124

A dez dias da eleição, quadro de eleitos para a Assembléia praticamente se consolida…

Está praticamente fechada a lista de eleitos para a Asembléia Legislativa.

Faltando cerca de 10 dias para o pleito, restam poucas vagas em algumas coligações. Em outras, não mais.

Mas houve mudanças significativas desde o último prognóstico do blog.

Por exemplo: o chapão roseanista, formado por PMDB, DEM, PTB e PV deve fazer mesmo somente 16 parlamentares. Isto aumenta as chances da coligação jackista (PSDB/PDT/PTC) eleger sete deputados e também amplia as chances de a outra coligação roseanista, formada por PRB, PSL e outras legendas, eleger cinco parlamentares.

Para elaborar o prognóstico, este blog leva em consideração o desempenho individual do candidato (perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política e serviços prestados); trajetória e popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições; os recursos disponíveis (financeiros e humanos, como financiadores e militantes); a coligação e vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente); além do apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal) e as pesquisas eleitorais.

Abaixo, a relação de eleitos e os que ainda têm chances:

1 – Coligação PMDB/DEM/PTB/PV
Candidatos com vagas praticamente asseguradas:
Ricardo Murad (PMDB), Victor Mendes (PV), Max Barros (DEM), Raimundo Cutrim (DEM), César Pires (DEM), Rigo Teles (PV), Roberto Costa (PMDB), Vianey Bringel (PMDB), Stênio rezende (PMDB), Antonio Pereira (DEM), Carlos Filho (PV) e Carlos Alberto Milhomem (DEM).

Disputam as últimas quatro vagas:  Fábio Braga (PMDB), Arnaldo Melo (PMDB), Chico Gomes (DEM), Eidlásio Júnior (PV), Alberto Franco (PMDB), Manoel Ribeiro (PTB), Afonso Manoel (PMDB), Hemetério Weba (PV), Márcia Marinho (PMDB), Magno Bacelar (DEM) e Jura Filho (PMDB).

2 – Coligação PDT/PSDB/PTC
Candidatos praticamente eleitos:
Gardênia Castelo (PSDB), Graça Paz (PDT), Camilo Figueiredo (PDT), Pavão Filho (PDT), Neto Evangelista (PSDB), André Fufuca e Carlinhos Amorim (PSDB).

Candidatos com remotas possibilidades: Aderson Lago (PSDB) e Edivaldo Holanda (PTC).

3 – Coligação PCdoB/PPS/PSB
Candidatos com eleição assegurada: Cleide Coutinho (PSB), Marcelo Tavares (PSB), Luciano Leitoa (PSB) e Rubens Pereira Júnior (PSB).

Brigam pela última vaga: Othelino Neto (PPS) e Eliziane Gama (PPS).

4 – Coligação PRB/PSL/PMN e outros…
Eleitos: Marcos Caldas (PRB), Nonato Aragão (PSL), Eduardo Braide (PMN)

Disputam mais duas vagas: Canindé Barros (PSL), Rogério Cafeteira (PMN), Carlinhos Florêncio (PMN), Lima Neto (PMN) e Edson Araújo (PSL).

5 – Coligação PR/PTdoB e outros:
Candidatos com eleição praticamente assegurada:
Jota Pinto (PR), Alexandre Almeida (PTdoB).

Dsiputam uma eventual terceira vaga: Darci Terceiro, Quininha e Marly Abdalla.

6 – Coligação PP/PSC e outros…
Seguramente eleitos:
Hélio Soares (PP) e Doutor Pádua (PP).

Disputam a terceira vaga: Penaldon Moreira (PSC), João Batista (PP) e Léo Cunha (PSC).

7 – PT
Candidatos com eleição praticamente assegurada:
Francisca Primo e Mauro Jorge.

Disputam uma eventual terceira vaga: Zé Carlos da Caixa, Fransuíla Soares, Edmilson Carneiro, Valdinar Barros e Bira do Pindaré.

Um novo prognóstico do blog deve ser divuglado ás vésperas da eleição. É pouco provável, no entanto, que haja alterações significativas a estas alturas.

É aguardar e conferir depois…

Marco Aurélio D'Eça

124 Comments

  1. O Pastor Pedro Lindoso está desta vez muito forte, por isso acho tambem que o mesmo será eleito pela coligação “o maranhão não pode parar E4” PP-PSC-PTN.

  2. Há dois dias fora perguntado pra você, dono desse “bloguinho”, se poderia esclarecer a sua manifestação de felicidade ante o fato de afirmar que o Cap. Otsuka não ganharia a eleição. Ainda hoje não foi dada nenhuma justificação ou esclarecimento. Tomo liberdade de interpretar tal proposição como viciada, visto que talvez não seja de interesse do imparcial e sereno jornalista admitir uma mudança no cenário político, aliás, sua imparcialidade e serenidade (elementos d’alma) foram vendidos e hoje trabalham em prol de certos ‘demônios’ da política vigente.
    Não pouco, refletido sua soberba atuação – idêntica a dos demônios, ainda, em certos comentários vistos aqui. Um(ns) chama(m) atenção: aquele(s) onde baixou o professor de gramática, num movimento pedagógico terrorista, impregnado de violência no modo de transmitir informação. Quanto a isso seria mais respeitoso seguir a máxima: “é preferivel ser compreendido pelo povo a ser um ilustre gramático”.
    Como os atos falam por si, de pronto, imaginei que não esforçaria em aclarar a situação, entretanto titubeei em minha convicção dando tempo para que você a fizesse cair por terra.
    Enfim, esse blog não merece o apreço destinado a jornalistas que verdadeiramente cumprem o papel de informar como a noticia de fato é. Esta sua felicidade é plantada e pautada na desgraça alheia assim como a felicidade dos patrões da notícia. No entanto, o entendimento do povo transcende esse apanhado de manipulações linguísticas e isto será verificado nas urnas.

