37

Roseana a um passo da vitória no 1º Turno…

A pesquisa Ibope/TV Mirante divulgada hoje confirma duas projeções deste blog:

1 – Não há fato novo algum – nem a propaganda eleitoral – que justifique uma alteração nos índices eleitorais de nenhum dos candidatos;

2 – Roseana Sarney caminha para vencer as eleições no Primeiro Turno.

Duas semanas após o início da corrida eleitoral, quando se esperava fatos novos capazes de alterar o andamento da campanha, o Ibope aponta Roseana com 47% das intenções de voto.

Ela tem exatamente 8 pontos percentuais a mais que a soma dos demais candidatos – Jackson Lago (25%), Flávio Dino (13%) e Marcos Silva (1%). Os candidatos Saulo Arcangeli e Josivaldo Corrêa não pontuaram.

Se aplicado o cálculo de votos válidos – quando são tirados os votos nulos e eleitores indecisos – Roseana sobe para 54,65%, contra 29,06% de Jackson Lago  e 15,11% de Flávio Dino.

Embora não se possa comparar os três institutos – já que cada um utiliza métodos diferentes – mesmo assim a pesquisa Ibope tem semelhança com os números encontrados pela Escutec e pelo antigo Ipopi, do Piauí.

Todos mostraram uma estabilidade na campanha, que persiste mesmo após o horário eleitoral.

O que leva a crer em uma hipótese:

O julgamento de Jackson Lago no TSE será mesmo o grande fato político deste primeiro turno.

Qualquer que seja o resultado…

Marco Aurélio D'Eça

37 Comments

  1. essa e para o Ueider Moraes vc acha mesmo que roseana ta com essa bola toda cara.
    acorda mucura deixa de sonhar pois essa trupe vai sair é rasgada do governo. eu ja pensando é oque eles vão inventar para tirar o bom velhinho de la novamente

  2. As circunstâncias são outras, é claro, mas o clima de “já ganhou” termina prejudicando o candidato. Esse foi um dos motivos porque Roseana e a Seleção Brasileira perderam em 2006, e neste ano o favorito já perdeu a copa de novo.

  3. tu ta lembrado que no estado vizinho, piaui,o hulgo napoleao cassou o mao santa e depois pegou uma taca do proprio mao santa,é isso que vai acontecer aki

  4. vcs mesmos acreditam nessas pesquisas tendenciosas?estive viajando pelo o maranhão e o que agente sente e uma indefinição muito grande em relação aos candidatos,mas uma coisa e verdade os prefeitos estão querendo impor aos eleitores que votem na sua candidata ROSEANA SARNEY ja que ela tem a maioria desses prefeitos que se venderam em troca de convênios e OUTROS BENEFICIOS .Mas também existem milhares de incoformados com a retirada brusca de DR. JACKSON do cargo.E existem também o meno conhecido Flávio Dino que sta chegando bem e busca aqueles votos de esperança e de mundança,portanto não existe esse que já ganhou,esta eleita e apesar de toda indinherama de toda campanha de Roseana Sarney.

  5. Engraçado que agora o pessoal tá dizendo que as pesquisas são falsas. Se a Roseana ganhar no primeiro turno com essa porcentagem, vão dizer que foi roubo.

    Ou seja, a desculpa está sempre na ponta da língua!!

  6. Moro em Araguanã e trabalho em Boa Vista do Gurupi, e o que vejo é muita rejeição com relação Roseana, posso estar engando mais esta é muito manipuladora, e uma das vagas do senado é da oposição e outra da situação pode ter certeza, basta saber quais serão os escolhidos

  7. Marco tu sabes tão bem quanto qualquer um de nós que as circunstâncias são diferentes das de 2006, mas de forma que tudo será desfavorável para Roseana. Ela tem toda a estrutura que qualquer outro candidato, em situação parecida, poderia cantar vitória fácil com índices acima de 55%, mas ela não pode, porque ela é odiada por 40% da população maranhense, adorada por 30% e é ajudada pela outra parcela que se deixa levar pelas suas mentiras, o fato é que esta parcela está cada vez menor e Roseana mesmo com todo o seu arsenal político sente calafrios so imaginar-se derrotada. Paradigmaticamente, e te digo eu sei o que isso significa mais que você, posso garantir que a ordem natural das coisas levam ao fim destas oligarquias decadentes, se ela conseguir levar a eleição este ano, pode ter certeza que será a última, nós vamos derrotar, seja agora seja em 2014. Fique com sua soberba e arrogância, tres de outubro está chegando e veremos a fragilidade eleitoral deste imperio economico encabeçado pelo tutancamo do senado.

  8. Rpz, vou ri muito da tua cara, quando for anunciado o 2 turno (seja com Flavio ou Jackson). Pq dizer que o Flávio oscilou para baixo..é no minimo chamar os maranhenses de BURROS, BESTAS, OTARIOS….

    Isso so existe numa cidade que fica do outro lado da ponte chamado MAROVIA…

  9. Esse filme já vi a quatro anos atrás, mas se não ganhar na urna ganhar no tapetão

  10. ESCUTEI ISSO 4 ANOS ATRAS.
    DEU NO QUE DEU BABACA.
    VOLTAMOS A CONVERSAR 3 DE OUTUBRO.

    Resp.: Babaca é quem acredta que o que aconteceu há quatro anos se repetirá agora. Idiota, as circunstâncias são outras. Mas imbecis só consguem pensar com paradigams. Aliás, será que voc~e sabe on que é paradigma?

    • Ovelha, vc acha que só vc é letrado.
      Confunde com o povo”analfabeto” que sua patroa e esse presidente Sarney deixou o nosso povo.
      Seu babão. sem personalidade.

    • E IMPRECIONANTE COMO VOCÊ ESCREVE ERRADO QUANDO FICA NERVOSO,VC NÃO AGUENTA A PRESSÃO?ENTÃO MUDA DE FUNÇÃO.OK

  11. A PRESSÃO SOBRE OS POBRES CONTRATADOS TÁ DEMAIS, NINGUEM QUER ROSENGANA, POR ISSO OS PREFEITOS ESTÃO O TEMPO TODO DANDO PRESSÃO NOS FUNCIONÁRIOS NÃO CONCURSADOS. ADEUS ROSENGANA.

  12. sinceramente nao dar pra acreditar nesse ibope pois todos os anos ele vem dizendo que roseana leva logo no primeiro turno e na hora H da o bom velhinho na cabeça ta na hora da roseana fazer que nem seu pai fez vai procurar outro estado pois nós ja estamos cheios de vcs xo vaza cai fora te manca roseana para o bem do maranhao

  13. Rapaz, Deça é muito facil falar, dificil é botar em pratica a vontade de vcs, oque esta mais pratico é a vontade popular que mais uma vez vai ser botada em pratica dessa vez vai para o Dep. Flavio Dino.

  14. Às vésperas dos primeiros turnos de 2006 e 2008 esse mesmo ibope publicou resultados absolutamente criminosos. Já era tempo de alguém tomar uma atitude mais enérgica em relação a esse Montenegro.
    Caro Marco, gosto de ler o que você escreve mesmo nem sempre concordando, pois dá um tratamento à notícia com óbvia posição assumida , mas respeitando os seus leitores. O mesmo respeito eu não posso ter por um instituto que eleição após eleição distorce a realidade, sendo desmentido dois ou três dias depois, pela pesquisa que mais importa que é a abertura das urnas.

  15. puxa, denovo…
    lá vem vcs com essa mentira deslavada de sempre!!!
    vcs não se mancam, não?

  16. Só porque tu queres! O segundo turno é confirmado! Te aguenta ovelha, tu ne teua patroa que a taca é garantida! Pergunta pra Astro de Ogum e Bita!

  17. Caro jornalista,
    A minha colaboração com o seu trabalho se dá na seguinte forma.
    O município de paço do lumiar hoje se tornou uma republica de cassados, a prefeita esta comando o com ajuda de uma liminar, a câmara de vereadores é conduzida por um vereador cassado conforme o diário eletrônico da justiça na pagina 49 da publicação do dia 06/08/2010. (segue em anexo cópia) CADE A JUSTIÇA DO NOSSO ESTADO QUE ACEITA UMA PALHAÇADA DESSA.
    EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL Nº 4.197.836 (4630161-73.2009.6.10.0000) – CLASSE 32 – PAÇO DO LUMIAR – MARANHÃO.
    Relator: Ministro Marcelo Ribeiro.
    Embargante: Alderico Jefferson Abreu da Silva Campos.
    Advogados: José Eduardo Rangel de Alckmin e outros.
    Embargante: Democratas (DEM) – Municipal.
    Advogados: Ademir Souza e outros.
    Ementa:
    EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. RECURSO ESPECIAL. REPRESENTAÇÃO. CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO. EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA. OMISSÕES. OBSCURIDADES. AUSÊNCIA. REJEIÇÃO.
    1. A pretensão de novo julgamento da causa não se ajusta à natureza dos embargos de declaração, que visam corrigir eventuais omissões, obscuridades ou contradições no julgado, vícios inexistentes na hipótese dos autos.
    2. Embargos de declaração rejeitados.
    Acordam os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, por unanimidade, em rejeitar os embargos de declaração nos termos das notas taquigráficas.
    Brasília, 24 de junho de 2010.
    Presidência do Sr. Ministro Ricardo Lewandowski. Presentes a Sra. Ministra Cármen Lúcia, os Srs. Ministros Marco Aurélio, Aldir Passarinho Junior, Hamilton Carvalhido, Marcelo Ribeiro, Arnaldo Versiani e o Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, Procurador-Geral Eleitoral.

    • AGORA ELE (MARCOS) FICA CALADO PORQUE A CANDIDATA QUE A PREFEITA BIA AROSO APOIA E TODOS OS VEREADORES E A ROSEANA SARNEY,COMO NÃO E DIFERENTE EM TODO ESTADO ONDE TUDO DE RUIM E SUJOS ESTÃO APOIANDO ROSEANA SARNEY.

  18. Essa pesquisa tem o objetivos de escolher quem pode ir para o 2º turno com Sarney e ser cassado e também desqualificar Flávio que é uma ameaça muito grande e é ficha limpa. Nada mais do que isso. Esse truque é velho!

  19. ELA TEM Q GANHAR, ESSA OPOSIÇÃO É SÓ LADRÃO FINO, METERAM O COSTRA RODRIGUES E O CASTELÃO NO BOLSO…..

  20. teve uma diferenca sim, da 1º pesquisa de 51 % para a de agora 47% ela teve uma queda de 4% e é porque ainda falta mais de 30 dias de campanha, agora tu imagina quando chegar o dia 3 de outubro ela deve estar com uns 38% mais ou menos. te cuida marco para arrumar a mala.

    resp.; Que pesquisa de 51%, meu caro? Esta é a primeira pesquisa Ibope. Pesquisa Ibope só pode ser comparada á pésquisa Ibope. Aprenda.

    • SEU BABÃO A PESQUISA EM QUE ELE(RUI) SE REFERE E A ESCUTEC QUE DAVA 51%PARA ROSEGANA E AGORA TEM 47% NO IBOPE.ENTENDEU?FILHOTE DOS SARNEYS.

  21. Tu quer dizer alguns passos prá traz. É só comparar com as pesquisas anteriores!!

  22. Essa pesquisa tem o objetivos de escolher o que pode ir para o 2º turno com Sarney e ser cassado e também desqualificar Flávio que é uma ameaça muito grande. Nada mais do que isso. Esse truque é velho!

  23. O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER, OU ENTÃO ESTÁ AGINDO DE MÁ FÉ.

  24. marco esse mesmo instituto em eleiçoes passadas acertou quem chega na frente,porem os numeros foram abaixo dos divulgados,parece até que queria influenciar, pois nao foi a primeira vez que isso aconteceu.acho que vai acontecer a mesma coisa,que vê espera.

  25. Ja ganhei uma aposta kkkk, ROSEANA VOLTOU COM TUDO E NINGUEM SEGURA………agora que o trabalho vai dobrar, turma do odio o Maranhao vai provar que aqui ganha quem trabalha, ROSEANA TRABALHA……o resto so fala.

  26. Marcos,
    Tudo pode acontecer nessa Terra, e ainda dizem que “o problema do Maranhão é o sarney”. Como pode uma pessoa com o perfil de Jackson aindo ter um indice tão elevado entre os eleitores, como se pode justificar uma aberração dessas?

  27. Olha, o resultado desta pesquisa só mostra uma coisa: Que se eleição fosse hoje, haveria segundo turno na eleição para governador do Maranhão. Porque? Hora, todos sabem, que se o IBOPE mostra Roseana com 47%, com certeza ela tem menos do que isso, porque sempre foi o que aconteceu com as pesquisas realizadas por este instituto aqui no Maranhão. Talvez seja o método adotado que esteja equivocado, ou em razão do perfil do eleitorado e dos municípios onde Roseana é mais bem votada, ou seja, na maioria dos pequenos municípios.
    Por outro lado, convenhamos, ninguém é tolo a ponto de imaginar que um canditado como Flávio Dino só tenha hoje 13% dos votos; com certeza ele já ultrapassou a casa dos 20%. Também, se a pesquisa mostra que Jackson está com 25%, e pelo histórico do IBOPE, pode-se ter certeza que tem mais que isso.
    Então, pelo exposto, não tenha dúvida, neste momento teríamos segundo turno para governador do Maranhão, o que é preocupante para o grupo Sarney.

  28. Roseana vai para 2 turno e ela vai perder p/ jacksan eu quero ver esta pesquisa enganosa

  29. Corretíssima a intenção de voto.Dr.Jackson precisa de 1 bilhão de reais para sair deste patamar.O povo não é bobo,foi aparecer como salvador da pátria,e vai sair como formador de quadrilha(STJ),ô indiciamento correto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *