33

As infâmias e canalhices de Marcos Silva e seus asseclas…

São, no mínimo, irresponsáveis as insinuações do candidato a governador pelo PSTU, Marcos Silva, contra o candidato a senador João Alberto de Sousa (PMDB) – e de um mau caratismo incompatível com as práticas políticas mais saudáveis.

De uma hora para outra, Silva resolveu insinuar no programa eleitoral ameaças da Polícia Militar contra seus candidatos a senador – Luiz Noleto Chaves e Claudicéia Durans. E relacionar estas supostas ao vice-governador.

Infames por que usadas apenas como discurso político; canalhas por que jogam suspeita em um adversário e em uma instituição sem base em fatos concretos.

E o que fez João Alberto para despertar a ira do PSTU?

Acusado covarde e irresponsavelmente por Claudicéia Durans de ter comandado “um grupo de extermínio insitucional”, o peemedebista recorreu à Justiça Eleitoral, que suspendeu o programa. Apenas isso.

Em resposta, Marcos Silva criou, também irresponsavelmente, a idéia de que estariam os dois – Claudicéia e Noleto -ameaçados pela PM e por Alberto.

As insinuações grosseiras são de uma marginalidade sem precedentes.

Por mais que use o manto da esquerda para se manter em evidência; por mais que utilize as questões de gênero e de raça como escudo para irresponsabilidades, Marcos Silva e seus asseclas não têm o direito de cometer desatinos como estes.

A menos que tenham provas concretas de que há ameaças contra seus dois candidatos a senador – que, a propósito, a julgar pelos índices das pesquisas, não têm qualquer importância no cenário da disputa senatorial.

E se têm provas, devem procurar as instâncias adequadas para denunciar e não usá-las como mote de campanha.

Usando o horário eleitoral de forma irresponsável, apenas se iguala aos canalhas que usam a política em proveito próprio – para se manter ad eternun em direções sindicais, partidárias ou de movimentos sociais.

Coisas que, a propósito, o próprio Marcos Silva já disse combater…

Marco Aurélio D'Eça

33 Comments

  1. CARO MARCOS,
    OBRIGADO PELA NÃO CENSURA DO MEU DO MEU COMETÁRIO, MAS É DE ESPANTAR ESSE DESPREZO POR QUEM PENSA DIFERENTE, A DURAÇÃO DA ELABORAÇÃO DA FRASE FOI PARECIDA COM O TEMPO DE QUEM SE RECONHECEU COMO TENTÁCULO.

    AINDA BEM QUE HÁ A CAPACIDADE DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E DE NOVAS PRÁTICAS, POIS SERIA MAIOR TÉRDIO TER COMO OPÇÃO SÓ O PÃO AMASSADO POR TEREZA E ROSEANA.

    É, PARA FELICIDADE DE UNS E SOFRIMENTO DE MUITOS É ROSEANA DENOVO COM A FORÇA DO BOBO!

  2. É , O QUE TÁ PARECENDO MESMO É QUE O PSTU COM POUCO SEGUNDOS DE TV E SEM QUASE ESTRUTURA NENHUMA DE CAMPANHA (EM COMPARAÇÃO AO ABUSO ECONÔMICO DAS CANDIDATURAS : DA FILHA DO SENADOR ALIADO DO GOVERNADOR PRESO DO AMAPÁ; DE JACKSON E DE FLÁVIO DINO:O NOVO QUE NASCEU ALIADO DOS VELHOS CORONÉIS DO INTERIOR) ESTAR ABALANDO A ESTRUTURA DO IMPÉRIO DA FAMÍLIA REINANTE NO MARANHÃO AO LONGO DE MAIS DE QUATRO DÉCADAS À CUSTA DA MÍSÉRIA, DESINFORMAÇÃO, E OPRESSÃO DO POVO, ORA VEJAM SÓ: QUEM POSSUI CONSCIÊNCIA DE CLASSE, SABE DE QUE LADO TÁ SAMBANDO, SABE QUEM SÃO SEUS ALIDAOS.

    PARA QUEM NÃO É APENAS ELEITOR DE DOIS EM DOIS ANOS, MERO ANALFABÉTICO POLÍTICO OU DOTADO DO SENSO COMUM, SABE QUE PARTIDOS REPRESENTAM INTERESSES DE CLASSE. O QUE O PARTIDO AO QUAL MARCOS SILVA E SEUS COMPANHEIROS SÃO MILITANTES FAZ É DIZER A VERDADE MAIS DURA E CRUA SEM VACILAR NA DENÚCIA DAS MAZELAS DO SISTEMA CAPITALISTA E NÃO TEMER OS PODEROSOS .

    ORA É MUITA COINCIDÊNCIA DEPOIS DO PROGRAMA DA CLAUDICÉIA : O CARRO NO QUAL SE ENCONTRAVA O CANDIDADATO A VICE-GOVERNADOR-HERTZ TER RECEBIDO DE ALGUM POLICIAL QUE ESTAVA EM UMA VIATURA A SEGUINTE FRASE: “eles estão num grupo, vamos passar o sal em todo mundo” , É OU NÃO UMA CLARA AMEAÇA , O QUE O CANDIDATO AO GOVERNO DO PSTU FEZ EM VEINCULAÇÃO PÚBLICA FOI A DEFESA DA INTEGRIDADE FÍSICAS DE SEUS COMPANHEIROS DE PARTIDO, E TAMBÉM INFORMAR AO CONJUNTO DAS ENTIDADES DA CLASSE TRABALHADORA UM ALERTA PARA NÃO SE TER O MESMO FIM DO CASO GERÔ.

    NÃO VEJO A MESMA FÚRIA, INDIGINAÇÃO , COBRANÇA DA MORALIDADE POR PARTE DE ALGUNS JORNALISTAS QUANTO AOS CASOS DE DILAPIDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO COMO: VENDA DO BEM, DA CEMAR, LIQUIDAÇÃO DA COPEMA, FÁBRICA DE ROSÁRIO, TELE-ENSINO, FECHAMENTO DA EMATER E CASO DE SUMIÇO DO DINHEIRO PÚBLICO COMO NA OBRA DO ITALUÍS-II, SALANGÔ.

    CINISMO DA PIOR ESPÉCIE SÃO AS PROMESSAS DE QUEM TÁ NO PODER HÁ MUITO TEMPO E AGORA DIZ QUE VAI FAZER REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO, É MUITA INOCÊNCIA DE QUEM ACREDITA QUE GENTE DESSA ESPÉCIE VOLTOU DIFERNTE DAS PRÁTICAS DO PASSADO, NÃO PODE TER FICHA LIMPA SOCIAL QUEM TEM PASSADO SUJO DE MALDADES PARA COM POVO TRALAHADOR DO MARANHÃO.
    AOS ODIOSOS, RAIVOSOS QUE QUEREM VER A MORTE DA VERDADEIRA ESQUERDA É PRECISO SE INFORMAR QUE NEM TODO MUNDO FAZ COMO VEZ O PT e o PCdoB, QUE POR CARGOS E PODER FÁCIL MUDARAM DE LADO SE ALIANDO COM QUEM OPRIMIU E ATACOU OS TRABALHADORES, PARA COMEÇAR , UMA BOA DICA É ACESSAR OS SEGUINTES PORTAIS: http://www.litci.org, http://www.pstumaranhao.blogspot.com, http://www.pstu.org.br, http://www.zemaria16.org.br,
    NESTES SÍTES HÁ INFORMAÇÕES DAS LUTAS DOS TRBALHADORES QUE A MÍDIA OFICIAL TEMA EM ESCONDER DO POVO.

    LEONY MOTA- SÃO LUIS-MA -” O CAPITALISMO E A DIREITA NOS EXPLORA ATRAVÉS DA AJUDA DE SEUS TENTÁCULOS”

    Resp.; O mais profundo de tudo o que você escreveu é este trecho final aspeado. Sinceramente, é uma profundidade de pires. Durou quanto tempo para se elaborar uma frase dessas?

  3. A expressão advogar não expressa uma formalidade acadêmica, mas o fato de você sair em defesa de João Alberto e não escrever uma matéria de cunho jornalístico. Por acaso se qualquer outro candidato que não pertença a grupo de Roseana, na sua opinião, for “ofendido” você sairia na defesa dele.

    Caro Marcos que razão que tu tens? Tu sabes que desde a década de 90, quando você nos conheceu, até hoje não mudamos uma vírgula do que estamos dizendo hoje. Me diz que envolvimento em corrupção ou algo parecido que tu tens conhecimento de algum militante do PSTU neste 16 anos de partido.

    Jamais venderemos as nossas idéias. Não utiulizamos os nosso escrito para benefício próprio como é corriqueiro em alguns jornalistas que atuam dentro da Assembléia Legislativa.

    Grato Noleto

    Resp.: Já saí, inclusive, em sau defesa e de Marcos Silva aqui neste blog, meu caro Noleto. Já defendi Jackson quando seus ex-aliados o massacravam. Já defendi a importância da presença da “utra-esquerda” – termo que você não gosta – na campanha eleitoral. Não estou em defesa de João Alberto, mas em defesa de uma campanha, no mínimo, justa. E você, no fundo, no fundo, se tem mesmo esta consciência política que tenta demosntrar, sabe que Marcos Silva não foi justo ao insinuar uma suposta ameaça do candidato a senador após as críticas à operação tirgre. Ficou claro isso. Vocês não qeurem admitr para não dizer que erraram. Mas, em política, meu caro Noleto, errar também faz parte.

  4. Marco,
    O problema maior está na legislação eleitoral que permite pessoas como essas do PSTU, que não têm expressão eleitoral, a usar uma sigla partidária somente para denegrir a imagem dos outros candidatos. Toda eleição esse Marco Silva sai como candidato a governador. É notório que ele não tem voto, bastando olhar para o resultado das últimas eleições. O PSTU coloca candidatos para chamar, por exemplo, a governadora de “cínica” e isso representa falta de respeito contra uma autoridade e deve ser combatida. Nós eleitores somos obrigados a ouvir essas coisas, ao invés de ouvir as propostas dos verdadeiros candidatos. O horário eleitoral deveria ser destinado para apresentação dos programas de governo dos candidatos, nada mais do que isso.

  5. marco tenho respeito por vc mais tem hora que o seu posicionamento fere a opinião das pessoas, quando vc se dirige a outro em comentario chamando de idiota, ou seja com essa atitude entende-se que quem discorda de vc não tem capacidade intelectual, demonstra que vc abandona o jornalismo sério para enveredar para o grupo o qual vc tanta defende, se vc observar os comentarios a maioria é desfavoravel a vc. não quero acreditar que vc tem a sindrome do medico e o monstro, pois se for assim mantenha o antido por perto, nós precisamos só do medico.

  6. ESTÃO SAINDO DO FOCO, ESTÃO FALANDO DA OPERAÇÃO TIGRE E SE ESQUECE DO QUE O POST DESSE BLOG COMENTA: AS ACUSAÇÕES SEM PROVAS CONTRA JOÃO ALBERTO DO LÉLÉ DO MARCOS SILVA. AGORA, JÁ QUE FALARAM DA TAL OPERAÇÃO, SE ESQUECEM A GALERINHA DOPSTU QUE A OPERAÇÃO FORA REPRIMIR VEEMENTEMENTE O CRIME DE PISTOLAGEM QUE ASSOLAVA O MARANHÃO. AGORA, QUER DIZER QUE…….
    …………. O PSTU DEFENDE O CRIME DE PISTOLAGEM?? ISSO NÃO É APOLOGIA AO CRIME???
    VÃO PROCURAR TRABALHAR BANDO DE VAGABUNDOS E CONTRIBUIR COM O CRESCIMENTO DO ESTADO E DO PAÍS. VÃO FAZER ALGO QUE VALHA À PENA E NÃO DISSEINAR SANDICES, ÓDIO E IDEOLOGIAS DO TEMPO EM QUE FIDEL ACREDITAVA NELE MESMO

    Resp. Muito bem, Sérgio.

  7. Caro Marcos já pensou se todo mundo disser que vai votar em mim e em outro candidato qualquer é dorbradinha eu estou aliado a todos os candidatos.
    Outro dia estive na Assembléia e a deputada Helena do PT disse que vai votar em mim e em Dilma. Agora só falta tu dizer que estou fazendo dobradinha com Dilma.

    É dificil pra você fazer análise política desprovida das práticas daqueles que tu advoga mesmo quando eles não pedem, como é o caso de João Alberto.

    Grato, Noleto

    resp.; O problema é esse rótulo que vocês, irresponsavelmente, tentam botar naqueles que não vivem no mundo de vocês, Noleto. Esta é a canalhice. Não advogo para ninguém, até porque não sou advogado. O problema é que vocês sabem a besteira que fizeram. Sabem que eu publicizei a forma criminosa de fazer discurso político que estava sendo usada pelo PSTU maranhnse e agora vocês tentam se justificar atacando ou ridicularizando a mim. Mas isso não me incomoda. A reação irada de vocês só mostra o quanto eu tenho razão: caiu a máscara, meu caro. É isso que está incomodando vocês. O discurso deixou de ser ideológico e passou a ser pessoal. E, quando isso acontece, é a decadência.

  8. “incompatível com as práticas políticas mais saudáveis” rs rs você é demais!!

  9. A Operação Tigre foi uma operação contra a pistolagem. O objetivo era exterminar os pistoleiros? De certo modo. É difícil acreditar que policiais fossem ter cerimônia no trato de assassinos de aluguel. Pergunte a qualquer policial. Mas o assunto é complexo, e nem sequer acho que lembrar isso possa tirar votos de João Alberto. Acho até o contrário. Como os exterminados eram odiados pela população, dizer que a Operação Tigre foi um “extermínio institucional” não significa necessariamente um insulto a ninguém. É o segundo motivo para eu achar que não havia necessidade suspender o programa do PSTU. O primeiro é que sou contra a censura. Se começarmos a ser contra a censura só quando ele nos é desfavorável, em breve voltaremos aos porões da ditadura.

    Quanto a possíveis ameaças a candidatos do PSTU pela PM ou João Alberto, acho extremanete improvável. Mas os ultra-esquerda bem podem ter sido ameaçados por algum policial admirador de João Alberto, que é muito respeitado na corporação. O que é claro, é muito diferente de dizer que é a polícia está perseguindo. De todo modo, o forum eleitoral não parece interessante nem adequado para essa denúncia.

    O fato é que a Operação Tigre já se foi há muito tempo, e o seu principal executor já não está no meio de nós. O que eu não entendo mais uma vez, para a minha eterna vergonha, é o que isso tem a ver com luta de classes. Qual classe o PSTU está defendendo agora, a dos pistoleiros? Porque esses é que foram duramente atingidos pelo Tigre. Que eu saiba, os pistoleiros desaparecidos eram usados em grilagens, precisamente para devastar ocupações (e ocupadores) que os candidatos afirmam “auxiliar”.

    Resp.: A Operação Tigre teve mais pontos favoráveis que desfavoráveis. Quanto à supostas ameaças a Marcos Silva, ele seria mais responsa´vel denunciando o caso à instâncias adequadas que ficar com nigrinhagem no horário eleitoral, tentando insinuar coisas de forma covarde.

  10. DUDA, ESSE POVO DO PSTU ESTÃO AI JA HA UNS 15 ANOS NUNCA ELEGEU UM VEREADOR, SEUS VOTOS A CADA ELEIÇÃO SO DIMINUEM. O QUE EU POSSO PENSAR DELES? É QUE ESTÃO AI POR DINHEIRO, DO ZÉ REINALDO, JACKSON, MACELO TAVARES PARA ATACAR O GRUPO SARNEY, PQ ELES NÃO TEM PROPOSTA PARA APRESENTAR AOS ELEITORES.

  11. É isso aí rapaziada do PSTU! É preciso lutar; é possível vencer!

  12. Caro Marco,

    Se o candidato Marcos Silva não pode divulgar essas informações na TV, onde ele fará? É um diretito dele e vc não pode chamar isso de canalhice. Todas as pessoas minimanente esclerecidas sabem dos desmandos cometidos por João alberto quando foi governador. Vc é muito incoerente ao criticar a mídia paulistana e defender essa oligarquia maldita. Vc não tem crédito jornalístico pra isso.

    Resp.; Vale a resposta do comentário anterior. È muito fraco para merecer dois.

  13. É Marcos creio que o tiro saiu pela culatra……….
    O PSTU deu um tiro no pé……………………
    Burrrrrrrooooooosssssssss……………

  14. Eu estou com vc Sebastião, esse tal de PSTU esquece que só o grupo sarney ( roseana, lobão, joão alberto, mauro fecury e até castelo ) trabalharam pro maranhão e são luís. Esse tal de zé reinaldo, jackson não levantaram uma pedra de concreto ,real, só imaginario para cá. Por isso eu voto no progresso, voto em ROSANA 15 para governadora e JOÃO ALBERTO para senador 152.

  15. ô Marco,
    Não vai ser por causa do pessoal do PSTU que o João Alberto vai perder essa vaga. Ele vai perder porque é um “Produto ruim”, de conteúdo duvidoso. O povo não vai comprar as imbecilidades que ele tenta vender no seu programa. Seus chefes sabem o quanto ele dá trabalho prá ser “maqueado”.

  16. deça, essas duas joão alberto vai levar p o resto da vida:
    1. operação tigre, com mortes, assassinatos, prisões ilegais, sumiços, etc. aí pra quem quiser investigar. vc até admite an passant na sua resposta ao noleto.

    e 2. a frase em que o joão alberto diz que seu governo seria apenas “90% honesto”.

    isso é fato deça.
    O maranhão sabe.
    o que o PSTU faz agora é relembrar no momento certo antes que o povo eleja sem saber um elemento perigoso como joão alberto para o senado.
    joão alberto ta certo em ameçar subliminarmente os dois com sua turma violenta, pois assim ele ganha na base da violência também. como sempre.

    aliás, sem sacanagens,tu ta parecendo até com o roberto fernandes, só ele tem a verdade.
    abraço, deça.

  17. Falar da Operação Tigre ou qualquer outra política equivocada do ex-governador e candidato João Alberto faz parte do jogo democrático da disputa. De outro modo é dizer falsamente na TV, no horário eleitoral, que o Noleto e a Claudicéia estão sendo ameaçados pela polícia a mando do candidato a senador que estaria a lhes perseguir. Este tipo de alegação não faz parte do jogo democrático, chama-se no mínimo do jogo rasteiro, inescrupuloso e antiético. Não sou eleitor do Carcará, mas como cidadão comum é difícil não se indignar também com essa postura do Marcos Silva quando fez a acusação leviana da suposta perseguição. A esquerda de Marcos Silva precisa ser mais responsável, é por essas e outras que ninguém adere aos eu solitário protesto.

  18. gabi, que pena que vc na epoca do fhc nao apareceu para mandar uma carta tambem falando do governo dele, que governou apenas para 10 porcento dos brasileiros, vendeu todas as nossas empresas, fez os estados venderem tambem as suas empresas com as privatizações. Lula ou bem ou mau governa para todos do jeito dele que não é doutor como vc, fhc serra que não sabe que é misseria. te tca gabi vai procurar tua turma.

    • marco quanto ao pstu a cada eleição que passa eles vão mostrando que são: 1- doido por dinheiro 2-pra aparecer na midia 3-imprecionar ze reinaldo, jackison lago, macelo tavares. pq vcs não falam que jackison e castelo tambem fazem maketi . em 2000 jackison fez varias quando foi governador não construiu nenhuma. castelo fez 17 apoia jackison e não fez nenhuma e dino diz que e novo e anda com ze reinaldo. pstu vcs sao mais um bando de pilantras tem tando ganhar auguma coisa falando dos sarneys. pq quem seria vcs, aderson lago, ze reinaldo, jackison, castelo, alexandra e um bando de outros.

  19. E MAIS: SÃO TODOS VAGABUNDOS POIS VIVEM DE LICENÇA SINDICAL PARA PROMOVER SUAS SANDICES E IDEOLOGIAS TERRORISTAS!!!
    DEFENDEM O TRABALHADO MAS NÃO GOSTAM DE TRABALHAR? RECLAMAM DO “PATRÃO” MAS QUEREM O MESMO QUE ELES? DITADURA DO PROLETARIADO?? TODO O TIPO DE DITADUTA É NOCIVA AO POVO E AO ESTADO POIS TOLHE A LIBERDADE DAS PESSOAS!!! SORTE DE VCS VIVEREM NUM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO!

  20. DISSE TUDO, MARCO! EU FIZ UMA FACULDADE DE ESQUERDA, HISTÓRIA NA UEMA, E SEI BEM COMO AGEM ESSES CANALHAS, INCLUSIVE NO TRATO DOS RECURSOS ADVINDOS DAS MEIAS-PASSAGENS. SE PREIVILEGIAM DE BOLSAS DE ESTUDO, DCESS E DE’S PARA PROMOVER SEUS PARTIDOS E IDEOLOGIAS TALIBÃS NO MEIO ACADÊMICO. CADE O APOIO ÀS CAUSAS ESTUDANTIS? NADA! TUDO É PARA PROMOVER SEUS PARTIDECOS E SEU TERRORISMO!
    TERRORISTAS!!! É ISSO QUE SÃO!!! TALIBÃS!!!
    AINDA BEM QUE QUANDO MINHA FILHA CHEGAR À FACULDADE, JÁ TERÁ SIDO ALERTADA POR MIM QUANTO A ESSE PESSOAL E A SUA IDEOLOGIA MARGINAL.

  21. Marco, não sei quem é o personagem que escreveu a carta abaixo ao Lula. Como assinou, é porque tem coragem suficiente para responder por seu ato. Uma coisa é certa: é um grande alerta ao povo brasileiro pelos desmandos que o PT vem fazendo ao país e no país.
    Agradeço-lhe pela publicação. É uma boa oportunidade para avaliação dos leitores: é verdade o que ele diz ou não é?
    Cordialmente,
    Zaradan Korakian

    Carta de Gilberto Geraldo Garbi para Lula.

    Gilberto Geraldo Garbi foi um dos alunos classificados a seu tempo
    como UM DOS MELHORES ALUNOS DE MATEMÁTICA que já haviam adentrado o ITA.

    Depois de graduado, desenvolveu carreira na TELEPAR, onde chegou a
    Diretor Técnico e Diretor Presidente, sendo depois presidente da
    TELEBRAS.

    A CAMINHO DOS 99,9999995%
    ( Gilberto Geraldo Garbi )

    Há poucos dias, a imprensa anunciou amplamente que, segundo as últimas
    pesquisas de opinião, Lula bateu de novo seus recordes anteriores de
    popularidade e chegou a 84% de avaliação positiva. É, realmente, algo
    “nunca antes visto nesse país” e eu fiquei me perguntando o que
    poderemos esperar das próximas consultas populares.

    Lembro-me de que quando Lula chegou aos 70% achei que ele jamais
    bateria Hitler, a quem, em seu auge, a cultíssima Alemanha chegara a
    conceder 82% de aprovação.
    Mas eu estava enganado: nosso operário-presidente já deixou para trás
    o psicopata de bigodinho e hoje só deve estar perdendo para Fidel
    Castro e para aquele tiranete caricato da Coreia do Norte, cujo nome
    jamais me interessei em guardar. Mas Lula tem uma vantagem sobre os
    dois ditadores: aqui as pesquisas refletem verdadeiramente o que o
    povo pensa, enquanto em Cuba e na Coreia do Norte as pesquisas de
    opinião lembram o que se dizia dos plebiscitos portugueses durante a
    ditadura lusitana: SIM, Salazar fica; NÃO, Salazar não sai; brancos e
    nulos sendo contados a favor do governo.

    Portanto, a popularidade de Lula ainda “tem espaço” para crescer, para
    empregar essa expressão surrada e pedante, mas adorada pelos
    economistas. E faltam apenas cerca de 16% para que Lula possa, com
    suas habituais presunção e imodéstia, anunciar ao mundo que obteve a
    unanimidade dos brasileiros em torno de seu nome, superando até Jesus
    Cristo ou outras celebridades menores que jamais conseguiram livrar-se
    de alguma oposição…

    Sim, faltam apenas 16% mas eu tenho uma péssima notícia a dar a seu
    hipertrofiado ego: pode tirar o cavalinho da chuva, cumpanhero, porque
    de 99,9999995% você não passa.
    Como você não é muito chegado em Aritmética, explico melhor: o Brasil
    tem 200.000.000 de habitantes, um dos quais sou eu. Represento,
    portanto, 1 em 200.000.000, ou seja, 0,0000005% enquanto os demais
    brasileiros totalizam os restantes 99,9999995%. Esses, talvez, você
    possa conquistar, em todo ou em parte. Mas meus humildes 0,0000005%
    você jamais terá porque não há força neste ou em outros mundos, nem
    todo o dinheiro com que você tem comprado votos e apoios nos aterros
    sanitários da política brasileira, não há, repito, força capaz de
    mudar minha convicção de que você foi o pior dentre todos os
    presidentes que tive a infelicidade de ver comandando o Brasil em meus
    65 anos de vida.
    E minha convicção fundamenta-se em um fato simples: desde minha
    adolescência, quando comecei a me dar conta das desgraças brasileiras
    e a identificar suas causas, convenci-me de que na raiz de tudo está a
    mentalidade dominante no Brasil, essa mentalidade…
    dos que valorizam a esperteza e o sucesso a qualquer custo;
    dos que detestam o trabalho e o estudo;
    dos que buscam o acesso ao patrimônio público para proveito pessoal;
    dos que almejam os cabides de emprego e os cargos fantasmas;
    dos que criam infindáveis dinastias nepotistas nos órgãos públicos;
    dos que desprezam a justiça desde que a injustiça lhes seja vantajosa;
    dos que só reclamam dos privilégios por não estar incluídos entre os
    privilegiados;
    dos que enriquecem através dos negócios sujos com o Estado;
    dos que vendem seus votos por uma camiseta, um sanduíche ou, como
    agora, uma bolsa família;
    dos que são incapazes de discernir, comover-se e indignar-se diante de
    infâmias.
    Pense a maioria o que quiser, diga a maioria o que disser, não mudarei
    minha convicção de que este País só deixará de ser o que é – uma terra
    onde as riquezas produzidas pelo suor da parte honesta e trabalhadora
    é saqueada pelos parasitas do Estado e pelos ladrões privados
    eternamente impunes – quando a mentalidade da população e de seus
    representantes for profundamente mudada.
    Mudada pela educação, pela perseverança, pela punição aos maus, pela
    recompensa aos bons, pelo exemplo dos governantes.
    E você Lula, teve uma oportunidade única de dar início à mudança dessa
    mentalidade.
    Você teve a oportunidade de tornar-se nossa tão esperada âncora moral,
    esta sim, nunca antes vista nesse País.
    Mas não, você preferiu o caminho mais fácil e batido das práticas
    populistas e coronelistas de sempre, da compra de tudo e de todos.
    Infelizmente para o Brasil você estava certo: para que se esforçar,
    escorado apenas em princípios de decência, se muito mais rápido e
    eficiente é comprar o que for necessário, nessa terra onde quase tudo
    está à venda?

    Eu não o considero inteligente, no nobre sentido da palavra, porque
    uma pessoa verdadeiramente inteligente, depois de chegar aonde você
    chegou, partindo de onde você partiu, não chafurdaria nesse lamaçal em
    que você e sua malta alegremente surfam. Mas reconheço em você uma
    esperteza excepcional: nunca antes nesse País um presidente explorou
    tão bem, em proveito próprio e de seu bando, as piores qualidades da
    massa brasileira e de seus representantes.
    Esse é seu legado maior: o de haver escancarado a lúgubre realidade de
    que o Brasil continua o mesmo que Darwin encontrou quando passou por
    essas plagas em 1832 e anotou em seu diário: “Aqui todos são
    subornáveis”.
    Você destruiu as ilusões de quem achava que havíamos evoluído em nossa
    mentalidade e matou as esperanças dos que ainda acreditavam poder ver
    um Brasil decente antes de morrer.

    Você não inventou a corrupção brasileira, mas fez dela um maquiavélico
    instrumento de poder.

    Você é o sonho de consumo da banda podre desse País, o exemplo que os
    funcionários corruptos do Brasil sempre esperaram para poder dar, sem
    temores, plena vazão a seus instintos.

    Você faz da mentira e da demagogia seu principal veículo de
    comunicação com a massa.
    A propósito, o que é que você sente, todos os dias, ao olhar-se no
    espelho e lembrar-se do que diz nos palanques?
    Você sente orgulho em subestimar a inteligência da maioria e ver que
    vale a pena?

    Você mentiu quando disse haver recebido como herança maldita a
    política econômica de seu antecessor.
    Você mentiu ao dizer que não sabia do Mensalão
    Mentiu quando disse que seu filho enriqueceu através do trabalho
    Mentiu sobre os milhões que a Ong 13, de sua filha, recebeu sem prestar contas
    Mentiu ao afastar Dirceu, Palocci, Gushiken e outros cumpanheros pegos
    em flagrante
    Mente quando, para cada platéia, fala coisas diferentes, escolhidas
    sob medida para agradá-las
    Mentiu, mente e mentirá em qualquer situação que lhe convenha.

    Você não moveu uma palha, em seis anos de presidência, para modificar
    as leis odiosas que protegem criminosos de todos os tipos neste País
    sedento de Justiça e encharcado pelas lágrimas dos familiares de
    tantas vítimas.
    Jamais sua base no Congresso preocupou-se em fechar ao menos as mais
    gritantes brechas legais pelas quais os criminosos endinheirados
    conseguem sempre permanecer impunes, rindo-se de todos nós.
    Ao contrário, o Supremo, onde você tem grande influência, por haver
    indicado um bom número de Ministros, acaba de julgar que mesmo os
    condenados em segunda instância podem permanecer em liberdade, até que
    todas as apelações, recursos e embargos sejam julgados, o que, no
    Brasil, leva décadas.
    Isso significa, em poucas palavras, que os criminosos com dinheiro
    suficiente para pagar os famosos e caros criminalistas brasileiros
    podem dormir sossegados, porque jamais irão para a cadeia.
    Estivesse o Supremo julgando algo que interessasse a seu grupo ou a
    suas inclinações ideológicas, certamente você teria se empenhado de
    corpo e alma.
    Aliás, Lula, você nunca teve ideais, apenas ambições.
    Você jamais foi inspirado por qualquer anseio de Justiça. Todas as
    suas ações, ao longo da vida, foram motivadas por rancores, invejas,
    sede pessoal de poder e irrefreável necessidade de ser adorado e ter
    seu ego adulado.

    Você tem dividido a nação, jogando regiões contra regiões, classes
    contra classes e raças contra raças, para tirar proveito das
    desavenças que fomenta.
    Aliás, se você estivesse realmente interessado, em dar aos pobres,
    negros e outros excluídos as mesmas oportunidades que têm os filhos
    dos ricos, teria se empenhado a fundo na melhoria da saúde e do ensino
    públicos.
    Mas você, no íntimo, despreza o ensino, a educação e a cultura, porque
    conseguiu tudo o que queria, mesmo sendo inculto e vulgar. Além disso,
    melhorar a educação toma um tempo enorme e dá muito trabalho, não é
    mesmo?

    A Imprensa faz-lhe pouca oposição porque você a calou, manipulando as
    verbas publicitárias, pressionando-a economicamente e perseguindo
    jornalistas.

    Você pode desdenhar tudo aquilo que aqui foi dito, como desdenha a
    todos que não o bajulem.
    Afinal, se você não é o maior estadista do planeta, se seu governo não
    é maravilhoso, como explicar tamanha popularidade?
    É fácil: políticos, sindicatos, imprensa em geral, ONGs, movimentos
    sociais, polícia, rede globo, você comprou tudo e todos com dinheiro,
    bolsas, cotas, cargos e medidas demagógicas.
    Muita gente que trabalha, mas desconhece o ” ladrão” que você é, seu
    filho e seus comparsas são e o que se passa nas entranhas de seu
    governo. Tendo em consequência o modesto crescimento econômico que foi
    plantado anteriormente.

    É esse, em síntese, o triste retrato do Brasil de hoje… E, como se
    diz na França, “l´argent n´est tout que dans les siècles où les hommes
    ne sont rien”.

    Gilberto Geraldo Garbi

  22. E onde o Marcos Silva e a Claudicéia Durans estão mentindo? Não foi mesmo João Alberto o chefe daquele grupo de extermínio que matou dezenas de inocentes em todo o Estado no início dos anos 90? Não foi João Alberto que afirmou ter sido um governador 90% honesto? Qual a razão do apelido de Carcará? Resposta: pega, mata e come! Vejo em você dois jornalistas com pensamentos e idéias distintos. Ao mesmo tempo que critica a mídia-paulista-quatrocentona-antilulista-antinordestinos, por defender interesses do candidato José Serra que, segundo sua visão, representa o atraso do País, você defende com unhas e dentes essa oligarquia perversa que manda e desmanda no Maranhão há décadas. Que moral tem Roseana pra dizer que vai fazer uma revolução na educação do Maranhão? Ela já vai entrar pro décimo ano como governadora deste Estado e se tivesse que fazer alguma revolução já teria feito. Há em diversos arquivos de áudio e vídeo- que eu tenho certeza que você tem acesso – promessas mirabolantes de Roseana tais e quais estas aí de cima que você divulga com tanto estardalhaço e entusiasmo, como se essa ponte aí da maquete, até parecida com aquela ponte de New York, já tivesse sido iniciada. Me indigna viver num Estado como este comandado por um grupo político cuja sede de poder e dinheiro não tem mais fim. Só não entendo é você, um cara aparentemente inteligente, defender essa corja de ladrões e canalhas. Marcos Silva é seguido por asseclas? E Roseana, é seguida por quem? Por canalhas, gafanhotos, ladrões dos cofres públicos, bandidos, assassinos e até estupradores. Ah, e seguida também por babões, como você.

    Resp.; Ah, você não passa de um idiota! Ninguém está falando disso. Está-se falando das injúrias de Marcos Silva. Infâmias e canalhices jogadas ao veto. Se ele foi ameaçado, tem obrigação de denunciar como. Ficar insinuando an TV é coisa cde canlaha. E você, que não entende o que lê, é coisa de imbecil.

  23. E è mentira? E se eu te falar que quando esse carcará era governador um cidadão lá de carutapera foi preso e era levado de avião para são luis, e a ordem de carcará foi que o cara fosse jogado no meio da baia, o que foi prontamente feito pelos policiais! O crime do cidadão: criticou o carcará em praça pública!!
    Então, onde Marcos Silva está errado?

  24. Caro Marcos Deça,

    As eleições não são cultos ecumênicos, onde o pastor esconde o que pensa sobre o pai de santo, o pai de santo da mesma forma esconde o que pensa sobre o padre e este da mesma forma não diz nada sobre os demais. Para nós o processo eleitoral faz parte de um momento da luta de classes que você faz tanta questão de esconder.

    Neste sentido, irresponsáveis seríamos se não alertássemos a nossa classe quem é João Alberto. Me diz que inverdades dissemos contra João Alberto. A operação tigre aconteceu ou não. Ele mesmo se vangloria dela em seus programas eleitorais: és cego?

    Você diz que usamos o horário eleitoral de forma irresponsável para nos iguala “aos canalhas que usam a política em proveito próprio – para se manter ad eternun em direções sindicais, partidárias ou de movimentos sociais”. Já respondi acima o que seria irresponsabilidade nossa sobre este episódio.

    Sobre está eternamente “em direções sindicais, partidárias ou de movimentos sociais” sempre vamos contribui com a nossa classe através de seus órgãos, agora jamais em proveito próprio. Diferente de alguns profissionais de jornalismos que, sem serem canalhas, utilizam seus escritos para barganharem cargos públicos transitórios para si ou para seus parentes.

    Por último, se tem uma coisa que jamais seremos é covardes. Somos parte de uma vanguarda que contribuio enormemente para derrubar a Ditadura militar. Enfretamos nas ruas tanto as acgressões da oligarquia sarney quanta as de Jackson Lago nos momentos de greves ou auxiliando as ocupações de moradia tipo cidade olímpica.

    Grato, Noleto

    resp.; Noleto, vocês denunciaram a Operação Tigre e fizeram acusações contra João Alberto e foram punidos por isso. N]ãos e está mais faando de Opração Tigre. Está se falando das insinuações que Marcos Silçva faz na TV. Se houve uma ameaça – clara ou velada – de João Albnerto ou da PM a você ou à sua companheira de chapa, vocês têm obrigação de denunciar. Ficar fazendo insinuações na TV é coisa de canalha.

    • Caro Marco Deça,
      Onde nós fomos punidos por denunciar a Operação Tigre? A Justiça Eleitoral puniu foi os eleitores que não podem mais saber quem é de verdade João Alberto. Para mim este assunto encerra-se neste momento.
      Grato Noleto.

      resp.: Acho que não! O assunto só vai encerrar quando houver uma posição da Justiça Eleitoral diante das insinuações de Marcos Silva. É um caso grave que precisa ter atenção da Justiça. A propósito, porque será que o presidente da AL, Marcelo Tavares, diz que pode votar em você para senador? Que dobradinha interessante, não?! Você e o tio dele… Em troca, as agressões a João Alberto. Muito estfanho, muito estranho…

    • Marcos O PSTU com esta atitude não esta contribuindo com o processo democrático, muito pelo contrário, leva o eleitorado a fazer julgamentos equivocados dos candidatos, seja ele quem for e de que partido pertença. É triste para nos eleitores presenciarmos um partido formados por despreparados usando o horário político para promover baixaria e não apresentar propostas para o povo do nosso estado.
      Hoje li no IG reportagem na qual o Comandante Fidel admite que a Ilha de Cuba deva corrigir erros cometidos no passado ao adotar um sistema totalitário, Está é a prova cabal que os sistemas totalitários não nos levam a nada a não ser ao atraso, falta de liberdade de expressão (que no Brasil o PSTU tem sem restrição) e miséria. Se duvidas vá a CUBA?
      Marcos não sou eleitor do senhor João Alberto, no entanto este tipo de comportamento (acusações sem prova) a justiça Eleitoral deveria proibir imediatamente. OBRIGODO,

      • Como acusação sem provas? O Maranhão todo sabe disso. É bom vc se informar melhor.

        Resp.: Sabe do quê, imbecil? Que o João Alberto comandou a Operação Tigre? Ele mesmo fala disso abertamente em seu programa eleitoral, idiota. O que se está falando aqui é da canalhice de Marcos Silva tentar insinuar que João Alberto andou ameçando seus dois candidatos a senador. Esta é a crítica. Leia melhor. Ou é analfabeto funcional?

  25. TODA PESSOA FRACA, INCOMPETENTE E IGNORANTE É ASSIM COMO ESSE MARCO SILVA E SEUS ASSECLAS. QUE TRISTE SERIA TENDO ESSAS PESSOAS COMO GOVERNADOR E SENADOR, AFF!!!! A IMAGEM DESSE MARCO SILVA JA É UM REPUDIO DA PROPRIA NATUREZA, ELE É TRISTE EM TODOS OS ASPECTOS…
    ELE NUNCA VAI PASSAR DISSO, VAI SER SEMPRE ASSIM… NÃO TEM CREDIBILIDADE ALGUMA É SIMPLESMENTE VISTO COMO UM DESEQUILIBRADO… O QUE DE FATO É MESMO…

    • Camaradas, quero aqui reafirmar:
      1 -Que a operação tigre foi um crime de Estado praticado no governo de João Alberto, segundo a OAB-Imperatriz os corpos desfalecidos com essa operação pode ter chegado a 200. Dos grupos de extermínio assumido oficialmente pelos governos esse foi o maior de nossa história, infelizmente pouco estudado ou pesquisado.
      1- João Alberto não só falou que foi 90% honesto, portanto 100% corrupto, como se embananou todo em uma entrevista concedida a Rádio Educadora logo depois de ter falado isso no jornal O Imparcial, mas de fato nem precisaria falar, ou você acha que nesse grupo tem alguém honesto? Talvez ele não seja 100% mentiroso, pois falou essa verdade no Imparcial e já assumiu publicamente que a Operação Tigre aconteceu de fato, mas que só matou bandido, tipos os trabalhadores conhecidos como Irmãos Noletos de imperatriz ou o comerciante Frazão (sisc!).
      2- Sobre as Ameaças da PM. De fato não anotamos a placa da viatura na qual um dos policiais disse, entre outras ameaças, “eles estão num grupo, vamos passar o sal em todo mundo” , não anotamos a placa por que estávamos com três crianças, duas das quais meus filhos, e a viatura estava em nossa lateral. Não temo a policia, sou rapper do grupo Giria Vermelha, a conhecidíssima “profissão perigo”, mas fiquei tenso pelas companheiras e pelas crianças que estavam conosco. Mas já encaminhamos um documento ao Comando Geral da PM, onde fomos bem recebidos, para que os mesmos identifiquem a viatura que fazia ronda no Bairro da Liberdade no sábado por volta das 18:00.
      3- Como disse alguém aqui, não temos acesso a grande mídia desse estado pois é controlado por nossos inimigos de classe, mas sabemos do que o “Carcará” é capaz, não tememos, porém precavemo-nos, daí a denuncia acertada de Marcos Silva.
      4- Não faz parte de nossas práticas usar fatos como esse para angariar votos ou simpatia popular, nem da mídia. Lembro aos camaradas que eu mesmo, Hertz Dias, já fui vitima de violência policial no bairro da Liberdade em julho de 2006. Fui espancado, algemado e jogado na mala de uma viatura com outros dois amigos por que estávamos em meu carro, um Corsa novo. Quando falei que era professor, um dos policias disse “vamos saber que vocês são lá na REFESA”. Fato esse que, apesar da gravidade,não fizemos um único programa denunciado, pois não é um caso isolado. A época a Mirante e o Estado do Maranhão noticiou como destaque, talvez pelo fato de que dentre os três supostos “marginais” um era professor e militante social muito conhecido naquele bairro.
      Por fim camaradas é notório que numa sociedade dividida em classe a moral não pode ser universal como quer nos fazer pensar as elites. Nós temos a nossa moral e a burguesia tem a dela. Talvez Marcos Silva seja “ um infame” “um canalha”, para vocês é claro, pois para nós ele é um grande homem, um trabalhador que nunca mudou de lado nem quando Roseana a desempregou. Na moral burguesa e da Mirante e de alguns funcionários que pensam com a cabeça do patrão, pessoas como Roseana, Lobão e João Alberto não são infame, canalhas e nem muito menos bandidos, talvez bandidos sejam, na moral de vocês, todas aquelas pessoas perderam suas vidas nos meses de sangue da “Operação Tigre”.
      Fraternalmente- Hertz Dias, militante do PSTU e do Quilombo Urbano

      Resp.: A sua postura é mais lúcida, honesta e transparente sobre o assunto que a do seu candidato a governador. Não cabe ao Marco Silva fazer insinuações na TV sobre coisa que – pelo que você conta – ele não se envolveu. Seria muito mais honesto da parte dele contar que o seu candidato a vice fora ameaçado por uma viatura e que já comunicara o caso ao comandante da PM. Mas o que ele fez? Ele simplesmente tentou dar lição de moral no comandante da PM – que você mesmo reconhece tê-lo tratado de forma correta. Pior: ele ainda insinuou ter sido a mando de João Alberto. Estou criticando esta postura de Marcos Silva, meu caro Hertz, não a crítica à Operação Tigre. Como líder partidário, ele não tinha o direito de insinuar coisas da qual não tem convicção apenas no intuito de gerar clima. De todos os membros do PSTu que aqui falaram, você foi o mais equilibrado e colocou as coisas em pratos limpos. Infelizmente, o Noleto, com quem tenho convivência na Assembléia, entrou pelo mesmo caminho de Marcos Silva e de Claudicéia, escondendo-se atrás de conceitos ideológicos para agredir – inclusive de forma velada. Seu único equívoco é achar – e isto também é uma agressão – que, apenas pelo fato de trabalharmos na Mirante, pensamos com a cabeça do patrão. Nos momentos em que dei voz ao pensamento do PSTU não estava pensando com a cabeça do PSTU e muito menos com a cabeça de meus patrões – e isto pode ser observado nos arquivos deste blog. O que ficou parecendo agora com sua intervenção, é que esta questão da “Operação Tigre” tem um “quê” de questão pessoal encarnada em alguns integrantes do PSTU. E isto, também, meu camarada, não é uma postura correta do ponto de vista do embate democrático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *