16

Pesquisa Escutec: ninguém pode comemorar…

Nem Jackson nem Roseana têm certeza dos números desta eleição

Os números da pesquisa Escutec/O Estado do Maranhão, divulgados hoje, encerram uma sentença: nunca a eleição maranhense esteve tão estabilizada, engessada, amarrada até.

Se a candidata do PMDB, Roseana Sarney, não pode ter a garantia de que vence no primeiro turno, tampouco os seus principais adversários podem ter a certeza de que levarão a disputa para um segundo turno.

A margem que define a eleição em um ou dois turnos é tão ínfima que impede qualquer projeção.

A única certeza, revelada tanto por Ibope quanto Escutec: Roseana tem a maioria dos votos válidos, o que lhe asseguraria a vitória no primeiro turno – mas em um patamar tão pequeno que impede qualquer afirmação antecipada.

A última semana de campanha será decisiva.

Para a ganhar um ou dois pontinhos e consolidar a vitória, Roseana terá que apostar nos votos dos grotões – aqueles não alcançados pelos insitutos.

Os outros dois adversários terão que centrar fogo nos grandes centros, a fim de tirar pontos da própria governadora, sem interferir nos seus próprios potes de votos.

Só assim terão chances de levar o pleito para uma segunda rodada, ainda que não tenham convicção de quem será o adversário da peemedebista.

A eleição no Maranhão, portanto, deverá ser decidida no dia…

Leia aqui a análise completa da pesquisa Escutec/O Estado do Maranhão  

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Oligarquia não faz bem a ninguém. Todos os estados já deram um fim em suas oligarquias,até o Piauí cresçeu e muito pq há muito tempo ja renovou e continua renovando seus políticos.Não se admite o senado do maranhão ter sempre as mesmas múmias .Lobão há 16 anos ,cafeteira nem no senado não pisa. ta doente de tão velho que já é.Roseana já govenou 8 e mais 2 anos e sempre com as mesmas promessas que vai melhorar a educação.saúde, etc.Uma pessoa que vota em oligarquia mereçe sofre mesmo.temos que ver que eles ja governam há 45 anos e para mudar o maranhão é preciso tempo e paciença ,o governo jackson representava apenas uma transição para os próximos que viesse após eles.As mudanças viram com o tempo.Com novos modelos administrativos mas é preciso mudar ,renovar os políticos no maranhão,todos os estados mudam pq o maranhão não pode mudar?

  2. esses eleitores que não sabem o que é politica que defendem esses politicos do maranhão que são farinha do mesmo saco.essa oposição fajuta do ma não tem bagagem pra ganhar eleição e ficam falando merda pelos 4 cantos do maranhão.que o maranhão e isso é aquilo;por culpa do sarney que é oligarquia 40 anos no poder e um bando de abrobinha que nós ja estamos cansados de ouvir toda eleição.a oposição do ma não ganha eleição é porque é imcompetente e não tem estrutura no estado pra ganhar eleição,nao se organiza pra ganhar e chega na eleição ficam como bosta nágua sem rumo sem direção.cadê a FLM(frente de libertação do maranhão)o pior governo que o maranhão ja teve depois de Luis Rocha,foi o de Jackson Lago o velhinho como diziam,foi incompetente pra governar,colocou um bando de morto de fome pra arrombar os cofres do estado e acabaram com o governo do velhinho imcompetente,não tinha saúde,segurança botaram uma burra pra ser secretaria de segurança e o que se viu foi um maranhão falido e sucateado na segurança em todo estado,com uma policia sem condições de trabalhar,sem viatura,asaltos a banco toda semana e todo dia em são luis o numero de homicidios crescia a cada dia o estado do maranhão estava se transformando num verdadeiro faroeste americano.A educação com a pior greve de professores de todos os tempos com a aplicação da lei do cão que acabou com os servidores públicos do maranhão.e esse governo disgraçado qu o povo do marasnhão quer de volta.tenbho certeza que o eleitor consciente não vota em jackson e nem flavio dino que fez parte do governo de jackson lago tambem,quando apoiou o governo jackson na lei do cão.vcs da oposição deviam ter a competencia pra ganhar do sarney no maranhão com trabalho,assim como ele faz a vida toda,trabalhar pelo maranhão e se tem o que tem hoje ,é porque teve competencia pra isso,todo maranhense devia ter orgulho do sarney ois o cara é respeitado no mundo todo,aonde chega é reverenciado como um grande estadista e homenageado pelas grandes universidades do mundo.vcs da oposição devem ter menos inveja do sarney e procurar se organizarem pra ganhar eleição,senão vcs vão apanhar todo vez da sarneizada que soube muito bem aproveitar a inteligencia desse politico que ja está na história do mundo.

  3. ROSENA VAI GANHAR DE PRIMEIRA O INTERIOR GOSTA DA ROSEANA E O MARANHÃO TEM ATRASO FOI POR IMCOPETENCIA DOS PREFEITOS QUE NÃO SOUBERAM ADMINISTRAR SUAS CIDADES.

  4. Marco, para uma análise mais contundente de seu ponto de vista, alguns fatores não são tão favoráveis a você, senão vejamos:
    1. Por esta pesquisa a eleição seria decidida no primeiro turno com 50,4% dos votos válidos, não é? Mas, e a margem de erro? Isso transforma esta certeza em dúvida.
    2. A trajetória descendente da Governadora, com perda contínua de 1% percentual em média a cada pesquisa, a coloca mais uma vez em desvantagem com relação a margem de erro. Numa análise lógica seria mais fácil o erro para maior no percentual apresentado (50,4%) do que para menor, ou seja, muito provavelmente a Governadora terá que se contentar com um segundo turno.

  5. Com certeza a ESCUTEC não ouviu os advogados dativos de todo o Estado do Maranhão. Se a candidata depender dos mesmos, que não recebem seus honorários desde 2006, será que iria para o 2º turno?

  6. ESCULTEC, tu veio aki na cidade de Imperatriz , nao veio, vcs apaixonados da Rosegana aki em Imperatriz ela até conquistou dez vereadores caras de pau, para apoiar ela, mais os eleitores posso até afirma por cima que 85% é certeza que nela não vota.

  7. Os números são claros, e se colocados em gráfico demostram tudo.
    Resposta a: GERALDO SANTOS
    15 – Em queda, não se pode dizer queda livre, mais em queda…..para sentar-se de novo no palácio dos leões.
    12 – estabilizado………no STF….pela idade, a pressão está sendo monitorada.
    65- subindo, lentamente mais subindo…..nas costas de Dilma e descendo com o Zé-Cueca
    16 e demais – aquia está, por incrivel que pareça, a chave para desembabalhar a incógnita do presente pleito..claro, a chave no nº. 6 -1= 5% de vantagem no 1º turno p/0 15

  8. Marco, essa foto diz tudo. Esse Senhor que esta do lado da governadora que será eleita de forma esmagadora é um grande oportunista. Não é ele que diz que a oligarquia está no poder a 40 anos? E os cinco anos de Zé Cueca e os dois e meio dele e do seu bando? Na hora que ele precisou da oligarquia ele soube erguer uma taça de champanhe para se eleger prefeito quando Roseana tinha quase 80% de aprovação do seu governo. O oposição suja, sem escrupulos e sem vergonha na cara. Ainda existem pessoas que vota num senhor desse que não tem vergonha na cara. Acho que esses comentários todos aí são de uma unica pessoa porque não acredito que a população do Maranhão seja tão inocente ao ponto de ainda acreditar nas balelas desse grupo que só soube meter a mão nos cofres públicos.

  9. e agora marco pelo visto vc virou vidente pois ja esta entregando os pontos. um conselho amigo procura arruar as malas que e melhor pois essa eleição roseana pode ate ganhar mais é no tapetão quer apostar

  10. aqui em tuntum roseana DEIXOU a saúde na miséria, ( RICARDAO TIROU TODO RECURSOSe)E AÍ SÓ mpregados demitidos, quebradeirA NO COMERCIO. AGORA VAMOS DÁ O TROCO

  11. aqui em tuntum roseana a saúde na miséria, empregados demitidos, quebradeirA NO COMERCIO. AGORA VAMOS DÁ O TROCO

  12. roseana já era! aqui na região cocais os prefeitos só estão esperendo segundo turno para debandar para flávio dino que é municipalista

  13. Os números são claros, e se colocados em gráfico demostram tudo.

    15 – Em queda, não se pode dizer queda livre, mais em queda…..
    12 – estabilizado………
    65- subindo, lentamente mais subindo…..
    16 e demais – aquia está, por incrivel que pareça, a chave para desembabalhar a incógnita do presente pleito……

  14. Ninguém pode comemorar, mas tem gente que já está vendo o trem descer a ladeira.

  15. Aquele outro candidato, prezado Marcodeca, ele inventou uma aqui ontem em São Bento, ele veio de Viana, com José Reinaldo, a comitiva com seus 30 carros, de filhos de ex-prefeito de Pinheiro, Zé Genésio, 4 carros. O Juiz esperto inventou esse arrastão de carros, passando por S. João Batista, conseguiu por lá mais 6 carros, passou por São Vicente conseguiu mais 10 carros, passou por Bacurituba e conseguiu mais uns 5 carros, foram os carros de luxo (várias Hillux) da família e amigos de Zé-Reinaldo somam mais 15 caros, chegando aqui em São Bento. Leia o comentário do site http://www.saobentoma.com

    A GRANDE ESTRATÉGIA DE FLÁVIO DINO E SUA COMITIVA – UM ARRASTÃO DE CARROS DE VÁRIOS MUNICÍPIOS PASSOU EM SÃO BENTO PARA IMPRESSIONAR NOSSO POVO 22/09/10.
    NÃO IMPRESSIONOU NEM OS JOVENS ESTUDANTES DE SÃO BENTO A ESTRATÉGICA DE FLÁVIO DINO.
    Esta estratégica é diferente a do Flávio Dino. Para mostrar que tem muitos seguidores na baixada, mostrando que tem voto por aqui. ele achou uma maneira DE IMPRESSIONAR POR ANDA PASSA. Veio da cidade de Viana, passando por vários municípios, como S. João Batista, São Vicente de Férrer, Bacurituba e por último em direção a cidade de Pinheiro onde fará seu comício hoje a noite. Chegando aqui em São Bento por volta das 16:45hs. Por onde passou veio trazendo alguns carros, e aí a fila foi engrossando até chegar aqui. Mais nós conferimos: 22 carros eram de São Bento, 5 carros eram da família de José Genézio, a Comitiva em si, com Zé Reinaldo – ex-governador mais uns 10 carros, entre Hillux e outros de luxo, mais os carros do próprio candidato Flávio Dino e seus amigos mais chegados somando-se uns 20 carros, os restantes perfazendo um total enfileirado de 86 carros no total, eram o que ele trouxe dos municípios onde ele passou. Assim é fácil, mostrar que suas carreatas são grande, num verdadeiro engodo que queriam pregar no povo sambentuenses. Mais esta manobra deste juiz foi por água baixo do Rio Pericumã. Bem pensado esta estratégia deste candidato do PCdoB. Deram umas duas voltinhas pelas ruas de nossa cidade, levantando a mãos aos sambentuenses curiosos de plantão, bem no horário da saída dos alunos das escolas que a estes quis se juntar para induzir que estes estudantes estavam com eles. Mais na verdade eles que passaram pelos alunos que acabaram de sairem das salas de aulas neste horário. Observem no vídeo que os alunos vinham pela calçada e nem bola estavam dando a este arrastão. Eta esperteza deste candidato! Mais não pegou porque já somos vacinados contra estes truques eleitoreiros. Comício que era bom não teve coragem de fazer porque era um risco que corria. Pois se descessem dos carros, dos 86 conferidos, o povo logo notaria esta farsa. Só pessoas de outros municípios e de São Luis. NÃO COLOU FLÁVIO DINO esta manobra. Invente outra mais original e não tenha medo do povo sambentuense. Porque da última vez, seu discurso foi no Clube União Operária, onde poucos compareceram, isto aconteceu no mês de agosto deste. Veja este vídeo do pequeno grande arrastão de carros de Flávio Dino pela baixada maranhense.
    Veja o vídeo relacionado a esta matéria em GALERIA DE VÍDEOS – no rodapé deste SITE http://www.saobentoma.com
    Fonte: OJSB em 21-09-2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *