19

Os cinco cenários da eleição…

A rigor, há apenas quatro cenários possíveis nas eleições de domingo, a maioria deles ligada diretamente à situação do ex-governador Jackson Lago (PDT), cujo registro ainda depende de confirmação no Tribunal Superior Eleitoral:

1º CENÁRIO – ROSEANA VENCE A ELEIÇÃO NO PRIMEIRO TURNO
Neste caso, a eleição estará decidida, nada mais havendo a fazer. Esta possibilidade deverá ser confirmada ou afastada, definitivamente, nas pesquisas a serem publicadas de hoje até sábado. Por enquanto, é uma indefinição. Nada mudará também se ela vencer no segundo turno.

2º CENÁRIO – ROSEANA VAI PARA O SEGUNDO TURNO COM JACKSON LAGO
Neste caso, o segundo turno só acontecerá se Jackson for absolvido pela Justiça Eleitoral ou – no caso de recurso extremo – pelo Supremo Tribunal Federal. Se, em meio à campanha do segundo turno, o registro do pedetista for cassado, o segundo turno será cancelado e Roseana declarada eleita no primeiro turno.

3º CENÁRIO – ROSEANA NO SEGUNDO TURNO COM FLÁVIO DINO
Vale a mesma regra da disputa entre Roseana e Jackson: a eleição só terá continuidade no caso de absolvição de Jackson. Caso isso não ocorra, a eleição também será encerrada e Roseana declarada eleita. Isso ocorrerá porque, cassado, Jackson tem os votos anulados e o restante dos votos são recalculados, o que levará Roseana a superar os 50% dos votos válidos, garantindo a eleição.

4º CENÁRIO – ROSEANA PERDE NO SEGUNDO TURNO PARA QUALQUER ADVERSÁRIO
Neste caso, se se mantiver a indefinição em torno da candidatura de Jackson Lago e o caso for julgado somente após o segundo turno, este será anulado se for confirmada a cassação do seu registro. Não há previsão jurídica para este caso, mas é provável que se mantenha o resultado do primeiro turno ou sejam convocadas novas eleições.

5º CENÁRIO – JACKSON DESISTE DE DISPUTAR O PLEITO
Ele só pode fazer isso até sábado. Se apenas desisitir, sem indicar ninguém e declarar apoio a Flávio Dino, terá que torcer para que a totalidade dos seus eleitores passem para o comunista. Caso contrário, há a possibilidade de Roseana vencer em primeiro turno. Se, por outro lado, Jackson indicar um substituto, os votos serão válidos e, tanto este substituto quanto Flávio Dino, terão condições de disputar um eventual segundo turno.

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. ô eliane, você acha que roseana sarney vai se sensibilizar só por causa de urv ela não tem remorsso minha filha, vote nela e verá.

  2. Marco, acho um absurdo Jackson Lago não largar esse osso, afinal foi condenado e não é penalizado?
    Votei nas últimas eleições nele e me deu de presente a Lei do Cão. Sou professor estadual e acredito nas propostas de Roseana.
    Te pergunto uma coisa, existe alguma possibilidade de tocar na pauta do ressarcimento da URV, você sabe de algo?
    todos me perguntam isso, sei que esse recurso é federal, mas nunca houve nenhum esclarecimento sobre o tal…
    Tomará que a Governadora se sensibilize e pense neste assunto, muitos entram com recursos judiciais para haver esse pagamento!

  3. Marco, a três dias das eleições, você arriscaria fazer amanhã ou sábado uma nova prévia pra deputado estadual e federal ou a última que você fez continua valendo? Alguma mudança nos últimos dias de campanha? Quem cresceu? Quem diminuiu?

  4. Pode ser que não seja exatamente como você está pensando.
    Veja o que disse o Ministro presidente do TES ao G1, hoje pela manhã.

    “A lei não foi derrubada no STF. O TSE continuará mantendo a sua jurisprudência de forma intocável. O candidato que teve o seu registro indeferido pode concorrer, pode fazer campanha, pode fazer propaganda e terá o seu número na urna eletrônica. Ele só não poderá chegar ao momento da diplomação no dia 17 de dezembro com o registro indeferido, porque se isso ocorrer ele não será diplomado e não tomará posse. Precisamos ainda decidir qual solução será dada. Se os votos serão considerados nulos, se serão computados para o partido ou para o candidato. Obviamente que se tiver o recurso deferido, vai para o candidato.”

    Portanto, ainda há dúvidas com relação aos votos dados a candidatos que forem votados e que não possam assumir, em virtude da Lei “Ficha Limpa”

  5. e se jackson abrir mão de cadidatura 72h antes da votação e colocar Clay Lago, como fica?

    resp.; Já está explicado no texto. leia de novo.

  6. Nessa eu confio e voto ~> @RoseanaSarney #Eleicoes2010 #AcordaMaranhão
    Nessa eu confio e voto ~> @RoseanaSarney #Eleicoes2010 #AcordaMaranhão
    Nessa eu confio e voto ~> @RoseanaSarney #Eleicoes2010 #AcordaMaranhão
    Nessa eu confio e voto ~> @RoseanaSarney #Eleicoes2010 #AcordaMaranhão

  7. Só Marco Deça mesmo pra achar q eleitor de Jackson vota em Roseana é evidente q passam todos p Flávio Dino é o óbvio……….confessa q tu tá morrendo de medo de Rosengana perder………

  8. Tu ainda tem dúvida do segundo turno ovelha????? Pois tua patroa e todos que a seguem não, pois a conviccção é a realização do segundo turno com Flávio Dino (tudo o que o velho Sarney não queria)… E pra teu desepero, AMANHÃ o Dr. Jackson renuncia para que sua mulher Clay seja a candidata, numa atitude digna de um político que pensa no povo do MA e não tão somente no próprio umbigo!

  9. Tudo para concluir o seguinte: Roseana tem suas chances ligadas ao judiciário, em uma eleição limpa vai ter segundo turno e ela será derrotada por Jackson ou Dino. Provavelmente Jackson reuncia amanhã, não creio que ele vá assumir tal risco. Uma coisa é certa, as cartas na manga de Roseana são os ministros dos tribunais, no voto ela não ganha mais nada, em 2002 fizeram aquela negociata, em 2006 perderam a eleição e agora vão perder denovo.

  10. Não adianta, mãe Dinah, já era. Todo mundo já sabe. Prepara tuas doses cavalar de Lexotan,e não vai vomitar de novo. Eu vi, tu sabe q eu vi teu desespero na eleição passada. hauhauhauhauhauhau

  11. Roseana Sarney (PMDB-MA)
    A governadora, candidata à reeleição, teve o registro aceito pelo TRE-MA, mesmo com uma condenação por propaganda irregular no currículo. O ministro Hamilton Carvalhido manteve a decisão, mas novo recurso do MP ainda será julgado pelo plenário do TSE. Os votos dela serão computados

  12. Não adianta postar comentários maldosos para enfraquecer a campanha do vein!!!!! É 12 é 12 é 12 é 12

  13. A primeira hipótese não se confirma ou não, pelas pesquizas como dizes aí . Lembre que em 2006 todas as pesquias encomendadas por vcs davam como certa a vitória dela no primeiro turno e isso não se concretizou , portanto não venha com miguelagem de ainda apelar para que algum abestado ache que com a pesquiza publicada na sexta este é o cenário real. Ela tá é londge de fechar essa no dia 03 de outubro.

  14. É isso aí Marco, então a esperança deles é o quarto cenário, porém, tenho certeza que essa eleição já será decidida em primeiro turno e Roseana continuará dando continuidade a o governo do crescimento. Morros está trabalhando para isso.

    • acho que não vou mi cansar de ler essa baboseira de seu leitores marcos, continuar o governo de crescimento, só si for na tua que esse governo de crecimento vai ganhar, esse governo estar sim crescendo mais é contas bancaria deles. seu maluco…..

    • tu é um genio!!!!!!
      onde tu estudou “ciencia política”?
      so me diz qual seria um outro “possivel cenário”? marcos silva ganhar?
      simplismente to disse todas as possibilidades existentes e fica pagando pau de “analista”. e ai fica esse bando de louco puxa-saco teu “concordando”!!!!!!!!!!
      as vezes me pergunto, sera mesmo que eles existem?!
      em uma disputa onde temos tres possiveis vencedores, tu apenas “resumiu” os provaveis resultados. sem nem um tipo de argumentação, isso porque esse tipo de cenario não tem o que “explicar”. não se trata de nem um jogo “estremamante complexo”!
      as questões a serem feitas seriam, qual o capital disponivel cada um tem pra gastar nesses ultimos dias de campanha? ou, qual o numero de aliados fortes a angariarem algum ultimo apoio nas urnas. nada de mais! mas porque sera que voce não as faz? pra não dar na vista da imprensa e da população local?

      Resp.; Seu comentário é tão idiota, que ele mesmo se responde. Como você mesmo diz, meu caro: só há estes cenários possíveis. E o que diz o blog: os cinco cenários possíveis. Que pretensão cinetífica poderia haver nisso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *