28

Maranhão: Dilma ou Serra?

O blog publica abaixo, com grifos, texto do colega Robert Lobato sobre o segundo turno presidencial no Maranhão. Excelente reflexão:

“No Maranhão nada é fácil para as oposições, mas também elas não facilitam nada para facilitar as coisas.

O grupo Sarney acaba de sair vitorioso das urnas: elegeu a governadora, os dois senadores, a maior bancada na Câmara e na Assembleia Legislativa.

Agora temos o segundo turno das eleições presidenciais em disputa. De um lado a candidata do PT, Dilma Rousseff, que apoiou e pediu votos à Roseana Sarney junto com o presidente Lula.

Na outra ponta está o candidato do PSDB José Serra, que veio ao Maranhão no primeiro turno declarar apoio ao candidato oposicionista Jackson Lago (PDT), que por sua vez acaba de anunciar que renovará compromisso com o tucano neste segundo turno das eleições presidenciais.

Se a política no Maranhão for vista somente pelo prisma do anti-sarneísmo puro e simples, ou seja, da luta pelo equilíbrio das forças políticas do estado, já que o grupo ganhou tudo por estas terras no primeiro turno das eleições, o mais racional seria as oposições optarem pelo candidato José Serra para presidente do Brasil.

O risco dessa alternativa é o eleitor desavisado se misturar com muitos canalhas que vestem uma manta anti-Sarney para tirar proveito aqui e alhures, além de não se ter 100% de garantia de que, num eventual governo Serra, o senador José Sarney não recomporá com o tucanato nacional por conta da correlação de forças políticas no Congresso Nacional.

Por outro lado, se prevalecer o entendimento de que o que está em jogo é a disputa de dois projetos nacionais, que o importante é o Brasil continuar avançando com o PT a frente do governo central, mesmo que o Maranhão continue sendo hegemonizado pelas forças sarneístas, então a opção por Dilma é mais adequada.

Contudo, o que a população precisava saber e entender, é que por trás de uma ou outra opção orbitam interesses dos mais variados tipos e tamanhos, alguns legítimos, outros nem tanto. Não tem santo e nem besta nessa história. E muito menos “almoço” de graça.

Enfim, eis o dilema das oposições: Dilma ou Serra, Brasil ou Maranhão?

Marco Aurélio D'Eça

28 Comments

  1. Ola sou de São Paulo, onde sempre confiamos no SERRA, ele é uma pessoa integra, um homem bom , q ja fez muito por nosso Estado. Ele sim é com certeza o melhor para o Brasil, peço para que observem bem as propostas dele, e observem q ele não faz sua campanha em cima apenas a criticas sobre a candidata, muito diferente dela q baseia sua campanha em criticas, ao invés de falar sobre suas futuras propostas. Pensem bem SERRA É O MELHOR PARA O BRASIL sem duvida!!!

  2. Ola sou de São Paulo, onde sempre confiamos no SERRA

    resp.; Mas claro, afinal Serra represertna exatamente o ódio dos paulsitas ao resto do Brasil.

    • Uau.. ta ai uma mentalidade interresante,nunca havia escutado ou visto, um comentario como este, imagine se as pessoas que votarem na Dilma tiver esse mesmo pensamento!Realmente é assim que o Brasil vai para frente.

  3. Voto no Serra-45, pois, é a melhor opção para a democracia, estaremos mais distante do terrorismo contra a imprensa, contra liberdade religiosa e a favor da vida. Aquela carinha de inocente, inteligente das propagandas políticas é puro resultado dos marketeiros, o Serra-45 tem histórico e visão de governo na prática, não é um aventureiro, que só tem rótulo, no primeiro turno votei em Marina-43, agora a melhor opção é Serra-45.

  4. D’Eça,
    no meu ponto de vista a questão “anti-Sarney” é apenas um pano de fundo que você e todos os seus se apegam. Senão vejamos:

    Pessoas informadas e bem formadas como eu e muitos maranhenses, que não dependem de político A ou B e do serviço público para viver; ou seja, são independentes; sabem que a verdadeira política é a POLÍTICA DE RESULTADOS. Os índices do estado do Maranhão por sí já respondem. Somos o estado mais pobre entres os 27 ( 26 estados e 1 DF) da união. Temos o segundo pior IDH, estamos à frente apenas do Piauí. Nosso índice de analfabetismo é um dos piores; somos os campeões como usuários do programa BOLSA FAMÍLIA: São mais de 3,2 milhões de maranhenses beneficiados, ou mais de 753 mil famílias.

    Esta é a política de resultados que queremos???

    Não é necessário ter um pouco mais de neurônios, para entender que pouco tem sido feito pelo nosso estado. Não podemos viver eternamente escravos da política assistencialista.

    A política de atendimento aos mais necessitados é importante sim, mas, não pode virar moeda de troca ou bandeira para a famosa “CAÇA AO VOTO”. é necessário um plano MAIOR para inserção desses mais necessitados no mercado de trabalho. E isto, só com um macro-plano de capacitação e abertura do mercado interno; mas deixa pra lá; este assunto você não entende.

    Moral da história: a grande maioria da votação de Dilma em nosso estado, deu-se pelo fenômeno do BOLSA FAMÍLIA. Isto não sou eu que estou escrevendo. Isto foi escrito pelos próprios advogados do PT, quando na véspera da eleição no primeiro turno; solicitaram junto ao TSE revogação da lei (sancionada pelo Lula em 2009) que previa a apresentação obrigatória do título de eleitor. Como a maioria dos eleitores do PT é de classe baixa (maioria beneficiários do BOLSA FAMÍLIA), com dificuldades de locomoção e a grande maioria não conhece o título de eleitor; teríamos uma abstenção maciça e talvez a Dilma não chegaria a míseros 40%.

    Por isso, não se iluda; pois apesar de eu ter quase certeza que a Dilma deva se eleger no 2o turno; defendo um poder transitório e não concordo com o programa de poder de VINTE ANOS projetado pelo PT ( 8 anos Lula + 4 anos de transição Dilma + 8 anos novamente com Lula).

    Portanto meu caro, o Maranhão não é da Dilma, mas sim; do BOLSA FAMÍLIA.
    Pense nisso!
    Leoncio Lima
    [email protected]

    Resp.; Avbsolutamente confuso o seu texto. Não diz coisa com coisa.

    • Sim. É realmente confuso para que tem poucos neurônios. Como, exemplo: VOCÊ.

  5. Eu voto Serra porque é a melhor opção para o Brasil, não só para o Maranhão!

  6. Voto em Serra 45! Não dá pra comparar José Serra -um homem integro-com uma bandida conhecedora de praticas terroristas. Bandida sim, fabricada sim e oportunista sim. Senhores muito cuidado .

  7. VOTO SERRA PRESIDENTE 45, VOTE CONTRA O ABORTO, CASAMENTO DE GAYS, CONTRA O TERRORISMO E CONTRA A DITADURA. PORTANTO VOTE 45 JOSE SERRA PRESIDENTE 45 DIA 31 VOTE SERRA 45…..

  8. MARCOS, É SERRA 45, EU VOTO PELO BRASIL, PELA IMPRENSA LIVRE NA CRENÇA EM DEUS, EU VOTO POR TUDO ISSO E MUITO MAIS! VIIVA SERRA 45.

    Resp.; E eu lamento por você. Por tudo isso. Sinceramente.

  9. Caro Sr. Marcos, em se tratando de eleições tudo pode e tudo vale, menos perder. acho que estão criando chifre em cabeça de jumento com história da votação de roseana em Santa Ines, só pra lembrar Roseana já governou o Maranhão por tres vezes e em todas ela sempre saiu vencedora do pleito. agora vejamos quanto o Estado já investiu no municipio de Santa Ines, quanto foi investido por Jackson, e quanto por Roseana; resposta: muito mais por Jackson do que por qualquer outro político, então o que aconteceu foi simplismente uma resposta e tem outra coisa, o municipio de Santa Ines é altamente politizado e os votos são 90 por cento na séde o que facilitou o voto de protesto e contra a família sarney, claro que Robert deu prioridade pra campanha da esposa o que é natural qualquer um faria o mesmo, lógico que essa situação causou um problema grave quase perdemos a eleição e isso poderá trazer desgastes e desconfortos futuros mais política se resolve é na conversa, é nas alianças e acordos e n isso cabral é mestre e saberá dirimir os mais variados problemas que ocorrerão no passar dos anos de governo de Roseana, até porque ele será o próximo prefeito e terá mais tempo pra tratar com ela, espero que Roseana tenha aprendido com os erros e olhe nossa região com o devido respeito e carinho.

  10. MÉTODO PSDB DE FAZER POLÍTICA, O ÓDIO
    10:35, 6/10/2010 .. Postado em EDUCAÇÃO .. 0 comentários .. Link
    http://www.adsi.com.br ; http://www.geraldinhodebabila.com.br

    Bullying eleitoral
    Postado por:
    http://www.eduardoguimaraes.com.br
    Estou impressionado com um caso relatado pelo amigo Arnóbio Rocha, tuiteiro com quem dividi os corredores do hospital em que minha filha Victória e Letícia, uma das filhas dele, estiveram internadas ao mesmo tempo há alguns meses.

    Esse caso dá uma idéia das barbaridades que estão sendo praticados nesta campanha eleitoral, que pode passar à história como uma das mais sujas que este país já viu depois da redemocratização.

    Vale relatar que tudo se deve ao candidato da mídia, bem como a própria, não estarem aceitando limites sobre o que usar para vencer a eleição presidencial.

    Arnóbio relata, via Twitter, Bullying que uma de suas filhas sofreu na escola em que estuda devido aos seus pais serem eleitores declarados de Dilma Rousseff.

    O caso me parece extremamente grave. Inaceitável numa democracia. Este é o primeiro relato de dois que pretendo fazer hoje sobre o clima que o candidato José Serra, o jornal Folha de São Paulo, a Rede Globo, o Estadão e a revista Veja, entre outros, estão impondo ao país.

    Arnóbio começa seu relato explicando o que é bullying: “Um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully – «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

    Segundo Arnóbio, sua filha de 9 anos estuda em uma escola cristã de classe média de Ssão Paulo e foi vítima de “bulliyng pesado” porque defendeu Dilma. Teria sido importunado por coleguinhas cujos pais votaram em Serra, que debochavam dela alegando que Serra teria “vencido” o primeiro turno e Dilma “perdido”.

    A garota, segundo o relato, teria revidado dizendo que havia “mais eleição” pela frente – bela resposta para uma criança de nove anos. Todavia, naquele momento os coleguinhas começaram a gritar “Dilma Assassina”, e que ela “foi presa”, que “roubava” e que “mata crianças”.

    Agora a parte mais revoltante e assustadora: a filha de Arnóbio diz ter sido caçada, encurralada e recebido socos e pontabés, além de os agressores terem pisado na mochila dela enquanto gritavam insultos e deboches.

    Quando a mãe da menina foi buscá-la na escola, encontrou a filha aos prantos tentando relatar a agressão que sofrera.

    Segundo meu companheiro de hospital, alguém que tem a filha primogênita, de doze anos, sofrendo de leucemia, o perfil dos pais dos alunos da tal escola têm curso superior e ganham, em média, de R$12 a 15 mil por mês.

    Arnóbio ainda assevera que “Nem em 1989 Collor ousou pregar o ódio de forma tão aberta” e que “Transformaram as eleições num inferno, em São Paulo”. E conclui dizendo que “não dá mais para ficar calado”.

    Na classe da vítima dessa nova forma de bullying inventada pela campanha de Serra, o “bullying eleitoral”, dos 21 alunos 4 dizem que os pais votam em Dilma e todos estão sendo vítimas dos demais.

    Arnóbio não quer revelar o nome da escola, no que julgo que está certo. Mas só até o ponto em que essa instituição tomar providências. Se tal não ocorrer, penso que ele deve tomar uma atitude. Não denunciar essa barbaridade equivale a todo aquele que quer ter sua liberdade de expressão e de opinião respeitada.

    Aguardemos…

  11. Avaléria é uma verdadeira idiota! deve ser de imperatriz…ou outro buraco qualquer…

    • Não sou de imperatriz não, mas me orgulharia de ser de lá. Penso que você deva ser uma dessas vagabundas que passam a vida toda trabalhando só de carguinhos em comissão nos governos e não quer perder sua boquinha. Eu minha cara, sou CONCURSADA e não dependo de babar esse ou aqule governo! Procura estudar e sair dessa.

  12. Caríssimo, quem pensa QUANTO PIOR MELHOR, são vocês eleitores de Roseana. Agora tão com medo de Serra? Brincadeira…

  13. Maranhão, terra de palmeiras, sabiás e imbecís.
    Na remotissima hipotese de Serra eleger-se presidente da República, tenham a certeza de que Serra, seguramente o político mais fisiologico do Brasil, chamará Sarney e compania para a “governabilidade”.
    Só mesmo uma cambada de babacas imbecís para acreditar que Serra vai preterir Sarney em favor de Dutras, Jaksons, Robertos, Zés , Dinos e outras merdas sem absolutamente expressão alguma no cenário nacional

  14. Quem votou na oposição tem que votar em Serra! É um contra-senso enorme votar em Dilma e dar de mão beijada para a Sarneizada milhões de reais para gastarem como bem entenderem!!!!! Quem defende o suposto desenvolvimento do Maranhão numa eventual reeleição de Dilma, esqueça, pois infelizmente isso não vai ocorrer! Vão apenas alocar Lobão num cargo importantíssimo (provavelmente a volta ao Ministério de Minas e Energia) para servir de trampolim para ser ele o novo candidato na oligarquia nas próximas eleições!!!!!!!!

    • nessa oposição, salvo raras exceções, não tem gente que defende o MA, que tem visão política, discernimento do que é bom ou ruim para nosso estado, vide o discurso infestado de ódio, de violência e de muita, muita, muita canalhice dos atuais “anti-sarneys”.

      em sacrifício da vida de todos os maranhenses, preferem votar no Serra por entenderem que vão dar o troco. pobres tolos! não entendem que, no fim das contas, quem vai sofrer com as consequências desse ato inteiramente irresponsável somos nós.

      seria tão mais democrático que votassem nele por conta das propostas, das ideias, das metas! mas não. eles ignoram tudo: eu, você, dados, pesquisas, argumentos. ignoram até a própria consciência.

      é deprimente. eu só tenho pena destas pessoas.

  15. TEMOS QUE DÁ O TROCO E VOTAR SERRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

    Resp.; E o Maranhão qeu se f…, né, minha cara. É, realmente é assim que vocês pensam: quanto pior melhor. O que importa é o poder. Lamentável, minha cara, lameentável.

  16. Marco, não morro de amores por tua patroa, mas é importante colocar que um eventual derrota de Dilma será um desastre para o Brasil, votei e fiz campanha para Flávio não me arrependo. Votarei em Dilma para presidente, mesmo sabendo que a interferência do presidente Lula e dela influiu de forma prepoderante para a reeleição de Roseana, mas enfim, “A luta continua!!! Nossas idéias são nossas paixões, o sonho de um maranhão justo não acabou com a eleição, a semente da libertação germinara”

  17. Sobre a mensagem do sr. WILLIAM, vale ressaltar que nao foi so o dep. RIBAMAR que deu a votaçao na maioria ao candidato FLAVIO DINO… basta observarmos a votaçao da candidata dele a dep. estadual… foram votos conscientes, dos jovens , da vereadora que nao se rendeu, otacilia rios, das pessoas esclarecidas, etc.. vale ressaltar, que nos bastidores, falam em dobradinha de DR RIBAMAR E DRA. VIANEI.. falam , comentam , entretanto nao se tem certezas.. o resto , o tempo dirá….
    obrigado minha terrinha SANTA INES pela brilhante votaçao do DR. FLAVIO DINO.

  18. Paulo Cesar, se esse for mesmo seu nome. Como um Maranhense só está olhando para o odio? Por isso, que nosso Estado não sai dessa miseria, por causa de um pensamento desse.
    Para o Estado do Maranhão, é muito melhor a Dilma do que o Serra.
    Pelo amor de Deus. Vamos pensar no Maranhão e não no ódio pelas pessoas.

    • Como eu gostaria de ter um Maranhão rico e sem miséria!!!! sabe Deus como eu gostaria, mais eu estou cansado e revoltado de pagar centenas de reias de impostos todos os meses e andar em ruas que parecem tábuas de pirulito, não tenho aguá da Caema, não tenho emprego público (e nem quero), tenho que pagar minha educação e saúde e nem transporte público e isso me deixa inquieto, por isso sou contra tudo que está ai sim, porque nada funciona e nada se faz. Eu beijaria os pés de Roseana se ela realmente construice tudo que prometeu, mais é tempo perdido porque não seré feito e nem terá os empregos prometidos, e já estou cansado de esperar e ainda continuar o estado mais pobre do Brasil. Votei em Flávio Dino porque era uma opçaõ nova, porque a Roseana e Jackson eu já sabia que era tempo perdido.

  19. Marco eu votarei no Serra porque sou anti-sarney mesmo, e não vejo a hora que se Serra for presidente Sarney tem que ir lá pedir penico para não ver a PF invadir e levar algemado alguns parentes e parceiros aqui no Maranhão. Tem muita gente que vai votar na Dilma para ajudar Roseana e eu sempre digo e aposto que essas obras prometidas aqui em São Luis não vão sair do papel no mandato da Sra Roseana e já fiz até aposta boa com a Ponte do 4ª centenário. Ainda vou esfregar na cara de muita gente essas promessas………….

  20. Recebi hoje pela madrugada uma mensagem no meu celular proveniente de número desconhecido, em que a autora apenas se diz pertencente algo grupo do ex-prefeito Valdivino Cabral, e que participou de uma reunião a “portas fechadas” trantando da eleição.
    Transcreverei a mensagem, do mesmo modo que chegou ao meu celular, com isso ressalto que certos adjetivos dados a certas pessoas não condizem com o meu pensar.
    Eis a mensagem:

    “Eu sou do grupo do doutor Cabral e participei de uma reunião que fiquei enojada. A bruxa da Vianey falou que a preocupação dela era só com os votos dela, pois:
    – Primeiro: porque o dinheiro que ela estava usando era dela e do marido dela;
    – Segundo: que o deputado Ribamar Alves estava bem e queria casar votos com ele também e na última hora comparava uns votinhos para o pesado do Zequinha Sarney;
    – Terceiro: o ex-governador Jackson Lago tinha sido melhor para eles do que ‘Os Sarneys’ e por isso tinham lançado o vereador do PDT, Orlando Mendes, candidato a deputado federal, para dar palanque para o Jackson no segundo turno e que nesse momento so votaria na governadora por muito dinheiro; e
    – Quarto: do jeito que a coisa estava indo, ‘o velho e ela doentes batem as botas’ e lá vão os chatos do PT mandar na gente.
    E foi assim que o deputado Ribamar deu a maioria para o Flávio Dino e o doutor Cabral, que é o verdadeiro aliado da familia Sarney, homem sério, integro e honesto tem que suportar esse povo ditador e oportunista mandando desmandando e esquecendo quem botou essa corja que tá quebrando a prefeitura de Santa Inês.”

    E ao me informar pelas ruas de Santa Inês pude comprovar, que essa história tem eco, pois muitos aliados do ex-prefeito Valdivino Cabral confirmam a tal reunião, que definiu as estratégias finais de campanha da candidata Vianey Bringel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *