17

A voz das ruas sobre o debate…

Este blog tirou a média dos mais de 50 comentários nos três posts sobre o debate, filtrou paixões, recalcques, mágoas e ressentimentos, e publica, abaixo, a síntese do que entende ser a voz de todos os que participam aqui, manifestada por três opiniões distintas:

Primeiro, o leitor que se identificou por Menahen, de Imperatriz: 

Resumo da ópera: Roseana – Nervosa, aflita, mal-assessorada. Porém, conseguiu se defender com alguma eficácia, como bem voce destacou. Entretanto, foi melhor do que se ela tivesse preterido o debate.

Flávio – Professor de Deus, mesmo…. Ainda assim, pode ter angariado muitos votos ali.

Jackson – Vai pra casa, Padilha! – cheguei a comentar lá em casa. Discurso velho, surrado, vitimizador….. Enfim, o mesmo de sempre. Foi muito bem encurralado pelo Saulo

Saulo – Ultra-esquerda, sim, mas com conteúdo e preparo. Gostei das intervenções dele no debate. Só escapou o Marcos Silva.

Marcos – Discurso tão velho e ultrapassado e idealista desse extremo esquerdista!!! Sei que o Maranhão possui ainda várias dificuldades, porém as propostas de Marcos Silva são mais retrocedentes do que as de Jackson Lago.

Resultado: quem já sabe que vai voltar em qualquer um dos cinco, não mudará o seu voto. O máximo que pode haver ocorrido ali foi o Flávio Dino ou o Jackson Lago ter conquistado alguma coisa entre os indecisos. Afinal, ainda teremos as pesquisas IBOPE, ESCUTEC, DATA MÉRITA, OPINARE, etc. para aferir isso.
Por último, hoje é do dia D do Ficha Limpa. Ou vale ou não vale, independentemente das boas intenções da Lei!!! Se valer, adeus Jackson e o PDT haverá de colocar a D. Clay para que os votos de Jackson sejam válidos, ao contrário do que ocorrera em 2002, inclusive relembrado pelo próprio JL ontem no debate.

Em seguida, a opinião da leitora identificada por Brava: 

Roseana se saiu bem no debate, para quem foi atacada de todos os lados.

FD teve um discurso muito técnico muita gente não entendeu o que ele disse, gesticulava muito, talvez para o povo entender através de mimica. Ao calar sobre o amigo HC, deu a entender que o dinheiro da Saúde de Caxias é desviado para FundaçãoHC.

Dr.Jackson teve o pior desempenho pq foi advertido diversas vezes, demonstrando que não respeita regras. Manteve a mesma choradeira de sempre pq foi cassado. Chato.

O MS aliviou para FD e JCK e bateu Roseana. Chega a ser engraçada suas idéias.
Quem roubou a cena foi o Saulo que constrangeu até o “professor de deus” quando falou da saúde de Caxias e o fez desconversar por duas vezes, deve ser pq ela financiou sua campanha a dep fed. daí amarelou. Quando falou da “lei do cão” colocou numa saia justa o JCK, que fez ele dizer que se tiver opotunidade faz de novo, já FD,surpreso com a acusação, pulou longe, negando que tivesse ficado contra os professores. Criticou o governo de Roseana, mas disse que Jck e FD, em alguns momentos da política do Maranhão, andaram lado a lado com os sarneys. Disse que JCK teve oportunidade e nada fez por SL durante 16 anos.

Por fim, Roseana teve oportunidade e não o fez, acusar ZR (governador), aliado de FD, do escândalo da Gautama.
Saulo pegou todos de surpresa e, foi quem deu emoção ao debate com suas perguntas desconcertantes -, esperava-se que ele poupasse FD e JCK , como fez MS.

E por último a avaliação de Dorgival Menezes: 

Marcos Silva (nota 5) É fraquinho. Teve oportunidade de fazer uma pergunta importante ao Jackson e não o fez (sobre o Ginásio Costa Rodrigues).
Roseana Sarney (nota 6) Até certo ponto aguentou a pressão, mas não é boa em debates.
Saulo Arcangeli (nota 7) fustigou os debatedores, mas não sabe qual é o plural de arranha-céu.
Jackson Lago (nota 4) Esqueceu-se de falar do Costa Rodrigues, quer fazer reforma agrária numa ilha onde nada se pode plantar e só se lembra do que fez quando foi prefeito.
Flávio Dino (nota 7) Claramente o mais preparado de todos para um debate, mas ainda assim deixou a desejar. Não respondeu sobre se agirá na saúde da mesma forma que faz o seu co-piloto Humberto Coutinho.

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. Caro Sr. Marcos, primeiro quero repudiar a atitude desse Sr. que se utilizou de frzes de baixo calão pra ofende-lo, e todos que frequentam o blog. com relação ao debate foi muito bom, serviu para orientar e tirar dúvidas, é claro que um simples debate não vai interfirir no resultado do pleito. porém, a eleição estar bastante apertada e creio que o debate levou Flávio Dino para o segundo turno. acho que Roseana não estava bem foi anulada e posta fora da discursão de propósito pelos outros, criaram uma estratégia para encurrala-la e isso a deixou bastante nervosa, pois é da natureza dela está sempre a frente das coisas não suporta ser interpelada, não tenho dúvidas que flávio Dino articulou essa situação e os outros embarcaram na dele, só que em um dado momento o saulo que estava se saindo bem, resolveu ir prar cima dos colegas e aí a coisa foi um pouco facilitada pra Roseana, penso que esse debate só fez mal pra roseana e jacksom Lago, pois Flávio Dino voou em céu de brigadeiro deitou e rolou, tudo que foi planejado por ele aconteceu, ele precisava de tempo na televisão pra mostrar que é o novo, que pode mudar alguma coisa, enfim, acho que o debate levou a eleição pro segundo turno, tudo por culpa de uma má postura e uma assessoria equivocada da Governadora. teremos que trabalhar dobrado pra vencer no segundo turno, porém, a vitória será mais saborosa.

  2. MENAHEN É MEU COLEGA DE TRIBUNAL E SERVIDOR ATUANTE NO NOSSO SINDICATO!!! MUITO BOM O SEU COMENTÁRIO!!!! REPRESENTOU BEM A CLASSE!!!!

  3. Congratulações pelo post que resume as ideias e impressões das pessoas sobre o debate. Gostei dos comentários sem paixões, um olhar mais crítico e insento sempre é bem-vindo. Gostei bastante do debate e foi pra mim uma surpresa ver o Saulo se destacando, Roseana se defendendo bem melhor, Marcos Silva que perdeu a oportunidade de confrontar Jackson sobre o Costa Rodrigues e Flávio Dino que ia bem, mas perdeu completamente o rebolado quando pressionado pelo Arcangeli sobre o aliado Humberto Coutinho. Dino fugiu da resposta e ainda se perdeu ao perguntar ao Marcos Silva sobre segurança pública, uma vez que ele já havia falado sobre segurança ainda no primeiro bloco do debate, tanto que Silva nem respondeu ao Dino e acabou falando de outras coisas. E Jackson foi o debator mais triste. Não respeitou o tempo pra perguntar e responder e queria por A+B que os outros candidatos comentassem sobre a injustiça que lhe fora imposta por meio da cassação de seu mandato. O discurso dele foi vazio, chato, repetitivo e fulgaz.
    Gostei mesmo desse debate e tentei olhar sem maiores paixões, com olhar crítico e para tentar decidir em qual deles devo votar. Percebi que um debate pode sim decidir votos entre indecisos: é uma arma poderosa!

  4. é triste se vê neste maranhão um debate caótico como aquele de ontem.vê 4 palhaço vestido de palitó pra só atacar a mulher que não faz outra coisa na vida que não seja trabalhar por esse estado.mas antes essa familia tivesse passado mesmo 40 anos no poder que o maranhão estariua muito melhor.mas,infelizmente nós tivemos quatro bostas no governo que nos deixaram em situação de miseria.ninguem fala em pedro neiva de santana,nunes freire,joão castelo,luiz rocha e zé reinaldo,eu pergunto qual deles é parente de sarney?bando de vagabundos sem vergonha procurem fazer pelo maranhão o que sarney ja fez,que foi da nome a esse estado.deixem a paixão pessoal e a inveja de sarney de lado e procurem se organizar pra ganhar eleiçao no maranhão.esse discurso fajuta de OLIGARQUIA SARNEY,ta manjado bando de morto de fome.desse jeito querendo ganhar no grito voces não vão chegar a lugar nenhum.eu não voto em roseana por ser a filha de sarney é porque toda vez que ela governa o maranhão se ve o amor que ela tem por sua terra.taí as inumeras obras espalhadas por todo o estado e por cima tem o apoio do maior presidente desse pais que é o sr,L U L A.PARABENS ROSEANA VOCE SE SAIU BEM DIANTE DESSES LOUCOS E APAIXONADOS POR SARNEY.oposiçãozinha do maranhão por favor procurem se organizar e fazer grupos politicos fortes como o nosso aqui de santa helena que vai batwer em voces de goleada.porque aqui tem prefeita que trabalha.venham conhecer santa helena pra voces verem o que é um banho de administração.povo do maranhão vamos com DILMA E ROSEANA para o brasil e o maranhão crescerem cada vez melhor.

  5. Prezado Marco,
    Na minha modesta opinião, o grande vencedor do debate foi o candidato Saulo do PSOL. Ele destruiu o Flávio Dino e o Jackson Lago. Com isso, provou que é o grande representante da esquerda para estas eleições. Roseana, por sua vez, foi muito bem, eis que a todo tempo era atacada de forma covarde e mesmo assim se manteve firme. Entendo que é uma grande covardia atacar o Sarney que não estava presente para se defender a fim de desestabilizar a candidata Roseana. Esses ataques ocorriam muitas vezes quando a Governadora nem ao menos estava fazendo uso da palavra. Esse tipo de covardia faz dela uma vítima e o povo adora votar em vítima. Dessa forma, creio que a Governadora deva ficar estável nas pesquisas. Abraço.

  6. OLHA, DEU PENA DE VER TODOS CONTRA UM, O POVO NÃO ACEITA MAIS AQUELA ACUSAÇÃO DE OLIGARQUIA QDO SABEMOS QUE TODOS OUTROS FORAM GOVERNANTES TAMBÉM E NADA FIZERAM. SE ALGUÉM TINHA DÚVIDA, AGORA É CERTEZA, ROSEANA FOI A MELHOR PORQUE É SIMPLESMENTE MELHOR MESMO. É 15, É ROSA GUERREIRA. FERNANDA

  7. Marco, indiscutivelmente que a governadora se saiu bem melhor que todos, já que souberam apenas tentar todos juntos contra a Roseana Sarney. Pra mim não resta dúvida que ela é a mais preparada, convicente e que tem as melhores propostas de governo. Meu voto foi ratificado ontem com o debate. Flávio sim demonostrou o tempo todo que estava sempre “viajando”, achando que o povo maranhense é bobo, espere e verá. Roseana conte conosco. Roberto

  8. Pelo que eu pude perceber Roseana como sempre nao ataca em debates, só se defende, os outros estavam lá para atacá-la e nao para mostrar plano de governo. Flavio Dino pensa que dirigir um estado é mesmo que dirigir um Tribunal onde o juiz faz o que quer e apóia amigos convenientes. Jackson com discurso ultrapassado e rancoroso. O destaque mesmo ficou com o Saulo mas sair-se bem em debate atacando é fácil, quero ver é se sair bem tentando se defender.

  9. (encaminhado pela terceira vez, pois prefiro acreditar que as outras vezes não foram publicada por problemas em seu blog).

    Deça, de qual debate você está falando? Nada disto que citaste foi visto pelos telespectadores! Menos…
    No debate, vimos uma governadora acuada com as acusações, nervosa com o tom dos questionamentos, sem conteúdo e repetindo seu chavão de governo de fazer mais. Pouco acrecentou nas respostas que deu e foi realmente muito atacada pelos demais.

    O candidato Flávio Dino mostrou firmeza em seus comentários, era nitidamente o mais tranquilo de todos e também o que mais teve chance de falar de como pretende fazer as melhorias na gestão pública, citando os erros do passado e os baixos índices hoje apresentados pelo Estado.

    O candidato Jackson Lago repetiu seu estilo padrão de discursos de que não conseguiu fazer mais por não ter tido o tempo necessário de seu mandato. Falou bonito mas, realmente, nada acrescentou. alternando entre bons e maus momentos na hora de defender sua atuação frente a prefeitura de São Luís.

    Os candidatos Marcos Silva e Saulo Arcangeli fizeram o seu papel de metralhadora ambulante contra os poderosos, sendo o Saulo mais articulado que o Marco.

    No meu ponto de vista, e de quase a maioria das pessoas que conversei, tiveram a seguinte leitura: a governadora foi fraca, o Flávio Dino mostrou desenvoltura e conhecimento, o Jackson Lago fez o discurso de sempre e os outros foram a graça do debate.

  10. Caro Jornalista,

    É TRISTE VER UM CIDADÃO QUE SE DIZ JORNALISTA IMPARCIAL, TENTANDO CRIAR FACTÓIDES PARA DESMERECER E DESQUALIFICAR AQUELE QUE ONTEM DEMONSTROU DE FORMA INEQÍVOCA SER O CANDIDATO MAIS TÉCNICO, PREPARADO E SERENO AO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO. É DISPARADO, APESAR DE JOVEM, UM DOS MELHORES POLÍTICOS QUE TEMOS EM BRASÍLIA, FATO ESTE QUE TANTO ORGULHA AO POVO MARANHENSE. COM O NÍVEL DE REJEIÇÃO QUE A SUA CANDIDATA TEM, HAVERÁ SEGUNDO TURNO E VIRADA NOVAMENTE, ONDE SERÁ DEMONSTRADA DE UMA VEZ POR TODAS QUE A USURPAÇÃO DO PODER DO POVO NAS ELEIÇÕES DE 2006 FOI UMA ATITUDE INJUSTA E EQUIVOCADA PROMOVIDA PELO PODER JUDICIÁRIO. E AGORA? A GOVERNADORA BIÔNICA PERDERÁ A ELEIÇÃO PUXANDO A BARBA DE LULA , COM APOIO DE MAIS DE 200 PREFEITOS, E ESTANDO NO COMANDO DA MÁQUINA GOVERNAMENTAL.SERÁ QUE ELA TERÁ CORAGEM DE IR AS INSTÂNCIA JUDICIAIS PARA INVERTER A VONTADE DO POVO NOVAMENTE?

  11. Flavio Dino perdeu a grande chance de conquistar os votos dos indecisos.
    1-Perdeu no debate para o candidato Saulo que desmascarou quem ele tenta esconder.
    2-Não foi direto nas respostas.
    3-Falou em gastos de propaganda do governo Roseana e gasta uma fortuna com propaganda de campanha que quem paga vai querer receber em dobro.
    4-Trocou cortesias e apoiou as idéias de Jackson revelando que não existe nada de novo em suas idéias.
    5-Confirmou que teria dito que Humberto Coutinho seria seu co-piloto tentando dar outra conotação elogiando o modelo desastroso de Caxias.
    6-Não enfrentou ninguém e quando foi atacado recuou.
    7-Não se mostrou transparente, parece esconder ou ter vergonha dos seus aliados.
    8-Não perde a mania de discurso elitizado esquecendo que ali não é sala de aula e que teoria é totalmente diferente de pratica.
    9-Não convenceu nem mesmo a si próprio, pois ficou trocando figurinhas com Jackson e deixou o álbum com Roseana.

  12. DURANTE O DEBATE PERCEBI QUE O MARCOS SILVA É MAIS PATETA DO QUE EU IMAGINAVA, O DR. JACKSON É DE FAZER PENA O VELHINHO TEM QUE IR P/O PIJAMA , ELE É UM BOM VELHINHO E TEM SERVIÇOS PRESTADOS A POPULAÇÃO MERECE RESPEITO, O SAULO BRILHOU NO MOMENTO DAS DENUNCIAS QUE VEZ AO (S O N S O ) DO DINO BANDEJEIRO DE HUMBERTO COUTINHO, JÁ A GOVERNADORA COM FIRMESA RESPONDEU AS PERGUNTAS FUNDAMENTADA EM DADOS OFICIAS COMO TAMBEM SOBE SAIR FORTALECIDA E VIVA DA JAULA DOS LEÕES…..

  13. (…)

    Resp.: Seria mais elegante de sua parte dizer tudo isso pessoalmente.

  14. continuo dizendo galeraaaaaaaaa so tem babão nesse maranhão por isso o maranhão naum muda….
    bando de fela da putaaaaaaa….
    so sei que voto em qualquer cadidato menos na roseana sarney…
    40 anos de poder e o maranhao uma merda soe quando entra alguem pra mudar ela quer tirar a força…

    meus pesames mas o dono desse blog é um pau nu cu..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *