15

Blogs oportunistas deturpam listas de eleitos…

Este blog faz, desde as eleições de 2006, estudos prognósticos sobre os potenciais deputados estaduais e federais. E seu titular já fazia antes disto, para o jornal “O Estado do Maranhão”.

Além dele, apenas o deputado Joaquim Haickel (PMDB) realiza o estudo com profundidade. Ambos sempre alançaram índices de acertos superiores a 90%.

Nestas eleições, o blog já realizou quatro estudos – todos com elevado grau de confiabilidade.

Mas agora, blogs sem o menor lastro na cobertura política, e outros sem o conhecimento básico do funcionamento das entranhas político-partidárias, resolveram também divulgar supsotas listas de prováveis eleitos.

Pior: são cópias deturpadas das que são divulgadas aqui. Relações elaboradas sem o menor critério.

Um destes blogs chegou a misturar deputados federais – Alberto Filho – com deputados estaduais, além de  separar partido de coligação, algo sem o menor sentido eme eleição proporcional.

Aliás, ele saberia o que é uma eleição proporcional?

Um outro blog confundiu até as coligações. Misturou Hélio Soares (PP) e Penaldon Jorge (PSC) – que compõem uma coligação – com Jota Pinto (PR) e Alexande Almeida (PTdoB), que compõem outra.

Quem não conhece o quadro partidário e político, não pode conhecer a realidade do estado.

Diante da vulgarização das listas de prováveis eleitos, este blog decidiu não mais divulgar prognósticos. Haverá apenas mais uma lista, na tarde de domingo, a poucos minutos do fim da votação.

Serão apresentados apenas os potenciais 42 deputados estaduais e os 18 federais. Horas depois, o próprio leitor e eleitor poderá conferir o grau de acerto.

É a forma encontrada para manter a credibilidade deste trabalho.

E se diferenciar das mesmices e picaretagens imitadoras…

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. Lista de eleitos? Mas nem houve ainda eleição.

    resp.; Quando houver, será exatamente esta. Simples assim.

  2. Marco, posso te dar uma sugestão: seria melhor o nobre jornalista divulgar essa lista após a votação, para evitar a possivel contaminação de eleitores de candidatos que não dispõe de menor chance??

    No mais, não se deixe abalar pelos blogueiros genéricos e continue assim, abrindo espaço para todas as cores partidárias!!!

    A propósito, após o período eleitoral, voce, Décio, Daniel, Mário, João Rodrigues vão retornar para o Imirante ou continuarão em blogs em separado?

  3. CARO DEÇA E O NOSSO CAND. A DEP. ESTADUAL Dr HERON SIMOES,COMO VC PODE DESTACAR O RITIMO DE CAMPANHA DELE, VC ACHA Q ELE TEM POSSIBILIDADES DE GANHAR ????

  4. CARO AMIGO MARCOS DEÇA A RESPEITO DESSE PLANFETO MENTIROSO DESONESTO MALDOSO QUE ESTAO DIVULGANDO POR AI SOBRE A QUEDA DO HELICOPTERO ESSA TURMA DO JACKSON DEVERIA FAZER UM MOSTRANDO AS MAZELAS QUE O JACKSON DEIXO COM SUA TURMA DE ABUTRES NO GOVERNO COMO A DEMOLIÇÃO DO GINASIO COSTA RODRIGUES O ROMBO Q ESSE WEVERTON ROCHA DEIXOU NA SECRETARIS DE ESPORTE MAIS EM MOMENTO ALGUM ROSEANA FEZ PLANFETOS PARA DENEGRIR A IMAGEM DOS SEUS ADVERSARIOS MAIS NO ENTANTO ESSA TURMA DE DESESPERADOS FICAM ATACANDO ROSEANA ACHO Q ELES TEM Q PREOCURAR E EMPREGO EM OUTRO LUGAR POR QUE WEVERTO ROCHA NAO VAI GANHAR NEM PRA GARIR JACKSON TA APOSENTADO ENTÃO ODESESPERO DO 12 VAI CONTINUAR

  5. Marcos me desculpe, mas eu acredito que as análises políticas feitas pelo deputado Joaquim Nagib Haickel sejam realmente as mais abalizadas, corretas e profundas de que dispomos no Maranhão. Ele, em que pese ser ligado ao grupo Sarney, não apenas expõe os defeitos dos adversários, trás também a baila os problemas e vicissitudes de seu próprio grupo, não o poupando de criticas verdadeiras e muitas vezes desagradando aqueles que só querem ser bajulados.
    Lembro que na eleição passada, a previsão que ele fez, teve um elevadíssimo índice de acerto. Se não me engano ele acertou o nome de 36 deputados de 42.

  6. Decio em Bom Jardim o Famoso Empresario Beto Rocha deu a louca …. Está fazendo igual a disputa da campanha para prefeito. Desde ontem está de helicoptero percorrendo o municipio comprando votos nos povoados, fez campanha de ultima hora apoiando Flavio Dino, Alexandra Tavares e Luciano Genesio. No dia que foi decretada a greve dos bancos o mesmo realizou um mega comissio de encerramento com o trio eletrico da banda reprise e alugou uma faixa de 15 caminhões lotados de gente e cada pessoa recebendo 50 reais para comparecer no comissio, no final do mesmo todo o povo se dirigiu a pé a sua fazenda para receber o pagamento, ficou 2 dias o povo nas suas dependencias recebendo o valor, dizem que o mesmo está com 600 mil para torrar este final de semana, cade a Policia Federal ? enquanto o prefeito da cidade tenta fazer campanha limpa para governadora , eles vivem de ataca-lo nos palanques e inventando mentiras e colocando o povo contra a governadora . Mais iremos vencer essa eleição. Outra dizem que o helicoptero que o mesmo está se deslocando pelo municipio pertence ao dono da otica diniz… Cuidado com esse homem, A policia federal tem que colar nele, está percorrendo todo o municipio em todos os povoado de helicoptero abarrotado de dinheiro igualmente como fez na campanha de prefeito. Está financiando flavio dino e o prejuizo vai ser grande se ele chegar a ganhar. investiguem!!

  7. nobre jornalista a relaçao esta pela ordem de chançes?
    vc acredita que o ultimo dessa coligaçao entre com quantos votos?
    abraços!

    Resp.: É difícil saber.

  8. nobre jornalista concordo com seu post meus parabens !!mas queria saber duas coisas!
    1-queria saber quantos federais faz a coligaçao do pdt-ptc-psdb
    2-quais a s chançes do edivado holanda junior ?
    abraços!!!aguardo resposta !

    Resp.; Vou te dar os noemns: Pinto Itamaraty, Carlos Brandão e, a última vaga, será disputada por Edvaldo Holanda Júnior, Weverton Rocha e Julião Amin. Confira depois.

    • doido, esta coligação faz cinco. Pinto, Carlos Brandão, Holanda Jr, Julião Amim e Weverton. A de Roseana faz dez e de Flávio faz três.

      Resp.; É, né?! Entãó, tá! Aguarde…

  9. concordo com vc, desde de 2006 pelo critério técnico ou sorte vc vem conseguindo manter um numero de acertos nas previsões de assentos na câmara e assembléia, o certo é que você tem procurado ser diferente ou para não ficar na mesmice, com isso passa a ter um blog bastante visitado causando uma certa dose de inveja pela concorrência e não falo só da analise politica, pois o blog aborda diversos assuntos, se teus concorrentes tentasse te enfrentar como concorrentes talvez estariam em pé de igualdade (com modestia), quando tentam imitá-lo para se manterem vivo cometem dois erros cruciais, 1º eles não tem a formula original, ai começam a construir genericos, 2º ao invés de conseguirem ser autenticos, passam a idéia de imitadores baratos, em suma, perdem a pouca credibilidade que dispunha. continue sendo diferente, nós acreditamos em vc.

    Resp.; Obrigado, querida. Fico feliz por comentários assim, lisonjeiros.

  10. Ontem achei muito estranho o adiantamento da divulgação da pesquisa ibope, que normalmente seria divulgada hoje, além da agilidade no julgamento de Jackson pelo TSE. Fiquei até agora pensando o que poderia ter acontecido nos bastidores para tanta coincidência. Agora cheguei a uma conclusão que faz muito sentido. A TV mirante pegou os levantamentos e viu que Flavio Dino já havia ultrapassado Jackson, percebeu que isto é pior que tudo, vendo que Jackson não poderia ser caçado, casaram a publicação da pesquisa com a absolvissão de Jackson para fazer com que Jackson não caia tanto e, talvez, impedir o confronto de Roseana com Flávio Dino. Em um eventual segundo turno com o deputado comunista as chances de êxito se resumiriam, pois este carrega consigo um mandato brilhante de deputado e apresentou desempenho invejável nas duas eleições anteriores que disputou. Roseana treme nas bases em pensar, por exemplo, em um debate cara a cara com o articulado Dino, será um massacre.

    Resp.; Vocês só não conseguem gerar fatos aqui porque não se preocupam em fazer pesquisa. E como aqui se tem memória histórica – até porque é exatamente isto que se faz há quase 20 anos – vocês acabam sendo desmoralizados em seus conceitos e preconceitos. Se você pesquisar as eleições de 2006, vai ver que o Ibope sempre divulga a sua última pesquisa na quinta-feira anterior às eleições. Foi assim em 2002, 2006. Há quatro anos, por exemplo, o resultado foi 51% para Roseana, 34% para Jackson, os dois primeiros colocados. Portanto, a divulgação do Ibope, ontem, estava perfeitamente definida. E só a Mirante poderia dar primeiro, já que a contratante é ela. Diferente da Escutec, que será divulgada hoje pelo Instituto, mas só será publicada amanhã, na edição do jornal O Estado do Maranhão, o contratante. Quanto ao julgamento de Jackson, acho que Flávio Dino poderia explciar melhor porque entrou ontem, já que ele conversou por telefone com o ministro Gilbar Mendes. Foi o próprio Gilmar quem revelou.

  11. Ta bom então sendo assim quer dizer que só vc e Joaquim sabem fazer uma previa dos eleitos!!!!Valeu bonzão

    Resp.: E-xa-ta-men-te!!! Como você é perspicaz, heim?!

  12. Meu caro Marco D’Eça,
    Eu anotei todos os levantamentos que sairam nos blogs, inclusive neste aqui. Mas fiz isso, pq é impossiveil confiar em tudo que vcs(Do Sistema MENTIRA) escrevem ou divulgam. Em sua analise, encontrei vários erros, se quiser mando depois via e-mail. Mas de todas as suas baboseiras, uma até hoje me pergunto onde vc encontrou os números. É sobre a candidatura de Canidé: quem é esse moço? Será que após os Estreito dos Mosquito, ele tem voto? Ou está apenas dependendo dos votos de São Luís?
    Das duas uma: ou vc recebe para colocar o nome de Canidé em levantamentos fajutos, ou vc meu caro jornalista, não entende nada de levantamento.

    $eu raciocinio é apenas por região, um levantamento se faz com ba$e no estado. As veze um candidato que só tem voto em $ão Luís, pode acabar perdendo a eleição por não alcançar os demais municipios. Seu levantamento só é ba$eado nos provavei$ candidatos mais bem votado na capital. E isso eu te garanto: Canidé não terá boa votação, sabe pq? “CANIDEZINHO” colou sua campanha junto com ROSENGANA, e acabou lhe prejudicando. Esqueceu que todos os candidatos de Roseana para prefeito da capital tiveram uma ‘pifa’ votação? Será o caso de CANIDEZINHO…………………..

    • De voadora…

      Este comentário foi o que eu postei no blog de L.C. em resposta ao comentário feito por essa mesma “CIENTISTA POLÍTICA” cujo nome é FABIANA SOUSA:

      ” Essa é para a cientista POLÍTICA Fabiana Sousa. Vamos esperar e ver a votação do Canindé aqui na GRANDE SÃO LUÍS (RIBAMAR, SÃO LUÍS, RAPOSA E PAÇO DO LUMIAR) que são cerca de 850 mil eleitores…Como você deve conhecer bem a região do Medio Mearim e cita nomes, talvez seja uma dessas pessoas que ficam agorando a campanha de um cara que tem trabalho de verdade. Afinal, os 5 terminais de integração, segurar o preço da passagem por 6 anos sem aumento e realizar diversas obras no trânsito de São Luís é pouca coisa mesmo, né?! Senhora cientista….”

      Respondo a partir de agora a este lamentável comentário feito por essa “mocinha inha inha inha inha….” neste blog. Minha filha, você deve ser uma mal informada. Pro seu governo, o nome de Canindé está sendo muito bem aceito pela população de um modo geral, não só de São Luís, mas de todo Estado. Lógico que existem pessoas que não irão votar, vez que nem Cristo agradou a todos. Este é um ponto. Tenho absoluta certeza que você está na campanha de algum dos candidatos da Coligação PSL/PMN/PHS/PRB, portanto deve estar a mando ou de Marcos Caldas ou de Lima Neto ou de Carlinhos Florêncio ou de Marcos Caldas ou de Édson Araújo ou de Eduardo Braide, que são os principais nomes apontados até mesmo por este blog, o qual você chama de MENTIRA. Não sei porque você ainda se dá o trabalho de abrir este site e escrever tanta MERDA de uma vez só. Das duas uma: ou tu tens muita raiva de CANINDÉ BARROS ou você teme que ele tenha uma votação expressiva que seja capaz de elegê-lo sem precisar disputar voto no interior. Com relação a este ponto, se engana quem diz, e nisso está incluída você, que Canindé não tem nada e não tem voto no interior… Vamos ver se vai ser o seu candidato ou o meu que se elegerá. Até lá, leia mais um pouco, diminua um pouco a sua bola e lave BEM os dedos antes de digitar o nome de Canindé! Cientistazinha de meia tigela! É CANINDÉ!

      P.S: Comentário dedicado a um amigo, também leitor deste blog. IVAN. Abração!

      • Essa Fabiana é tão desorientada que nem o nome do cara, ela sabe escrever! É CaniNdé!!! …NINDÉ!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *