8

Debate: torcidas fazem festa democrática em frente à Mirante

Roseanistas agitam bandeiras em frente à Mirante

Torcedores dos candidatos Roseana Sarney (PMDB), Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (PCdoB) estão desde o início da noite em frente ao prédio do Sistema Mirante, em uma festa de espera dos participantes do debate, marcado para as 22 horas.

Torcedores de Flávio Dino na chegada ao local

A reunião das torcidas transcorre em clima de absoluta alegria e paz, com militantes dos três candidatos se divertindo juntos.

Jackistas procuram lugar para se posicionar na Mirante

Diferente daquele clima de 2006, quando a tensão marcava qualquer reunião dos dois candidatos na disputa do segundo turno.

Os primeiros a chegar foram os torcedores de Roseana. Em seguida, os flavistas se posicionaram próximos.

Por volta das 19 horas, a militância de Jackson Lago chegou de uma caminhada pelo bairro da Ilhinha, nas próximidades da Mirante.

A previsão é que os candidatos só comecem a chegar por volta das 21 horas.

Além de Roseana, Jackson e Flávio Dino, vão participar do debate os candidatos Saulo Arcangelli (PSOL) e Marcos Silva (PSTU).

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. quando roseana assumiu o mandato do ex governador jacksom ela fez muito pelo povo e vai fazer mais eu votei em roseana i sempre vou votar

  2. Caro D’Eça e Gleyser Azevêdo,
    considerando que para fazermos uma escolha é necessário FUNDAMENTALMENTE uma análise dos diversos cenários apresentados; podemos concluir que, em um SUFRÁGIO; só podemos votar nos personagens que nos são apresentados. Diferente disso, só nos resta anular o voto, e aí, não estaremos exercendo a verdadeira cidadania. Se existem outros personagens que gostaríamos de vê-los partícipes deste processo; mas, estão no anonimato, paciência; não poderão receber NENHUM voto.

    No caso do Maranhão, temos 3 personagens principais, candidatos ao governo: Roseana Sarney, Jackson Lago e Flávio Dino. Dois destes, já estiveram no comando e não mudaram o rumo do nosso estado. Continuamos sendo, o estado mais pobre do país; o campeão em analfabetismo na faixa etária entre 8 e 9 anos (Quase 40% das crianças do estado nessa faixa etária, não sabem ler e escrever, enquanto a média nacional é de 11,5%); Temos a 2ª MENOR expectativa de vida entre os brasileiros: 67,6 anos. A média do Brasil é de 72,7 anos. enfim….

    Temos que focar em nosso estado, a POLÍTICA DE RESULTADOS. A cada dia que passa nossos políticos estão cada vez mais DESPREPARADOS. É como afirmei em um dos inúmeros artigos que escrevi: “na campanha política leva a melhor o candidato que demonstrar ser mais ator. Na vida real para se ter sucesso é necessário ser mais gestor”.

    O fator preponderante na decisão de um voto não deve ser se o político é arrogante, fala pouco, fala muito, é mau filho; é isso ou aquilo. Logicamente é um complemento desejável e acessórios que o ajudarão no desempenho de suas atribuições como homem público; mas, não decisivos. Exemplo: O que o Maranhão ganhou de resultado concreto com a Roseana Sarney gostando de carnaval; fazendo assistencialismo descabido e, o mais importante não o fez: DESENVOLVER O NOSSO ESTADO????

    Portanto, caro leitor; temos que parar de modelar as candidatos e procurar enumerar erros e acertos, muitas das vezes descabidos ou banais. Gleyser, você nunca adentrou em um determinado recinto e esqueceu de dar um bom dia, boa tarde ou boa noite?? nunca tratou alguém com uma certa arrogância, depois de uma discussão banal?? Se sua resposta for negativa; você estará faltando com a verdade.

    Portanto, cara Gleyser, políticos, candidatos etc. são acima de tudo seres humanos. O que interessa é o conteúdo da sua proposta e a identidade que este candidato tem junto à sociedade. Se realmente estamos querendo mudança, só a teremos com FLÁVIO DINO – 65; pois Roseana e Jackson, nada fizeram.

    Convido você e o D’Eça a entrarem nessa corrente de mudança; por um Maranhão melhor.
    FLÁVIO DINO – 65 dia 3 de outubro.

    Grande abraço.
    Leoncio Lima

  3. Caro amigo, aquele candidato já tem nome ?

    Resp.: Voltou a ter quando agrediu uma mulher. Pra que todos saibam quem é ele.

  4. SERÁ QUE O FLAIO DINO HOJE VAI DIZER QUE É AMIGO DE ZÉ REINALDO(OPERAÇÃO NAVALHA); COUTINHO DE CAXIAS; JACKSON LAGO DA FICHA SUJA; RIBAMAR ALVES (OPERAÇÃO SANGUE SUGA); MARCELO TAVARES; ALEXANDRA TAVARES(QUE CHAMOU O MARANHAÃO DE TERRINHA DE POVO BURRO); ALTEMAR LIMA (AQUELE QUE CORTOU O SALÁRIO DOS PROFESSORE PELA METADE QUANDO FOI SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE ZÉ REINALDO E SEGUNDO CONTAM POR ESSAS BANDAS É INIMIGO DA PRÓPRIA MÃE… É EESPERAR RPA VÊS E ELE DIZ ISSO NO DEBATE, BOM SABER QUEM VAI GOVERNAR E TAMBÉM MELHOR SABER QUEM SÃO OS AMIGOS DO QUE QUER GOVERNAR.. COMO DIZ A BIBLIA “DIGA COM QUEM ANDAS QUE DIREI QUEM ÉS”, VAMOS LÁ FLAVIO TÁ NA HORA DE DIZER A VERDADE A MUDANÇA QUE VC FALA DEVE COMEÇAR COM A VERDADE E DIZ TAMBÉM QUEM PAGOU PRA VC SE ELEGER DEPUTADO FEDERAL… ABRAÇOS E DOMINGO TÁ CHEGANDO.

  5. Não sou partidário de Roseana. Não sou partidário de Jackson. Não sou partidário de Flávio Dino. Mas isso não me impede de tentar fazer uma análise da situação. Prometo, imparcial:

    1. Roseana já foi Governadora durante 3 ocasiões (ou 2 e 1/2, levando em consideração que assumiu este último mandato pela metade). O Maranhão em suas gestões pouco evoluiu. É representante de um grupo político que se mantêm no Poder (Estadual e com influências no Plano Federal) há 40 anos em média. Um grupo desgastado, cansado, que não agrega nada de novo. Se eleita, qualquer leigo conseguiria “chutar” com precisão, pelo menos, 50% dos nomes que representariam a composição do seu secretariado. Seu nome é ligado a diversos escândalos e agrega em seu grupo diversos nomes políticos que são ligados a outros escândalos ou a situações um tanto vexatórias (Ex: Jorge Murad = Escândalo Lunus / Usimar / Pólo de Rosário… ; Ricardo Murad = Passou anos denominando a Governadora com adjetivos impublicáveis e hoje é seu defensor. Que contraditório… ; Edinho Lobão = 30%? [para bom entendedor…]; João Alberto = Governo 90% honesto. Autor da frase “O povo do Maranhão gosta de viver em casas de taipa. É cultural”; Fernando Sarney = sem comentários…). Roseana Sarney é um nome cansado, não agrega nada de novo. Herdou do pai a característica de “camaleão”. Muda de lado de acordo com a conveniência política;

    2. Jackson Lago passou anos combatendo a família Sarney. Seus êxitos foram apenas esparsos, pois somente obtia vitórias na Capital do Estado, para o cargo de Prefeito. Comparando sua campanha de 2006 com a atual, percebe-se que o volume de mídia e inserções de seu nome diminuiu substancialmente. Isto se dá porque em 2006 tinha apoio financeiro do Governo do Estado, através do Governador José Reinaldo Tavares. Hoje, sem a “máquina” do Estado nas mãos não se vê pelas ruas nem mesmo carros de som. Isto não é coincidência, é falta de dinheiro mesmo. O que nos leva a concluir que é óbvio que na campanha passada houve injeção de recursos públicos em sua campanha. Acho que até um adolescente sem muita formação política pode concluir isso. De posse do Governo do Estado realizou algumas boas ações, isso é inegável, principalmente na área da educação. Mas seu Governo não possuía unidade. Loteou as secretarias entre os partidos e os oposicionistas à família Sarney que o apoiaram na campanha. Sentou na cadeira, “dormiu” e os chamados “balaios” começaram a fazer a festa. Os verdadeiros Governadores eram, na verdade, Aderson Lago e Aziz Santos. Que, por sinal, hoje são homens ricos. Só um panaca não enxerga isso. Nos últimos dias de Governo, pouco antes da cassação do mandato de Jackson, ordenaram milhares de pagamentos e repasses de verbas a Secretarias de Estado e a fornecedores. Isso é informação pública, divulgada aos quatro ventos. Com que intuito? 30%, 40% ou 50%? E o Sr. Weverton, o que tem a dizer sobre o Ginásio Costa Rodrigues? Aquela imoralidade pública está lá, inacabada no meio do centro da Capital, para quem quiser ver… O grande problema de Dr. Jackson é esse. Senta na cadeira e deixa os outros mandarem. O cargo de Governador é apenas um troféu. As ordens mesmo sempre serão dadas pelos “auxiliares”. Isso o Maranhão já conhece de sobra e não merece;

    3. Flávio Dino, Deputado Federal, jovem inteligente e esforçado, brilhante Juiz Federal, honesto e justo. Possui um excelente e comprovado trabalho junto ao Congresso Nacional, principalmente no que tange à melhoria das Leis Nacionais (Penais, Processuais Penais) e aumento da infraestrutura do Poder Judiciário Federal, Estadual e Trabalhista, além de ter sido grande defensor das causas dos servidores do Judiciário. É o único que pode ser intitulado como “nome novo” e que pode agregar a tão esperada mudança no Estado do Maranhão. Sem dúvidas, possui boas propostas e novas idéias. Mas, como todo ser humano que adentra no nosso atual sistema político, também possui seus podres. Preliminarmente, é conhecido como senhor da razão, prepotente e arrogante. Quando candidato a Prefeito adentrou em elevador do prédio da Justiça Federal da Capital e não falou com as pessoas do recinto. Uma delas dali comentou imediatamente que agora votaria no outro candidato só por aquele gesto de arrogância e antipatia. Há vozes correntes por todo o Estado que afirmam que, se eleito para qualquer cargo Executivo, mostrará sua face autoritária e centralizadora. Típico de quem já teve um dia o poder de julgar semelhantes cotidianamente. Além disso, é importante frisar que “dormiu Juiz e acordou Deputado Federal”. Como? A resposta é simples. Acordo político com o então Governador José Reinaldo Tavares e o Prefeito de Caxias Humberto Coutinho. Sua campanha teve apoio financeiro e de outras espécies dos dois. Até um poste se elegeria Deputado nessas condições. Ou seja, o primeiro “empurrão” veio justamente de vertentes espúrias, de práticas repugnantes. Hoje possui muitos votos. Mas duvido que os conseguisse na eleição para Deputado Federal se não tivesse o apoio do Governo da época e da Prefeitura de Caxias. Sem falar que hoje pede votos para pessoas do seu partidos ligadas a escândalos no passado (Ex: Ribamar Alves = sanguessugas; Luciano Genésio = filho do ex-Prefeito de Pinheiro José Genésio e que dispensa comentários; José Reinaldo e Alexandra Tavares = sem comentários). E ainda fala em transparência e honestidade na política;

    É isso aí caro Marco Aurélio. Maranhão, Maranhão. Terra boa, mas sem muita opção…

    Resp.: Excelente sua análise. Peço, inclusive, permissão para usá-la, eventualmente, em um post. Com a citação da fonte, claro.

  6. IIIII rpz!! Depois do debate você vai ter muito trabalho defedendo Roseana.

  7. Alguém já viu o vídeo do luis cardoso roubando na enquete pra favorecer o flavio dino, só foi milzinho; e da pra acreditar em alguma pesquisa desse cara.
    E o engraçado que parece que o vídeo veio do vietnan, deve ser briga de comunistas.
    Eis o vídeo, depois de 1m e 25s dão uma anabolizada nos votos dele.
    http://www.4shared.com/video/bGmSLKKd/flv_2_min.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *