Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Canindezinhos são sequestrados pela Setur; candidato atribui apreensão à filha do prefeito

Canindezinho jogado no depósito da Setur, como mostra a inscrição no carro

Um conjunto de displays de propaganda do candidato a deputado estadual Canindé Barros (PSL) foi encontrado nesta tarde em um depósito pertencente à Secretaria de Terras e Urbanismo, antiga Semthurb.

A apreensão das peças – apelidadas de “canindezinhos” e espalhadas em várias áreas de São Luís e do interior – seria ilegal, segundo avaliação do candidato.

– A prefeitura não tem autoridade para recolher peças de propaganda eleitoral, que são regulamentadas e fiscalizadas pela própria Justiça Eleitoral. Os “canindezinhos” estão de acordo com o padrão definido pelo TRE. Só posso atribuir o recolhimento das peças à perseguiçãopolítica e à represália eleitoral – desabafou Canindé Barros, ao constatar que os painéis estavam no depósito da Setur. (veja fotos ao longo do texto)

bonecos foram jogados no depósito

Canindé tem sua base eleitoral na capital maranhense – onde disputa o favoritismo com a filha do prefeito João Castelo (PSDB), Gardeninha Castelo (PSDB). Para ele, o recolhimento das peças seria resultado do incômodo da candidata com o sucesso dos “canindezinhos”.

A propaganda eleitoral é regulamentada pelos tribunais eleitorais, que dispõem de uma comissão específica para tratar do assunto. Os “canindezinhos” foram uma criação do próprio Canindé Barros, seguindo o padrão definido pela Justiça.

Ele garante nunca ter sido notificado pela Justiça Eleitoral sobre qualquer irregularidade em suas peças.

– Caberia ao próprio TRE comunicar à minha coordenaçãod e campanha se houvesse irregularidade nas peças. Isso não ocorreu. A apreensão da Setur foi arbitrária e eleitoreira – desabafa o candidato.

Ele anunciou que entrará com uma representação contra a Prefeitura e contra a própria candidata, além de requerer da Justiça Eleitoral a busca e apreensão das peças jogadas no dépósito da Setur.

– Os canindezinhos precisam voltar para as ruas, onde é o seu lugar – relaxa o candidato.

Sair da versão mobile