    Manisfesto.

    Resp.: Meu caro Jerônimo,
    É estranho que você tenha percebido certa “felicidade” minha em tratar de “Cap. Otsuka” se, até a leitura do seu comentário, nunca havia eu ouvido falar em tal pessoa. Mas volto a afirmar: pelos meus dados – baseados em estudos e prognósticos, análise de pesquisas, histórico dos candidatos, prestígio dos partidos e nas direções parrtidárias – não vejo nenhuma chance na eleição do “Cap. Otsuka”. Pode ser que ele seja uma surpresa. Que seja. O fato é que não exprimo qualquer emoção – nem boa nem má – em afirmar sua impossibilidade de vitória diante das minhas informações.
    Com relação à questão gramatical, não tenha dúvida: não dou a mínima para o purismo da Gramática diante da riqueza e vivacidade da língua. De fato, acho os gramáticos engessados em regras e fórmula que só atravancam a evolução da língua. São capazes de insistir numa fórmula ainda que esta fórmula torne ininteligível a expressão, apenas pelo purismo da formação. Como diria o fabuloso Marcos Bagno, “em comunicação, o importante é fazer-se entender”. A rigidez das regras gramaticais servem apenas para concursos vestibulares.
    Por fim, meu caro, este blog não´tem a obrigação – nem o desejo – de fazer jornalismo. Pode até ter jornalismo neste blog, mas ele é apenas um diário pessoal, onde relato minhas observações pessoais do cotidiano – e as submeto à dialética dos mais de 8 mil leitores diários o que, no univeso da Blogosfera mundial, sem dúvida, o torna apenas um “bloguinho”. A questão é que tenho orgulho deste “bloguinho” e do seu poder de influenciar – inclusive puristas como você, que não se conteve até vir aqui tentar contrapor este titular.
    Manifesto.
    Marco Aurélio

    • Não lhe deveria surpreender, ou como queira, parecer estranho que alguém tenha lido felicidade quando você mesmo intencionou e concluiu por escrevê-lo (mesmo por motivos nutridos pelo seu subconsciente). Vejo com bons olhos que tenha esclarecido que não quis. Mas, ainda assim, ‘foi sem querer, querendo’!. Pondero ainda que por não conhecer quem seja o candidato não possuiu aparato suficiente pra fazer qualquer juízo, de modo a desdenhar a candidatura com a expressão ‘Felizmente’ – sob risco de influenciar subliminarmenteos leitores, mesmo os puristas, que lhe seguem . Amiúde, Irresponsabilidade cívica, Marco Aurelio, no que toca ao seu jornalismo disfarçado de blog.

      Tréplica de um purista (aproveitando o ensejo de sua irnonia).

      Resp.; Volto a insistir não haver tido qualquer intenção de expressar emoções ao referir-me ao candidato. E repito: diante dos dados que tenho, não o vejo com possibildiades de eleição, mas há as surpresas. Quanto a influenciar o eleitor, você pode ter certeza 2ue não foi este o caso específico – embora afirme e reafirme que a intenção precípua deste glo é, de fato, influenciar pessoas. Caso contrário, não me pretenderia formador de opinião. Até porque, liguisticamente falando, só forma opinião quem tem opínião.

  3. marco quantos votos mauro jorge tem que fazer pra ser eleito? o quadro de cidades ta bom pra ele ou nao. Me add [email protected]
    sou de lagoa grande aki ele vai bem

  4. olha só amigo moro na região do alto turi e poço lhe antecipar que o sr. candidato há dep. estadual hemetrio weba ja esta praticamente eleito, é imprecionande cm a campanha dele esta crescendo nos ultimos dias naum só na região do alto turi mais tbm na baixada maranhense ele esta muito forte pode apostar amigo uma das vagas ja é dele… 43 000

  5. Araújo Neto não vai eleito meu caroo Alexandre vai da uma taca sendo o mais votado…e outra acabou o didim do araujo sua campanha caaiu muito , o zito está apoiando é Cesar Pires e o empresario Fc tbem larga de se iludir…araújo nem suplente abraçoo.

  6. Só sei que em Paço do Lumiar… Se ele conseguir cinco votos é muito!
    A prefeita de lá que o apóia esta mais suja do que PA# de Galinheiro.

  7. Só uma pergunta Marco!!!
    Sabe porque a deputada Helena heluy desistiu de se candidatar a deputada ??
    Pois era a mais preparada e inteligente deputada !Que pena!!
    Politicos assim é que precisamos !!!

  8. MARCO TU É MESMO UM BEROSO,PRIMEIRO TU DISSE Q O ARAÚJO NETO NÃO SAIRIA NEM CANDIDATO E AGORA TU DIZ QUE O CARA NÃO SE ELEGE.ELE TEM O PAIO DO PREFEITO DE CODÓ ZITO ROLIM E DO EMPRESARIO FRANCISCO CARLOS DE OLIVEIRA O FC.OLIVEIRA ESTA BEM NAS PESQUISAS E TU AINDA DIZ Q O CARA NAUM SE ELEGE..VOU TE ESPEREA PRA TE ENCONTRAR AI NA ASSEMBLEIA E TE APRESENTAR PRO DEPUTADO GAROTO.

  9. Marco,
    alexandre almeida e jota pinto sao homens pra quantos mil votos?
    sera que voce nao esta querendo puxar saco para seu patrao Fernando Sarney…

    • Esta lista realmente esta certa!!!! algumas modificações irão ocorrer ,poucas imagino eu .Alguns candidatos irão surpreender na questão de votos principalmente nessa ultima semana ,algumas traições de lideranças ,prefeitos sempre existem .Surpresa pode-se dizer que o candidato Edilzio Junior tenha mais que 40 mil votos visto que é estreante nesse reduto apesar de ser genro de Desembargadora com muito poder ,mas acredito que pode ser um bom deputado já que é um rapaz inteligente e audacioso .Surpresa também pode ser a não eleição de Alberto Franco um dos mais votados no pleito passado ganhando em votos até do deputado Rigo telles ou “RICO TELLES” pois é um dos homens mais rico do Maranhão.
      Abraços Marco ,realmente tiro o chapéu para suas analises
      até dia 03/10/2010 e vc vai calar muita gente!!!

  10. Parece que Vc não esta acompanhando o trabalho dos candidatos no estado. Eu só quero te dizer Magno Bacelar – o 43110 do PV, será sem duvida nenhuma um dos mais votados deputados estaduais do Maranhão, eu acho Décio que vc tem algum problema com o Nota Dez. Será?

  11. Dep. Estadual é PR. PEDRO LINDOSO 20345
    Dep. Estadual é PR. PEDRO LINDOSO 20345
    Dep. Estadual é PR. PEDRO LINDOSO 20345
    Dep. Estadual é PR. PEDRO LINDOSO 20345
    Dep. Estadual é PR. PEDRO LINDOSO 20345
    Dep. Estadual é PR. PEDRO LINDOSO 20345
    Dep. Estadual é PR. PEDRO LINDOSO 20345

  12. CARO MARCO, NAO SEI SE VC ANDA PELA REGIAO TOCANTINA, MAIS TIVE ACESSO A UMA PESQUISA MOSTRADA NO NOTEBOOK DO SENHOR FRED PRASERES, CONHECE? E O JUSCELINO OLIVEIRA FALANDO DO PP ESTA EM SEGUNDO SO ATRAS DE CARLINHOS AMORIM. DEPOIS VEM O PADUA. ESTOU FALANDO SEM PAIXAO ATE PORQUE NAO O CONHECO PESSOALMENTE, MAIS CONHECO O TABALHO DELE EM ACAILANDIA. GUARDE ESSE NOME DEPOIS VC ME DIZ.

  13. AFONSO MANOEL SERA UM DOS MAIS VOTADOS NA ILHA !!! DIA 4 EU VENHO AQUI PRA VC VE QUE ESTA SUA LISTA ESTÁ EQUIVOCADA

  14. OUTRA COISA.

    AMANHÃ COPIA DO BOG DELE OS PROGNÓSTICOS PARA DEPUTADO FEDERAL TAMBÉM.

    ELEPUBLICOU ONTEM.

  15. TEM PESSOAS COMO EU QUE SABEM O QUE SIGNIFICAM AS INICIAIS QUE ELE COLOCOU NO BLOG DELE. É EXATAMENTE O QUE VC PUBLICOU NO SEU.

    TOME VERGONHA NA CARA.

  16. MEU AMIGO COPIANDO DO BLOG DO JOAQUIM HAICKELFICA FÁCILFAZER PREVISÕES. VOCE DEVERIA TER DADOO DEVIDO CREDITO PARA ELE.

    • O prognóstico feito pelo futuro ex-deputado estadual é parcial!!! Esse do Marco é mais realista!

  17. E quais as chances de Marly Abdalla?

    Resp.: Ela disputa umja vaga com Darci Terceiro.

  18. Meu Caro,

    E o Vagner Pessoa do`PT do B, você acha que ele tem chances ??

    Abraço

  19. Uma pequena correção: o Rubens Pereira Jr é do PCdoB. Aí na postagem diz PSB.

  20. qual a média de votos para eleger um deputado da coligação PRB/PSL/PMN/PHS

  21. Marco, você não “põe fé” no Canindé e no Bira?

    O Bira será o mais votado!

    Resp.: Claro que ponho fé em Canindé. Ele deve ser eleito. Bira, por outro aldo, não tem amenor chance.

  22. Será que Nonato Aragão conseque superar no voto Canindé, Lima Neto e Eduardo Braide, eu acho que talvez estes tres podem surpreender e tirar do careca, que só quer saber de embebedar o povo dando cachaça.

    • Será que Nonato Aragão conseque superar no voto Canindé, Lima Neto e Eduardo Braide, eu acho que talvez estes tres podem surpreender e tirar do careca, que só quer saber de embebedar o povo dando cachaça. [2]

      Pra votar no careca só estando muito bêbado mesmo! uhsauhsau

  23. Alexandre vai ter 25mil votos. Ele sai de Timon com 15 mil votos, ontem fez uma caminhada em Timon com mais de mil pessoas, e com a presença de Gustavo Amorim genro da governadora. Alexandre é 70.212.

    • Car0 Paulo , a Priscylla faz arrastões é todo dia após comícios com mais de 4.000 pessoas, acompanhada por mais de 600 motos.Iisso é todos os dias. Quer conferir, vá a Pres. Dutra neste sexta- feira ( 24-09-10)

  24. O texto está escrito corretamente,só está faltando falar para estes comentaristas que errar é humano,mais continuar no erro é burrice!!!Parabéns pelos comentários políticos,só não comente mais sobre futebol.

  25. E o ricardo archer de codo candidato a deputado federal ,ele ta forte em codo e em outras cidade quais as reais chances dele?

  26. Pr Pedro Lindoso(PSC) 20345 será um dos eleitos da Coligação “O MARANHÃO NÃO PODE PARAR E4”

  27. Na sua humilde opinião e visão,
    Alberto Franco se elege entre os ultimos do chapão?
    tenho convicção que ele terá mais de 40 mil votos……

  28. Quais os critérios para as suas conclusões D’eça? Com base em que você avalia que esses nomes serão os mais votados? Pesquisa da escutec? porque nessa só o povo da Roseana acredita.

    resp.; leia o texto.

  29. Marco tem um candidato do PTdoB chamado Apóstolo Silvio Antonio (presidente da Igreja Batista do Cohatrac). Ele estar com inúmeros apoios (igrejas) em todo o estado, suas reuniões sempre somam multidões, sua equipe de campanha conta como certa sua vitória dia 3 de outubro.
    Você acha que o “Apóstolo” tem mesmo reias chances de vencer ou é só empolgação de principiante???

    Resp.; Nunca nem ouvi falar, minha cara.

  30. marcos, quanto ao Hemetério acho pouco provavel que ele tenha mais de 30.000 votos, e a campanha feita por ele não é muito forte e tem o caso da ficha limpa se passar no STF tchau pra ele pra muitos outros. e falando de ficha limpa esse país precisa ser passado a limpo, a política é imprescindivel para a sociedade e para tanto é nessessário que o candidato preencha os requisitos de propbridade,honestidade,capacidade e obedeça o que diz o Art. 16 da CF, e em sendo dessa forma a população tem que fazer sua parte e não esperar apenas por leis e mais leis. é preciso recuperar o prestígio da política pois homens de muito valor fizeram e ainda fazem pela sociedade o que ela precisa pra avançar, e isso só é possivel atrvés da política.

  31. E CARLOS FILHO? COMO SERÁ SUA VOTAÇÃO? ROSEANA CONTINUA SENDO SUA PRINCIPAL CABO ELEITORAL. QUEM TERÁ MAIS VOTOS? ELE OU EDILÁZIO?

  32. MEU NOBRE JORNALISTA,APRECIO SUA HABILIDADE EM PREVISÕES POLITICA-PARTIDÁRIA,GOSTARIA APENAS Q CORRIGISSE QUANDO CITA MAGNO BACELAR DO DEM NA VERDADE É “DR.MAGNO-NOTA DEZ(PV) DE CHAPADINHA”(CONFORME REGISTRO NO TRE), E LHE INFORMAR QUE O SUPRA CANDIDATO QUE JÁ FOI ELEITO NA ÉPOCA COM A SEGUNDA MAIOR VOTAÇÃO EM TORNO DE 35.000 VOTOS ESTÁ COM SUPORTE PARA NO MÍNIMO 50.000 VOTOS.ISSO É FATO.QUEM VIVER VERÁ.

    Tesp.: Não trabalho com registro oficial de TRE. Trabalho com o nome pelo qual o candidato é chamado oficialmente no exercócio do mandato. E ele é conhecido por Magno Bacelar. “Dr. Magno” ou “Nota De” são apelidos de rua. Qaunto ao partido, correção feita.

  33. Idiota e ainda por cima incompetente és tú, meu posiocionamento foi em cima de um ERRO grosseiro teu.
    Provavelmente tú estudastes, se é que tú estudastem em algum lugar, numa dessas arapucas que empestam e infestam este estado

    Resp.; Além de idiota é covarde, que passa o tempo todinho se escondendo atrás de pseudônimo para ofender os outros. Imbceil, não há erro algum. Já foi explicado e reexplicado. Apenas analfabetos como você isnistem no tema. mas vou dar mais uma aula a você: Este “A” á frente de dez signiica: “faltando dez dias”. O “Há” só poderia ser usado no sentido de “faz” Ou seja “fazem dez dias que houve eleição”, ou “há dez dias ocorreu a eleição”. O problema não é a escola. É a capacidade do aluno. E você parece que nunca teve.

    • Não, amigo da onça. Você está errado. Também cometi o mesmo erra ao tentar concertar. Admito que fui prepotente em tentar corrigir, pois visualmente fica estranho o ‘A’ no lugar de ‘há’. Entretanto só visualmente, pois gramaticalmente a conjugação está mais do que correta! Por impulso fui corrigir e errei.. E estou vendo que muitos outros, também!

      Resp.; Parabéns, Lucas, pela postura.

  34. Eu admiro muito a garra da Deputada Graça Paz! Voto nela com certeza! Boa Sorte Deputada!!!

  35. Acho Que tu tens algo contra Hemeterio ……… Ele seguramente esta entre os cinco mais votados do Maranhão…é Aguardar pra conferir!!!!!

    Resp.: Então eu teria algo contra todo mundo que está ali, junto com ele. Ele está disputando contra todos estes. Pode se eleger, mas também pode ser que não.

  36. Quem mais cresceram nessa reta final foi Edilasio e Fabio Braga e apoio para tudo que lado depois vão passa dos que tao na frente e so esperar. Depois talvez Magno e Manoel sao os mais cotados

      • Eu qro que a Priscila tenha muitos votos, pq precisamos atingir 150 mil votos e fzr 2 deputados nessa coligação. Que pela ordem deve ser Alexandre e J Pinto. Priscila no total deve ter 10 mil votos. Então não me venha com conversa fiada que eu conheço um pouco da política do Maranhão.

  37. Marco eu te faço a seguinte pergunta baseada em uma resposta sua da semana passada.
    Semana passada eu te perguntei se Hemetério Weba se elegia e você disse que era garantido, que ele tiraria pouco mais ou pouco menos de 40 mil votos e hoje ele briga só com feras disputando as últimas vagas. Isso significa que ele ficou um pouco para trás? ou que os seus companheiros de coligação que avançaram muito e ele disputa nas últimas vagas?
    Resumindo: Vai ou não vai? Se elege ou não?
    Abraço cordial!!!

    Resp.: Significa que os dados que nos chegam mostram que muitos candidatos da coligação tiveram aumento significativo e já podem ser apontados com índices acima de 60 mil votos.´Para se ter uma idéia, talvez apenas o último colocado desta coligação fique com votação abaixo de 35 mil votos. A batalha é dura nesta coligação e todos se movimentam para não perder votos.

  38. Caro Marco, gostaria se fosse possível que me fornecesse os números da pesquisa Escutec para Dep Estadual e Federal (os 4 primeiros de cada) na cidades de Turiaçu. Aproveito para parabenizá-lo pelo excelente trabalho que o diferencia dos outros pela isenção nas análises sobre o quadro político em nosso Estado.

    Resp.: Nós não temos números de pesquisas específicas por município. Mas vou tentar conseguir nas coligações alguma informação a este respeito. Grato pela participação.

  39. Marcos, inclui na lista da coligação do PMDB e outros, os nomes de Arnaldo Melo e Chico Gomes, pois conhêço a política de nosso Estado e sei que eles estão nessa lista, pois tem nomes de bastante peso na coligação elevando para mais dois eleitos e tenho dúvidas das eleiçoes de Jura e Roberto Costa se eles se elegerem serão os dois últimos dessa coligação e isso só ocorrerá se as projeçoes que faço se concretizarem. Ex- Ricardo,Max,stênio,Vianey e Rigo vão ter muito mais votos que o estimado por vocês e é por isso que suponho que a coligação fará mais dois deputados tal qual digo acima.

    Resp.; Nenhum dos líderes da coligação e nenhum dos observadores da cena consideram que esta coligação passe dos 16 eleitos. É preciso observcar que as demais coligações também se movimentaram e vão ter depútados com expressivas votações. Quanto a Roberto Rocha, ele deve figurar entre os 10 mais votados desta chapa. Jura Filho, segundo as análises e dados da coligação, está em situação mais difícil.

  40. Rapaz e Edmilson Carneiro PT?

    Resp.; Está brigando por uma possível terceira vaga do PT.

  41. de onde vc tirou que pádua está comendo essa segunda vaga?
    joão batista e carlinhos amorim estão disparados em imperatriz!
    sendo que, em diversos munícipios na região jb aparece em primeiro..
    como o dr. conseguiria tirar essa diferença? dinheiro tem muito, já voto..

  42. Na Coligação PRB/PSL/PMN, os que disputam duas vagas são Canindé Barros (PSL), Rogério Cafeteira (PMN), Carlinhos Florêncio (PMN), Lima Neto (PMN) e Edson Araújo (PSL), NESTA ORDEM???? Lima Neto tem chance real de estar entre os mais votados?

    Resp.; Lima Neto disputa com este grupo.

  43. Marco, uma correção : “Fransuila Farias”

    Pelo que vejo, ela está muito forte no sul, talvez ela não brigue com Francisca Primo e Mauro Jorge pelas duas vagas? sabe quantos votos ela tem que ter pra garantir?

    Abraço

  44. Alexandre Almeida será o primeiro mais bem eleito da coligação.vamos de 70212 é a onda azul invadindo o Maranhão

  45. Marco, Graça Paz tá bem assim mesmo como vc diz?

    Resp.; Está. Será uma das mais votadas de sua coligação, apesar das perseguições que sofre de lado a lado.

  46. Marcos,Mais pq vc acha que o Jura Filho não vai ser eleito,pois estou achado ele muito forte no maranhão todo.Será que ele não entra nessas ultimas quatro vagas.

    Resp.; A gente trabalha com este conjunto de critérios revelados no texto, meu caro. E ele não atende a todos estes critérios para estabelcer os prognósticos. mas é bom esclarecer que estes dados não são pesquisas, são prognósticos. Há espaço para surpresas, portanto.

  47. Oi vc esqueceu da zetinha Sampaio é uma eleitas aqui na regiao tocatina seja honesto pelo amor vc colocou gente capital

    Resp.; Ela não pode ser eleita apenas na região tocantina. A eleição não é de vereador. Ela tem que estar eleita no estado.

  48. MEU AMIGO SE TEM UMA COISA QUE VOCÊ NÃO PODE FAZER É FAZER COMENTÁRIOS POLÍTICOS, PORQUE O QUE VOCÊ FAZ É APENAS POSTAR O QUE O GRUPO ROSEANA “MANDA FAZER”.
    ESTA TU A LISTA AI, PRESTA BEM ATENÇÃO Ó SARARÁ, NÃO TEM LÓGICA E TU VAIS VER ISSO.
    SE TU NA CONSEGUES NEM ACERTAR QUEM VAI GANHAR DE DOIS, ROSEANA E FLÁVIO, IMAGINE DE 400 CANDIDATOS A DEPUTADOS ACERTAR 42….TU SABER PELO MENOS QUANTO É QUE DÁ 60 + 5 = RESPONDE AI……..

  49. Marco, corrija sua frase! O certo é…

    “Há dez dias da eleição,…”

    abraço

    resp.; mas um tolo pseudo-alfabetizado. O “há” só poderia ser aplciado neste caso, se fosse tempo passado. O tempo futuro é com “a” mesmo. Quem foi o professor de gramática de vocês?

    • Acho que você que não frequentou as aulas de Português!!! Tem mais de uma pessoa falando a mesma coisa!

      Professor Pasqualete!

      Resp.; Se você é da Gramática e tá dizendo isto, então recuso-me a ler al gramática.

      • Quero pedir desculpas pelos nossos amigos, Marco! Você está realmente certo na grafia do título do post! Indica futuro, por isso está certo! abração

        Resp.; Obrigado, amigo, pelo reforço.

  50. Caro Marco,
    Trabalho pelo Interior do estado e so vejo o nome deste tal de edlazio
    Sera q ele ganha?….
    Abracao

    resp.; Está disputando.

  51. joão batista disputando a terceira vaga?
    dr. padua ta soltando o doido, mas voto mesmo em imperatriz e região quem tem é joão batista heim.. é esperar!

  52. Pelo o que eu sei Camilo Figueiredo perdeu vários apoios de prefeitos e seu pai não é mais prefeito de codó!porque você acha que ele se reelege?

    PQ VC NUMCA RESPONDE ESSA RESPOSTA ????

    resp.; Camilo Figueiredo será um dos mais votados depuados estaduais do Maranhão. Ele atendea todos os critérios estabelecidos como base do prognóstico.

  53. uma perguntinha, essa sequencia dos nomes dos candidatos é pela ordem de votação ?

    resp.: Claro qeu não! Não houve votação ainda. É por ordem dos pré-requisitos estabelecidos no blog. Quem atende a ´mais critérios do prognóstico fica na frente.

  54. Qual a realidade de Jura Filho ? Vc acha que ele não se elege?

    resp.; Acho.

  55. Marco, no caso a lista dos que ainda brigam pela vaga..você botou em ordem de quem tem mais chances??

    no caso, Canindé Barros (PSL) tem mais chance de conquistar a vaga que Carlinhos Florêncio (PMN)??

    ps: eu acredito q canindé ja tenha sua vaga garantida e carlinhos florêncio tbm..ja nonato, nao sei!

    Resp.; Esta é uma das coligações mais disputadas. O melhor é aguardar o dia 3.

    • ps: eu acredito q canindé ja tenha sua vaga garantida e carlinhos florêncio tbm..ja nonato, nao sei! [2]

  56. Caro Marco, Capitão Otsuka, do PRB, tem chances de se eleger? Quantos votos são necessários para eleger um deputado de sua coligação?

    resp.; Não! Felizmente, não amigo. Não tem chance nenhuma. A menos que ele seja uma dessas surpresas impossíveis de se prever.

    • Felizmente não, amigo! – Não ficou clara a colocação: poderia esclarecer? Por que da felicidade?

  57. e o deputado Alberto Franco d´eça? acho que ele tira vantagem em muitos dessa chapa!! o que vc acha?

    resp.; Está disputando as últimas quatro vagas da coligação.

  58. Caro Marco, acho que vc deveria era analisar a lista do jornalista Jorge Aragão, eter uma base melhor. ele é bem mais coerente do que vc. tem mais noção da realidade. vc as vezes quer é favorecer alguém isso sim! presta atenção para não errar muito com essa sua lista!
    obrigado.

    resp.; É, né? Então, tá!

    • a lista do jornalista Jorge Aragão!!!

      onde posso ver essa lista, marco?
      desculpe a curiosidade!

      Resp.; Blog do Jorge Aragão: colunas.imirante.com/jorgearagao

  59. Pelo o que eu sei Camilo Figueiredo perdeu vários apoios de prefeitos e seu pai não é mais prefeito de codó!porque você acha que ele se reelege?quais as chances de araújo neto,filho de antonio Joaquim?e como fica Pedro belo tbm de codó?fiquei um pouco triste com essa lista

    • camilo figueiredo tem um grande volume de campanha em todos os municipios em que ele tem apoio ! ele Saira bem votade de codó!

  60. se depender das festas nos finais de semana que o nonato aragão está dando em sua fazenda lá em viana ele está eleito pelo menos os votos com trôco de cachaça ele tem.

    • se depender das festas nos finais de semana que o nonato aragão está dando em sua fazenda lá em viana ele está eleito pelo menos os votos com trôco de cachaça ele tem. [2]

      Deve ter só esses votos de cachaça mesmo! uahsuahsuahs! A banda do Coroadinho que tá com ele é só por dinheiro! Filho ingrato!

  61. Meu caro Marco,
    Me responda : quantos votos precisaria um deputado do PTdoB e do PP para terem sua eleição garantida?
    Vou aguardar a resposta.

    resp.; Eu já respondi a esta eprgunta muitas vezes. Mas vamos lá: O partido ou colgiação precisa ter 75 mil votos. Tendo estes votos, quem for o mais votado da colgiação, se elege. Pode ter 1 mil, 10 mil ou 20 mil, não importa.

  62. marcos e francisca primo será a primeira do PT? com mais ou menos quantos mil votos?

  63. Como é que é a estória Marco, o verbo haver aparece “apenas” nos casos que retratam tempo pasasado?
    Deixa disso cara , sempre HAVERÁ espaço para se utulizar o verbo no tempo futuro até porque o verbo haver EXISTE para isso.

    resp.; Estou falando neste caso epecífico. Não seja idiota! Voc~e sabe que se trata de questão específica levatanda pelo comentarista.

  64. e o ARAUJO NETO DO (PT DO B DE CODO) TEM ALGUMA CHANCE DE SE ELEGER?

    resp./; Já respondi mil vezes: não!

    • Mas entre os 4 provavéis da lista a concorrência é muito forte, Alberto Franco, Chico Gomes, Manoel Ribeiro, Edilásio Junior, Arnaldo Melo, Magno Bacelar e Jura Filho. Acha mesmo que ele está a frente desses nomes ou ao menos entre os 4?

  65. PQ NÃO ÉS MILIONÁRIO ? JOGUE NA MEGA, MEU CARO DEIXE O JORNALISMO…

    Resp.: Não faço apostas, minha querida. Faço análises. Análises baseadas em critérios objetivos e científicos. Nãoa credito em sobrenatural, em bobagens do tipo religiosas. Creio na Ciência, trabalho com as pedras da realidade. Quamnto à riqueza, tenho o suficiente para viver com dignidade. Eu e minha família.

  66. Marly Abdalla será primeira colocada na chapa dela, ela vem com uma votação bem volumosa, serão 22 mil votos para garantir a eleição de Marly Abdalla

    • Pois então ela vai ter que se contentar, talvez, com a segunda colocação. A Priscylla 70800 terá, no mínimo, 30.000 votos. É só esperar.

  67. Naquele último prognóstico, Nonato Aragão sequer aparecia na lista dos prováveis elitos! Como é que agora ele já tá ELEITO? Tu só pode tá sabendo de algum esquema barra pesada…

    resp.; Ele ampliou bastante sua votação nas últimas semanas. Estes prognósticos se baseiam na metodolia explicada no texto. E é assim que ocorre.

    • É por que tu não conhece a situação dele lá em Viana!!! Lá me disseram que ele é odiado! Essa é uma das bases dele que ele não tá bem…te informaa!!!

  68. Com o Afonso Manoel na briga concordo com sua lista,quero dizer do Joaquim,esse sim sabe tudo de politica!!!Na eleicão passada o Afonso teve nas urnas o reconhecimento do grande trabalho feito pela saúde do nosso estado pela sua esposa,para essa ainda tem o reconhecimento de muitos e principalmente do grande trabalho feito junto com a igreja catolica!!abs

    resp.; Afonso não se elege, meu caro. Não adianta insistir.

    • Mãe Dina Afonso Manoel vai surpreender você e muita gente …dia 4 de outubro conversaremos

      resp.: É claro que sim: a eleição dele será mesmo uma surpresa. Porque, se não houver surpresas, ele está fora.

      • Gilberto Ferreira disse: “(…) Na eleicão passada o Afonso teve nas urnas o reconhecimento do grande trabalho feito pela saúde do nosso estado pela sua esposa (…)”

        Tá de brincadeira, rpz?!? o ‘trabalho’ que a esposa dele teve foi liberar dinheiro da saúde pra tudo que há de prefeitura… isso sim foi o ‘trabalho’ dela… por isso ele foi o deputado mais votado em 2006, por causa desse “carisma”… hehehehehe
        Afonso Manoel tá morto e enterrado!

  69. “há dez dias”, Marco..

    resp.; Errado, meu caro. O verbo haver aparece apenas nos casos que retratam tempo passado. Ex.: “há dez diaz ocoreu…”; “há um ano”, etc… É o mesmo que “após dez dias…No tempo futuro, se diz extamente como está no título do texto: “a dez dias do pleito”, “a oitos meses da posse”, etc… É o mesmo qeu “faltando dez dias…” Você quis corrigir o que não sabe. e Errou.

    • Marco, você conhece Priscylla de Presidente Dutra? Você tem algum feedback sobre ela?

      Resp.: Não, não tenho?

      • Ela é candidata ao cargo de Deputada Estadual, número 70800. Inclusive por lá, Presidente Dutra, ela apoia Paulo Marinho Jr., por isso que ele ‘lidera’ por lá. Ela está com força, mas creio que não irá conseguir ser eleita. Afinal só duas cidades a apoiam, em peso, que são: Presidente Dutra e Tuntum.

      • Engano seu, ela dominou toda a região: P.Dutra, Tumtum, Eugênio Barros, Filomena, S. José dos Basílios, Gov. Luiz Rocha, S. Domingos, Graça Aranha, D. Pedro, Joselândia, Gonçalves Dias … são mais de 18 cidades no entorno de P. Dutra. Toda a região foi contagiada pela grito de campanha “Deputado de Fora, Tô Fora”.
        Esta garota está arrastando multidões por onde passa.

  70. marco, priscylla sá do PT do B tem tirar quantos votos pra ter chances??? um abraço

    Resp.; Acima de 25 mil.

    • Entao meu amigo deça, Priscilla concerteza será eleita, porque só em Pres. Dutra ela tem mais de 13 mil votos e nas 16 cidades vizinhas ela tira 12 mil votos, uma media de 750 votos de uma cidade pela outra, fora o pinga pinga de todo o maranhao.

      • meu caro afonso axo que vc nao sabe do que esta falando ou nao conhece a cidade de presidente dutra e a regiao, o municipio de presidente dutra nao tem espaço eleitoral para essa menina ter este potencial de votos, na cidede de presidente dutra levando em concideração as eleições anteriores deve atingir a faixa de 18.000 a no maximo 20.000 votos validos, e la tem varios candidatos sendo votados onde no minimo quatro deles tem apoio politico de lideranças locais e serviços prestado la, e o pai da nenina esta sem lideranças na cidade e na eleição passada nem conseguiu eleger o irmão a veriador, ela nao tem condições alguma de tirar esta votação la e nem nas cidades vizinhas, ela é “candidata de fogo de palha ” ela con muita sorte e um pouco de dinheiro pra gastar talvez tire 2.500 em presidente dutra.
        NÃO AJUDE A MENTIRA CRESCER PQ DE 3 ESTAR CHEGANDO E OS MENTIROSOS VAO SER DESMASCARADOS!!

      • Olho gordo, você não conhece nada. O pai dela na eleição passada tiro mais de 14.000 votos e desses, mais de 8.000 só em P. Dutra.
        As pesquisas apontam Priscylla com mais de 63% de intenções de votos em P. Dutra, o que corresponde a mais de 14.000 votos válidos. Pegue a agenda da listel e ligue aleatoriamente para qualquer número de telefone dessas cidades e faça uma consulta.
        Cara, você deve ser parente de algum político de P. Dutra e não tá aguentando a surra de votos que essa garota está dando em vocês.

  71. CREIO QUE ARNALDO MELO TAMBEM SEJA UM DOS BEM VOTADOS NESTA ELEIÇÃO,POIS AQUI NA REGIAO DO ALTO TURI ELE TEM O APOIO DO POVÃO DE SANTA LUZIA DO PARUÁ EM PESO, (GRAÇAS A LUTA DE DRª EUNICE,HAROLFRAN,DONA CONCITA E VARIAS LIDERANÇAS DO MUNICIPIO QUE ESTAO EMPENHADAS EM FAZER COM QUE ELE SAIA DAQUI COMO O MAIS VOTADO), A DE PRESIDENTE MEDICE,GOV. NUNES FREIRE, BOA VISTA DO GURUPI,ISSO FORA A REGIAO QUE ELE É BEM VOTADO QUE É A DO SERTAO MARANHENSE.

  72. Caro Marcos, quando vai sair a lista dos possiveis federais…
    estamos no aguardo…

  73. Discordo da lista do PT o Mauro Jorge não vai conseguir se eleger não, porque no seu principal colegio eleitoral está muito fraco, principalmente em Lago da pedra e Lagoa Grande do Maranhão. sem chance para ele nessa eleição conheço a realidade da população dessas duas cidades…. mesmo com o apoio do prefeito em Lagoa Grande…

    resp.; Então aguarde e confira na eleição.

  74. CARO D’EÇA,
    faça um prognóstico para Deputados Federais!
    Grato.

    • MEU AMIGO, VC É TRISTE!!! EU APOSTO A VIDA DO ROSENGANA SE ESSA LISTA SE CONFIRMAR EM PELO MENOS METADE!!
      SE FOSSE ASSIM NEM PRECISARIA FAZER ELEI~ÇÃO!
      KKKKKKKKKKK
      POSTA SE TEM CORAGEM

      resp.; Mas o qeu a vida de Roseana tem a ver com isso? Porque você não tira uma cópia e confere no dia da eleição? Não mais fácil doq eu ficar falando baboseiras?

    • roubando o que roubou 65 mil votos é pouco! Ah, é ?! o candidato é muito pesado e o nome é de difícil penetração nas camadas da população

      • César Pires é um dos nomes mais leves que existe, não faz uma campanha milhonaria e é super atencioso com suas lideraças e prefeituras.
        abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *