14

Em nova nota, Ministério Público já admite investigação de promotor surtado

A foto mostraria supostas agressões a Zanony

Em “Nota de Esclarecimento” encaminhada ontem a este blog, o Ministério Público do Maranhão informou que  o Corrregedor do MP instaurou sindicância para apurar a participação do promotor Zanony Passos no confronto com policiais em uma churrascaria do Vinhas, há oito dias.

Embora a nota continue classificando a ocorrência de “violenta agressão” ao promotor, já há um certo recuo na idéia de por Zanony Passos como mera vítima dos acontecimentos.

– Caso surjam indícios de prática de ilícito penal por parte do promotor, os autos da investigação serão imediatamente encaminhados à Procuradora-geral de Justiça, (…) “a quem compete dar prosseguimnento à apuração” – diz um trecho do documento.

O caso
Segundo noticiado na imprensa, o promotor Zanony Passos ficou irritado com a comida servida na churrascaria e passou a ter ataques de nervos. Segundo os garçons, ele quebrou copos, urinou na churrasqueira e agrediu moralmente os trabalhadores. A polícia foi chamada. Sem se identificar, Zanony Passos ofendeu os PMs, que o prenderam e o levaram para a delegacia.

A partir daí, a versão é do promtor. Ele nega que tenha se exaltado na churrascaria e diz que se identificou desde o início aos policiais, que o agrediram tanto no local quanto na delegacia.

Nos primeiros dias do episódio, a postura do Ministério Público foi de claro corporativismo, de ataques aos PMs e pressão ao comando da corporação, que chegou a afastar os policiais.

Mas começaram a surgir testemunhas que garantiram o surto do promotor, além de novas histórias sobre o comportamento social inadequado de Zanony Passos – em seu condomínio e outros locais públicos.

Agora, o MP demonstra mais complacência com a polícia e sugere até parceria das instituições.

Só há um problema da nota, em relação aos procedimentos adotados caso sejam comprovados os ilícitos de Zanony Passos: a procuradora-geral Fátima Travassos estaria moralmente impedida de analisar o caso.

Afinal, ela foi a primeira a insuflar a sociedade contra a polícia, em defesa aberta do colega.

É suspeita para investigá-lo, portanto…

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. OLHA, É UMA VERGONHA PORQUE ESSE PROMOTOR DE JUSTIÇA É USEIRO E VEZEIRO EM ARRANJAR CONFUSÕES COMO JÁ DIVULGADO, NESSE CASO, ELE ABUSOU EXCESSIVAMENTE NA CHURRASCARIA ONDE PEDIU 8 TAÇAS DE CHOPE E AS QUEBROU TODAS NO CHÃO APÓS INGERIR AS BEBIDAS, ARREMESSOU UM PRATO DE CHURRASCO E AO PEDIR A CONTA AGREDIU VERBALMENTE O GARÇOM, NÃO SATISFEITO, AINDA APAGOU AS BRASAS DA CHURRASQUEIRA COM UM POTE DE ÁGUA E AINDA MANDOU QUE O FUNCIONÁRIO COLOCASSE O BILHETE NAS SUAS PARTES ÍNTIMAS. NA DELEGACIA DA RFSA, ELE LÁ TERIA CHUTADO A PORTA COM A DEMORA NO ATENDIMENTO. ELE AINDA VOLTANDO PRA CHURRASCARIA, SAIU SEM PAGAR A CONTA E TERIA VOLTADO NO DOMINGO (DIA POSTERIOR) E FOI ARMADO COM O INTUITO DE INTIMIDAR. SEM MUITO DELONGAS, TOTALMENTE DESEQUILIBRADO E TEMOS A CERTEZA QUE NÃO FICARÁ POR ISSO MESMO, ANTE O APOIO INTIMIDATÓRIO DADO PELO MP EM QUERER INVERTER OS FATOS. DR. FÁTIMA TRAVASSOS, O POVO MARANHENSE NÃO É BOBO NÃO E ESTÁ DE OLHO NESSE CASO. ELE JÁ DEVERIA TER SIDO EXCLUÍDO DO QUADRO MINISTERIAL NÃO SOMENTE POR ESSE CASO, MAS POR MUITOS QUE SÃO DO CONHECIMENTO DE TODOS E ELE DEVIA ERA DÁ EXEMPLO DE CONDUTA HONROSA, ATÉ PELO MANTO QUE VESTE. ISSO É UMA VERGONHA PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL MARANHENSE. ROBERTO LIMA

  2. SR. MARCOS, VEJO QUE O CASO QUE ENVOLVEU POLICIAIS E UM PROMOTOR ESTÁ DANDO MUITO O QUE FALAR, SOU CONHECIDO DE MAIS DE UMA DEZENA DE PROMOTORES E MAIS DE UMA CENTENA DE POLICIAIS. PORÉM NOSSOS AMIGOS INTERNAUTAS ESTÃO ESQUECENDO UM FATO IMPORTANTE NA DEMOCRACIA, A SOCIEDADE, A SOCIEDADE É COMPOSTA POR HOMENS E MULHERES E PORTANTO POR TODOS OS TIPOS DE CLASSES. QUANTAS VEZES NÓS NÃO DEPARAMOS COM UM MÉDICO ARROGANTE E GROSSO,UM BORRACHEIRO,UM ESTIVADOR,UM BANCÁRIO,UM GUARDA DE TRÂNSITO,UM SEGURANÇA DE FESTAS,UM JUIZ,UM SOLDADO SEJA ELE GRADUADO OU OFICIAL DE ALTA PATENTE,UM DESEMBARGADOR,UM PROMOTOR OU QUALQUER QUE SEJA A PESSOA, SOMOS HUMANAOS E PASSIVEIS DE FALHAS E É PRA ISSO QUE EXISTEM NORMAS QUE DEVEM SER RESPEITADAS E CUMPRIDAS, SE O PROMOTOR ERROU APURE-SE E PUNA-SE, SE A GUARNIÇÃO ERROU, ABUSOU DAS PRERROGATIVAS QUE SE TOME AS MEDIDAS CABIVEIS. QUE EU NÃO CONCORDO É COM ESSA HISTÓRIA DE QUE SÓ ESTÃO FALANDO DO CASO PORQUE FOI UM PROMOTOR O AGREDIDO, E QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO SÓ ESTÁ RECLAMANDO PORQUE FOI UM DELES,NÃO CONCORDO COM ISSO, O MINITÉRIO PÚBLICO É E SEMPRE SERÁ UM GUARDIÃO DA SOCIEDADE POIS AO LONGO DOS ANOS TEM SIDO A ÚLTIMA FRONTEIRA DAQUELE QUE SE SENTE OPRIMIDO.

  3. FINALMENTE A JUSTIÇA VAI SER FEITA,
    O RESPEITO AS PESSOAS, AS INSTITUIÇÕES E AS AUTORIDADES VÃO SE EQUIVALER.
    QUEM NÃO CONHECE AS PATIFARIAS DESSE PROMOTORZINHO MARANHÃO A FORA?
    POLICIA, ESTAMOS COM VOCES, BANDIDO REAGIU, CACETE NELES.

  4. O grande problema atual é que, para ingresso no cargo de promotor e juiz, a idade mínima não é mais exigida, como antigamente, pois, como pode um promotor ou juiz com apenas 25 anos ou menos, exercer tal profissão? Não têm experiencia de vida suficiente e passam pouquíssimo tempo nos municípios, chegando logo em São Luís, isto é um absurdo… tem promotor e juiz pedófilo pelos interiores inclusive respondendo processos… pode um coisa dessa??? Os Fiscais da Lei (Promotores) e aplicadores da lei(juízes) se comportarem dessa forma??? Querem ser garotões… donos dos setores, maiores autoridades, deuses, fanfarrões, etc. etc. etc.
    Deveria ter uma lei para que só pudessem iniciar a carreira quando tivessem no mínimo 10 anos de prática de direito através da advocacia, e ainda, 35 anos para começarem através de concurso, em tais carreiras….

  5. Promotor pensa que e DEUS, Juiz tem e certeza! Alguém puder evita este tipo de GENTE que se julga ser supremo e muito BOM…

  6. Voçê se ofendeu com o conteudo da pergunta porque? ou não entendeu,
    se voçê ler denovo vai entender!
    a pergunta é: voçê concorda com este tipo de agressões por parte da polícia aos maranhenses seja lá qual for o agredido (jornalistas, promotores, administradores e etc…)?
    Não estou aqui para defender o promotor, mas sim a melhor qualificação e maior investimento na Polícia do nosso estado.
    Quanto as suas criticas a PM quando foi a última que vc fez?

    Resp.: Não me ofendi com a pergunta. Tambem não concordo com a agressao da polícia. Mas tenho convicção que um policial serio não agride um cidadão que se porte de forma correta em uma abordagem. Se o fizer é um criminoso. Quanto às críticas, sugiro que você escreva o termo “polícia” no canal de busca deste blog. Ele lhe dará todas as matérias sobre o tema. Caso queira também, pode pesquisar no blog anterior. O endereço é: colunas.imirante.com/marcosdeca/. Lá você faz o mesmo procedimento de busca.

  7. Olá Derça! bem, eu conheço esse promotor, ele é um doente mental! ele chegou num condominio do olho dágua, proximo ao hiper onde ele tem parentes e humilhou os porteiros que pediram sua identificação para deixa-lo entrar. Esse cara precisa é de um médico e mereceu apanhar mesmo! Aliás, ele não é advogado de um ex-diretor de presidio envolvido em caso de corrupção e omicidio, que está deixado de lado pela Roseana,Derça?

  8. Concordo com sua resposta,caro jornalista.Tantos cidadãos são presos e agredidos e o MP nada faz,muito menos “nota desagravo”.Não conheço pessoalmente o Promotor,somente em escandalos.Se oMP não abrir um sindicancia,estará criando um enorme abacaxi para eles mesmos.

  9. Engraçado, agora querem jogar tudo em cima da POLÍCIA…afirmando ser despreparada, etc…e os promotores que querem ser deuses…esse ZANONI é conhecido por sua arrogância…lamentavelmente não pode bater, pois é frouxo…só sabe usar a língua, como o fez, insultando as mães dos policiais, daí ter levado uma sova…bem aplicada

  10. É assim mesmo. Quando o assunto envolve polícia, em todo o mundo, os olhos ficam voltados para esta, e se tratando principalmente duma ocorrência de grande vulto, então…. Vi hoje uma ocorrência nos Estados Unidos em que um motorista em alta velocidade desafiava nove viaturas policiais. Parecia um jogo de gato e rato até o condutor ser preso. Resistiu e teve que ser detido e contido por 10 homens. Por que não? Nesse episódio ele apareceu (o meliante) todo machucado (claro, a não ser que ele fosse blindado) e a polícia também, lógico que menos, mas a ocorrência nesses casos por lá é levada a sério. Lá a polícia não brinca não. Lógico que toda polícia que se preza, tem que ser bem estruturada, bem treinada e etc para que no trabalho rotineiro não se cometa deslizes e injustiças. E até as que são, em tese, bem treinadas cometem erros. Um exemplo: Na Inglaterra, a polícia tempo atrás matou um brasileiro por lá e olha que ele era inocente… Quiçá um dia sejamos infalíveis… Espero que sim um dia, mais isso também começa com um bom estudo, uma boa saúde, saneamento básico, etc… por que nós policiais, antes de sermos agentes do Estado, viemos da sociedade e somos dela. E olha, não coadunamos com os maus policiais não. Se eles erraram, que paguem pelos seus erros. Se eles acertam, estão no seu dever Constitucional. HASTA LA VISTA!

    • Parabéns!!! concordo com vc…Enquanto os ladrões, marginais, traficantes de armam com escopetas, uzis, metrarlhadoras, bazucas, querem que a polícia aja com plumas e paetês…que peça por favor ou por gentileza para uma pessoa q infrige a lei e cospe nela pq tem status?

  11. Prezados amigos,

    Por óbvio que o Promotor de Justiça se excedeu, e dentro da seara administrativa, ou até mesmo penal e cível, se for o caso, terá que responder. Primeiramente porque não pode esquecer que uma vez ingresso nos quadros da promotoria de justiça do MAranhão, passa a ser promotor 24 horas por dia (diferentemente de outros servidores públicos), posto que deveria defender a sociedade. Portanto, nada justifica a atitude tresloucada de quem deveria dar exemplo. Por outro lado, e muito mais grave, está a atitude da Polícia Militar do Estado do Maranhão, órgão de Estado, que longe, bem longe dos idos da Ditadura Militar, existe para proteger o cidadão, jamais para agredi-lo ou torturá-lo. A polícia, seja civil, militar, federal, qualquer delas, não têm procuração para bater, agredir, torturar, quem quer que seja…mesmo que este seja um bandido (o que não se aplica à autoridade agredida nesse triste episódio). Portanto, está evidenciado que houve excesso por parte dos PM’s, que devem ser exemplarmente punidos, e não podem nem devem estar nas ruas, a agredir, sob a desculpa da resistência à voz de prisão, o cidadão. Ressalte-se, todavia, que o promotor de justiça, como dito acima, também precisa, dentro da esfera administrativa, ser exemplarmente punido, para que sirva de exemplo para seus pares e para toda a socidade maranhense. É hora de pararmos de achar tudo “normal”, que é normal uma autoridade agir com abuso de poder, e que a Polícia Militar, reativamente, pode agredir o cidadão. Chega!!

  12. Caro jornalista, vc vive onde? todos no maramhão sabem que a policia do nosso estado esta despreparada!!!! esse alarde todo foi com um promotor de justiça, e quantos mais “incidentes” ou melhor dizendo agressões acontecem no estado com cidadãos comuns!!! agora me diga voçê é a favor as agressões da PM as pessoas?

    resp.; Me responda primeiro: quantas vezes você viu o Ministério Público fazer este estardalhaço todo quando oa gredido é um cidadão comum? Ou mesmo alguém de utra instituição que não seja dele? Isso é corporatiivismo, meu caro. O Maranhão inteiro sabe que este blog é o mais crítico do estado em relação à PM. Mas ninguém, por maior autoridade que tenha, tem o direito de humilhar ou ofender moralmente um policial no exercício do dever. E, nestes casos de resistência à prisão, são necessárias medidas enérgicas para cotner o ímpteto do surtado, que, afinal, não tem um histórico de vida, digamos assim, apreciável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *