14

Quem vai liderar a oposição na Assembléia?

A julgar pelos eleitos de ontem para a Assembléia Legislativa, a bancada de oposição na Casa estará acéfala no início da nova legislatura.

Dos 13 parlamentares eleitos pela chamada oposição – 12 disputando pela própria oposição e mais Bira do Pindaré (PT), que concorreu em uma aliança govenista – nenhum demonstra experiência ou cacife para comandar as ações anti-governo.

Na bancada que formou com Jackson Lago, Camilo Figueriedo e Graça Paz (ambos do PDT) não têm, propriamente, perfil de oposição. Gardeninha Castelo e Carlinhos Amorim (ambos do PSDB) não têm perfil de liderança. Os demais são novatos, que precisarão de tempo para se adaptar.

Entre os eleitos pela coligação de Flávio Dino, Marcelo Tavares (PSB) é o mais experiente, mas também não tem perfil de líder oposicionista. Rubens Júnior (PCdoB) e Eliziane Gama (PPS) ainda são inexperientes, embora já no segundo mandato.

Caberia a Bira do Pindaré assumir este papel, mas ele  não tem o controle nem da própria bancada, já que os dois outros petistas eleitos – José Carlos Nunes e Francisca Primo – deverão levar o partido para a base roseanista.

O fato é que, até fevereiro, a oposição terá que descobrir um norte para fazer o contraponto na Assembléia.

E, acima de tudo, um líder que lhe conduza a este norte…

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. quero parabenizar a deputada eliziane gama pela sua reeleição fenomenal!

  2. Caro, blogueiro, você esqueceu do nome do Deputado Estadual mais votado em uma só cidade LUCIANO LEITOA, ele é filho do Deputado Estdual CHICO LEITOA, lembra dele, o único político maranhense que nunca se curvou pra familia da sua patroa, retifique e coloque na sua matéria o nome dele, ele será um calo no pé de sua patroa, espere e verá…

    resp.; Não entendi. Retificar o quê? Falei apenas dos que podem vir a liderar. os nvoatos, não citei nenhum. Retificar o quê?

  3. Dep. Marcelo Tavares, pelo fato de ser o atual Presidente da Casa. Claro que não seria uma Oposição sistemática, como a feita pelo Edivaldo Holanda, o qual somente não reelegeu por míseros 124 votos. Em compensação, caso o André Fufuca saia do PSDB, é bem provável que o Partido pleiteie a vaga dele na Assembléia.

    Por outro lado, o Governo também ficará desfalcado de Chico Gomes(DEM), que não se reelegeu. Logo, caso o Cutrim e o Ricardo sejam convocados para o Secretariado, quem é que se credenciará ao cargo de Líder do Governo na Assembléia???

  4. de fato tu esqueceu de analisar outros dois LUCIANO LEITOA E AFONSO MANUEL.AI

    • Fred, Afonso Manoel foi eleito na chapa Roseanista E1.

      Outro nome seria o do Bira. Porém, os demais eleitos do PT são ligados ao projeto nacional de Dilma Presidente.

  5. Marcos,
    Mais importante saber nesse momento é quem vai conduzir os destinos daquela Casa, a oposição deve cumprir com o seu papel de apresentar sempre o contra-ponto e aprofundar o debate sobre temas relevantes e de interesse da população.
    É do conhecimento de todos que aquela Casa sempre esteve a serviço de governo de ocasião, só espero que com essa “nova” formação ela venha cumprir com o seu papel sem se submeter aos caprichos do governo e defender os reais interesses do Estado e da população que sofre por não ter um parlamento atuante e comprometido com as questões do interesse da sociedade.
    A Governadora tem a maioria, e se realmente se acercar de uma equipe bem preparada, com formação técnica poderá fazer um bom governo, e realizar os projetos que o Maranhão é carente que é o aprofundamento de investimentos em educação, saúde, segurança, infra-estrutura, saneamento básico, esportes e cultura e tudo que possa contribuir para alavancar o desenvolvimento que o estado tanto necessita.
    Foço votos para que ela não incorra no erro cometido agora no seu terceiro mandato que foi a politização da gestão de pastas importante por puro interesses eleitoreiros, e todos nós sabemos o que isso representa para produzir mudanças, que até o presente momento aindo não ocorreram, pois estamos apenas assistindo a tomada de medidas paleativas que não seultam em mudanças profundas, basta ver o que ocorre na educação.

  6. Quem vai liderar a oposição na Assembléia??? Facílimo de saber: AFONSO MANOEL !!!!!

  7. caro jornalista aquela previsao dos dep federal que vc fez ptc-psdb-pdt,teve uma mudada muito grande o vereador edivaldo holanda junior espocou de votos!

  8. INDIGNADO COM A OPOSIÇÃO

    Senhores,
    Sabem o que é o resultado dessa eleição? É o egoísmo, o individualismo e a incompetência. Não interpretem minha opinião como partidário de A ou B da oposição, mas faremos uma crítica imparcial dando nome aos bois:
    Mais uma vez subestimaram o Grupo Sarney. Subestimaram sua organização, sua lealdade, sua competência, seu compromisso. “Ah! Mas despejaram o poderio econômico”, sim é daí, tivemos o Governo na mão e também despejamos.
    Jackson Lago foi avisado sobre seus péssimos auxiliares (vários governos dentro de seu governo), foi avisado sobre a possível cassação (toda ação judicial precede uma ação política do qual ele ignorou. Jackson e seus auxiliares achavam que a ação de Escórcio não iria dar em nada).
    Zé Reinaldo, o grande engenheiro da vitória foi traído e abandonado. Traído por Jackson Lago e Roberto Rocha (os quais ele ajudara muito quando Governador) que nas suas individualidades repetiram a estratégia derrotada de todos os anos. Jogaram fora uma vaga de senador das oposições (como bem dissera Ze Reinaldo). Traíram seus grupos políticos, amigos e aliados. Roberto Rocha ignorou todos esses anos, como Deputado Federal, as suas próprias lideranças, devendo aos profissionais que lhe serviam nas campanhas anteriores, a maioria dos mesmos abandonaram seu barco aportando em outros ninhos.
    Flávio Dino emerge como o nome mais forte da oposição. Seguiu a estratégia reinaldista à risca. Se fosse para o segundo turno com certeza seria eleito Governador. Sobra como o líder maior da oposição ao lado de Ze Reinaldo e Domingos Dutra (grande vitorioso e grande traído por essa individualidade oposicionista).
    Roseana conseguiu se resgatar politicamente, vai ter esses próximos anos para fazer um Governo competente, porque a marca das administrações publicas Maranhense e da sua oligarquia é a incompetência, a corrupção ativa e passiva, a confusão entre o publico e privado, tornando este rico estado num dos mais pobres da federação. O nome do Grupo Sarney é ligado ao Coronelismo brasileiro, que agora se aliou à Lula para dar governabilidade a troco da permanência no poder. A democracia brasileira e sua governabilidade é uma troca de favores ilícitos.
    Lobão e João Alberto colheram o resultado da fidelidade e competência política, principalmente João Alberto de Sousa, aliado fiel, não só do Grupo Sarney, mas do seu grupo pessoal, um time de jovens aguerridos, competentes e fiéis à sua fidelidade. Como reconhecimento de sua justeza de caráter.

    Espero que Jackson Lago e Roberto Rocha saiam do cenário, não votarei mais neles, os considero culpados por essa derrota. Espero que a nova liderança oposicionista não seja individualista e que depois dessa surra estratégica (que não foi surra de votos) seja mais aglutinadora (apesar de Dino e Ze Reinaldo terem se esforçado) e que aqueles ex-lideres de oposição (esses que atrapalharam) sumam do cenário, dando espaço para lideranças modernas, jovens, qualificadas e compromissadas com o futuro.
    Vou destacar meus parabéns ao Flavio Dino (seu preparo intelectual, o Maranhão precisa disso), a Ze Reinaldo (pela sua visão estratégica), a João Alberto de Sousa (pela sua lealdade com o seu grupo pessoal e ao Sarney), a Domingos Dutra pela sua resistência, ou seja, parabéns para os que fizeram uma política decente independente do grupo que pertençam.

  9. Marcos, você lembra dos meus comentários a respeito da composição das bancadas, ficou claro que flávio teria uma votação alta em todas as regiões do estado, falei que vianey seria uma das mais votadas e que o chapão faria 16 deputados é claro que tive enganos achava que Roberto Costa teria uma votação menor do que realmente teve e Manoel Ribeiro tambám me surpriendeu. ficou o ensinamento com relãção ao desempenho de Roseana, a sociedade deixa claro que mundanças precisam ser feitas principalmente na indicação de secretários pois alguns só pensaram em suas eleições e acho que isso precisa ser mudado não pode ser aquele grupinho de sempre. ganhamos a eleição com a ajuda de muitos e poucos não podem ser sempre os indicados é preciso ter mais cuidado com isso. O deputado Joaquim Haickel teve um papel importante na eleição se destacou nas alianças deu uma importaante contribuição para alguns deputados que se elegeram e se destacou com sua postura amiga e ética, outra coisa eu te disse que chiquinho não iria se eleger pela própria postura que ele teve se tivesse um pouco mais de humildade e pé no chão teria conseguido uma vaga. e quanto ao Ewerton Rocha eu falei que ele tinha largado muito cêdo e que não teria recursos pra fechar a eleição, dito e certo! acho que o Maranhão ainda carece de políticos mais engajados e que alguns patifes ainda se elegeram mais já melhorou.

  10. vamos entrar na justiça! temos videos, provas e muito mais…..Supremo, vamos para lá! SERRA na cabeça!

  11. ALTAMIRA DO PREFEITO CARA-DE-PAU

    Marcos, aqui em Altamira do Maranhão, foi realizada uma grande carreata no momento em que a vitória de Roseana foi consolidada ontem à noite, pelos grupos dos ex-prefeitos Rosalino Lima da Silva e Zeca Braz, que apoiaram de verdade a governadora e deram 1.799 votos a ela, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal, vereador Delson Lopes, enquanto o Prefeito deu pouco mais de 1.200 votos a Jacson e Dino. Quando a pesquisa de boca de urna apontava segundo turno, o Prefeito mandou comprar todos os foguetes do comércio local para comemorar o feito, mas quando foi confirmada a vitória de Roseana e seus verdadeiros aliados começaram a carreata, o prefeito demonstrando profunda irritação, meteu o rabo entre as pernas e se recolheu. O mais incrível de toda a trairagem do prefeito balaio, é que agora à noite ele está preparando uma carreata para comemorar a vitória de Roseana. Não sei a quem ele pensa que engana. Roseana deve tomar conhecimento das malandragens desse prefeitinho estelionatário político e CARA-DE-PAU.

  12. PARABENS ”NETO EVANGELISTA ” O TRABALHO DE SEU PAI CONTINUA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *