50

Pesquisa Ibope: a explicação está na ausência do Sul…

O Sul do Maranhão, como visto no mapa, reúne dezenas de municípios

Nem os parceiros daquele candidato esperavam o seu crescimento na pesquisa do Ibope. Tanto que ficaram surpresos com os números apontando empate com o pedetista Jackson Lago.

Até hoje, comunistas, pedetistas, peemedebistas e afins estão se perguntando o que aconteceu – já que não houve qualquer fato capaz de justificar uma movimentação tão drástica.

Mas a explicação parece estar nos próprios relatórios da pesquisa: o Ibope simplesmente não incluiu o Sul do Maranhão na relação de regiões a serem pesquisadas.

A região reúne nada menos que 5% do eleitorado maranhense, mas não foi incluída na pesquisa, conforme mostram os relatórios do Ibope.

É no Sul – que reúne municípios como Balsas, Riachão, Alto Parnaíba e outros – onde a governadora Roseana Sarney tem um dos mais altos desempenhos, seguida por Jackson Lago, que já foi governador.

E é nesta região onde aquele candidato simplesmente não existe – é pouco conhecido e tem pouca penetração eleitoral.

É verdade que o comunista cresceu na capital maranhense – estando agora 8 pontos atrás de Roseana – mas este crescimento não seria suficiente para o empate com Jackson se a pesquisa incluísse também a região Sul.

Isso não significa uma manipulação dos números, mas é um dado significativo para análise.

Por isso, recomenda-se cautela na festa antecipada…

Marco Aurélio D'Eça

50 Comments

  1. ow sua imbecil, Balsas é uma cidade e não um pessoa chamada de ana nada. que quer falar por uma cidade tá em tenpo ainda cuidado pra nao se enganar pelos outros. vc é uma coitada que babando essa familia chamada de familia…….

  2. Creio que um 2º turno é inevitavel!
    Mas Rosena tira de letra, por um fator:

    “Dificilmente quem está no poder, perde o poder”, ainda mais quando é competente!

    VAI MARANHÃO, VAI 15, VAI ROSEANA!

  3. Amigos tive analizando, o estado do Maranhão é dos estados mas pobres do pais, porem um dos estado mas bonitos. a educção chega até 50% abaixo do normal. e ao mesmo mesmo tempo fico observando o PI e o CE que são os estados q a ceca castiga muito, mas é um estado dessevolvido tem educação de qualidade e uma saude melhor que o maranhão. no meu ponto de vista q faz isso são os adminitrados do estado a familia sarney manda no Ma desde 1965 e veja só como está o nosso estado. se ela fosse boa administrado com o apoio de lula e dilma era pra tar com 60% da intenção de fotos. amigos o maranhão não aquenta mas, gente que promete e não faz…. sou favio dino 65

  4. Roseana quem é??? não conheço! sou de Imperatriz e nunca ouvi falar dessa pessoa.

    resp.: E…???

  5. Chega de RosenGANA!!! Por causa dessa milionária é que o Maranhão está ficando cada vez mais na lanterna dos estados mais desenvolvidos do Brasil. AAccooorrrrda eleitor!!!

  6. Maranhão do Sul, o que diabo é isso? ainda tem imperatrizense que acredita nisso?
    Isso já foi arquivado faz tempo . Antes esse assunto só servia de cabo eleitoral dos políticos de Imperatriz. Tanto é que nessas eleiçoes nenhum se atreveu a usar divisao de estado pra ganhar voto. Os políticos de Imperatriz sabem que o MA nao aceita ser dividido e a ilha rebelde muito menos. Esse sonho dos imperatrizenses de virar capittal já virou pesadelo pra eles. Nunca irão conseguir. A Ilha nao deixa.

    • vai vira capital nem que roseana ou ilha de piaba ceca com farinha não queira

  7. Marco, essa foi terrível ! Deixou o vasco grogue. Afirmar que Roseana é mega popular no sul do maranhão ? Outra coisa, falar sobre o sul maranhense e não citar imperatriz ? Sério, essa vai para a coluna do dr. pêta no próximo domingo e antevejo o que ele vai falar: “pira sarará, pira”.

  8. O POVO NÃO IRÁ SE ENGANAR COM O COMUNISTA FLÁVIO DINO, É ATEU, NÃO ACREDITA NA CRIAÇÃO DIVINA, SERIA TRISTE UMA PESSOA QUE PENSA ASSIM, GOVERNAR O MARANHÃO. ROSEANA É MELHOR PARA O MARANHÃO.

  9. nao pesquisar o sul do maranhao mostra a intençao de manipular dados ou no minimo uso de ma fe.lembras que te disse que ela xega na frente porem no maximo com 42 por cento.

  10. Marco o Ze Reinaldo comete um outro erro – o mesmo de Castelo em 2006. Castelo naquelas eleições lançou a Gardeninha. Cafeteira lançou Janaina. Ao perceber que os Deputados da sua coligação não estavam pedindo voto para ele, Cafeteira retirou a candidatura da filha. Castelo teimou e manteve a de Gardeninha. Perdeu as eleições e a filha virou suplente. Reinaldo tem agora Alexandra candidata. Veja quais os candidatos Federais que pedem votos para ele????? Nem Ribamar Alves, Tati Palacio, Altemar ou Simplicio o fazem ( aqui cito os maiores puxadores de votos da coligação). Portanto Ze Reinaldo está sozinho, porque fica sempre a suspeita de que ele tá trabalhando votos para a Alexandra. Nesta reta final sugiro a Reinaldo o mesmo que Cafeteira fez, se é que vai querer o apoio dos demais candidatos. Abrações

  11. Querido,

    neste caso, a não inclusão do Maranhão do Sul, que tem Imperatriz com aproximadamente 3% do eleitorado maranhense, onde Roseana só tem 20%, significa que se a região fosse pesquisada ela não ficaria com 46% e sim com 44%. Esses dados demonstram que ela está despencando e que o segundo turno e inevitável e que ela não vai consegui a reeleição.

    Rdo Nonato
    Imperatriz-MA

    Resp.; Não foi o Maranhão do Sul que deixou de ser pesquisado. foi apenas a região Sul. Imperatriz foi. Impeatriz nada tem a ver com Sul. É da região tocantina, e foi pesquisado pelo Ibope.

  12. A análise é muito simples. Se o IBOPE pesquisou apenas 95% do eleitorado, então os valores encontrados devem ser multiplicados por 0,95. Assim, seguindo seu raciocínio, o Ibope encontrou, para Roseana, 0,95 x 46, = 43,7%, e para Jackson e Dino, 19,95%.

    Dividindo o valor restante, 5% do Sul do Maranhão, entre Roseana e jackson, Roseana vai para 43,7%+2,5% = 46,20%. Jackson fica com 19,95%+2,5% = 21,9%. Flávio não muda.

    Arredondando, como faz o Ibope, Roseana 46%, Jackson 22% e Flávio 20%.

    E Então como ficamos? A única coisa que aconteceu foi que um ponto percentual passou de Flávio para Jackson. Como você sabe, com certeza, isso não significa nada, está dentro da margem de erro. O resultado ficaria praticamente o mesmo.

    Na minha opinião, essas pesquisas tem que ser analisadas como aproximações da realidade. Pois é muito difícil que o resultado da eleição caia dentro dos números encontrados, mesmo considerando as “margens de erro”. O que vemos simplesmente é que Flávio subiu, Jackson desceu e Roseana permaneceu no mesmo patamar.

  13. QUER DIZER QUE O IBOPE NÃO INCLUIU O SUL DO MA NESSA ULTIMA PESQUISA ????

    EITA QUE AGORA LASCOU PRA ROSEANA, A COISA É MAIS SÉRIA MESMO DO QUE SE IMAGINA. É 2º TURNO COM CERTEZA, E AI PAPAI SÓ DEUS SABE O QUE PODE ACONTECER.

  14. Marco,
    Quem souber responde, é verdade que nesta semana Roseana Sarney vai RENUNCIAR a candidatura para evitar o vexame nacional da derrota em 03 de outubro? Motivo são muitos: a queda nas pesquisas pagas pela própria Mirante, (Sistema Sarney de comunicação), os pedidos de votos: do presidente Lula, da candidata Dilma, do deu$ que Duda Mendonça criou, todos dizem: vote em Roseana! O efeito foi totalmente contrário. Além das prisões dos amigos de José Sarney no Amapá, dizem que os amigos dele no Maranão também estão sendo investigados….

    Resp.: Então, tá!

  15. Me deixa entender, se o Ibope mostra que Flavio cresceu, então a amostra é falha, se Roseana aumentasse a diferença, então a amostra é séria. É complicado, Marco, acreditar que você faz um jornalismo sério quando é tão transparente na sua parcialidade, indo além do sensato e partindo para explicações forçadas do porque do resultado da ultima pesquisa do Ibope. Lamentável. Fico triste em saber que nem você se diferencia do resto da corja de chantagistas e criadores de estórias que assolam a imprensa maranhense.

  16. PIRA DOIDO SEM VOTOS DO SUL TU ACHA QUE MOSTRA TENDENCIA REGIAO QUE SE ROSENANA TIVER 20 % É MUITO

  17. Perai Marco
    Você fala que Balsas não foi pesquisado, se olhar atentamente o relatório de cidades pesquisadas no site do TRE-MA, verá que Balsas foi sim pesquisado, 14 eleitores.
    Agora não dá pra entender como é essa metodologia de pesquisas:
    São Joao do Caru, tem 9.171 eleitores (segundo o TSE), Barra do Corda tem 54.644 eleitores e o número de entrevistados é o mesmo 14 eleitores?
    Centro do Guilherme com os seus 5.643 eleitores tem a mesma importância que Balsas com 50.312 eleitores, todos 14 eleitores pesquisados?
    Imperatriz tem 156.922 eleitores e foram entrevistados 28 eleitores, Formosa da Serra Negra tem 10.280 eleitores e foi pesquisado 14 eleitores.
    O que estou tentando te perguntar é o seguinte, a pesquisa não teria que seguir a mesma propocionalidade da quantidade de eleitores por cidade?

  18. Viajando há duas semanas para a cidade de Pinheiro, fui surpreendido por uma criança de 12 anos, com a seguinte pergunta dentro do ferry: passando entre as cadeiras, de forma cuidadosa com grafite e caderno, perguntava aos passageiros: – tio ou tia qual seu candidato a governador – resultado (Jakson 103, Roseana 23 e Flavio Dino 19). Vale refletir… Parabéns a escola da Patricia, Fundação Bradesco, que a pedido da professora, solicitou como tarefa escolar…

  19. Não entendi. Todos falam que é justamente na Região Sul que o desempenho de Roseana é mais fraco. E qual a justificativa do Ibope não incluir a Região Sul na pesquisa? Aí tem algo que precisa ser explicado melhor. Tou começando a achar que os boatos de que a pesquisa verdadeira apontam Jackson com 32 e Roseana com 40, são verdadeiras.

  20. uma pergunta pra vc marcos oq vc vai fazer quando sua patroa sair do poder. pq aquela merrequinha que ela te paga vai acabar amigo ta chegando a hora

    resp.; Sou funcionário do jornal O Estado do Maranhão, meu caro. E continuarei sendo, estando ou não Roseana no poder. Como sempre estive há mais de 15 anos.

  21. Roseana tem votos no sul do maranhão?? kkkkkkkkkkkkkkk nunca!!! aliás em Grajaú ela foi e saiu de lá debaixo de vaias…foi logo se apresentar com o prefeito daquela cidade, que devia os salários dos professores fazia uns 6 meses, acho que aionda deve……hahaha…fala sério!!!! inclusive foi anunciado naquele dia, que ela ficaria para um comício a noite que não aconteceu, ficou com medo..kkkkkkkkk

  22. Vem cá e Balsas fica onde? Além disso, estou vendo aqui, tem Alto Parnaíba, Porto Franco, Cidelândia, Açailândia, Imperatriz, João Lisboa e Sambaiba… Estão no norte,por acaso. Oh, Deça, me orienta melhor…

  23. xii se não colocaram a região sul. então te prepara Roseana para a taca. Tenho certeza que não colocaram Codó tambem

  24. caro deça estive na feirinha do bom sucesso me imepratriz hoje pela manhã e vi de perto a situação de Roseana sarney andando quase que só pelas ruas, infelizmente não tirei foto para lhe mostrar, mas estava patética a carreata dela na feira, uma verdadeira vergonha, .isto mostra que o sul do maranhão vai dar uma lava nela a começar por imperatriz. te cuida porque o 2º turno vai ser nosso é 12 ou 65 bye bye família sarney e puxa sacos.

    Obs. dos vereadores comprados aqui só estava chagão, fátima avelimo, hamilton miranda e chiquim da diferro. é o dinheiro não adiantou , porque o povo daqui não vota mesmo nela.

  25. Então isso explica a colocação do Roberto Rocha também, pq lá meu amigo só dá ele. É só visitar a região.

  26. Roseana só tem voto dos analfabetos; dos miseráveis. Alguém sã, não vota nela nem debaixo de taca.

    • Como você pode perceber não sou nem analfabeta, nem miserável. E, pode ficar certo completamente sã… E, adivinha só???? Voto 15 Roseana!!!!

    • EU VOTO OTÁRIO! TENHO UMA GRADUAÇÃO, ESTOU FAZENDO OUTRA E SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONCURSADO. POR ISSO MESMO,ANALISANDO O PERFIL DOS TRÊS, VOTO ROSEANA 15 .
      MINHA ESPOSA,QUE É PEDAGOGA E PORTANTO NÃO É ANALFABETA, VOTA EM ROSEANA 15 TB!!!!

      • quem baba a familia sarney so pode ter um estudo bom mais quem trabalha a
        morre pra tenta sobreviver nesse maranhao nao tem uma boa formatura
        olha so so colegio do estado nem os professores recebe seu salario
        se tem algum erro na minha caligafia me desculpe e que eu estudei em um
        colegio da familia sarney

    • Meu caro Ricardo, sei que a vc os intelectuais do Maranhão outorgou o direito de os representa-los. Pela sua mediocre possição é o da a entender ZÉ MANE!!!!!!!!!
      MARCOS EU TENHO LIDO CADA …………………………. NESTES COMENTÁRIOS.

    • a q no maranhão so tem esso ai ………………..
      mais os outra candidatos naum vizerão nada pelo meu municipio so ela …….
      por isso meu municipio que tem….. 8.000 eleitores fotão nela…..
      e eu vou nela nao o pai dela ou “Raça Sarney…”

  27. Marco se fosse incluída a região Sul do estado certamente seria inevitável o grupo Sarney apontar segundo turno. E já que a Mirante é da família Sarney, e a pesquisa Ibope foi encomendada pela Mirante, fica no ar a pergunta: Porque não encomendaram uma pesquisa em todas as regiões do Maranhão?
    Resposta: Por que se fosse incluída a região Sul não daria para esconder o segundo turno que o grupo Sarney está com tanto medo.
    No segundo turno com a união das oposições já era você sabe disso né caro Marco.
    Abraço cordial!!!!

      • Não pesquisaram no sul? Deve ser por isso que o Ze Reinaldo não ta na frente do Joao Alberto…

  28. Chora D’eça, pois sua patroa e candidata vai perder!!!!!!Se liga, já deu 2° turno e Flávio Dino irá ganhar as eleições e você sabe disso, e está temeendo aproveitando para tentar confundir os leitores sem experiência na política maranhense que leêm este blog. O maranhão se cansou da família Sarney, simples assim

  29. Marco Roseana ja passou mto tempo no governo foram 10 anos nao conto nem o tempo do grupo politico… pense bem era deveria ter feito mto mais pelo estado sendo que a familia dela tem grande influencia e sempre esteve com o Governo Federal nao importa quem fosse o presidente ou vc esqueceu da Declaração de Sarney Filho quando disse que votaria em lula anos atraz tampando o nariz disse voterei em lula….. roseana ja foi collor FHC e Lula entao me pergunto PQ? PQ ela n fez mais por esse estado??? PQ ela colocou Ricardo louco na Saude??? pq nesses 2 anos de governo ela continua com um Secretariado muito abaixo do normal???? Pq o Nosso estado é o pior de todos e ja teve um Presidente???Marco serio ja chega eu sei que vc defente algo pessoal n sei da sua vida pessoal, mais lhe digo a alternancia de poder é importanticia para o desenvolvimento da adm publica…. lhe digo esta crescendo o sentimento de mudar nao pq um é novo na politica e nem porque o outro foi cassado e sim pq a uma necessidade de alternancia o que eu defendo nao é o novo e sim alternancia de poder… se for pegar e fazer uma analise e vc é bom para fazer isso… desda eleição de Ze reinaldo + de 50% da população n quer mais…. é so analisar Roseana mesmo no governo com apoio apelativo de lula ela n passa dos 50% analisa com isso tudo era pra ela esta com mais de 50% e mto mais…. a continuidade no poder gera isso…. mais antes fazer os seus 2 mandatos perfeitos e sair por cima do que fazer merda e se queimar mais…. eu lhe digo a eleição de roseana n esta garantida e ainda afirmo ela n ganhara essa eleição… contra ela n tenho nada contra mais tenho contra a maneira de fazer politica…. fico altamente triste quando vejo Costa ferreira, Ricardo, Luciano, Anselmo… como secretario isso é mto triste pro estado Ricardo por onde passa faz estrago na administração…. pra quem construir + de 70 hospitais podendo fazer menos com mais qualidade e mais seguranca de um resultado positivo…. fala serio marco

    • Marília, como é comodo p vcs que moram a quadras de qq hospital achar muito construir 72 hospitais, mas diga isto aos moradores de Sucupira do Riachão que não tinham se quer onde fazer uma sutura…

  30. Ha! Ha! Ha! Ha! Roseana tem votos no Sul???? Meu caro jornalista, vc se reporta à política no Maranhão?????? Pois parece que não, pois até o mais despreparado dos cientistas políticos deste estado sabe que essa senhora não tem votação expressiva nessa região…

    • Meu caro Fábio, hahaha digo Eu!!!
      Até o mais ingénuo dos Eleitores sabe que Jackson só tem votos em Imperatriz e que no restante do Sul do Maranhão é todo Roseana. Vamos encarar os números friamente, sem paixão política. Pois, sou de Balsas, por tanto Sul do Maranhão, e, sei muito bem desta realidade.

  31. Ah1 Tá, conta outra e diz que tua patroa vai perder no segundo turno!!
    Ela vai ser derrotada novamente, ai nem Eros Graudo salva ela!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *