de resistência à prisão é que os policiais reagem. 

Após o recuo da PM fica a dúvida se a decisão tenha sido influenciada pela pressão da Cúpula do Ministério Público.

E se o comando da PM agiria da mesma forma se do outro lado estivesse um cidadão comum.

Leia aqui o blog de Daniel Matos 

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. Com certeza, os PMs não bateram nesse promotor atoa, no mínimo foram distratados, agiram corretamente. Deveriam ter dado de pontapé só na cara desse otário.

    Sicherlich haben die Bullen nicht dieses blöde mindestens Promotor wurden ablenkende Hit, richtig gehandelt. Sollte haben nur Tritt in das Gesicht der Sauger.

  2. Ele ainda fomentou a pespectiva de concorrer a prefeitura de Coroatá! e tem mais, ele gosta de ostentar riqueza! esse protozinho é tão otário que quando não tinha o que fazer ele ficava desfilando pela cidade em uma pajero full com uma lancha enrabichada atráz, só para mostar pras pessoas. Aqui em São Luis as coisas são diferente!!! a polícia fez o seu papel, meus parabéns!!!

  3. Fiquei de alma lavada ao saber que esse promotozinho levou uns catiripapos, ele se acha acima da lei, lá em Coroatá ele queria mandar mais do que o prefeito, dava tiro pra cima, andava em sem capacete, enfim, ele era contra tudo. TOMA!!! VÊ SE APRENDE MARGINAL DUSFARÇADO.

  4. VEM CÁ, PROMOTOR, JUIZ, DEPUTADO, SENADOR, GOVERNADOR, GARI, FUNCIONÁRIO PÚBLICO, BRANCO, PRETO , MAMELUCO, SÃO GERADOS DA MESMA FORMA, COM SEXO, OU NÃO?
    TODOS SOMOS SERES HUMANOS E VIVEMOS NO PLANETA TERRA, OU NÃO?
    TODOS SOMOS REGIDOS PELA MESMA CONSTITUIÇÃO, OU NÃO?
    QUANDO MORREMOS, E TODOS MORREMOS UM DIA, NÃO VAMOS PARA DEBAIXO DA MESMA TERRA OU CREMADOS NO MESMO FOGO?
    SEJA QUEM FOR, BÊBADO EM LOCAL PÚBLICO E FAZENDO BADERNA, RESISTINDO A DETENÇÃO E A PRISÃO, HUMILHANDO OS OUTROS, DEVEM SER DEIXADOS DE LADO E CONTINUAREM A COMETER CRIMES?
    ORA ME COMPRE UM BODE PROMOTORA FÁTIMA TRAVASSOS, QUERIA VER SE SUA FAMÍLIA ESTIVESSE LÁ PARA VER ESSE PROMOTORZINHO MIJAR NA FRENTE DE SUA FAMÍLIA.
    SE EU ESTIVESSE LÁ COM MINHA FAMÍLIA, AJUDARIA A POLÍCIA A DAR UMA SURRA MAIOR NESSE PTROMOTOR MARGINAL, ELE NÃO É HOMEM NÃO?
    A JUSTIÇA DEVERIA ERA PROCESSAR ESSE MARGINALREINCIDENTE.
    PARABÉNS A POLÍCIA, CONTINUEM AGINDO ASSIM, DEFENDENDO A HONRA E OS BONS COSTUMES E A PROMOTORIA QUE ANDE COMN PADRES PARA CONVERTER ESSAS ALMAS PERDIDAS.

  5. Que parabenizar a atitude da PM em relação a esse “promotor” que mancha a importante instituição que é o Ministério Público. Agora vem a Fatima Travassos querer defender esse rapaz que nem deveria estar no MP. Conheço alguns promotores de Justiça e todos são competentes, éticos e tem um comportamento ilibado perante a sociedade. Espero que a corregedoria processe esse rapaz. Já imaginou a próxima safra de Promotores (jovens) o exemplo?

  6. ESSE PROMOTOR SUJA A CATEGORIA O MINISTÉRIO PÚBLICO É UM ORGÃO SÉRIO E COMPETENTE A SOCIEDADE BRASILEIRA ACREDITA E RESPEITA O MINISTÉRIO PÚBLICO TANTO FEDERAL COMO ESTADUAL, PORÉM ISSO NÃO DAR DIREITO PRA ESSE OU AQUELE PROMOTOR SE ACHAREM ACIMA DA LEI, E É IMPRESCINDIVEL UMA INVESTIGAÇÃO SÉRIA E SEM COMPANHEIRISMO PARA APURAR OS FATOS POIS ESTÁ EM JOGO PROMOTORES SÉRIOS E CORRETOS QUE NADA TEM A VER COM AS ATITUDES DESSE SR. AGORA TEM UMA COISA NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE SE SABE DE CONDUTA ARBITRÁRIA E PREPOTENTE POR PARTE DE MENBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO E O RISCO É ISSO CAIR NA MEISMICE. PORTANTO O CONSELHO TEM QUE AGIR CORPORATIVISMO OU EMOÇÕES E APURAR CADA COSO DE FORMA E INEQUIVOCA PARA PODER PUNIR OU ABISOLVER É O QUE ESPERA A SOCIEDADE.

  7. Quero aqui deixar os meus parabéns aos policiais que nada mais fizeram do que colocar ordem em um recinto onde um cidadão promovia bardena independente do cargo que ocupa. parabens PM

  8. É MUITO TRISTE CONSTATAR QUE MESMO COM ADVENTO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, O BRASIL CONTINUA SENDO O PAÍS DO ´´ VOCÊ SABE COM QUEM ESTA FALANDO ? “
    O MP MARANHENSE DEVERIA SE ENVERGONHAR DE SUA POSTURA, AO DESTACAR DE MANEIRA NEGATIVA , TÃO SOMENTE A CONDUTA DOS POLICIAIS MILITARES, QUE AGIRAM NO ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL, E NEGLIGÊNCIAR COMENTÁRIOS A CERCA DE UM INTEGRANTE DO MP, QUE EM TESE DEVERIA SER O 1° A DAR EXEMPLO, POIS AVOCA PARA SÍ O TITULO DE DEFENSOR DAS GARANTIAS INDIVIDUAIS, MAS NA REALIDADE É UM DOS ORGÃOS MAIS TIRANOS QUE EXITEM A NÍVEL DE JUSTIÇA, SEUS MEMBROS SÃO ARROGANTES, CHEIOS DE EMPÁFIA.
    ACHO MUITO DIFICIL QUE ESSE ´´ PROMOTOR“ TENHA SIDO CONDUZIDO COERCITIVAMENTE SEM MOTIVO ALGUM. SE FOI AGREDIDO É POR QUE COM CERTEZA AGREDIU PRIMEIRO, E NESSES CASOS A LEI É CLARA ( O USO DA FORÇA SE JUSTIFICA QUANDO HÁ RESISTÊNCIA, QUE CONFIGURA-SE PELA VIOLÊNCIA OU GRAVE AMEAÇA, – Art. 329 CP – Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio; Art. 292. CPP- Se houver, ainda que por parte de terceiros, resistência à prisão em flagrante ou à determinada por autoridade competente, o executor e as pessoas que o auxiliarem poderão usar dos meios necessários para defender-se ou para vencer a resistência, do que tudo se lavrará auto subscrito também por duas testemunhas; Art. 23- CP – Não há crime quando o agente pratica o fato:
    I – em estado de necessidade;
    II – em legítima defesa;
    III – em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.)

    SENDO ASSIM A AÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES FOI LEGITIMA, E DIGNA DE DESTAQUE POSITIVO PELA SOCIEDADE MARANHENSE, EM VIRTUDE DE CONSTANTEMENTE A PM SER DESCRITA COMO UMA INSTITUIÇÃO QUE SÓ BATE EM P, P e P, MAS NESTE CASO MOSTROU ISONÔMIA E PROFISSIONALISMO.
    O COMANDO DA PM DEVERIA SE ORGULHAR DESTES POLICIAIS, QUE DERAM O EXEMPLO QUE A MAIORIA DOS OFICIAIS SUPERIORES NÃO DÁ, POIS SÃO BAJULADORES E SUBSERVIENTES DESSAS ´´ PSEUDO-AUTORIDADES“. NO ENTANTO É MUITO TRISTE OBSERVAR QUE O VELHO ADÁGIO ´´ A CORDA ARREBENTA DO LADO MAIS FRACO “ CONTINUA A VALER.

  9. O que falta mais neste Estado?
    É Polícia Militar baixando o pau em tudo o que se movimenta,e promotor quebrando tudo, inclusive mijando na churrasqueira por causa de um pedaço de carne!
    Os dois tem culpa, o correto seria o promotor ser conduzido ao plantão e ser autuado em flagrante delito , inclusive com a presença da imprensa, não seria necessário a PM utilizar todo o seu despreparo para contê-lo, bastaria imobilizá-lo e algemá-lo caso o mesmo não quisesse ser conduzido.
    É o corporativismo prevalecendo dos dois lados, a PM e o MP. Que beleza!

    Resp.; Há histórias deste promotor que são mais escabrosas ainda, meu caro. E não são casos profissionais, não. São casos de ccmportamento inadequado em sociedade.

  10. Esse bêbado arruaceiro devia perder o cargo.
    Ele sim é uma ameaça para os cidadãos.
    Ele não está desfigurado e merecia ter apanhado mais para aprender a respeitar as pessoas presentes, inclusive os policiais que foram insultados e agredidos por ele.
    Foi preciso usar de força para conter esse bandido. Quem estava lá, viu.
    Toda vez é assim: punem os policiais e transformam cafajestes como esse em vítimas.

  11. Esse é conhecido.Não como Promotor de Justiça,e,sim Promotor de baderna.Sem corporativismo,tá?Dra Fátima.

  12. SECRETARIA DE SEGURANÇA E INSTITUIÇÃO POLÍCIA MILITAR. NÃO SUCUMBAM À PRESSÕES DE QUEM QUER QUE SEJA. FAÇAM O QUE REZA A LEI E A JUSTIÇA. SE OS POLICIAIS ERRARAM, QUE ELES PAGUEM POR SEUS ERROS. SE ELES ESTIVEREM CERTOS, PEÇAM DESCULPAS Á TODOS. ACABEM COM ESSA “COISA” DE SE ACOVARDAREM NOS MOMENTOS DIFÍCEIS. TEMOS QUASE 200 ANOS DE EXISTÊNCIA. ACREDITO QUE JÁ É TEMPO DE TERMOS UMA IDENTIDADE, QUIÇÁ! POR ISSO É QUE A SOCIEDADE NO GERAL NÃO NOS RESPEITA. POR ISSO É QUE TODO MUNDO METE A “MÃO” LITERALMENTE NA NOSSA CASA. TEMOS QUE SER FIRMES NAS NOSSAS CONVICÇÕES E ATOS. TEMOS QUE CRIAR UM SETOR ADVOGATÍCIO PARA DEFENDER NOSSOS VALOROSOS E DESTEMIDOS GUARDIÕES DA SOCIEDADE. MEU AMIGO, NA RUA A “COISA” NÃO É FÁCIL. NÃO VAMOS COMETER INJUSTIÇA COM NOSSOS BRAVOS. SE FUTURAMENTE FOR CONSTATADO UM ERRO, AÍ SIM, OS RIGORES DA LEI. VEJA SÓ, ENQUANTO A PROCURADORA PEDE A CABEÇA DOS NOSSOS POLICIAIS, ELA BOTA UM “COBERTOR” NA DO PROMOTOR. MEUS CAROS, VOCÊS JÁ VIRAM OU OUVIRAM FALAR DE ALGUM PROMOTOR PUNIDO POR ALGUM ATO INSANO COMO ESSE DA CHURRASCARIA? OLHA, VAMOS ACOMPANHAR O CASO ATÉ O FINAL E PRESENCIAR MAIS UMA VEZ O “PROTECIONISMO” DO MINISTÉRIO PÚBLICO. PRA TERMINAR. SOUBE ATÉ QUE O PROMOTOR QUERIA MIJAR NAS CINZAS APÓS TER APAGADO O FOGO DA CHURRASQUEIRA. É O CÚMULO. E AÍ? COM A PALAVRA DONA FÁTIMA TRAVASSOS E A DONA DORACY MOREIRA REIS SANTOS DA AMPEM…HASTA LA VISTA!!!!

  13. ACREDITO QUE A SECRETARIA DE SEGURANÇA , COMO TAMBÉM A POLÍCIA MILITAR, DEVERÃO SE PAUTAR DE ISENÇÃO E IMPARCIALIDADE. TEMOS QUE ACABAR COM ESSA “CULTURA” DE HAVENDO OCORRÊNCIAS DESSE VULTO, TRANCAFIARMOS LOGO OS POLICIAIS (PRINCIPALMENTE OS MILITARES) PRA SATISFAZERMOS A VONTADE ILÍCITA DE QUEM QUER QUE SEJA, NÃO DANDO A DEFESA PRECONIZADA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL AOS NOSSOS VALOROSOS DEFENSORES DA LEI, REPRESENTANTES LEGÍTIMOS DO ESTADO. É CERTO QUE NÃO COADUNAMOS COM A CONDUTA ERRADA, E SE O POLICIAL ERROU QUE SE APURE E QUE SEJA DADO A PUNIÇÃO EXEMPLAR E CORRETA. VALE REPETIR, OS POLICIAIS REPRESENTAM O ESTADO E NUMA OCORRÊNCIA CORRETA, DEVERÃO SER AMPARADOS. VAMOS SUPOR QUE O PROMOTOR NESSE CASO, ALÉM DE DESTRATAR OS POLICIAIS ( ISSO É CORRIQUEIRO NESSE BRASIL AFORA, E JÁ PRESENCIEI OCORRÊNCIAS EM QUE UM PROMOTOR ENTROU ATÉ SÓ DE CALÇÃO NUMA DELEGACIA DO INTERIOR DO MARANHÃO COM UMA PISTOLA EM PUNHO, DESTRATOU UM DELEGADO E ETC E FICOU TDO POR ISSO MESMO… E A PROCURADORIA???!!!) TENHA CHEGADO A VIAS DE FATO E ETC. QUER DIZER, O PROMOTOR PROMOVE UM QUEBRA QUEBRA, TOTALMENTE EMBRIAGADO, HOSTILIZA OS AGENTES DO ESTADO NO RESTAURANTE E NA DELEGACIA… SERÁ QUE VAI SER PUNIDO…. OLHA, PRECISAMOS VISLUMBRAR A JUSTIÇA COM SERIEDADE. AOS POLICIAIS, CABEM AGIR DA MANEIRA CORRETA, JUSTA E EXEMPLAR PARA NÃO SEREM PEGOS DESPREVENIDOS. HASTA LA VISTA!!!

  14. Marco, se houve excesso da policia militar no caso, e provavelmente houve, os PMs devem ser punidos sim.
    Só que, a violencia policial fica atenuada pelo comportamento marginal do promotor.
    Quem estava no local viu o que aconteceu, ou o Promotor estava completamente bebado ou drogado.
    Com certeza , em todos os blogues , haverão dezenas de comentários sobre o escabroso caso, e, não acredito que haja um único comentário favorável ao promotor espancado.
    Te informa e apura a caráter do cara.
    Como porrada não se tira, os promotor fica com as porradas que levou, e os pobres dos milicos vão ficar com a punição.

  15. O CABRA TEM A CARA DE MALACO,
    BRIGUINHA DE BÊBADO SALIENTE É CADEIA.
    PARABENS A POLÍCIA QUE TIROU ESTE MELIANTE DA CHURRASCARIA QUE ESTAVA ATRAPALHANDO OS OUTROS DE COMEREM, TODO MUNDO VIU A SALIÊNCIA DESSE PROMOTOR BÊBADO.

  16. É MESMO O FIM DO MUNDO,A POLICIA FAZER UMA COISA DESSAS COM UM DOUTOR PROMOTOR ARUACEIRO. ISSO É COISA PARA SE FAZER COM ARUACEIRO NEGRO, POBRE , ANALFABETO E SEM AMIGOS INFLUENTES

  17. Daniel este promotor tem que suspenso para averiguações, não podemos ter autoridades que usam da progativa do cargo para cometer abusos. O prorio miniosterio publico tem o dever de dar esplicações a sociedade, sendo impresindivel o afastamento deste promotor.
    Faço aqui um apelo aos demais comentaristas deste blog e tambem de outros blog que exiga uma imediata atitude por parte do Ministerio Publico, caso contrario a sociedade ficara com um vazio imensuravel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *